Festival das Tulipas em Ottawa

Festival das Tulipas em Ottawa 2023 – Dicas e onde ver os jardins

O Festival das Tulipas em Ottawa é um dos eventos mais aguardados na capital federal do Canadá, pois além da gente se encantar com as tulipas, ele também indica que a primavera no Canadá realmente desabrochou.

Depois de um longo e rigoroso inverno nada melhor que o encantamento, o colorido e a alegria que somente a primavera consegue exalar, até o humor das pessoas muda e sorrisos se espalham com mais frescor!

Todo esse sentimento de renovação se mistura num emaranhado de flores e festivais por todo país, e Ottawa, certamente oferece um dos eventos mais lindos do Canadá: o Festival das Tulipas, que acontece durante o mês de maio.

Tulipas em Ottawa

O que fazer em Ottawa – principais atrações e roteiro

Viagem para o Canadá | Roteiro: Toronto, Montreal, Ottawa e Quebec


Festival das Tulipas de Ottawa 2023

Serão 11 dias de muitos eventos para visitantes aproveitarem muito!

Quando: de 12 a 22 de Maio

Nome em inglês: Canadian Tulip Festival

Onde: Commissioners Park (Downs Lake), mas há tulipas em outros locais da cidade também [mapa abaixo]

Quanto custa: gratuito para ver as tulipas, porém tem algumas atividades pagas como walking tours, bingo, entre outros.

Dica: Você pode alugar uma bicicleta e fazer o percurso do centro para Dows Lake pelo Rideau Canal, super legal e bonito!


Sobre o Festival das Tulipas em Ottawa

Quando morei em Ottawa entre 2001 e 2005, e mesmo depois que me mudei para Toronto, sempre dou um jeito de viajar para Ottawa para curtir o Festival das Tulipas. Pois além de ver as flores, tenho a deliciosa desculpa de visitar meu afilhado que mora lá.

Um dos fatos que você DEVE saber sobre o Festival da Tulipas em Ottawa, é que as tulipas são plantadas de verdade! Dessa forma, a preparação do festival já começa no ano anterior com o planejamento e design dos jardins, em outubro os bulbos são plantados, no inverno eles hibernam e só em maio do ano seguinte as tulipas desabrocham e enchem a cidade de vida!

Claro que dependendo da variação climática. Certamente alguns anos os jardins ficam mais ou menos bonitos. Contudo, sempre é um encanto para os olhos!

Festival das Tulipas em Ottawa
Meu afilhado quando ainda era um molequinho!

Onde ficar em Ottawa

Antes de continuarmos com as dicas sobre o Festival das Tulipas em Ottawa, deixa eu dar umas dicas de hoteis para ter em mente.

Os dois lugares principais para ficar em Ottawa, especialmente para os visitantes de primeira viagem são: Downtown (ao redor da Sparks St) e Byward Market.

Downtown é mais recomendado para famílias e para pessoas que querem fugir um pouco da muvuca, já o Byward Market, dependendo da localização do hotel, pode ser mais animado.

Segue abaixo minhas dicas nessas duas regiões acima.

Opções Superior / Luxo: 

Opções Moderadas/Econômicas: 

Booking.com
Pintor em Ottawa

Onde ver Tulipas em Ottawa

O bacana do festival das tulipas de Ottawa é que como os jardins são plantados em parques da cidade, esses lugares são gratuitos e somente as atividades extras que é preciso pagar para participar! Eu, por exemplo, quase nunca faço esses extras, vou mesmo para ver os jardins e tirar muitas fotos, especialmente na região do Downs lake.

O mapa abaixo mostra os principais jardins da cidade para você ver tulipas. E mais abaixo conto sobre os melhores pontos para você visitar!

Mapa das tulipas em Ottawa
Indicações dos principais lugares pra ver as tulipas em Ottawa. O coração grandão, é Dow’s Lake.

Dows Lake

Sem dúvida, o parque Commissioners Park, na região do Downs Lake, é o melhor lugar para ver os jardins de tulipas em Ottawa. Para se ter uma ideia, são milhares de bulbos de tulipas plantados em 30 canteiros e com 100 variedades de tulipas. Sendo assim, as tulipas do início, meio e final da temporada são distribuídas estrategicamente para garantir que tenhamos uma bela exibição de tulipas durante todo o mês de maio.

Dow’s Lake não fica no centro da cidade e nem perto das principais atrações turísticas de Ottawa. Contudo, é uma região muito bonita que vale ser explorada nessa época do ano, especialmente durante a semana, quando tem menos pessoas para dividir os jardins.

Um sugestão diferente é alugar uma bicicleta no centro da cidade e ir pedalando pelo Canal Rideau até Downs Lake. O caminho é certamente muito bonito! [Falo mais sobre essa ideia no item abaixo]

Como sugestão, depois de ver as flores, dê uma passadinha na Preston Street, a little italy ou corso italia de Ottawa, para almoçar ou tomar um café. Adicionando outras sugestões de lugares legais para comer e passear nessa região, recomendo o centrinho de Lansdowne e o bairro Glebe, na Bank St.

Onde ir em maio no Canadá

Bike pelo Canal Rideau

Uma ideia muito bacana para quem gosta de pedalar, como já disse acima, é alugar uma bicicleta em Downtown e chegar em Dow’s Lake pelo Canal Rideau, seguindo a “trilha” da Colonel By Dr., um pouco mais de 6km.

Sério gente, esse passeio é bonito em qualquer época do ano. Certamente, vale a pena ir e voltar, pois o retorno, tendo o Parlamento como pano de fundo, é muito especial.

Curiosidade: no inverno, esse mesmo esse canal congela e vira a maior pista de patinação do mundo! Ottawa é sempre assim, cheia de surpresas!

Tulipas em Ottawa

Melhor museu de Ottawa: Canadian Museum of History (ingresso)

Parc Omega, um “safari” super legal entre Ottawa e Montreal


Tulipas no Parlamento de Ottawa e arredores

Outro lugar bacana de ver as tulipas é ao redor do parlamento, a parte mais turística da cidade. O Parlamento é um dos prédios mais bonitos do Canadá, na minha opinião, e lá, as flores se misturam com o visual do prédios históricos da cidade. Muito legal!

Não deixe de ver os jardins de tulipas no Major’s Hill Park, um parque do lado do parlamento e atrás do icônico hotel Fairmont Château Laurier.

Notre Dame Cathedral - Ottawa

+ Parlamento de Ottawa – como visitar!

+ Compras no Canadá – dicas e guia por produto!


Como começou o Festival das Tulipas em Ottawa

Durante a ocupação nazista na Holanda na Segunda Guerra Mundial, a família real holandesa se refugiou em Ottawa, a capital federal do Canadá.

Esse acontecimento fortaleceu muito o relacionamento entre os dois países, especialmente quando a terceira filha da Rainha Juliana, princesa Margriet Francisca, nasceu em Ottawa durante esse período. Para fins diplomáticos, para a princesa ser considerada nata holandesa, o Canadá temporariamente transformou parte da maternidade em território holandês, sendo assim Magriet apesar de longe da Holanda, nasceu holandesa.

Outra razão de apoio mútuo entre os dois países foi quando em 1945, a tropa canadense teve um papel importante na libertação da Holanda frente aos exército nazistas.

Sendo assim, como forma de agradecimento pela hospitalidade canadense, no primeiro outono pós-guerra, em 1945, a Princesa Juliana da Holanda presenteou Ottawa com 100.000 bulbos de tulipas para serem plantados no hospital onde sua filha nasceu, no ano subsequente mais de 20.000 bulbos foram enviados para Ottawa.

E foi assim que o Festival das Tulipas em Ottawa começou…

Pensamento do dia: se todos os países se tratassem dessa forma, o mundo seria mais florido e irradiaria amor e paz!


Tulipas na Holanda:

Onde Ver os Campos de Tulipas na Holanda

Parque Keukenhof | Parque das Tulipas na Holanda


Conclusão

Se você começar a pesquisar sobre Ottawa verá sua forte ligação com as tulipas, já que ela se entitula como a “Capital das Tulipas” da América do Norte. Mas para nossa alegria, tulipmaníacos (risos), no estado de Michigan, nos Estados Unidos, tem uma cidade chamada Holland que também tem um belo festival das tulipas e eu também já fui visitar!

Espero que tenham gostado dessas dicas sobre o Festival das Tulipas em Ottawa. Se você se animou em visitar essa cidade em maio, talvez a gente se encontre por lá!

Qualquer coisa fala comigo nos comentários no final dessa página e não esquece de fazer suas reservas usando nossos links, eles estão espalhados por todo blog!!! Valeu!

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 8

  1. Oi Mirella, tudo bem?
    Estou fazendo um intercâmbio em Montreal e volto pro Brasil dia 8/5 (então perdi a data do festival de tulipas). Mas estou pensando em ir a Ottawa no final de abril/início de maio, você acha que vou ver as flores?
    Muito obrigada!
    Bjs

    1. Oi Beatriz,
      Em Maio já é para ter algumas flores, de repente até algumas cerejeiras… mas como elas dependendo do clima, tudo passa a ser um mistério. Precisa ficar de olho no clima e termometro da floração.
      Abs

  2. Oi Mirella,
    Obrigado por sua resposta.
    Fiquei interessado no Festival das Tulipas em Ottawa e pretendia ficar alguns dias lá.
    Depois cheguei à conclusão que é melhor ficar em Montreal e fazer um bate volta de trem à Ottawa.

    grato,

    Ivan

  3. Oi Mirella,
    Parabéns pelo Viajoteca.
    O mês de maio em Ottawa é considerado baixa temporada, ou seria melhor ficar em Montreal e ir de trem
    para Ottawa.

    grato,

    Ivan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.