Há muitos lugares para viajar em Junho no Brasil e no mundo. Nacionalmente existem várias festas religiosas devido ao feriado de Corpus Christi. Certamente, os destinos de inverno também começam a pipocar. E claro, que não podemos esquecer das deliciosas festas juninas!
Agora, pensando nos destinos internacionais, viajar em junho nos reserva ótimas surpresas, especialmente para o norte da Europa. Mas também podemos contar com alguns países na Africa. Além de ser um dos melhores meses para conhecer Machu Picchu, no Peru. Dessa forma, se suas férias de junho estão precisando de inspiração, venha conferir nossa lista de destinos!
Lugares para viajar em Junho
Onde ir em junho no Brasil
Festa Junina no Nordeste
Umas das melhores coisas para se fazer em junho no Brasil é entrar no clima das Festas Juninas. Comemoramos esta festa em quase todo país, mas o nordeste caprichou! Bora então celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro?
Entre as festas juninas mais famosas do Brasil estão: Campina Grande (Paraíba), Caruaru (Pernambuco), Mossoró (Ceará) e São Luís (Maranhão). Mas também tem ainda Parnaíba (Piauí) e Salvador (Bahia). Nós do Viajoteca contamos um pouquinho do São João de Maracanaú, no Ceará, uma das cidades do ladinho de Fortaleza.
Enfim, se um dia puder desfrutar de uma festa junina no Nordeste, saiba que você não vai se arrepender. Aliás, tenha certeza que será um dos eventos para guardar para sempre no livro das memórias.
Tapete de Flores de Corpus Christi
Quase todos os anos, o feriado de Corpus Christi cai em Junho. Por isso, decidi destacar aqui nessa lista os tapetes de ruas que muitas cidades do Brasil organizam meticulosamente para a passagem do Santíssimo. Independente de sua crença religiosa, certamente vale a pena presenciar e observar essa arte que se mistura com religião. A maioria dos eventos acontecem nas região Sudeste e Sul do país. Então, se estiver perto de alguma dessas cidades em junho, não perca!
Para quem está se perguntando o significado de Corpus Christi, saiba que ele vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A primeira celebração de Corpus Christi aconteceu em Liége em 1230, na Bélgica. Devido as visões de Cristo da freira Juliana de Mont Cornion (Santa Juliana de Liège).
Alguns dos lugares mais famosos para ver tapete de flores de Corpus Christi no Brasil são:
- Castelo, ES
- Caçapava, SP
- Santana do Parnaíba, SP
- Flores da Cunha, RS
- Cabo Frio, RJ
- Matão, SP
- Itu, SP
Pirenópolis
Pirenópolis é uma cidade histórica de Goiás, ela fica a 130 km de Goiânia e a 150 km de Brasília. Devido aos ricos casarões e igrejas centenárias, a pequena Pirenópolis foi tombada como Patrimônio Nacional pelo Iphan, em 1989. Sem dúvida, uma bela região que vale a pena conhecer. Não somente pelo seu centrinho histórico, mas também pela natureza cheia de cachoeiras, trilhas e paisagens inesquecíveis. Inclusive, viajar em Junho para Pirenópolis é perfeito, pois é logo depois da temporada da chuva!
Gostou? Quer mais dicas? Veja aqui no Viajoteca o post O que fazer em Pirenópolis.
Algumas pousadas em Pirenópolis com ótimas avaliações:
- Relais Amadeus Pousada de Charme (4 estrelas, 9.6 avaliação no Booking em Maio/2024)
- Pouso 22 (4 estrelas, 9.8 avaliação no Booking em Maio/2024)
- Casa de Frida Pousada Galeria (3 estrelas, 9.8 avaliação no Booking em Maio/2024)
- Âncora dos Sonhos – casa de 4 quartos (9.0 avaliação no Booking em Maio/2024)
Campos do Jordão, SP
Campos do Jordão é um dos destinos de inverno preferido dos paulistanos. E não é por menos, pois lá você encontra um pouco de tudo para passar dias super agradáveis como boas acomodações. Além disso, a cidade tem ótimos restaurantes, muitas atividades para curtir a natureza e lindas paisagens.
Naturalmente, em junho começa a temporada dos melhores eventos e baladas. Então, também é quando as hospedagens começam a subir. Pois Campos do Jordão é uma delícia para curtir o inverno, mas assim como Gramado. Entretanto, a região está preparada para receber visitantes em qualquer estação do ano.
A cidade tem algumas atrações imperdíveis. Então, em Campos do Jordão que você deve ir ao Parque Capivari e passear no centrinho de Capivari (centro turístico da cidade). Assim como, visitar o parque Amantikir, conhecer o Museu Felícia Leiner e ainda tomar uma cerveja na famosa Baden Baden. Mas claro que tem muito mais…
Lugares com avaliação acima de 9.5 no Booking para se hospedar em Campos do Jordão:
Onde viajar em junho no exterior
Antes de viajar para o exterior, não esqueça de garantir algumas promoções usando nossos links. Afinal, em época de dólar e euro alto, é bom garantir! Então, dê uma olhada nos links de seguro viagem (não pode viajar sem!) e também no chip de celular (para já chegar conectado!).
Barreira de Corais, Austrália
A Grande Barreira de Corais Austrália é um dos passeios que deveria ser obrigatório para todo mundo! Um ecossistema incrível, delicado e de um colorido sem igual. Eu sempre digo que a Barreira de Corais da Austrália é a floresta amazônica dos oceanos. Então se prepare por uma imensidão de opções para desfrutá-la. Mas uma coisa é certa, você vai se impressionar, a gente nunca está preparado para TANTA beleza!
Se tiver a oportunidade de sobrevoar a barreira de corais australiana eu recomendo muito. Especialmente se você sair de qualquer lugar da região de Whitsundays, ou também da região de Cairns. Mas um mergulho de snorkel também é vale a pena!
Passeios para sobrevoar a barreira de corais, saindo de Arlie Beach:
- Passeio de monomotor pelas ilhas Whitsundays
- Excursão às ilhas Whitsundays de barco
- Sobrevoo de helicóptero de 1 hora
Mais dicas das regiões da Barreira de Corais da Austrália:
Copenhague, Dinamarca
Apesar da Dinamarca ser um país com clima cinzento, certamente, você vai se surpreender com o colorido de Copenhague. Pois sua arquitetura possui tonalidades que nos impressiona, especialmente na região de Nyhavn. Aliás, muitas das casas históricas de Nyhavn, com mais 300 anos, se transformaram em cafés ou restaurantes. Então, turistas e locais aproveitam o visual e a culinária local.
Sem dúvida, a melhor época de viajar para Copenhague é durante os meses de verão, entre os meses de junho a setembro. Pois nesse período os dias são longos e o clima fica mais ameno. Dessa forma, o frio norte da Europa se transforma em um lugar delicioso de passear.
Algumas das principais atrações de Copenhague são os Jardins de Tivoli, Nyhavn, tours pelos canais da cidade, a rua Stroget. Mas ainda tem a Estátua da Pequena Sereia, a vila alternativa de Christiania, o Palácio Amalienborg e muito mais…
Aproveite para reservar hotéis bem avaliados em Copenhague:
- Nimb Hotel (luxo)
- Rye 115 (econômico)
- CopenhagenApartment (apartamento 1 quarto até 4 pessoas)
Chip de celular!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Yosemite Park, California – EUA
O Yosemite Park é um dos parques nacionais americanos mais incríveis que já visitei. São quase 4 horas de viagem (de carro) de São Francisco ao Parque Yosemite, mas vale a pena! O Parque é uma mistura de vales e montanhas imensas. Um lugar maravilhoso e cheio de coisas para fazer, especialmente para os amantes da natureza. E, ainda, você pode apreciar cenários impressionantes com cachoeiras, sequoias gigantes, desfiladeiros, etc.
Viajar em Junho para o Yosemite é um tiro certeiro, pois praticamente todas as estradas e trilhas já estarão abertas. Apesar da alta temporada já estar despontando, ainda não é Julho e agosto, quando o parque realmente fica lotado.
Quando estive lá, eu aluguei um chalé super charmoso no meio do parque com alguns amigos e nos divertimos muito.
Peru – Machu Picchu
Machu Pichu, a cidade secreta dos Incas, é um destino perfeito para se conhecer em Junho. Aliás entre maio a setembro, período da seca, é a época mais propícia de se viajar para lá.
Sem dúvida, faltam palavras para definir Machu Picchu. Mas certamente a mistura da história, natureza, arquitetura e surpresa, definem esse lugar! Machu Picchu foi construída no século XV durante a época pré-colombiana. Então, imagina uma cidade Inca construída a 2.400 de altura naquela época?! Uma loucura ainda nos dias de hoje.
Um dica para quem vai a Machu Picchu é se programar com antecedência. Pois alguns lugares tem limite de visitantes diários, e se você bobear, pode não conseguir visitar. Aliás, este é o caso da Huayna Picchu, que aceita apenas 400 pessoas por dia.
Compre seu ingresso antes de ir:
- Cidade Perdida de Machu Picchu (Ingresso Oficial)
- De Cusco: Excursão Machu Picchu (grupos pequenos)
- Ônibus de Ida e Volta entre Machu Picchu e Aguas Calientes
Açores, Portugal
As nove ilhas dos Açores despontam no meio do oceano Atlântico. Um lugar lindo de Portugal que muitas vezes esquecemos da existência. Exatamente por esse motivo que deveria ser lembrado. Pois passear pelos Açoures é esquecer dos problemas do mundo.
As ilhas do arquipélago dos Açores se formaram através de vulcões e pequenos atóis de lava negra. Para quem gosta de paisagens e natureza, certamente precisa colocar esse lugar na lista. Afinal, não é à toa que alguns apelidaram o Açores como o Havaí do Atlântico!
Algumas excursões nos Açores com ótimas avaliações:
- Excursão 4×4 a Sete Cidades saindo de Ponta Delgada
- São Miguel Açores: Observação de Baleias
- Experiência de Canionismo em Caldeirões
Mais dicas de Portugal:
- ROTEIRO PORTUGAL: LISBOA E ARREDORES
- 14 MOTIVOS PARA SE APAIXONAR POR LISBOA
- 11 RAZÕES PARA VISITAR O DOURO
Ruanda
Ruanda também é conhecida como a terra das mil colinas e cheia de belezas. Apesar do passado brutal, atualmente Ruanda é um dos países mais seguros para se viajar na África. O país tem um povo extremamente acolhedor e simpático. Kigali, sua capital, é uma ótima base para conhecer a região e fazer day trips.
Aliás, Ruanda é um dos poucos lugares do mundo para fazer safaris de gorilas. Além disso, no Parque Nacional Akagera é possível observar girafas, rinocerontes, leões, búfalos, leopardo e elefantes. A biodiversidade é extraordinária e um dos seus principais atrativos. Então, vá para Ruanda para curtir muito a vida selvagem e apreciar os vulcões. Mas você também vai se encantar com a floresta tropical montanhosa e planícies arrebatadoras!
Prontos para viajar em junho?
Espero que tenham gostado dessas dicas para onde viajar em junho. Por certo, esse post também me despertou muitas vontades. Inclusive, já acrescentei vários destinos na minha lista infinita de viagens.
Já foi para algum desses lugares? Então, me conta como foi e o que mais gostou ali nos comentários!
Leia também: