Flecheiras no Ceará

Flecheiras, Ceará – o que fazer e onde ficar!

A Praia de Flecheiras é uma vila de pescadores localizada no Ceará entre Fortaleza e Jericoacara. Definitivamente, um destino ideal para quem procura por muita tranquilidade e beleza natural.

O vilarejo tem poucas ruas asfaltadas e caminhar por suas ruas de areia faz Flecheiras ganhar um charme rústico. Contudo, você pode usufruir de uma infraestrutura com bons restaurantes, algumas lojinhas e boas pousadas e casas de veraneio.

Certamente um destino que ainda está despontando para o turismo, pois muita gente me pergunta: “mas onde fica Flecheiras?”. Acho isso muito legal, afinal de contas, logo se entender o porque ainda é possível curtir uma praia mais vazia, passeios sem muita lotação e barganhar nas acomodações.

Na primeira vez que estive em Flexeiras, fiz como a maioria das pessoas, somente dei uma espiada. Alguns fazem esse passeio através do bate e volta a partir de Fortaleza ou passam pela praia durante o passeio da Rota das Emoções em 4×4 , como foi meu caso. No entanto, gostei tanto do que vi, que acabei voltando dois anos depois, para aproveitar o lugar com calma e do jeitinho que se deve!

Sendo assim, vem comigo descobrir dicas do que fazer em Flecheiras. Mas cuidado, pode ser que uma “flecha” acerte seu coração, pois essa região é apaixonante!

Capoeira em Flecheiras
Capoeira na praia de Flecheiras


+ FORTALEZA E ARREDORES, OS MELHORES BATE E VOLTA!

+ MELHORES PRAIAS DO CEARÁ


Sobre Flecheiras

Flecheiras, ou Flexeiras com x (como algumas placas ou websites apresentam), fica há 140 km a oeste de Fortaleza. Uma vila de pescadores cercada de coqueiros, dunas, piscinas naturais, um mar esverdeado e vários tipos de pousadas para relaxar.

Para quem vem de longe, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, localizado em Fortaleza, é o mais próximo de Flecheiras. E de lá, você pode alugar um carro e dirigir cerca de duas horas até seu destino, ou se preferir pode também contratar um transfer particular.

Nossas férias para Flexeiras foram em família, aquela farofada deliciosa (risos). Todavia, esse destino encaixa muito bem em uma férias românticas. Estávamos em 12 pessoas, sendo que 4 delas residem em Fortaleza. Então, muitas das dicas que escrevo aqui nesse post devo aos primos (Camila e Emanuel) e a cunhada (Katarina).

Apesar do vilarejo ainda guardar seu jeitinho pé na areia e rústico, já dá para perceber que mudanças estão acontecendo com a chegada de restaurantes mais sofisticados, lojinhas alternativas e pousadas luxuosas.

Mapa de Flecheiras

Para te ajudar a se localizar, deixo abaixo o mapa de Flecheiras, Ceará:

Quantos dias

Como falei no início do texto, tem muita gente que passa por Flecheiras durante o translado entre Fortaleza e Jericoacoara, especialmente se estiver fazendo o trajeto 4×4 passando por dentro das praias, na famosa “Rota das Emoções””. Eu já fiz isso também, mas achei super corrido, apesar de lindo!

Por outro lado, outras pessoas fazem esse passeio no esquema bate e volta a partir de Fortaleza por conta própria ou por excursões, como essa aqui.

Para quem for realmente conhecer a região, sugiro ficar entre 2 ou 3 noites para conhecer as principais atrações ou simplesmente ficar curtindo a praia de Flecheiras.

Sugestão de Roteiro para Flecheiras

  • 1º dia – Independente do horário que chegar, aproveite para relaxar e dar uma voltinha pelo centrinho do vilarejo
  •  dia – Mergulho nas piscinas naturais de Flecheiras e passeio de barco no pôr do sol em Mundaú
  • 3º dia – Passeio de quadriciclo até a Praia de Lagoinha
  • 4º dia – Sobrou tempo? Vá conhecer a Praia de Guajiru

Nós passamos 3 dias em na praia de Flecheiras e foi um tempo gostoso para conhecer todas as atrações com tranquilidade. Contudo, muitos amigos e familiares de Fortaleza, vão para lá para ficar um final de semana e isso também dá certo.

A região “exige” que você faça tudo com calma e sem pressa. Sendo assim, destaco abaixo o que fazer em Flecheiras e suas principais atrações.

Lagoinha, Ceará
Lagoinha, Ceará


+ ONDE FICAR EM FORTALEZA – DICAS DE HOTÉIS E MELHORES BAIRROS!

+ BEACH PARK, EM FORTALEZA: UM SUPER PROGRAMA PARA CRIANÇAS E ADULTOS!

+ COMPRAS EM FORTALEZA, A ALEGRIA DOS TURISTAS QUE VISITAM A CIDADE


Melhor época de visitar Flecheiras, no Ceará

Flecheiras, assim com a maioria das praias do Ceará, não tem inverno ou verão do jeito que estamos acostumados em outras regiões do Brasil. Lá tem a época de seca ou chuva e a tendência é estar sempre quente.

A época de seca costuma acontecer entre julho a dezembro, o que coincide com a temporada da brisa constante. Por outro lado, entre os meses de janeiro a junho tudo pode acontecer: chover muito, chover pouco ou não chover nadinha. Certamente, tudo isso vai depender do ano e condições climáticas!

Enfim, dá para visitar Flecheiras o ano todo, mas de setembro a dezembro costuma ser as épocas mais certeiras com o clima!

Flecheiras praia

Onde ficar em Flecheiras, Ceará

Há bastante opções de hotéis, casas e pousadas em Flecheiras, para isso, basta escolher uma acomodação que esteja dentro do seu orçamento e #PartiuFlecheiras!

Nós ficamos na Pousada Catavento por recomendação da minha prima, que já havia se hospedado por lá. Apesar de alguns contra-tempos pelo fato de termos reservados 6 quartos com vista para o mar e só 4 deles serem assim, gostamos da pousada. Simples, limpa e com área de restaurante somente para os hóspedes, que aliás achei uma excelente vantagem.

Dá próxima vez, vou tentar reservar uma casa para nossa “gangue”, leia-se família! E já aproveito para deixar aqui o link de duas casas de 3 quartos que me pareceu bem interessante e com ótimas avaliações, essa ou essa.

Outras opções de hotéis e pousadas em Flecheiras que eu consideraria as destacadas abaixo, todas com boa avaliação:

  • Pousada do Paiva (pé na areia, boa infraestrura e quarto bacaninha, na minha próxima visita, quero tentar ficar aqui)
  • Janelas no Mar (boa infraestrutura, pé na areia e quartos sem emoção!)
  • Pousada Kalunga (bom custo x benefício, dois ou três quarteirões da praia)
  • Beach Wind Dunas Hotel (boa infraestrutura, pé na areia, afastado do centrinho)
  • Condado da Praia (Casa 7 suítes – indicação de leitora)

Tem mais alguma para recomendar? Por favor conta pra gente nos comentários, será muito bom acrescentar nessa lista e ajudar outros leitores.

Pousada em Flecheiras
Vista do nosso quarto na Pousada Catavento em Flecheiras.

Onde comer em Flecheiras no Ceará

Flecheiras tem várias opções de restaurantes para todos os bolsos e gostos. Obviamente que o lugar não é uma capital gastronômica, né? Mas dois lugares me surpreenderam e deixo minha recomendação:

  • Nônô Pizzaria [Rua Tomás Gonzaga 22]: local meio escondido das ruas principais, mas a comida e o ambiente são excelentes. Apesar do nome “pizzaria”, esquece a pizza e vá de macarrão com camarão, a massa é caseira e os produtos do molho são fresquinhos.
  • Mandarina Garden [R. São Pedro, 777]: paella e drinks do Chef Octavio Iglesias. Eu adorei!

Praia de Mundaú, Ceará
Praia de Mundaú


+ DICAS DE ICARAÍ DO AMONTADA

+ AS MELHORES PRAIAS DO CEARÁ!


A arte do “fazer nada” cai muito bem para essa região, mas quem quiser um pouquinho mais de emoção, segue minhas dicas do que fazer em Flecheiras:

Nadar nas piscinas naturais

Quando a maré está baixa, os arrecifes de Flecheiras se destacam na paisagem e o pessoal já começa a procurar uma “banheira” particular para se refrescar.

Quando escrevi esse post, havia recomendado que as pessoas usassem chinelo ao caminhar pelos arrecifes, para evitar machucar os pés. Mas recebi o comentário da Raissa, me alertando para não recomendar essa prática, pois caminhar pelos arrecifes pode quebrar ou destruir esse ambiente tão delicado e demora-se anos para ele se refazer.

Achei muito legal essa interação e por isso vim aqui atualizar o post e pedir para que você tenha cuidado ao caminhar por ali e nos ajude a protejer os arrecifes. Para entender um pouco mais sobre o ecossistema dos arrecifes, recomendo a leitura desse post da Luiza: Piscinas naturais e recifes: o risco sob nossos pés.

E assim, vamos crescendo como seres humanos e aprendendo mais sobre a natureza!

Aproveito para ressaltar que os arrecifes de Flecheiras ficam praticamente na praia, você chega lá caminhando. Enquanto que os arrecifes de Mundaú, outra vila de pescadores vizinha de Flecheiras, ficam mar adentro, dessa forma você precisa de uma barco para chegar até lá.

Arrecifes de Mundaú

Quadriciclo até Lagoinha

O cenário de Lagoinha é um dos cartões postais do Ceará, com certeza um paraíso tropical para ninguém colocar defeito. Você pode alugar um quadriciclo em Flecheiras e seguir por conta própria até Lagoinha! Seu hotel ou pousada certamente pode te ajudar com isso.

Para nós, 3 horas de passeio foi o suficiente, mas querendo curtir um barzinho ou algo mais, melhor reservar mais algumas horas.

No caminho entre Flecheiras e Lagoinha, aproveite a aventura para apreciar a paisagem e até espiar de longe o hotel coqueluxe da região, o Zorah Beach (fiquei doida para ficar nesse hotel!), na praia de Guajiru.

DICA: Nos meses de inverno, julho e agosto, recomendamos fazer o passeio de quadriciclos com guias para assim conhecer as dunas e as lagoas naturais que se formam nessa época do ano. Nós não vimos nada disso, pois fomos no final de dezembro, mas fica a dica!

Passeio de quadriciclo em Lagoinha, Ceará

Pôr do Sol nas Dunas ou na Praia

Na praia de Flecheiras também é possível ver um lindo pôr do sol nas dunas ou na praia.

As dunas de Flecheiras fica do lado esquerdo do centrinho e você pode chegar lá de carro ou quadriciclo.

E na praia, basta aproveitar quando o sol estiver se pondo e curtir o momento!

Finais de semana na Praça São Pedro

Aos finais de semana a noite, sextas e sábados, a Praça São Pedro da praia de Flecheiras se transforma em um dos “points” da cidade.

Os restaurantes da área colocam mesa na rua e oferecem música ao vivo para o pessoal curtir, além de opções de feirinha com artesanato.

Praia de Mundaú

Eu me apaixonei pela praia de Mundaú e sem dúvida deve ser umas das coisas que você precisa fazer em Flecheiras! Mundaú é a praia vizinha de Flecheiras, mas não é assim tão pertinho para ir a pé, entende?

Além do belo mar azul, você poderá desfrutar das dunas, dos arrecifes e também do passeio pelo Rio Mundaú.

Os principais passeios em Mundaú, além da praia, são feitos em catamarã e eles são organizados pela pousada Caboco Sonhadô [85 99975-6720]. Sendo assim, você pode escolher entre o passeio da manhã pelos arrecifes de Mundaú ou o passeio do pôr do sol pelo manguezal e dunas.

Nós fizemos os dois e deixo abaixo meus pitacos.

O que fazer em Flecheiras

Passeio de catamarã nos arrecifes de Mundaú

O passeios pelos arrecifes de Mundaú são feitos de barco, que mais se parece com uma mini-balsa. O tour te leva mar adentro e logo você tem acesso a um aquário natural para fazer snorkel (dependendo da maré) ou para caminhar e ver a natureza.

Sinceramente não achei o passeio imperdível, principalmente porque já havíamos visitado os arrecifes de Flecheiras, que são de graça e sem barco, pois você tem acesso diretamente pela praia.

Mas caso se interessar em fazê-lo, ligue para a pousada Caboco Sonhadô para saber da agenda e horários dos passeios disponíveis, pois eles acontecem somente em algumas fases da lua.

Arrecifes de Mundaú, Ceará

Passeio de catamarã no por do sol de Mundaú

O passeio de catamarã pelo Rio Mundaú tem o objetivo de passar pelo manguezal e depois curtir o pôr do sol nas dunas. Na minha opinião, uma grande oportunidade de conhecer um pouco da fauna e flora da região!

Eu achei esse passeio encantador, as paisagens são lindas e me fez sentir saudades do incrível Delta do Parnaíba. Realmente valeu a pena!

Essa passeio também é organizado pela pousada Caboco Sonhadô.

Dunas de Mundaú, Ceará

Conclusão sobre Flecheiras, Ceará

Se você só viu as fotos, espero que tenha te inspirado a conhecer um pouco mais desse lugar, mas se leu todo o texto sobre o que fazer em Flecheiras, acredito que já esteja com sua viagem marcada, não é mesmo?

Nós passamos dias deliciosos na praia de Flecheiras e confesso que me deixou com gostinho de quero mais, especialmente para retornar e ficar só curtindo a arte de fazer nada!

E aí curtiram essas dicas do Viajoteca? Então, se for a Flecheiras, depois me conta como foi, e se precisar de mais alguma coisa, fale comigo nos comentários!

Procure seu hotel ou pousada em Flecheiras, CE:

Booking.com

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 44

  1. Flecheiras é simplesmente HORRÍVEL, pousadas sem café da manhã, com chuveiro frio, som na Praça São Pedro extremamente alto, pessoas sem noção e sem educação, moradores exploradores. NÃO vale a pena gastar tempo e dinheiro nesse lugar.

    1. Que pena que teve essa experiência. Eu gostei bastante de Flecheiras, peguei um hotel com café da manhã e deu tudo certo. Mas sempre fui fora da temporada de férias, isso pode ter ficado a meu favor.
      Essa questão de banho frio é cultural do Ceará, as pessoas tomam banho frio no dia a dia, rico ou pobre, então a hotelaria está se adaptando ao público de fora, especialmente pessoal do sul e sudeste.

  2. Estou planejando finalmente conhecer Flecheiras esse ano e seu post me encanta demais, escrito com detalhes e sempre atento às contribuições de outros viajantes, como no caso, do cuidados com a área dos arrecifes. Obrigada pela partilha! Sempre que imagino conhecer algum lugar dou uma passa por aqui pra ver o que tem de informação. Me ajuda demais! Gratidão.

  3. Em Flecheiras, fiquei em uma casa pelo airbnb muito legal e bem pertinho da praia, pé na areia!
    A casa tem uma arquitetura grega e senti-me com se estivesse no filme de Mamma mia! Tem uma suíte com uma banheira rústica aberta com vista para o mar e um terraço fantástico. O nome da casa é VILA JUBI, super indico!
    Outra coisa que eu adorei em Flecheiras foi um local que vende pastel caseiro, fabuloso!! Fica na entrada da cidade é uma casinha de barro e só abre a noite, além do pastel tem uns sucos fabulosos. Infelizmente, não sei o nome, mas é bem fácil de encontrar.

    1. Oi José,
      Tudo bem?
      Eu nunca me hospedei em Mundaú para te passar uma ideia real de como é a noite por lá. Com certeza deve ter um ou outro barzinho, mas a infraestrutura é bem menor que de Flecheiras. Acho que depende do que está procurando, mas em questão de restaurantes e coisas para fazer a noite, acredito que Flecheiras vai te atender melhor.
      Caso você for, depois me conta o que achou.
      Abs

  4. Boa tarde!
    Mirella, estou indo a Flecheiras agora em setembro com um grupo de colegas e suas dicas foram decisivas em nossa escolha. Queria saber em relação aos preços dos restaurantes que você indicou e dos preços desses passeios, tanto o de quadriciculo quanto o do por do sol em catamarã. Ah! ja ia me esquecendo, tem Uber em Flecheiras?
    Agradeço a atenção e aguardo seu retorno.

    1. Oi Fidel,
      Tudo bem?
      Que legal que se decidiram por Flecheiras, eu amei!!! E não esqueçam de ir a Mundaú.
      Menino, eu esqueci de anotar os valores do passeios (super falha minha). Esses restaurantes são uns dos melhores de Flecheiras, então não cai nos baratinhos, mas quando comparado aos restaurantes de São Paulo que estou acostumada, achei o preço ótimos.
      Sobre os passeios, se vc falar com seu hotel, com certeza ele pode te falar os valores. Eua acho que foi uns 300 pelo quadriciclo e 60 para Mundau, mas não tenho certeza.
      Abs

    1. Oi Fabio,
      Jeri é um destino lindo, mas bem cheio, né?
      Flecheiras te oferecerá um outro tipo de viagem, mais calmo, menos gente…
      Depois me conta como foi e se der, não esqueça de usar nossos links para suas reservas!!! Nos ajuda muito a mantes o blog!
      Grande abraço e obrigada pelo comentário.

    1. Puxa Thiago, vou ficar te devendo essa informação eu não lembro quando pagamos, fechamos um preço para todos os quadriciclos e quem negociou foi meu primo, que é residente de Fortaleza, e segundo ele sempre consegue preço melhor que nós paulistas… kkkkkk
      Me desculpa.

  5. Oi Mirella tudo bem?
    Por favor, estou na dúvida se preciso ou não alugar um carro para ficar em Trairí próximo a Flecheiras.Essa região é melhor ter carro? Obrigada

    1. Oi Patrícia, Tudo bem?
      Primeiramente, obrigada pela visita aqui no blog. 🙂
      Eu nunca fiquei em Trairí para te dar uma dica precisa, mas se sua ideia é circular pelas praias da região, acredito que ter um carro te dará mais flexibilidade e talvez tenha um custo benefício melhor do que ficar pegando taxi ou uber.
      Mesmo em Flecheiras, nós usamos carro para ir a Mundaú e se não tivéssemos feito o passeio de triciclo pela praia, o carro também teria sido essencial para ir a Lagoinhas.
      Espero ter ajudado.
      Beijos,

  6. Realmente um Paraísos uma praia cheia de picinas naturais uma praia muito tranquila, tem a opção de você se hospedar ou tem a opção de passeio de um dia saindo de Fortaleza.

  7. Oi Mirella,
    Seus textos são muito legais, peço para rever a dica de usar chinelos nos arrecifes, porque pior do que cortarmos os pés é quebrá-los. Eles demoram muito para crescer e estão cada vez menores em nossos planetas.
    Obrigada

      1. Muito show suas dicas Mirella 👏👏

        Pretendo alugar um carro, é necessário ser um 4×4 para chegar em flecheiras? Ou pode ser um carro normal de passeio?

      2. Faltou falar da Pracinha que é a atração da Noite, com barzinhos e musicaxai vivo e comidas saborosas Pará todo paladar….e na Praia a noite tem uns Lyau super astral..estive lá 2 anos atrás, fiquei numa casa maravilhosa na Beira da Praia,excelente Pará uma turma grande ….Casa Condado da Praia…maravilhosa!! Tou voltando lá dia17 /09 Pará conhecer o que não deu na primeira vez…

  8. Oi, Mirella,
    Concordo com você em tudo em Flecheiras, tanto que em janeiro de 2018 fiquei 10 dias com minha esposa e agora em janeiro de 2019, estaremos novamente, algo que em 25 anos de casados nunca fizemos em nossas férias.
    Paraíso!

      1. Prezada Mirella … Bom dia … nesta semana-santa (24 a 31/03/2018) eu, minha esposa e meus dois filhos estaremos em passeio por essa região, e estaremos hospedados em Fortaleza … alugaremos um carro e realizaremos passeios pela região, e Flexeiras e Mundaú está no nosso roteiro … lemos infinitas dicas de internautas e agências de viagens, mas, com certeza, essas suas generosas informações se destacaram entre elas, pois, foram de extrema valia na programação de nossos passeios … Somos-lhe agradecidos e parabéns pelo nobre espírito de compartilhamento de suas experiências … Fique em paz e com Deus …

        1. Oi Valdir,
          Por comentários como o seu que a gente continua escrevendo e compartilhando as dicas!!! Super obrigada 🙂
          Espero que goste da viagem o tanto quanto eu gostei.
          Depois me conta como foi,tá?
          Divirtam-se!!!

        2. Mirella, irei para Flecheiras em breve e adorei suas dicas…sensacionais, esclareceu todas as minhas dúvidas e as dicas foram importantíssimas. Grata minha cara!

          1. Oi Thais,
            Que delícia que vai a Flecheiras… espero que goste bastante!
            Se tiver mais dicas depois da sua viagem vem aqui contar pra gente!
            E se puder usar um dos nossos links para sua reserva (dessa ou das próximas viagens), eu agradeço muito 🙂
            Abs

    1. Conheci Flecheiras há uns 15 dias e garanto que a maravilha do lugar vão além de todas essas dicas perfeitas. O lugar tem uma calmaria e um charme sem igual..pra quem gosta de um lugar mais tranquilo pra curtir bons momentos a vontade Flecheiras é o lugar mais acolhedor e lindo pra visitar! 🥰

        1. Essa parte do litoral do Nordeste é o meu predíleto, é como se a praia fosse reservada pra mim, me sinto segura, num ambiente paradisíaco limpo, na realidade queria que fosse o quintal da minha casa, todas as praias são lindas guajiru, Flexeiras, emboaxa, mundau, cana brava, logoa das almessegas, fica por trás de Laginha que tem outro acesso pela Fazenda bom ( onde foi gravado no limite ) logoa azul, logoa do munguva, logoa do criancó, pra chegar lá você tem ir pelos morros é maravilhoso, são lagoas que se formam com as chuvas entre os morros é uma paisagem muito linda se se vê, vale muito apena recomendo 15 dias, você vai amar. Fica tudo no Trairi ( meu paraíso)

          1. Oi Mirlene,
            QUANTAS dicas maravilhosas… realmente preciso de mais tempo para visitar tudo isso e mais um pouco.
            O Ceará tem muitas coisas lindas, sempre que posso vou aí visitar meu irmão e também desvendar mais desse estado mais que especial.
            Bjão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.