Roteiro 2 dias em Toronto

Roteiro em Toronto | O que fazer em 2, 3 ou 4 dias de viagem

Vai para o Canadá e está precisando de um roteiro em Toronto para deixar sua viagem redondinha? Aqui nesse post você vai encontrar opções para 2, 3 ou 4 dias sobre o que fazer em Toronto.

Toronto é a maior cidade do Canadá e onde tudo acontece. Uma metrópole com cara de Chicago, jeito de Nova York, porém muito mais limpa, amigável e sem esteroides. Sendo assim, não faltam atrações, shows, esportes, museus e atividades para se fazer em Toronto e em toda região.

Qualquer dúvida ou sugestão, não deixem de falar comigo na caixa de comentários, adoro recadinhos!


Leia também:

+ Como ir do aeroporto de Toronto ao centro

+ Como passar imigração no Canadá

+ Seguro Viagem para o Canadá!


O básico de Toronto dá para fazer em dois dias, todavia reserve pelo menos mais um dia para poder fazer um bate e volta a Cataratas do Niagara!

Agora, querendo explorar a cidade mais a fundo, conhecer bairros diferentes, entrar nos museus e entender o ritmo dos Torontonians, decerto você vai precisar ficar mais dias, ou até esticar um intercâmbio!

Elaborei essas opções de roteiro em Toronto baseado na minha experiência de residente, afinal de contas, estou em Toronto há mais de 15 anos. Esses também são roteiros que uso quando algum amigo ou familiar vem me visitar, então ele já foi testado e aprovado!

Esse post não vai entrar no detalhe sobre cada ponto turístico, pois o objetivo é fornecer um roteiro em Toronto com mapa e passo a passo de como circular pela cidade. Tomei a liberdade de adicionar alguns links para outros posts já publicados aqui no Viajoteca, assim como links de parceiros que recomendamos para resolver sua vida com ingressos, hotéis e passeios.

Como complemento, recomendo também a leitura do post O que fazer em Toronto, que mando 25 dicas do que fazer na cidade. E também esse roteiro de 1 dia em Niagara Falls, que é um excelente bate e volta para fazer a partir de Toronto.

Como montar seu roteiro em Toronto

Quem me conhece sabe que ADORO caminhar durante meus passeios. Então se prepare, dado que esses dias do roteiro em Toronto merecem um bom tênis para aproveitar a cidade ao máximo!

Caso não consiga caminhar bastante, uma sugestão é comprar o ticket do ônibus turístico de Toronto hop-on hop-off (vai voltar a operar somente em 2022), pois ele que passa por todos esses lugares e muito mais. Ou entre em contato comigo para contratar um city tour que passa por vários lugares de Toronto de carro. [Email: mirella@viajoteca.com ou pelo whatsapp]

Você também vai precisar adaptar esse roteiro em Toronto baseado na sua acomodação (mais dicas sobre onde ficar em Toronto abaixo). E sempre prefira conhecer a cidade por regiões, assim você não perde tempo indo e voltando para o mesmo lugar.

E quando for fazer suas reservas, lembre-se de usar nossas links aqui do Viajoteca. A cada reserva concluída ganhamos uma micro-comissão que nos ajuda a manter o blog atualizado e cheio de dicas.


Dicas de Toronto para favoritar:

COMO IR DO AEROPORTO DE TORONTO AO CENTRO

TRANSPORTE PÚBLICO EM TORONTO

CLIMA EM TORONTO MÊS A MÊS

ROTEIRO POR TORONTO, MONTREAL, OTTAWA E QUEBEC


Onde ficar em Toronto

Separei alguns hotéis em Toronto para te ajudar a escolher um lugar bem legal para ficar. Todos esses que mando abaixo tem ótimas avaliações, mas preço de hotel em Toronto não costuma ser barato!

Luxo:

Moderado:

  1. One King West Hotel and Residence (Centro Financeiro)
  2. Delta Hotels (Union Station)
  3. Residence Inn (Entertainment District)

Econômico:

  1. Margie Townhome Suites (Downtown)
  2. Courtyard by Marriott (Downtown)
  3. Holiday Inn (Downtwon)

Se quiser ainda mais opções, escrevi esse post com dicas dos melhores bairros e hotéis para se hospedar em Toronto.

Roteiro 2 dias em Toronto
Flatiron – Gooderham Building, em Toronto

O que fazer em Toronto 2, 3, ou 4 dias

O clima em Toronto, como em qualquer lugar do Canadá, varia muito de estação para estação. Dito isso, esse roteiro foi pensado para quem vai viajar para Toronto entre os meses de abril a outubro (talvez até de março a novembro, dependendo de São Pedro!), isto é os meses de clima mais ameno.

Caso vá para Toronto entre novembro e março, os meses de inverno, certamente recomendo reservar mais tempo para fazer o mesmo itinerário, pois dependendo das temperaturas que pegar, a velocidade para se deslocar de um lugar para o outro pode ser mais lento, especialmente para quem prefere caminhar.

E como disse anteriormente, o roteiro de Toronto será realmente de 3 dias, pois um dia precisa ser dedicado a região de Niagara.

Lista das principais atrações de Toronto

Relação rapidinha dos lugares que você pode incluir no seu roteiro.

E isso é só o começo! Vem comigo conhecer o roteiro em Toronto que preparei para você com mapa e caminho todo detalhado!

Roteiro em Toronto – Dia 1

> Recomendo fazer esse roteiro durante a semana, de terça a sexta.

Mapa do roteiro de 1 dia (começa no ícone amarelo), caso o mapa esteja distante, só dar um zoom para ver o detalhes e minhas marcações.

St Lawrence Market, Gooderham Building e Brookfield Place

1- Que tal começar seu roteiro em Toronto com um café da manhã bem tradicional? Recomendo ir no mercado mais tradicional e histórico da cidade chamado St. Lawrence Market. Não deixe de experimentar o famoso sanduíche “peameal bacon” – veja o ponto laranja/amarelo no mapa para saber onde fica. 

O mercado abre de terça a sábado, das 5h as 15h. Mas a parte que interessa aos turistas, abre as 9h. Há outras opções de comidinhas dentro mercado, inclusive no subsolo tem uma loja de suco natural e um café maravilhoso para acompanhar o sanduíche.

Aproveite para conhecer os dois andares do prédio.

2- A entrada principal do mercado fica na Front St, então siga e repare nas construções antigas de Toronto. Decerto, você não vai passar despercebido/a pelo Flatiron (ou Gooderham Building). Dizem ser um dos prédios mais fotografados de Toronto e dependendo do ângulo, você consegue incluir a CN Tower na fotografia!

Logo atrás do Flatiron fica o Berczy Park, um parque que foi renovado a pouco tempo, e é um ótimo lugar para apreciar a nova e antiga arquitetura de Toronto. E claro, Impossível não se apaixonar pela fonte cheia de esculturas de cachorros.

3- Continue pela Front St. até chegar no Hockey Hall of Fame, um museu sobre a história do jogo de hockey, o esporte nacional do Canadá. Entre dentro do prédio onde fica o museu para conhecer o Brookfield Place, um dos prédios mais lindos internamente de Toronto.

Atravesse ele até chegar na Bay St e você estará no Distrito Financeiro de Toronto.

>> Esportes que você pode assistir em Toronto


Dica Local e curiosidades

Vocês vão perceber que ao longo desse texto estou passando várias dicas extras do que ver durante o roteiro em Toronto. Claro que é bacana fazer tudo, mas lembre-se que o tempo sempre é restrito!

Dentro do Distrito Financeiro, saindo pela Bay Street, se quiser conhecer um pouquinho mais de Toronto, recomendo o seguinte: entre no meio dos prédios, como foi sinalizado no mapa e você vai cair na pracinha dos elefantes, uma escultura chamada Tembo, Mother of Elephants, por Derrick S. Hudson. No horário do almoço em dias quentes, essa pracinha que fica cheio de gente comendo suas marmitinhas, uma cena bem canadense.

Essas pracinhas escondidas são bem típicas em Toronto, sendo que muitos locais desconhecem a existência desses lugares.

Aproveite para conhecer mais um prédio lindo, sendo assim, encontre o porta do antigo prédio do banco CIBC (tem o novo e o velho), entre e dê uma espiada como é lindo por dentro.

E para finalizar o detour, vá até o hotel One King West, entre sem medo, e desça a escadaria até o porão para ver o cofre gigantesco e histórico chamado The Vault! Eu acho super bacana e já foi cenário de alguns filmes!

Aliás, você sabia que Toronto muitas vezes é usada para gravação de filmes onde o cenário deveria ser Nova York ou Chicago? Inclusive, ver gravações acontecendo em Toronto é uma coisa muito corriqueira para quem mora na cidade.


Eaton Centre, Dundas Square e Phillip Nathan Phillips Sq.

Continuando nosso roteiro em Toronto (Dia 1)…

4- Suba a Bay St. até a Queen Street. O prédio que você verá no “final da rua” é a antiga prefeitura de Toronto, Old City Hall (atual forum de Toronto).

Vire a direita até o Eaton Centre, o maior shopping de Toronto. Certamente, um ótimo lugar para fazer compras, especialmente se não for em algum dos outlets em Toronto. Mas não hoje, do contrário não dará tempo de ver tudo o que programamos para o dia!

Em frente ao shopping, na Queen St., fica a loja de departamento The Bay (HBC), um dos ícones do comércio do Canadá, fundada em 1670. A propósito, durante o natal, suas vitrines ficam lindas.

5- Siga por dentro do Eaton Centre até a loja de departamento Nordstrom. A arquitetura do shopping é bem legal, não deixe de observar.

Então, saia a direita para a rua (Yonge St) e logo você vai chegar na Dundas Square, a Time Square de Toronto. Dê uma saracoteada por ali. Eu particularmente não sou muito fã desse lugar, mas precisa conhecer, sendo assim, vá e tire suas próprias conclusões.

Se tiver com fome, ali pertinho tem um restaurante árabe super gostosinho chamado Paramount [253 Yonge St]. Se preferir um restaurante estilo americano-canadense com vista e sem frescura, recomendo o Jack Astor [10 Dundas St. East]. Ou ainda, tem toda praça de alimentação do Eaton Centre que fica no subsolo do shopping.

6- Retorne para a Queen St, vire a direita (oeste) em direção a Nova Prefeitura (City Hall) ou Nathan Phillips Square. Lá você encontrará outras atrações típicas de Toronto como: os prédios em meia-lua (City Hall) e o letreiro de Toronto!

7– Continue na Queen St, mas prefira ir por dentro do Osgoode Hall (como mostrei no mapa), um complexo escondido, mas muito bonito.

CN Tower

Já na University Ave., uma bela avenida de Toronto. Desça até a King St. e vire a direita (oeste) e vá até o complexo do teatro Roy Thompson Hall. Por ali tem um dos teatros que exibem shows da Broadway em Toronto e tem a calçada da fama canadense com homenagens a Michael Bublé, Bryan Adams, Pamela Anderson, Jim Carrey, Michael J. Fox entre tantos outros canadenses. Aposto que você achou que eles fossem americanos, não é mesmo?

Veja a lista completa da calçada da fama canadense aqui. Acabe de curtir a praça e vá até a John St.

8- Suba a escadaria e sorria, você chegou na CN Tower, a grande atração que aparece em qualquer roteiro em Toronto! Nessa região você também encontrará o Ripley’s Aquarium e no Roger Centre (estádio de baseball).

DICA: na praça em frente a CN Tower não deixe de experimentar uma cervejinha de graça na Steam Whistle. Basta entrar, ir no balcão e pedir uma amostra! Eles também oferecem tour pela cervejaria, eu recomendo para quem entende inglês e gosta de cerveja, pois o valor compensa o que se pode consumir! (risos)

Dependendo do horário que você chegou aqui, aproveite para conhecer todas essas atrações ou voltar para o hotel para descansar (pelo item 9 abaixo).

Todavia, se sobrou tempo, vá para o Harbourfront conhecer a “beira-mar” (quer dizer, lago) de Toronto. Tem dicas no dia 4 do que fazer por lá

Union Station

9- Volte para seu hotel passando pelo Air Canada Centre, o estádio do time de hockey de Toronto, Maple Leafs (NHL), assim como do time de basquete, o Raptors (NBA).

Siga para a Union Station, estação de trem, por dentro e tente observar a arquitetura do prédio antigo da estação. Aproveite e entre também no hotel Fairmont Royal York, um dos hotéis histórico de luxo de Toronto, que já foi cenário de alguns filmes de Hollywood.

Do hotel Royal York, indo para o basement (subsolo) você terá acesso ao Path, a rua subterrânea de Toronto. Recomendo visitá-la somente em horário comercial, do contrário aquilo fica morto, parece assombração! Mas tem várias entradas para o Path no centro financeiro, essa é somente uma das opções.

Volte para seu hotel ou vá direto jantar em algumas das dicas que mandei aqui no post do Dia 1 ou Dia 2.

Opções para jantar em Toronto – Dia 1

A Esplanade St fica ali pertinho da Union Station, e pode ser uma opção para quem quer resolver o jantar antes de voltar para o hotel e não sair mais. Nesse miolinho tem alguns bares, pubs e restaurantes para escolher. Dentre eles, eu recomendo: The Keg para steak, Old Spaghetti Factory para famílias ou o Bier Mrkt ou Scotland Yard Pub para bar/restaurante.

Uma região que eu adoro sair a noite em Toronto é na King x Portland. Então, para restaurantes recomento do Baro (mexicano), Buca – King W. (italiano fino), Gusto 101 (italiano descolado), Cibo Wine Bar ou Wvrst (cervejaria alemã). Mas sério, tem tanta opção nessa área, que você pode simplesmente escolher o que encaixa no seu gosto e bolso!

Quer algo especial e de chef renomado? Então, recomendo os restaurantes Canoe (cozinha canadense), Antler (cozinha canadense) e Alo Restaurant (francês).



Roteiro em Toronto – Dia 2

Antes de começar o dia 2 do nosso roteiro em Toronto, você terá que decidir se irá visitar algum museu. Dessa maneira, deixo 4 opções, e recomendo visitar no máximo 2 (ideal somente um se quiser ver com calma):

  • Casa Loma: mansão histórica do magnata Sir Henry Pellat localizada ao “norte” da cidade.
  • ROM (Royal Ontario Museum): principal museu da cidade que tem uma coleção belíssima e aborda todas as épocas da história.
  • AGO (Art Gallery of Ontario): a Galeria de Arte de Ontario tem uma vasta coleção, incluindo artes genuinamente canadenses, como o Grupo dos Setes.
  • Bata Shoe Museum: museu dedicado a história do sapato. Ele pequeno, mas muito diferente, pode ser perfeito para ser o segundo museu do dia, por exemplo, ele fica do lado do ROM.

Nesse roteiro do segundo dia em Toronto, vou colocar como chegar nos 4 museus, incluindo a Casa Loma que é o primeiro e o mais fora de mão, então adapte o roteiro como preferir…

Bora?

Casa Loma

1-Tome um café para começar o dia. Recomendo o Tim Hortons, só para dizer que você realmente esteve no Canadá (risos). Ou escolha um café próximo a seu hotel. Vai por mim, tem muitos cafés legais e locais, além do Starbucks!

Então, comece o passeio pegando o metro para estação St Clair West até a Casa Loma. Inclusive, recomendo fazer esse caminho da estação de metrô até a Casa Loma pelas ruas menores ou pelo parque. Você também pode optar por pegar táxi/uber/lyft direto para a Casa Loma.

A Casa Loma abre diariamente as 9h30. A mansão já apareceu em muitos filmes, incluindo o X-Men, onde era a casa do Professor Xavier!

Ao terminar a visita, desça para a estação de metrô Dupont e siga até a estação Bay (precisa fazer baldiação). Caso prefira ir caminhando, também é possível. Sendo assim, desça a pé passando pela Davenport Rd., e depois pela Avenue Rd (mais movimentada). Ou ainda pela Hazelton St (mais calma), até chegar no bairro Yorkville (Cumberland St x Bellair St).

Se estiver com fome, aproveite para escolher um dos restaurantes em Yorkville, pois o bairro é muito fofo. Caso queira economizar, tem o supermercado Whole Foods que tem comidinha boa para pegar e comer na pracinha da Cumberland St x Bellair St!

Yorkville, U of T, ROM e Queens Park

[Mapa (tosco) dessa parte do tour começa aqui]

2- Dê uma passeada na Bloor St. (entre Yonge St e Avenue Rd), a 5a. Avenida canadense. Na Bloor você vai encontrar muitas lojas de grifes famosas e o buxixo do bairro mais fru-fru da cidade. É delicioso, só para deixar claro! 🙂

Se gostar de prédios históricos de universidades, faça um breve tour para conhecer o edifício chamado Victoria University. Eu acho esse miolinho da Universidade de Toronto muito lindo!

3- Retorne para Bloor x Avenue para ver a fachada do museu ROM e se decidir visitá-lo por dentro, divirta-se! De lá, se quiser visitar o museu Bata Shoe, saiba que ele fica a oeste, alguns passos do ROM.

4- Agora vamos continuar para o sul (direção do lago). Então, siga pela ruela chamada Philosopher’s Walk e quase no final do caminho, antes de chegar na Hoskin Ave., entre na portinha do Trinity College. Dessa forma, você vai visitar mais um prédio incrível da Universidade de Toronto (UofT). Aliás, não esqueça de ver a igreja e o jardim! (um dos segredinhos que você não deve contar para ninguém, ok?).

Chegando na Hoskin Ave, você pode namorar um pouquinho outros prédios da Universidade que ficam ali do lado, como a entrada do Trinity College, a Torre. Dessa forma, vá entrando sem medo pelo campus da UofT.

Vá para o Queen’s Park pelo Hart House Circle.

5- O Queen’s Park é a sede do governo da província de Ontario. Confesso que é fácil a gente acreditar faz parte da Universidade de Toronto, mas não faz! Certamente você pode dar uma espiada por dentro, mas quem quiser um tour completo, é preciso fazer reserva.

Kensington Market e Chinatown

[Se sobrar tempo continue o roteiro por aqui. Todavia, se tiver apenas dois dias em Toronto, eu recomendo você conhecer a região do Harbourfront, tem descrição dessa região no Dia 4].

6- Continue pela College St, sentido oeste, e siga até Augusta Ave. Então, você entrará no bairro mais alternativo de Toronto, o Kensington Market. Se você está com tempo apertado e não gosta de coisa “bagunçadinha e sujinha”, pode tirar esse parte do roteiro.

Eu adoro esse bairro, pois ele é bem diferente de tudo na cidade, especialmente nesse roteiro em Toronto. Se resolver visitar, certamente você precisa entrar nas lojinhas (especialmente a Blue Banana Market), brechós, tomar um café (Jimmy’s Coffee é meu favorito) e curtir o estilo naturebas / bicho grilo de Kensington Market. Aliás, as ruas mais legais são a Augusta Ave. e Kesington Ave.

7-  Continue pela Dundas St, sentido leste, e comece seu passeio por Chinatown Toronto. A Spadina Ave. é o coração de Chinatown e nesse pedaço tem muitas lojinhas de souvenirs (adoro a Royal Canadian Gifts), bugigangas, quitandas etc.

Essa é uma área meio maluquinha, pois mistura uma area nobre da cidade, com a confusão da Chinatown. Uma mistura interessante e a cara da torre de babel chamada Toronto. Explore um pouquinho alguns quarteirões ao norte e ao sul da Spadina.

DICA: Se você gosta de grafitismo, não deixe de ir no Graffitti Alley. Dá para tirar muitas fotos legais para seu Instagram e ver trabalho de muitos artistas do ramo! Inclusive, os murais estão sempre se atualizando.

>> Aliás, já segue o Viajoteca no Instagram?

8- Voltando na Dundas St ou chegando no Grange Park (parque), sentido leste, você conhecerá o museu AGO. Mesmo se não for entrar, recomendo ver um pouquinho da sua arquitetura.

Aliás, logo ali do lado, fica um prédio muito diferente de Toronto, a sede da OCAD University.

E prontinho, seu dia acabou.

Opções para Jantar – Dia 2

Se ainda estiver claro, que é algo comum no verão, por certo você precisa ir para o Distillery District. Especialmente se você não tiver mais dias em Toronto. O Distillery District é um lugar imperdível para se ver durante o dia e a noite. Então, segue as minhas recomendações de restaurantes no Distillery: Cluny Bistro para ambiente fino e francês, El Catrin para um mexicano descolado ou Mill Street Toronto para uma cervejaria. 

Se você gosta de balada, o Drake Hotel na Queen St West é um clássico e talvez deva entrar no seu roteiro. E ali perto, se você gosta de italiano, tem o Terroni, que é um dos meus queridinhos da cidade.

Do contrário, tem as dicas que já passeio sobre opções para jantar em Toronto no dia 1.

Graffiti Alley, Toronto

Toronto – Dia 3

Niagara Falls

A região de Niagara Falls é um lugar delicioso de passear e fica bem pertinho de Toronto, mais ou menos 1h30 de carro. Assim sendo, você precisa dedicar um tempo para as cataratas, nem que seja indo no nosso tour curtinho de 7h em Niagara.

Na verdade, você pode fazer esse dia das Cataratas do Niágara em qualquer um dos dias que você estiver em Toronto. Inclusive, tem gente que vai até no dia do desembarque. Especialmente o pessoal que chega no voo do comecinho da manhã, de São Paulo a Toronto pela Air Canada (AC91), aproveita a deixa. Apesar de eu achar puxado, a viagem é de quem faz, não é mesmo?

Além das cataratas, você também pode conhecer a charmosa cidade de Niagara on the Lake. Assim como, experimentar o vinho digestivo chamado icewine, passear pela Niagara Parkway e muitas outras coisas.

Todas as dica de Niágara do Viajoteca:

Toronto – Dia 4

A princípio, esse dia você vai dedicar para conhecer lugares que não tinha dado tempo de ir. Isso pode ser um museu que se interessou, experimentar um restaurante com mais tempo, até mesmo explorar um bairro diferente ou mesmo revisitar um lugar que adorou!!!

Sendo assim, mando abaixo algumas informações extras do que fazer com seu roteiro em Toronto de 4 dias.

Harbourfront e Toronto Island

O Harbourfront / Waterfront é a orla de Toronto. Para quem não sabe, Toronto é banhada pelo imenso Lago Ontário, um dos cinco grandes lados da América do Norte.

Você pode começar o passeio no HTO Park, a “praia” dos guarda-sóis amarelos, e ir seguindo até o Jack Layton Ferry Terminal, local onde se pega o ferry/balsa para a Ilha de Toronto. Ou faça o caminho inverso, isto é, vai para a ilha primeiro e depois conhece o Harbourfront.

No Harbourfront aproveite o caminho para relaxar, afinal, eu acho uma delícia passear por ali. E claro, não deixe de tomar uma cervejinha no Amsterdam Brewery (se não tiver fila, prefira sentar no pátio olhando o lago). Ah sim, não deixe de experimentar o Beaver Tail (rabo de castor), o “churros” canadense em formato de rabo de castor! Eu amo.

Se quiser, ou tiver tempo, vá conhecer a Ilha de Toronto. Para isso, pegue a balsa na estação Jack Layton Ferry Terminal para centre island, e aproveite. Só o passeio de balsa já vai valer o ingresso, pois o percurso proporciona um visual lindo da cidade. Na ilha tem várias praias, parque de diversão, opção de alugar bicicleta etc.

Entretanto, se você não quiser descer na ilha ou estiver com o tempo curto, pegue um cruzeiro de 1h pelo lago Ontário e curta a vista.

Distillery District

Outro lugar imperdível de Toronto, que já havia mencionado na opção de jantar para o dia 2, é o Distillery District. O Distillery District é uma antiga área industrial do século XIX que se transformou em um local de entretenimento com muitas opções de restaurantes, bares, lojas, cafés, teatro e galerias de arte.

Inclusive, todas as dicas para conhecer essa área de Toronto, compartilhei aqui nesse post sobre o Distillery District.

Queen Street

A Queen Street é um longa rua em Toronto que passa por vários bairros e vai se transformando ao longo do caminho. Então, para te ajudar a navegar pela Queen, fiz um post bem detalhado sobre ela: Queen Street em Toronto, a rua mais legal de Toronto!


Mais lugares e dicas de Toronto:

CIDADES PERTO DE TORONTO PARA BATE E VOLTA

ONDE ESQUIAR EM TORONTO – MELHORES ESTAÇÕES

ESPORTES EM TORONTO – ONDE ASSISTIR

OUTLETS EM TORONTO


Conclusão sobre o roteiro em Toronto

Confesso que foi difícil pensar nesse roteiro em Toronto de 2, 3 ou 4 dias. Pois como moro na cidade, tenho aquela ânsia de querer mostrar TUDO o que eu acho legal. Mas, confesso que nem mostrei metade do que Toronto tem a oferecer. Contudo espero que tenha sido justa com as principais atrações turísticas.

Qualquer dúvida estou a disposição, então basta me deixar um comentário no final dessa página. Prometo que respondo todo mundo!

Do mais, obrigada pela visita ao Viajoteca. Por certo, aqui você vai encontrar muito mais dicas de Toronto, do Canadá e do mundo. E não esqueça de fazer suas reservas usando nossos! Eu agradeço de coração.



Respostas de 55

  1. Que texto maravilhoso, gosto de ler. Parece que foi feito por um amigo de verdade. Parabéns pelo conteúdo, Mirella. Vou passar uns dias em Toronto antes de ir para Chicago estudar e esse roteiro certamente vai me ajudar demaaais!

    Um abraço!

  2. Olá Mirella, parabéns pelo conteúdo! Visitarei apenas Toronto e Niagara, mas será em fevereiro… ou seja, inverno intenso. Vc tem alguma dica ou restrição que devo considerar? Imagino que a visita a Niagara seja diferente ou msm não tenha no inverno intenso.
    Obrigada!
    Renata

    1. Oi Renata,
      Eu acho que a única restrição seja uma roupa quentinha, mas isso você vai precisar em qualquer lugar que for no Canadá.
      Niagara é um destino de 4 estações, então vale a pena em qualquer época. Nós levamos pessoal para lá em qualquer época do ano, só cancelamos se acontecer alguma tempestade de neve e seja perigoso dirigir.
      Então, a princípio, não vejo restrição nenhuma.
      Bjks

  3. Mirellla, tudo bem?
    Descobri o blog há poucos dias. Parabéns pelos conteúdos! Tem me ajudado muito!
    Vamos a Toronto entre Ago e Set/2021. Faremos um intercâmbio de 30 dias.
    Você saberia me informar se no centro de Toronto existem estacionamentos que permitam motorhome por longos períodos?
    Queremos dispensar os hotéis, transportes públicos e afins, ficando apenas com o motorhome para ter maior locomoção e facilidades. Já que estaremos em um período com os dias mais longos de sol e poderíamos visitar as cidades próximas sem se preocupar com reservas e custos extras.
    Obrigada!

    1. Oi Márcia, Tudo bem?

      Puxa…. que pena que não falou comigo para fechar seu intercâmbio, trabalho com isso com a agência mikix.
      Voltando ao intercâmbio, voce já falou com sua agência sobre plano de quarentena e situação atual das restrições canadenses, correto? Apesar de achar que em ago/set a situação já estará bem melhor, é importante que sua agência a mantenha informada para os planos não saírem pela culatra.

      Sobre a RV/Motorhome, eu não sou expert no assunto, mas até onde eu sei não tem lugar para estacionar RVs no centro de Toronto. Dei uma pesquisada rápida no google e também não encontrei nada, até para estacionar por pouco tempo nas grandes cidades pode ser um problema (Montreal e Ottawa, a mesma coisa).
      Encontrei esse mapa, e talvez te ajude.
      Geralmente as pessoas alugam RVs no Canadá para fugir das cidades grandes e conhecerem os parques nacionais ou as cidades menores, mas vou torcer para que encontrem algo legal para sua viagem..

    2. Mirella bom dia.
      Vc tem guia que nos acompanhe durante esses 5 dias????
      Penso deixar o último para niagara , dormir por la e sair direto para o aeroporto e regressar . Iremos eu e marido.
      Muito obrigada

      1. OI Regina, tudo bem?
        Até fazemos roteiro de alguns dias para grupos, mas não é comum, geralmente com agência de viagem, entende? Para o publico em geral, geralmente fechamos passeios saindo de Toronto para Niagara ou city tour em Toronto.
        Me manda uma mensagem por email ou WhatsApp para conversarmos.
        Abs,

    1. Oi Vitor, Tudo bem?
      Que legal que aproveitou as dicas, espero que curta ainda mais Toronto 🙂
      E se der, use nossos links para fazer suas reservas, nos ajuda bastante a manter o blog!
      E precisando de mais alguma coisa, só me avisar, Toronto é onde chamo de casa!
      Abs

  4. Boa tarde Mirella!
    Muito boa suas dicas, obrigado!!

    Estou indo com minha esposa para o Canadá em Agosto, e a ideia é conhecer muitos lugares. Vamos viajar de leste á oeste.
    Fiz um roteiro com as dicas no seu blog, ficou assim:
    1 – Toronto
    2 – Toronto
    3 – Toronto
    4 – Toronto – Niagara (06:00-07:30, onibus) / Niagara – Toronto (15:20-17:20, onibus) / Toronto – Ottawa (18:25-23:15, trem)
    5 – Ottawa – Montreal (19:00-21:00, trem)
    6 – Montreal – Quebec (19:00-22:15, onibus)
    7 – Quebec
    8 – Quebec
    9 Quebec – Calgary
    (…)

    Eu sei que está tudo corrido. Mas queria sua opiniao. Vale a pena trocar um dia em Toronto por um dia em Montreal?
    Pelo que li a respeito das cidades, Toronto parece ter mais o que ver e fazer.
    No seu roteiro de Montreal, eu abriria mão do parque olímpico, e consequentemente do dia 2 do roteiro.
    Outra dúvida que tenho, esse período que eu tenho em Niagara é suficiente para conhecer as cataratas? Não faço questão de conhecer a cidade Niagara Falls.

    Muito obrigado!
    Abraços

    1. Oi Vitor, Tudo bem?
      Vamos lá:

      1- Niagara:

      existe um motivo econômico de vocês estarem fazendo o dia 4 desse jeito? Digo isso porque estou achando super cansativo.
      Eu faria Niagara no dia 2 ou 3, e deixaria o dia 4 para passear um pouco mais em Toronto e depois seguir para Ottawa.

      Tem alguns tours de um dia que faz esse passeio de Niagara, aqui dou uma ideia dos tours disponíveis:
      https://www.viajoteca.com/roteiro-1-dia-em-niagara-falls/
      https://www.viajoteca.com/como-ir-de-toronto-a-niagara-falls/ (veja a parte de onibus excursão)

      Montreal:
      Eu acho que vale ficar pelo menos um dia inteiro em Montreal, e pelo seu roteiro, vai ser meio corrido.
      Porque não vai para Quebec no dia 7 cedo? Digo isso, pois noto que está sempre chegando a noite nas cidade, e depois das 9 é dificil encontrar restaurante aberto e acho legal viver um pouco da cidade de dia e de noite.
      Claro que se estiverem economizando e não puderem gastar com restaurantes ou bares, desconsidere meu comentário.

      Se fosse meu roteiro eu faria assim:

      1 – Toronto
      2 – Niagara (bate e volta – iria com algum tour que inclua Niagara on the Lake é muito fofa)
      3 – Toronto
      4 – Toronto > Ottawa (chegando em um horário que dá para ir jantar) – eu tentaria ver preço de passagem de avião saindo do aeroporto da ilha (Toronto YTZ, pela Porter Airlines, as vezes eles tem ótimas promoções, mas você terá o custo extra do taxi do aeroporto de Ottawa para seu hotel)
      5 – Ottawa > Montreal
      6 – Montreal
      7 – Montreal > Quebec
      8 – Quebec
      9 Quebec – Calgary

      Espero que ajude.

    1. Oi Rafaela,
      Pensa no tamanho do meu sorriso ao receber essa seu comentário, muito obrigada 🙂
      Precisando de alguma coisa, estou a disposição e se puder usar nossos links de afiliados para suas reservas, super agradeço!
      Beijos

  5. Oi Mirella!
    Antes de mais nada, parabéns pelo post, adorei e anotei muita coisa!
    Minha pergunta é: você sabe se é possível alugar bicicletas com cadeirinhas para as crianças ou bicicletas infantis em Toronto Island?
    Obrigada!

  6. Oi, Mirella!
    Excelentes dicas! Seus posts estão me ajudando bastante no planejamento de visita a Toronto.
    Tenho algumas dúvidas…
    Pretendo ir a algum pub ou restaurante a noite e estarei com mais 3 amigas. Tem movimento nas ruas a noite, tipo 22:00 ou 23:00? Sabemos que não se deve andar sozinha em horários tardios, mas vc acha perigoso sair de algum bar ou restaurante nesses horários e pegar transporte público?
    Pensamos num taxi, mas não temos o inglês fluente para chamar algum. Vc indica algum aplicativo em Toronto pra isso? Uber é confiável por lá?
    Obrigada.

    1. Oi Fernanda,
      De sexta e sábado a noite tem mais movimento, especialmente na região da King West (entre Spadina e Bathurst).
      Taxi, Uber ou Lyft nessa região é bem tranquilo de encontrar a qualquer hora, e seguro.
      Tenha o endereço certinho em mãos. Toronto é uma cidade muito segura, claro que está longe de ser o paraíso, mas indo em 3, as preocupações que nós mulheres temos é praticamente mínima.
      Aproveitem e não esqueça de fazer suas reservas pelos nossos links!!!
      Beijos

  7. Estive em Toronto em junho de 2017, segui seu roteiro em 1 dia e no outro dia fui para Niagara Falls e Niagara on the Lake. Volto esse ano, na mesma época para visitar os lugares que faltou conhecer e gostaria de salientar que o seu roteiro é o melhor de todos que pesquisei na internet. Parabéns! Temos um roteiro seu também para Montreal e Villa de Quebec?

    1. Oi Alessandra,
      Que legal saber que curtiu meu roteiro … eu adoro Toronto e é sempre legal compartilhar meus achados 🙂
      Aqui os roteiros:
      14 Dias pelo Leste do Canadá: https://www.viajoteca.com/roteiro-14-dias-pelo-leste-do-canada/
      2 dias em Montreal: https://www.viajoteca.com/2-dias-em-montreal/
      1 dia em Ottawa:https://www.viajoteca.com/um-dia-perfeito-em-ottawa/
      1 dia em Niagara: https://www.viajoteca.com/roteiro-1-dia-em-niagara-falls/

      De Quebec ainda não fiz, pois já faz um tempinho que fui para lá e não quero mandar dicas desatualizada 🙂
      Abs

  8. Oi Mirella…Bem legal esse post.
    Vou em Setembro p Toronto e terei exatamente 2 dias na cidade antes de partir p Niagara, Ottawa, Monreal e Quebec, seguindo o seu roteiro de 14 dias.

    Minha dúvida é a seguinte.
    Qual o tempo médio eu devo calcular para cada um desses dias (dificil né…sei q é bem relativo isso)
    Mas só pra saber mais ou menos mesmo…quanto tempo médio para percorrer esses caminhos todos.

    Pra eu poder calcular que horas começamos a tour e no meio dela se estamos “atrasados” ou não.
    Só pra ter essa noção sabe.

    Obrigado pelas dicas…estão me ajudando muito
    Abs

    1. Oi Vini,
      No post dos 14 dias pelo leste do Canadá eu coloco a distância entre as cidades para facilitar um pouco sua vida.
      Mas é mais ou menos assim:
      Niagara > Ottawa : 7 horas
      Ottawa > Montreal : 2 horas
      Montreal > Quebec : 3 horas
      Quebec > Toronto : 9 horas

      Lembre-se que Toronto e Montreal, o trânsito é caótico, evite os horários de ida e retorno ao trabalho.

      E se for reservar hoteis, seguro viagem e carro, lembra de fazer cotação usando nossos links aqui do blog … se der certo, você não paga mais por isso e nos ajuda a manter o blog! 🙂 🙂 🙂

      Ajudei?

  9. Olá Mirella,

    Estou a caminho de Toronto no próximo mês, e adoro esses tipos de roteiro. Como ficarei por um mês na cidade, incluirei as dicas nos meus passeios, houve alguma alteração desde então? O mês de Setembro ainda é indicado para os passeios?

    Grata, e abraços..
    Valéria

  10. Oi Mirella,

    Estou em Montreal fazendo um intercâmbio e passei o último fim de semana em Toronto. Imprimi o seu roteiro e fui. Queria te agradecer por ter montado um roteiro tão detalhado e bem cuidado como esse. Tive que fazer algumas adaptações pra se encaixar melhor com meus horários, mas consegui seguir quase tudo e valeu MUITO a pena!! Amei Toronto!

    Beijos

  11. Muito interessante. Estou em Whitby, muito proximo a Toronto, hospedado na casa do meu irmão. Peguei aqui o seu roteiro para fazer nesta semana que passarei aqui.
    Recomendo fazer as cidades do GTA de Toronto. Vale muito a pena pela cultura local, o estilo das casas.

    1. Oi Ricardo,
      Se tiver mais tempo para curtir Toronto, minha dica é fazer esse meu roteiro de 2 dias com mais calma, pois confesso que ele é apertado.
      A região da GTA é mesmo muito legal, coisas fora do circuito turistico, mas gostoso de ver como as pessoas vivem. Eu morei por muitos anos em Oakville, do lado oeste de Toronto, e adorei a experiência. Agora voltei a morar em downtown … 😉
      Abs

  12. Eu também, se Deus quiser estarei indo pela primeira vez, conheço uns 40 países, mas nunca fui em Santiago, fazer um boneco de neve é o sonho dos meus filhos.
    Abs

  13. Boa dia Mirella,
    quero perguntar se é possível viajar de Nova York para Toronto de carro no final de janeiro. Eu nunca dirigi na neve e quero alugar um carro na Florida e ir dirigindo até Toronto. Obrigado pela ajuda.

    1. Oi Victor, Tudo bem?
      Dá sim … mas assim, sendo inverno e tendo possibilidade de tempestade de neve, eu sempre indico ter plano B, pois talvez, devido ao mal tempo, você precise adiar um dia ou algumas horas o itinerário, entende?
      Já fiz isso no inverno e deu tudo certo… o único problema é o clima que a gente não consegue ter previsão, mas não é que tem tempestade de neve todo dia, entende? 🙂

      Ajudei?

      1. Muito obrigado, ajudou bastante, estou indo no próximo mês para Santiago para aclimatar no Valle Nevado e se Deus quiser ir em Toronto em janeiro e se o tempo estiver favorável, não muito congelante, ir até Montreal.
        Parabéns pelo ótimo Blog.

  14. Excelente, Mirella!!! Vou a Toronto no início de outubro, e vou adaptar seu roteiro pra 3 dias + 1 dia em Niagara Falls. Depois compartilho meu roteirinho para vc rabiscar à vontade, rsrsrs

    1. OI ALex,
      Para 3 dias vai ficar ainda melhor, pois terá mais tempo de curtir cada lugar, dois dias eu confesso que fica puxado 🙂 . Depois me manda sim como ficou seu roteiro, quero saber como você adaptou e se achou mais coisas legais!!!!
      Aguenta que logo sai do Montreal, tem uns 5 anos que fui pra lá, mas na semana que vêm estou voltando e vou poder atualizar com as novas dicas que vou pegar.
      Além de acompanhar o viajoteca, você precisa entrar na comunidade do facebook, https://www.facebook.com/groups/ViajandoPeloCanada/.
      Se for em outubro, terá que reservar alguns momentos para curtir as cores do outono … em Ottawa, o Gatineau Park é lindo.
      Abs

  15. Mirella, esse post esta perfeito para mim que fico 3 dias e vou a Niagara no terceiro dia. Mas queria sua opiniao sobre alugar um carro ou nao. Cotei com a empresa aiport taxi para o Courtyard downtown por $71 (2 adt e 2 chd, 3 malas e 2 malas de mao), fora a gorjeta e tool. Nos usaremos o taxi na ida e na volta do aeroporto e vamos alugar o carro por 1 dia para Niagara. O trem expresso nao e uma opcao por causa do cansaco da viagem. O aluguel de um compacto custa CAD$300 por 3 dias com todos os seguros incluidos. E tem green parking perto do hotel. Estou pensando em alugar o carro. Gostamos de ir a um hipermercado estilo walmart ou loja de departamentos grande para fazer umas comprinhas a noite ou um passeio o woodbine beach no fim de tarde. O que voce acha da minha ideia? Algum custo a mais ou algum problema? Muito obrigada.

    1. Oi Celia, Tudo bem?
      Eu particularmente, acho a ideia de alugar o carro uma boa, mas tem o curso do estacionamento, que já vi que você já se informou, certo?
      Se tudo se encaixar no orçamento de vocês, eu acho válido… esse roteiro que fiz, está bem apertadinho para 2 dias, mas você pode adaptá-lo ao ritmo da família e fazer somente o que mais interessar 😉
      Você vai encontrar lojas desse jeito que está falando em Etobicoke, cidade ao oeste de Toronto.
      Do mais, não vejo extra custo, pois não tem pedagio e nada dessas coisas… a não ser o trânsito insuportável de Toronto…
      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.