Toronto no inverno

Toronto no Inverno – dicas do que fazer e como aproveitar!

Visitar Toronto no Inverno pode assustar muito gente, especialmente aqueles que não curtem o frio ou que nunca se aventuraram em um país com inverno com I maiúsculo. Mas, uma coisa é certa, a cidade tem um brilho todo diferente nessa época do ano.

Razões para visitar Toronto em qualquer época do ano não faltam, e apesar do inverno não ser a estação do ano mais fácil para passear e explorar a cidade, ela pode se revelar como uma ótima opção para melhores ofertas e atividades deliciosamente congeladas!!!

O inverno em Toronto começa oficialmente dia 21 de dezembro e vai até 20 de março, mas na minha opinião, ele realmente começa no início de novembro e vai até final de março, então, dias frios não vão faltar!!!

>> Transfer do aeroporto de Toronto para o centro (em português)

Mais dicas de Toronto:

PATH - rua subterrânea de Toronto
Enfeites de natal em Toronto

Quando é o inverno em Toronto

Como mencionei acima, o inverno em Toronto começa oficialmente dia 21 de dezembro e vai até 20 de março, mas na minha opinião, ele realmente começa no início de novembro e vai até final de março.

Se você olhar no mapa, Toronto fica no Canadá e se localiza na América do Norte. Então, conforme aprendemos na escola, as estações do ano são exatamente inversas as do Brasil, que fica na América do Sul.

Outra pergunta que recebo bastante é sobre quando começa a nevar em Toronto. Então, minha gente, neve pode cair até em outubro, mas geralmente a primeira nevinha costuma cair sempre em novembro, porém a época mais certa de ver neve em Toronto seria entre janeiro e fevereiro.

VOCÊ SABIA? O sonho de todo canadense é ter o “white Christmas” (natal branco), todavia nem sempre isso acontece em Toronto, pois nem sempre as condições climáticas são ideias para tal!

>> Onde esquiar perto de Toronto

Como é o inverno em Toronto

Indo direto ao ponto, o inverno em Toronto é frio, especialmente para brasileiros que não estão acostumados com esse tipo de clima. A temperatura em janeiro fica na média de -5 °C, no entanto há bastante variação entre o dia e a noite, então estar atento/a a previsão do tempo é importantíssimo.

>> Melhor app de previsão do tempo no Canadá

Eu particularmente acho o inverno de Toronto bem instável, então venha preparado/a para frio, muito frio, neve, eventuais nevascas e ondas super geladas, ou seja quando a temperatura cai para -20/-25°C!

Mas para nossa alegria, posso dizer que Toronto, assim como a região de Niagara, tem um clima “ameno” quando comparada a outras partes do Canadá. Vancouver, por exemplo, tem um inverno ainda mais tranquilo, mas por outro lado é bem mais cinzento, diferentemente de Toronto que tem vários dias de sol durante o inverno.

Em questão de localização, quanto mais próximo das margens do Lago Ontário em Toronto, mais suave é a temperatura. O lago é imenso e isso garante que a região seja mais fresca no verão e mais “quente” no inverno, isso comparada com a região norte de Toronto, por exemplo, que costuma ser mais fria e ter mais neve.

Contudo, não se iluda, pois ainda é inverno de verdade, a ideia aqui é ilustrar que Toronto tem (muita) vida durante o inverno e dá para fazer viagem bacana nessa época do ano. Para quem quiser comparar com os Estados Unidos, talvez Chicago seja a cidade com o clima mais parecido com a de Toronto.

Onde ficar em Toronto

Pensar em uma hospedagem durante o inverno é ainda mais importante do que no verão. Vai por mim, ter uma acomodação de fácil acesso a transporte público e que seja o mais próximos dos pontos turísticos possível, certamente faz muita diferença.

E caso ainda não tenha reservado seu hotel em Toronto, veja abaixo os hotéis mais reservados pelos nossos leitores no último ano.

  1. DoubleTree by Hilton Toronto Downtown
  2. Chelsea Hotel Toronto
  3. One King West Hotel and Residence

Contudo, clique aqui para uma lista completa sobre onde ficar em Toronto.

King Street W em Toronto

Intercâmbio Canadá, Mikix

Para quem não sabe, eu moro no Canadá há mais de 20, e desses, 15 anos foram em Toronto. Então, tenho algumas dicas (legais) para compartilhar!!!! Segue abaixo algumas razões para viajar para Toronto no inverno.

Passar Frio

Tcharammmm… claro que o frio, por si só, já é o grande evento do inverno em Toronto. Você pode dar a sorte de pegar temperaturas mais amenas, mas inevitavelmente irá sentir na pele o que significa o inverno no “polo norte” (risos).

Curtir o frio é bem legal, mas ”respeitar o inverno” é a principal dica para curtir a temporada. Ou seja, se vestir apropriadamente faz parte do jogo, sendo assim, invista nas camadas de roupas de acordo com a temperatura e sensação térmica do dia. Aproveite para tomar um chocolate quente ou um café entre um local e outro, para recuperar o calorzinho do corpo.

Fazer pit-stop nas lojas ou shoppings, também é sempre uma opção para enganar o frio, pois nunca se esqueça que TODOS os ambientes fechados de Toronto tem calefação. Uma benção!

Investir em um bom casaco de inverno é melhor do que levar vários e nenhum dar conta do recado. Vai por mim, se você for turista, leve somente um casaco e use e abuse dos acessórios para mudar o visual, como os cachecóis, luvas e gorros.

NEVE em TORONTO

Acredite se quiser, mas Toronto é considerada uma cidade com temperatura amena durante o inverno, claro que não é Vancouver, mas quando a comparamos com Ottawa, Montreal e Quebec City, Toronto é uma beleza!

Toronto faz frio, muito frio, mas nem sempre cai muita neve. Então, se eu puder te desejar somente uma coisa nessa sua viagem a Toronto no inverno, pode ter certeza que te desejarei “NEVE”.

Fala sério, nada mais legal que ir a um destino de inverno e pegar neve! Tudo fica ainda mais mágico, apesar de nem sempre mais prático (risos).

Leia também:

Centro Financeiro de Toronto
Distrito Financeiro em Toronto

Esquibunda em Toronto (tobogganing / sledding)

Fazer esquibunda em Toronto é uma forma super divertida de aproveitar o inverno em Toronto e a criançada ADORA.

Apesar de Toronto ser bastante plana, tem alguns morrinhos que fazem sucesso e você deve aproveitar! A verdade é que esses lugares não são no centro da cidade, mas nada que transporte público ou Uber não te leve até lá.

Obviamente que precisa ter neve acumulada para valer a pena!

Para fazer o esquibunda o pessoal geralmente compra um negócio chamado “sled” um produto de plástico que desliza na neve, você encontra de vários modelos e preços, como por exemplo esses no Canadian Tire. Mas tem gente que pega pedaço de papelão e vai escorregar do mesmo jeito!

Lista dos alguns lugares para esquibunda:

  • Riverdale Park West (375 Sumach St, Toronto)
  • Centennial Park (165 Centennial Park Boulevard)
  • Murison Park (99 Murison Boulevard)
  • Lithuania Park (155 Oakmount Rd, Etobicoke)
  • Linus Park (125 Seneca Hill Dr, North York)

PS: se você for para Niagara Falls no inverno com nosso Tour Viajoteca, peça a motorista para parar em algum lugar para você fazer sledding, se tiver neve e você avisar com antecedência, nós providenciamos o sled para você! Super programa legal para as crianças.

Toronto no inverno

Grandes Promoções de Toronto no inverno

Algumas lojas do Canadá, assim como no Brasil, estão aderindo as famosas promoções do Black Friday no final de novembro, mas outra data bem famosa para mega promoções em Toronto, acontece no dia 26 de Dezembro, no chamado “Boxing Day”, que inclusive é feriado!

As pessoas aproveitam o feriado após o natal para ir as compras e aproveitar as promoções.

Janeiro também costuma ser uma ótima época parar comprar casacos, botas e produtos de inverno, pois é a época que começam as liquidações para liberar o estoque de inverno e começar a se preparar para a moda primavera.

No caso dos preços dos hotéis, as melhores opções ficam para depois da segunda semana de janeiro, depois que as crianças voltaram as aulas no Canadá. É possível conseguir ótimos descontos em muitos hotéis, já que com o friozinho o turismo cai e somente o setor de business continua valendo.

[Post extra: Dicas dos melhores bairros para se hospedar Toronto].

Eaton Centre em Toronto

Basquete (NBA) e Hockey (NHL) em Toronto no inverno

Para quem gosta de esportes, uma das coisas legais de se fazer no inverno em Toronto é assistir jogos de basquete (NBA) ou hockey (NHL), ambos da liga profissional da América do Norte. Ou seja, onde times americanos e canadenses competem de igual para igual.

Tanto a temporada de basquete, quanto the hockey em Toronto, acontecem entre os meses de Outubro a Abril/Maio.

Basquete em Toronto

Eu ADORO assistir jogos de basquete, pois acho o clima super legal e é um programa imperdível para fazer em Toronto. Mesmo se você não for fã da NBA (liga profissional de basquete norte americana), vale muito a pena assistir. O bacana é que Toronto é a única cidade canadense que tem um time disputando o título da NBA, e o nome do time é Toronto Raptors. (Go Raptors Go!)

E não vai achando que o Raptors é qualquer timinho, viu? Ele ganhou a temporada de 2018-2019 em cima do San Francisco Warriors!!! Por outro lado, desde essa época, o preço dos ingressos aumentaram bastante!

Aproveite e clique aqui para comprar seu ingresso para o NBA em real! E clique aqui para mais dicas de como assistir um jogo da NBA.

Ingresso Raptors

Hockey em Toronto

Recomendo muito assistir hockey se quiser assistir um esporte diferente, pouco conhecido no Brasil, mas super vanglorizado no Canadá. Vale muito a pena, apesar do preço!

Em Toronto, existem dois times de hockey no gelo: Toronto Maple Leafs, da liga principal do NHL, e para ingressos mais acessíveis, recomendo assistir um jogo do Toronto Marleis.

DICA: recomendo comprar seu ingresso para o Toronto Maple Leafs ou qualquer outro time de hockey do Canadá e dos Estados Unidos, pelo Olá Tickets, que você compra em real (R$) e nem tem dor de cabeça. Use nosso link para receber eventuais descontos!

Outros times de hockey do Canadá na NHL:

Leia também:

Basquete - Raptors

Museus em Toronto

Eu sei que museu pode e deve ser visitado o ano inteiro, mas na minha opinião, visitar museus em Toronto no inverno super combina com a época do ano, especialmente para dar uma quebrada no frio, entende?

Há uma gama bem bacana de museus para você conhecer em Toronto, os mais tradicionais são o ROM e o AGO, mas tem alguns de tema específico que eu adoro.

Segue a listinha dos meus museus favoritos em Toronto e link para já comprar seu ingresso evitando fila:

Shows da Broadway, Teatro, Ópera e Ballet

Como no verão tem muitos eventos e atividades outdoor, no inverno, por outro lado, a temporada dos Musicais da Broadway, Teatros, Ópera em Ballet entram em ação.

Principais casas para assistir shows em Toronto:

  • Musicais da Broadway:
    • Royal Alexandra Theatre
    • Princess of Wales Theatre
    • Ed Mirvish Theatre
  • Teatro & Shows:
    • Massey Hall
    • Roy Thomson Hall
    • Panasonic Theatre
    • Elgin Theatre
    • Young Centre for the Performing Arts
    • Berkeley Street Theatre
  • Ópera e Ballet:
    • Four Seasons Centre for the Performing Arts

Jason Priestley
Tietando em Toronto depois do teatro. Quem lembra do Brandon do Barrados no Baile? (ator: Jason Priestley)


Ônibus Hop-On Hop-Off em Toronto

Distillery District em Toronto, você precisa conhecer!


Patinação no gelo em Toronto

Patinação no Gelo é um programa super gostoso que locais e turistas adoram fazer em Toronto no inverno. A vantagem de Toronto é que tem algumas pistas gratuitas e com barracas de aluguel de patins para você tentar arriscar a primeira patinada.

Vai por mim, mesmo se você não quiser patinar, ficar olhando já é uma boa distração e rende boas fotos!

As principais pistas de patinação em Toronto na área turística:

Leita também:

Inverno em Toronto

Eventos e Festivais em Toronto

Vários eventos e festivais acontecem em Toronto no inverno e você precisa ficar esperto para não perder nada!

A festa começa em Novembro com o “Cavalcade of Lights“, um festival de quase 50 anos de tradição na região da prefeitura, o Nathan Phillips Square, são jogos de luzes e shows de música.

Depois começa os preparativos de natal, com a parada de natal, Santa Claus Parade e o mercado de natal no Distillery District, Christmas Market (que eu AMOOOOO!).

Para a virada do ano, as principais celebrações acontecem nas praças; no Nathan Phillips Square, em Toronto e na Celebration Square.

Em Janeiro acontece Winter Station nas Beaches: Balmy, Kew e Ashbridges Bay.

Em fevereiro tem o famoso AutoShow de Toronto, o salão do automóvel canadense, e o Icefest de Yorkville, com competição de esculturas no gelo no meio da praça mais charmosa de Toronto. 

Christmas Market Toronto



Niagara Falls no Inverno

Muita gente me pergunta se vale a pena conhecer as cataratas do Niágara no inverno, e minha resposta é SIM!!! A paisagem de inverno de Niagara Falls é muito impressionante.

Eu mesma demorei muito para conhecer, mesmo morando em Toronto. Mas quando tomei coragem, me deslumbrei e voltei inúmeras vezes, pois é realmente maravilhoso, especialmente em dias de sol!

Você pode optar por alugar um carro e ir por conta própria, ou ainda se preferir contratar um guia/motorista me mande um email (tours@viajoteca.com) ou whatsapp (clique aqui) e agende um tour com os motoristas mais legais de Toronto e que falam português. Mas nesse meio tempo, confira os tipos de passeio de temos acessando essa página.

Roteiro: 1 dia em Niagara Falls

Moeda do Canadá, qual dólar levar na viagem?

Niagara no inverno

Passeio Niagara - Tour Viajoteca

Gastronomia

E para finalizar com chave de ouro esse post sobre as razões para visitar Toronto no inverno, certamente recomendo curtir essa época do ano para provar vários restaurantes de cidade, especialmente aqueles de chefs renomados, alguns inclusive com estrelinhas do Michelin.

Já mandei algumas dicas de restaurantes em Toronto aqui no Viajoteca, entre eles: 10 Restaurantes em Toronto e 7 restaurantes italianos maravilhosos.

Um dos melhores festivais de gastronomia em Toronto acontece entre janeiro e fevereiro, o Winterlicious. Nesse evento vários restaurantes da cidade fazem um menu degustação a preço super convidativo. Eu sempre aproveito essa oportunidade para conhecer restaurantes mais caros!

Caso fale/entenda inglês, eu recomendo fazer algum tour/passeio de gastronomia pela cidade, tem vários bem legais, veja alguns exemplos:

O que fazer em Toronto no inverno
Côte de Boeuf; açougue gourmet durante o dia e restaurante & bar a noite …

Conclusão do que fazer em Toronto no inverno

Como deu para perceber Toronto no inverno não se esgota, mas ganha um monte de coisas legais e diferentes para fazer. Só fica dentro de casa (ou do hotel) quem quer!

Leia mais dicas de Toronto :

44 respostas

  1. Bom dia! Onde consigo encontrar, em Toronto, lojas que vendam marcas como the north face, columbia, entre outras, voltadas para o frio, chuva, neve. Aqui no Brasil, um casaco dessas marcas custa mil, dois mil, tres mil reais!

    1. Oi Luciana,
      Você vai ADORAR a cidade, mesmo no inverno 🙂
      Se precisar de mais dicas, não esquece de outros outros posts aqui no viajoteca, pois temos muitas dicas do que fazer em Toronto.
      E precisando de translado do aeroporto e tour de um dia para Niagara, também podemos ajudar.
      Abs

    1. Oi Jaqueline, Tudo bem?
      Eu acho que no centro você com certeza vai encontrar uma bota.
      Tem vários tipos de bota, dependendo do quanto se quer gastar e o quanto irá realmente usar em dias de neve, entende?
      Acredito que se você for ao Eaton Centre, o principal shopping de Toronto, você vai encontrar… tem lojas para todos os bolso.
      O Pay Less Shoes é a loja que costuma ser mais barata. Outras lojas: Town Shoes, Browns. Na loja de departamento The Bay (Hudson’s Bay) em frente a esse prédio, deve ter também (se pegar na promoção é uma boa, pois ela não é das baratinhas). E uma loja ponta de estoque, seria a Winner’s, tem ali por perto também, mas sem garantia que terá botas de neve.
      Ajudei?
      Abs

  2. Mirella estou amando esse blog!!! eu pretendo ir em fevereiro, pq pra mim se não tiver muita neve não tem graça!!hahahahhaha!! nessa época ainda consigo bastante opção pra comprar roupa de inverno? pq sei que o que tem aqui não vai segurar o frio daí! 😛 to pensando em sair do aeroporto e ir direto ás compras!!rsrsrsrrs!

  3. passamos a virada do ano lá e realmente podemos garantir que mesmo no invernos (sim, não é a época mais bonita), mas a cidade é linda e com muitas coisas a fazer. O ROM (Royal Ontario Museum) é algo grandioso. Passamos 3:30 visitando e não vimos tudo. 🙂

  4. Que post legal! Nós também costumamos ir para a Europa e Estados Unidos no inverno, até porque é mais barato. Apesar do frio intenso, eu gosto também e sinto saudade da neve. Vamos agora final de janeiro para países gelados da Europa e estou ansiosa. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.