Vinícolas de Niagara

Vinícolas de Niagara on the Lake, Canadá

A charmosa cidade de Niagara on the Lake é uma região vinícola renomada do Canadá, e fica cerca de 1h30 de carro de Toronto. Esta área se destaca pela produção de vinhos de alta qualidade, incluindo o famoso Icewine, que é um dos vinhos mais icônicos e apreciados da região. Com uma combinação única de um microclima favorável e solos férteis, as vinícolas de Niagara-on-the-Lake oferecem condições ideais para o cultivo de diversas variedades de uvas, por isso ano após ano a qualidade e as safras ficam melhores.

Sendo assim, esse é um passeio delicioso que pode ser feito a partir de Toronto (no bate e volta ou para pernoite), pois além das vinícolas, Niagara on the Lake é uma cidade super fofa e que vale muito a visita. As ruas da cidade possuem construções históricas, boutiques encantadoras e restaurantes gourmet que complementam perfeitamente a experiência vinícola.

Muitas pessoas combinam uma visita a Niagara on the Lake ao passeio das cataratas do Niagara Falls, pois as duas cidades ficam perto uma da outra e a região inteira é muito especial. Acima disso, diferente do que algumas pessoas pensam, Niagara é uma região para se conhecer em qualquer época do ano!!!

>> Conheça nosso Passeio para Niagara a partir de Toronto, com motorista que fala português.

Para isso compartilhei abaixo minhas vinícolas favoritas em Niagara. Separei aquelas para fazer degustação e aquelas que vale a pena também almoçar, espero que gostem!

Índice do post, clique e vá direto ao ponto:

Vinícolas de Niagara on the Lake.

Foi no final da década de 60 e início da década de 70 que as primeiras vinícolas de Niágara receberam suas licenças para produção de vinhos na região e desde então, a qualidade das safras vem se aperfeiçoando e ganhando novos adeptos.

A região de Niágara fica na mesma latitude do norte da Itália e o clima é muito similar a Burgandy, na França. Sendo assim, a localização é excelente para o cultivo das uvas do tipo riesling, chardonnay, cabernet franc, gamay e pinot noir.

Aliás, ao visitar as vinícolas de Niágara, não deixe de experimentar uma das especialidade canadense, o icewine, uma espécie de digestivo feito de uva congelada. Falo mais sobre ele abaixo.

Hoje, a região de Niágara tem mais de 100 vinícolas, e pelo menos 20 delas, se localizam exatamente na charmosa cidadezinha de Niagara on the Lake. Aliás, se estiver procurando um motorista para te fazer esse passeio com você e seu grupo a partir de Toronto, fale conosco, pois temos a pessoa certa para indicar (email: tours@viajoteca.com | Whatsapp | Tours Viajoteca).

Dicas de vinícolas em Niagara

Como chegar em Niagara on the Lake

Niagara on the Lake fica cerca de 129km de Toronto e demora aproximadamente 1h30 para chegar lá. Certamente, a maneira mais fácil de conhecer as vinícolas é alugando um carro ou optando por um tour privado.

Indo por conta você pode alugar um carro e ir seguindo o roteiro que elaborou, porém o motorista precisa lembrar que o nível máximo de álcool permitido na província de Ontário é 80ml de álcool a cada 100ml de sangue (0.08). Ou seja, dirigir acima dessa quantidade é crime, já para menores de 21 anos a tolerância é zero.

Por isso, que para otimizar o passeio e todo mundo curtir, recomendo contratar nosso passeio particular com motorista que fala português (saídas de Toronto) ou contratar um tour/excursão pelas vínicolas, como esse saindo de Niagara ou esse saindo de Toronto.

Complementar sua visita com experiências gastronômicas é altamente recomendável. Niagara-on-the-Lake tem uma oferta diversificada de restaurantes que vão desde bistrôs acolhedores até estabelecimentos de alta gastronomia. Muitos desses restaurantes ficam nas próprias vinícolas de Niagara on the Lake e oferecem menus harmonizados com os vinhos locais, proporcionando uma experiência ainda mais completa.

É importante agendar visitas e degustações com antecedência, especialmente no verão (julho/agosto). Além disso, ao planejar sua rota de visitas, verifique as políticas de compra de vinhos das vinícolas. Algumas oferecem descontos especiais ou pacotes promocionais para visitantes, o que pode ser uma excelente oportunidade para levar para casa vinhos exclusivos.

Dicas de vinícolas para degustação e refeição, mais abaixo.

Onde ficar em Niagara on the Lake

A região de Niagara on the Lake oferece ótimas opções de passeios e atividades, sendo assim, ficar uma ou duas noites pode ser uma boa opção, especialmente para quem tem dias extras no roteiro para o Canadá.

Para quem pretende ficar em Niagara on the Lake, segue abaixo alguns lugares. Vale lembrar que a maioria das hospedagens em Niagara on the Lake são pequenas e familiares, para os grandes hotéis, o ideal é ficar em Niagara Falls:


Logo Wise

Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais


Entenda o que é o Icewine no Canadá

Se você gosta de bebidas alcóolicas, especialmente vinhos e digestivos, não deixe de experimentar Icewine no Canadá. A tradução literal seria “vinho congelado”, mas te explico com mais detalhes abaixo.

Icewine é um tipo de vinho digestivo feito de uvas congeladas colhidas durante o alto inverno canadense. Ice wine é bastante conhecido por seu sabor aveludado, licoroso e docemente marcante. O eiswein, ice wine em alemão, foi “criado” inesperadamente na Alemanha no final de 1700, mas é no Canadá que atualmente estão as melhores e maiores produções dessa maravilha, especialmente na região de Niagara on the Lake.

Uma curiosidade é que se escreve ice wine (separado) em outras localidades, mas no Canadá escrevemos Icewine (junto).

As uvas mais procuradas para a produção do Icewine são Riesling e Vidal, mas há outras variedades, incluindo Gewürztraminer, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Gris, Chardonnay, Muscat Ottonel, and Gamay. Meu sabor favorito é o icewine de Riesling! Amooooo.

Icewine no Canadá, Trius
Final do almoço harmonizado na Trius

A região vinícola de Niagara on the Lake tem ótimas opções para quem gosta de fazer degustação de vinhos, mas também para quem gosta de aventuras gastronômicas. Sendo assim, nesse post vou indicar algumas vinícolas para fazer degustação e algumas para almoçar ou jantar!

PS: todas as vinícolas que recomendei para a experiência gastronômica, também são ótimas opções para degustação.

Aliás, um dos meus programas favoritos, como uma boa Torontonian, é ir para Niagara passear, para assim experimentar um novo restaurante ou fazer degustação de vinho!


Roteiros prontos para cidades no Canadá:


4 Vinícolas para degustação em Niagara on the Lake

A ordem que coloquei as vinícolas abaixo não tem nada a ver com preferência, ou seja, coloquei aleatoriamente! Então, você já sabe que precisa voltar outras (muitas) vezes para Niagara, certo?

Jackson-Triggs Niagara Estate

Degustação de vinho em Niagara on the Lake
Tour na vinícola Jackson-Triggs em Niágara

Uma das vinícolas mais premiadas do Canadá foi criada em 1993 por Allan Jackson e Don Triggs. Sua produção começou em Okanagan Valley, na província British Columbia, e em 2001, ela abriu as portas na província de Ontario em Niagara on the Lake. A vinícola tem uma arquitetura moderna, intrigante e oferece um dos tours mais completos e interessantes da região, para quem fala inglês.

Para quem gosta de experimentar coisas diferentes, recomendo degustar o espumante de Sauvignon Blanc!

Endereço: 2145 Regional Road 55 – Niagara-on-the-Lake, ON L0S 1J0

Website: www.jacksontriggswinery.com



Inniskillin Wines

Inniskillin Wines - icewine

Inniskillin foi a vinícola de Niágara que colocou o Canadá no mapa dos bons vinhos pelo mundo. Isso aconteceu em 1998 quando ela ganhou o prêmio Vinexpo, Grand Prix d’Honneur, na França, com o 1989 Vidal Icewine. Desde então, seus icewine são um dos mais apreciados do mundo.

A Inniskillin foi estabelecida em 1975 por Karl J. Kaiser e Donald Ziraldo e é uma das vinícolas mais antigas da região, uma pérola! O enólogo principal é Bruce Nicholson.

Recomendo a visita na Inniskillin para aqueles que pretendem conhecer mais que uma vinícola, pois os icewines da Inniskillin são encontrados facilmente nos duty free dos aeroportos canadenses ou em lojas de bebidas espalhadas por todo país. Sendo assim, mesmo que você não tenha visitado a vinícola pessoalmente, poderá levar um pouquinho de um bom Icewine canadense para casa.

Endereço: 1499 Line 3 at the Niagara Parkway, Niagara-on-the-Lake, ON L0S1J0

Website:  www.inniskillin.com

Pillitteri Estates Winery

Degustação de vinho em Niagara

A Pillitteri é uma vinícola familiar que há três gerações está envolvida na produção de vinhos canadenses. Tudo começou quando Gary imigrou da Itália para o Canadá em 1948 e desde então, história e premiações foram chegando.

O enólogo da Pillitteri é o croata Aleksandar Kolundzic que há mais de 20 anos vem garantindo a qualidade dos vinhos. Essa é uma das minhas vinícolas favoritas e recomendo para quem prefere vinícolas menores.

Endereço: 1696 Niagara Stone Road Niagara-on-the-Lake, ON, Canada L0S 1J0

Website:  www.pillitteri.com

Niagara College Teaching Winery

Vinhos de Niagara on the Lake

Para quem procura por uma experiência “diferente” de degustação, acredito que o NC Teaching Winery pode ser a resposta. O centro de visitação também é um centro educacional. Na verdade, a sede da única vinícola de ensino do Canadá, Niagara College Teaching Winery. Ou seja, muitos vinhos bons são produzidos ali.

Recomendo uma degustação guiada para ter uma experiência mais completa. Mas, por favor, reserve com antecedência. O bacana é que quem está se programando para fazer comprinhas no Outlet Collection at Niagara, saiba que essa vinícola fica logo ali do pertinho.

Endereço: 135 Taylor Road, Niagara-on-the-Lake, ON, Canada, L0S 1J0

Website:  www.ncteachingwinery.com

Outras sugestões de vinícolas de Niagara para degustação:

Vinícolas maiores e médias: Reif Estate Winery, Konzelmann Winery, Wayne Gretzky Estates Winery & Distillery e Chateau des Charmes.

Vinícolas menores: Marynissen Winery, Ravine Winery, e Caroline Winery.


EXTRA! EXTRA! O que significa VQA?

Quando você estiver pesquisando ou lendo sobre vinhos de Niágara, com certeza vai se deparar com a sigla VQA. Aí você me pergunta: “Mas Mirella, o que é isso?”

De maneira bem simplista, VQA, ou Vintners Quality Alliance (Aliança de Qualidade Vintage), é a autoridade independente de Ontario que estabelece e monitora os vinhos da província, garantindo que 100% das uvas das vinícolas participantes são de Ontário e que foram aprovadas pelo programa de garantia de qualidade.

Mais informações nesse link do Wine Country Ontario.


4 Vinícolas para almoçar em Niagara on the Lake

Para quem gosta de gastronomia em viagem e pode gastar um pouco mais, certamente recomendo incluir um almoço especial na região de Niagara. Há muitas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos. Contudo, abaixo reservei alguns dentro de vinícolas que valem a pena experimentar.

Certamente, eu recomendo que você veja o menu e preços antes de fazer uma reserva, para não ter surpresas na hora de pagar.

Por essas e por outras, que sempre indico fazer esse passeio para Niagara com motorista, pois além de otimizar o itinerário, você e/ou seu grupo pode beber sem se preocupar em dirigir. Nossos passeios privados de 10 horas para Niagara (de Toronto a Toronto) começam por C$420, se interessar, me manda uma mensagem.

Trius Winery

Almoço em vinícola Niagara

Trius é minha vinícola queridinha para curtir espumantes, assim como para um almoço ou jantar muito bem elaborado e servido. Para mim é uma experiência sempre certeira. Uma outra vantagem da Trius, para quem vai fazer apenas degustação, é que a loja costuma fechar mais tarde que as outras, então dá para encaixar a visita mais para o fim do dia.

Curiosamente, a Trius pertence ao mesmo grupo da Peller (abaixo), então estamos todos em casa e em boas mãos. Eu particularmente prefiro a comida e os vinhos da Trius quando comparada a Peller!

Endereço: 1249 Niagara Stone Road, Niagara-on-the-Lake, ON L0S 1J0

Website:  triuswines.com

Peller Estates Winery

Peller Estates Winery

Peller Estates Winery é uma das mais vinícolas mais conhecidas e refinadas na região de Niagara on the Lake, além disso o visual também é muito bonito. Se você gosta de gastronomia francesa, experimente o restaurante principal para uma combinação perfeita de bons vinho e culinária gourmet (prix fixe menu). A enóloga Katie Dickieson e a chefe Jason Parsons trabalham juntos para criar uma experiência inovativa para seus visitantes.

Basicamente tem duas opções de restaurantes na Peller. O principal para um almoço ou um jantar foi o que eu descrevi brevemente acima. Enquanto na varanda, o Terrace Wine Bar encaixa em uma refeição mais casual, entre os meses de maio a outubro. Já no inverno, aos sábados e domingos também há opções desse tipo almoço mais leve no lounge.

DICA: a Peller é a única vinícola em Niagara, até onde eu sei, que oferece a opção do Ice Cuvee, caso queria degustar algo diferente.

Endereço: 290 John Street East – Niagara-on-the-Lake, ON –  L0S 1J0

Website:  www.peller.com

Two Sisters Vineyards

Two Sisters Vineyards

Duas irmãs, Angela Marotta e Melissa Paolicelli, deram origem a vinícola Two Sisters Vineyards em Niagara on the Lake. Nada muito criativo no quesito “nome”, não é mesmo? (risos)

A Two Sisters é uma das vinícolas mais novas da região, porém muito bem conceituada. Assim como a vizinha Peller State, a mansão é imponente e logo capta nossos olhos.

O Kitchen76 é o restaurante italiano da Two Sisters, conduzido pelo chef Jason Letto, que é um dos meus restaurantes favoritos da região quando quero comida gostosa e bem elaborada, porém sem grandes surpresas. O preço também é acessível, mas não é barato!

Endereço: 240 John Street East – Niagara on the Lake, ON  L0S 1J0

Website:  www.twosistersvineyards.com


Chip de celular!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%

Vineland Estates Winery

Onde comer em Niagara

Essa dica vai especialmente para pessoas que residem em Toronto ou na região de Niagara, pois ela fica um pouco mais distante do centrinho de Niagara on the Lake e nem sempre ela se encaixa no itinerário de quem vai para fazer o bate e volta de Toronto.

Por outro lado, ela tem uma bela propriedade e o atendimento no restaurante é bastante caloroso e amigável. Das vinícolas que oferecem o prix fixe menu, a Vineland tem um bom custo x benefício.

Endereço: 1249 Niagara Stone Road, Niagara-on-the-Lake, ON L0S 1J0

Website: vineland.com

Outras vinícolas para almoçar em Niagara

Tem algumas vinícolas que estão na minha listinha para almoçar, mas ainda não deu tempo. Então, compartilho aqui e se gostar, me avisem:

Conclusão sobre as vinícolas de Niagara

O que não faltam são opções de passeios na região de Niágara, mas espero que esse post tenha te ajudado a decidir quais vinícolas colocar no seu roteiro!

Qualquer coisa estou a disposição nos comentários para trocarmos figurinhas. E querendo conversar sobre nossos tours privados e exclusivos falar conosco por aqui: tours@viajoteca.com | Whatsapp | Tours Viajoteca)

Powered by GetYourGuide

Respostas de 15

  1. Como fica a questão de beber e dirigir ? Tem algum limite aceitável igual na França ou é totalmente proibido igual no Brasil?

    1. Oi,
      Aqui na província de Ontario (onde fica Niagara, Toronto e Ottawa, por exemplo) o limite de álcool no organismo é de 0.08 para pessoas adultas acima de 21 anos, o que equivale a mais ou menos:
      – 350ml de cerveja por hora
      – 150ml de vinho por hora
      – 45ml de bebida destilada por hora

      Claro que esses exemplos podem variar dependendo do nível de álcool de cada bebida, essa é uma média. E o policial pode já começar a encrencar com nível de álcool acima de 0.05. [mais informações]

      Espero ter ajudado.

  2. Mirella, adorei suas dicas! Iremos escolher duas dessas mais recomendadas por vc! Gostaria de saber se esses tour são pagos e se tem ideia de quanto custa (para me organizar financeiramente, né!?). Obrigada!

    1. Oi Camila,
      Os tour das vinícolas geralmente são pagos sim, a degustação também. Mas os tours costumam ter degustação e eu acho que vale a pena.
      Se você compra vinho ou faz uma refeição na vinícola, geralmente tem desconto na degustação.
      Geralmente nos websites das vinícolas tem essas informações, mas qualquer coisa, me diz qual está pensando em visitar, que tendo descobrir pra você os valores e benefícios 😉
      Ajudei?

  3. Visitar as Cataratas do Niagara é um desejo antigo, tenho que me programar e realizá-lo. Agora, não sabia destas vinícolas não. Que linda a primeira. Adorei saber que Peller Estates Winery há culinária gourmet. Que legal!

    1. POis é … várias vinícolas da região tem restaurantes, um melhor que o outro. Estou torcendo para que essa “moda” continue seguindo, pois é sempre muito agradável ir para lá!
      Abs