melhor epoca para ir ao canada

Melhor época para ir ao Canadá | Melhores meses e clima!

Está se perguntando: qual a melhor época para ir ao Canadá? Quando ir? Como vai estar o clima? Qual o fuso horário das cidades? Então, vem comigo que vou te apresentar um pouco do país que moro há mais de 15 anos!!!

O Canadá tem uma grande vantagem em relação a muitos países tropicais, pois ele pode ser visitado várias vezes e em diferentes épocas do ano, pois a paisagem e a experiência do clima será completamente nova!

Mas, como nem sempre é fácil ficar indo e voltando para o mesmo destino, resolvi fazer uma breve comparação das estações do ano no Canadá e espero que te a ajude a decidir qual a melhor época para VOCÊ curtir Canadá dos seus sonhos!

A princípio, pensando na lógica de viagem, eu diria que os melhores meses para conhecer o Canadá seriam de Maio a Outubro, ou seja, quando o clima é mais ameno. De novembro a abril, o frio estará a todo vapor, em maior ou menor intensidade.

Melhor época para ir ao Canadá
Inverno no Canadá!

Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?

Como passar a imigração no Canadá


Quando visitar o Canadá

Como mencionei acima, que não existe uma melhor época para ir ao Canadá. Na verdade, o que vale é aquilo que você está procurando vivenciar, ou seja, dias longos e ensolarados do verão, as cores do outono, o verde fresquinho da primavera ou a neve no inverno.

Outra coisa importante é que o clima do Canadá apesar de ter as estações bem definidas, podem variar bastante entre um lugar e outro, afinal de contas, o Canadá é um país imenso!

Abaixo vou dar uma visão geral do que esperar das região mais visitadas e mais procuradas para quem vai morar no Canadá, curiosamente são aquelas que ficam próximas da fronteira com os Estados Unidos.

Mapa do Canadá, se localize:

Mapa das regiões do Canadá
Fonte: Wikipedia

Melhor época de ir para o Canadá!

Inverno: Janeiro a Março no Canadá

O clima no inverno do Canadá é frio com F maiúsculo, especialmente se você nunca viu ou sentiu um inverno de verdade. Por outro lado, se estiver preparado e quiser ter a oportunidade de viver o inverno, essa pode ser uma experiência única e diferente de tudo que você já vivenciou.

Só mesmo passando alguns dias sob temperaturas negativas que se consegue entender, amar e respeitar o fr-fr-frioooo!

Fevereiro talvez seja o melhor mês para curtir o inverno no Canadá, pois além do frio, há muitos festivais de inverno acontecendo pelo país, como por exemplo o Carnaval de Quebec em Quebec City e Winterlude em Ottawa.

Essa época também é ideal para praticar esportes de inverno, de assistir jogos de hockey e de tirar do armário todos seus casacos e roupas quentinhas!

DICA: de janeiro a março também são os melhores meses para ver Aurora Boreal! Pois é, já pensou em incluir isso sua viagem?! Olha essa excursão para ver aurora saindo de Whitehorse em Yukon.

Outras considerações do inverno no Canadá: 

– A paisagem fica mais sóbria (branca e cinza), porém linda e completamente diferente do que temos no Brasil. Por outro lado, se você pegar dias de sol, certamente é muito especial ver o branco da neve iluminar tudo ao redor.

O frio pode ser um limitador para passeios ao ar livre e como eu disse anteriormente, respeitar o frio é fundamental para ser feliz!

Não saia do hotel sem ver a previsão do tempo, pois zero graus com sol é delicioso, mas zero graus com sol e sensação térmica de -10c, precisa de outros cuidados e roteiro.

– A dica é tentar praticar esportes de inverno na cidade e nas montanhas. Se não gostar, faça pelo menos um snow angel.

Comprar roupas de inverno pode significar um extra-custo na viagem e estar bem agasalhado é a grande diferença entre curtir ou não o frio. Veja minha sugestão de como arrumar mala de inverno.

Se for dirigir tenha cuidado redobrando em dias de neve e sempre tenha plano B, caso aconteça uma tempestade de neve. Sendo assim, eu recomento reservar hotéis que permitam cancelamento.

– Dica: evite os meses de novembro e março, pois pra mim são os meses mais chatos para viajar para o Canadá. Eles costumam ser mais cinzentos.

Dicas do que fazer no inverno em Quebec City:


Canadá: Lake Louise no inverno (ou quase lá!)

Toronto no Inverno – dicas do que fazer e como aproveitar!


Primavera no Canadá: Abril e Maio

Entre os meses de abril e maio, a temperatura começa a subir, mas para padrões de Brasil ainda estará friozinho. Então, um casaco forte na mala é sempre recomendável.

Consideramos os meses de abril e maio baixa estação no Canadá, então é uma boa oportunidade de barganhar bons preços de hoteis. Acima disso, se está pensando em estudar no Canadá, as salas de aula dos cursos de inglês também costumam estar mais vazias nessa época (fala comigo que trabalho com intercâmbio no Canadá).

Em abril, a dica é ir para a região da costa oeste, sendo Vancouver uma boa opção para curtir a cidade e a região das montanhas rochosas para pegar o finalzinho da estação de esqui.

Em Maio, costa leste já começa a ter um clima mais ameno uma road trip por Toronto, Niagara Falls, Ottawa, Montreal e Quebec City é uma boa pedida. Ainda em maio costuma, fique esperto pois tem Festival das Tulipas em Ottawa que é lindo!

Mais Dicas da Primavera do Canadá

– Uma das coisas mais bacanas da primavera é ver a mudança de comportamento das pessoas. Isto é, depois de um longo inverno, todo mundo sorri com mais frequência! Talvez, quem for passar pouco tempo no Canadá não consigam notar essa nuance, mas quem vive a troca da estação, percebe isso muito claramente!

– Aprecie o nascer das flores e a cor verde clarinha da nova folhagem das árvores e gramado. A primavera no Canadá, ou em países de clima temperado, significa vida renascendo na teoria e na prática.

– A temperatura já estará mais amenas, mas der sorte (ou azar, dependendo da perspectiva), tem chance de pegar uma neve fora de hora! Ou quem sabe, um veranico de 27oC! Especialmente em abril, tudo pode acontecer!

– Abril tem a tendência de chover mais que Maio, e até existe um provérbio popular que diz: “April showers, May flowers” (Chuva em abril, flores em Maio).

Melhor época para ir ao Canadá
Festival das Tulipas em Ottawa

Compras no Canadá – dicas e guia por produto!

Os Lagos Mais Bonitos do Canadá


Início do verão: Junho

Junho é uma das melhores épocas para visitar o Canadá. A altíssima temporada (julho e agosto) ainda não começou, mas os dias já estão mais quentes e longos.

Ótima época para fazer trilhas, visitar os exuberantes lagos e rios (sem a torcida do flamengo, risos) e para quem gosta de ver vida selvagem, os animais costumam estar super ativos! Além disso, fazer uma excursão para a região de Niagara Falls nessa época é muito gostoso.

Só não recomendo a visita aos territórios do norte (Yukon, Nunavut e Northwest Territories), pois a maioria dos lugares ainda estarão interditados devido ao final do inverno.

Melhor época para ir ao Canadá
Cabot Trail & Cape Breton Highlands National Park em Nova Scotia

Como ir de Toronto à Niagara Falls – opções e dicas!

Melhores Vinícolas de Niagara on the Lake

Passeio Niagara - Tour Viajoteca

Verão: Julho e Agosto

Lembra do tema desse post: Qual a melhor época para ir ao Canadá? Na minha opinião, sem dúvida, é entre os meses de julho e agosto!

Mas não estou sozinha, pois esses são os meses da alta temporada no Canadá, pois assim como o clima favorece a visita de turistas internacionais, as longas férias escolares do Canadá e Estados Unidos também acontece exatamente no verão da América do Norte.

A dica é reservar passeios, aluguel de carro e acomodação com antecedência, para assim, ter mais opções e quem sabe até melhores preços.

Para quem vai fazer intercâmbio no Canadá, no verão canadenses as escolas ficam mais lotadas e geralmente a média de idade nas salas de aula ficam mais baixa (e por falar em estudar no Canadá, vocês sabem que sou agente de intercâmbio, né?).

Qualquer lugar do país é legal de se visitar essa época do ano, mas não esquece que estará na alta temporada do Canadá!

Outras Dicas do Verão no Canadá! 

– Não subestime o calor canadense. Em várias regiões a temperatura pode chegar facilmente a 35oC (positivo). Mas também, pode dar os 5 minutos em São Pedro e a temperatura cair repentinamente. Dessa forma, um casaquinho na mala não pode faltar.

– A maioria dos festivais do país acontecem nessa época do ano, inclusive o Canada Day, dia primeiro de Julho, sendo que a festa mais famosa do país acontece em Ottawa.

– Em agosto, geralmente tem várias promoções de final de verão, ou seja, uma ótima fase para comprar roupas pra levar para o Brasil a um preço legal!

– Uma opção de hospedagem para pessoas que buscam por preços legais, pode ser ficar nos alojamentos das universidades (ex: Universidade de Toronto, McGill University – Montreal etc… procure por summer residences).

– Para quem gosta de destinos off beaten (fora do usual), o verão é a melhor época de fazer road trips pelo país e explorar o remoto norte do Canadá!

Verão no Canadá
Praia em Vancouver

13 motivos para conhecer o Canadá e se apaixonar!

Feriados do Canadá!


Outono no Canadá: Setembro e Outubro

Outros dois meses perfeitos para viajar para o Canadá são setembro e outubro. A alta temporada já passou, o clima quente começa a se despedir e tudo fica mais fácil para os turistas, incluindo reservas e preços!

Quem quer ver algo muito diferente, deve planejar a viagem para ver as folhas do outono, pois apesar de ser impossível prever qual a melhor semana para ver o colorido do outono, geralmente entre a segunda e terceira semana do mês se tem mais chance de pegar o pico das cores.

Sem dúvida, cada lugar e região as cores do outono aconteces em semanas diferentes, as vezes até no início de novembro.

Mais dicas do Outono no Canadá

– Assim como na primavera, as temperaturas são mais amenas, mas o friozinho costuma sempre dar as caras.

– Nessa época das folhas coloridas, não deixe de visitar algum parque provincial ou nacional para ver toda a beleza dessa estação. A região leste do Canadá costuma ser o melhor lugar para ver o colorido do outono.

– Se estiver no Canadá no dia 31 de outubro aproveite para curtir o Halloween, dia das bruxas. Recomendo ir para algum bairro residencial da cidade que estiver para ver as crianças pedindo doces de porta em porta, a brincadeira geralmente começa por volta das 17h30 e vai até as 19h!!!

> Algonquin Park no Outono… uma explosão de cores no Canadá!

Outono no Canadá
Folhagem do outono em algum lugar de Quebec.

Novembro e Dezembro (início do inverno)

A primeira dica que deixo é: “evite viajar para o Canadá no começo de novembro“. O clima já estará frio, os dias mais curtos, a neve dificilmente cairá e as folhas do outono, provavelmente já terão ido embora. Além disso, os eventos natalinos só começam na segunda quinzena de novembro!!!

Por outro lado, dezembro é uma época mágica, especialmente quando neva! O clima natalino, as vitrines, os mercados de natal e o climinha frio do inverno, favorecem para uma atmosfera romântica, mas não esqueça o agasalho!!!

Eu amo dezembro no Canadá!

> Natal no Canadá – tradições, comidas e curiosidades

> Natal em Vancouver – o que fazer em dezembro!

Toronto no inverno


Fuso horário do Canadá

Devido a sua enorme extensão territorial, o Canadá possui 6 fusos horário diferentes, são eles: Newfoundland Time Zone, Atlantic Time Zone, Eastern Time, Central Time Zone, Mountain Time Zone, e Pacific Time Zone.

O horário também muda de acordo com a época do ano, como nosso antigo horário de verão no Brasil, lembra? Esses horários mudam em algum momento em março e em novembro.

Conclusão sobre qual a melhor época para ir ao Canadá!

Como vocês puderam ver nesse posts sobre quando visitar o Canadá, todas as estações do ano canadense possuem coisas diferentes para aproveitar.

Os meses mais fáceis de ir para o Canadá vai de maio a outubro, enquanto o inverno oferecerá uma maneira diferente de curtir as férias.

Espero vocês nos comentários desse artigo sobre Melhor época para ir ao Canadá e vamos continuar trocando figurinhas nos comentários!

Sugestões de roteiros de viagem para favoritar:

Ingresso Raptors

43 respostas

  1. Olá Mirella,
    Estou programando viajar para o Canadá de 18.11 a 30.11, mais especificamente Toronto, Montreal e Quebec. Gostaria de saber se é possível pegar neve esta época e se esta neve pode atrapalhar os passeios. Um dos lugares do nosso roteiro é o Niagara Falls, lá dá para fazer visitação no final de novembro?

    1. Oi Sueli, Tudo bem?
      Essa época é uma surpresa, pois tudo pode acontecer, então, não tem como garantir nada. Geralmente neve de verdade ainda não acontece em novembro, talvez em Quebec ou Montreal se tenha mais chance. Mas assim, o clima anda doido, então tudo pode acontecer.
      Sobre atrapalhar o passeio, como eu disse, raramente tem nevasca ou coisas do tipo nessa época, mas sempre melhor tem um plano B e ficar sempre atento a previsão do tempo, entende? Vai que…
      Precisando de motorista para levá-los passear em Niagara, estamos a disposição.
      ABs,

  2. Oie Mirella!
    Super amei suas dicas! Estou montando um roteiro com dicas que vc compartilhou… inclusive dos sites de hospedagem e passeios.
    Estamos organizando p/ conhecer o Canadá em abril/22, e gostaria de dicas pois nossa intenção é conhecer do leste para o oeste em 15 dias! kkkkk… muita loucura?

    1. Oi Anna,
      Que delícia que vai ser essa viagem, hein? Eu amo o Canadá, então sou muito suspeita. (risos)
      Menina… visitar os dois lados vai ser puxado, hein? 15 dias é pouco… mas você pode tentar fazer: Toronto, Montreal e Quebec, e do outro lado Vancouver e região de Banff.

      Você chegou a ver minha sugestão de duas semanas de roteiro para a costa leste (Toronto a Quebec)?
      Link: https://www.viajoteca.com/roteiro-14-dias-pelo-leste-do-canada/

      E tem também a doidera que minha cunhada fez na costa oeste (risos): https://www.viajoteca.com/montanhas-rochosas-canadenses/

      Esses dois roteiros talvez te ajude a organizar seus dias.
      Qualquer coisa, volta aqui com seu roteiro que tento dar uns pitacos.

      E estou mega feliz que está usando nossos links para suas reservas!!! Isso nos ajuda muuuuuuuuito.
      Super Thanks!

      bjks

  3. Olá, boa tarde!
    Gostei muito de suas dicas e estou organizando para ir com meus filhos no mês de março/2019, porém, você não recomenda este mês, pediria um pouco mais de detalhes sobre este mês de MARÇO em Toronto e por que desta não recomendação. E como sugestão janeiro seria um mês recomendado apesar de muito frio em relação a março.
    Obrigado e parabéns pelos excelentes esclarecimentos.

    1. Oi Cristovão,
      Eu acho um mês sem graça, assim como Novembro.
      Em Março o inverno já está indo embora, então praticamente não tem neve e quando tem fica suja.
      O frio costuma incomodar também, mas a beleza do inverno meio que não tem mais e o pessoal costuma já está de paciência esgotada com o frio nessa época.
      Ir em Janeiro é uma boa se quiserem vivenciar o frio, mas viajar no inverno, é sempre mais sofrido se a ideia é fazer passeios de ficar caminhando pela cidade, entende?
      Março pode ser uma caixinha de surpresa, assim como a temperatura pode estar mais amena a ponto dos passeios de caminhada ficarem tranquilos de fazer, pode ser que o frio volte a reinar por alguns dias…
      Olha, o clima anda muito doido para dizer com certeza o que irá acontecer (risos).
      Será que ajudei?
      Ah … se for viajar, não esqueça de usar nossos links para fazer as cotações de hotel, seguro viagem etc… vc não paga nada mais por isso e nos ajuda muito se resolver reservar com nossos links.
      Valeu!!!

  4. Oi, Mirella! Parabéns pelo site!!!!! Toronto, Ottawa e Montreal entre final de setembro e início de outubro é uma boa? Fico com medo de chover muito…

  5. Oi Mirella, estou adorando o seu site: super completo!!! Vou para o Canadá em outubro por 10 dias (do dia 15 a 25). Meu roteiro é: Vancouver, Victória, Banff e (talvez) Jasper. Terei apenas três dias nas rochosas. Você acha que com três dias é possível conhecer Banff e seus arredores? Vou sozinha e estarei sem carro. Penso em fazer os trajetos de ônibus. Você saberia, por favor, me dizer se essa época do ano ainda é alta temporada?

    Um abraço,
    Ariadne

    1. Oi Ariadne, Tudo bem?
      A viagem vai ser linda 🙂
      Então, se você tem apenas 3 dias nas Rochosas, eu ficaria somente na região de Banff, acho que Jasper fica um pouco longe e precisaria me mais dias… tem muita coisa linda para ver na região de Banff, especialmente se tiver de carro.
      Outubro já passou a alta temporada, mas Banff é sempre cara (risos).
      Aqui tem mais dicas sobre as rochosas: https://www.viajoteca.com/montanhas-rochosas-do-canada/
      Abs

  6. Oii. Parabéns pelo blog. Estou pensando em.viajar para o Canadá final de novembro
    ,início de dezembro. Começando por toronto indo até quebec. Temos 01 bebe que vai esta com 01 ano e 4 meses. É uma época muito ruim? Obrigafa

    1. Oi Lan, Tudo bem?

      Que legal que gostou do blog, fazemos esse espaço com muito carinho 🙂
      Então, o problema dessa época é o frio. Se vocês tiverem agasalhos para temperaturas abaixo de zero, dá para curtir, do contrário, eu acho que é bem sofrido.
      Ajudei?

  7. Oi, Mirela.

    Uma viagem ao Canadá em janeiro é muita roubada? Tenho visto algumas reportagens falando das tempestades de inverno.
    Meu receio é ficar presa na hospedagem durante toda a viagem.

    1. Oi Samara, Tudo bem?
      O clima está muito estranho esse ano, o colorido não está muito intenso.
      Por enquanto Toronto ainda está verdinha, começando a mudança, então, eu diria que vai sim pegar alguma coisa.
      Para onde você está indo?

  8. Ola, pensando em visitar o Canada entre o dia 6-16 de Abril mas muitos blogs comentam sobre os “april showers”… as chuvas sao constantes ou esporadicas? Agradeco desde ja’. Elizabeth

    1. Oi Elizabeth,
      Realmente abril é conhecido como o mês das chuvas … mas o clima anda tão doido, que fica difícil realmente prever o que vai acontecer.
      Em Toronto a chuva é mais esporadica, difícil nessa região, ter chuva que não acaba nunca, entende?
      Abs

  9. Mirella, acho que eu não teria problemas com o inverno.
    Só tenho viajado no inverno. Gosto muito!
    Meu desafio agora é conhecer outras estações do H. Norte. Quero muito conhecer o Canadá.

  10. Oi Mirella! =)
    Estou indo para toronto e Niagara no final de Maio. vai estar muito frio?? Que tipo de roupas voce aconselha levar? Levo 3 casacões ou 10 shortinhos? Kkkkk! Beijoss

    1. OI Tatiane,
      Numa viagem nunca leve mais que um casaco, escolha um que dê certo para usar de dia e de noite e pronto… não gaste espaço na mala com isso, enfeite um pouco nos acessorios como 2 echarpes e um gorro e beleza.
      Pense que em Maio a média de temperatura estará por volta dos 15C e sua mala estará bem feitinha.
      Leve roupa para meia estação… um friozinho de São Paulo 😉
      Ajudei?
      Abs

  11. Estou indo para Toronto em Dezembro /15 e volto Janeiro/16. Nunca gostei muito do frio, mas é a unica época que eu consegui para alinhar férias do trabalho e faculdade.

    Mas pensando bem, já que é um intercambio, vamos mudar radicalmente ( -20 ° ) rsrsrs.

    Espero que eu goste da experiência…vou me agasalhar bem em canadas, pois não quero muito ficar dentro da Residencia estudantil… Sei que não é possível visitar todos lugares como no verão, mas vou tentar conhecer o máximo. 🙂

    Caso eu encontrar pessoas legais por lá, na semana ferias da escola de final de ano, eu gostaria de alugar um carro para passar o Reveillon em NY, e passar uma semana por lá…

    Mas vamos ver o que esta por vir !!!

    Obrigado pelos comentários Mirella, esta sendo muito importante para a elaboração do meu cronograma de viagem.

    Abraços!

        1. A postagem é antiga, mas muito relevante e inspiradora!!! Minha filha quer de presente de 15 anos, uma viagem para o Canadá. Tem alguma sugestão?

          1. Oi Livania, Tudo bem?
            As dicas desse post sobre quando visitar o Canadá continuas bem atuais mesmo e fico feliz que tenha chegado nele.
            Olha, eu tenho um monte de ideias legais para o aniversário da sua filha no Canadá depois da pandemia, mas claro que tudo depende do quanto pode gastar, quanto tempo tem disponível e quem mais vai nessa viagem.
            Caso tenha ideia de mandá-la para um intercâmbio, entre em contato comigo, trabalho com isso e seria um prazer ajuda-la: mirella@mikix.com .
            Abs

      1. Estamos planejando uma cicloviagem , saindo de Quebec até a ilha de Princ Eduard . 1100km . Eu e meu marido gostamos muito de pedalar e explorar lugares de bike, pretendemos fazer pela The Great Trail e visitar minha irmã que mora na ilha.
        Obrigada pelas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.