oktoberfest munique

Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha – 2023

Se você tiver a sorte de conhecer (ou já conheceu) a Oktoberfest em Munique, na Alemanha, você é uma pessoa de sorte. De todas as festas populares que eu já fui (e não foram poucas), a Oktoberfest é a melhor de todas disparado. Gostei tanto que voltei outros anos, afinal cerveja e festa é tudo que mais gosto!

Em 2023 acontecerá finalmente a188ª Oktoberfest em Munique. Ela acontecerá do dia 16 de Setembro de 2023 a 03 de Outubro de 2023. Serão 17 dias de muita festa, comida boa e cerveja da melhor qualidade. Então, como dicas para curtir a Oktoberfest em Munique são sempre bem-vindas, vou dar minhas sugestões. Dessa forma, você ainda pode aproveitar e se programar para outros anos.

Se você gosta de festa e cerveja, mas não poderá ir para a Alemanha, você pode aproveitar a Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina. Começará no dia 04 de Outubro e vai até o dia 22 de Outubro de 2023. Ou ainda aproveitar uma das tantas Festas da Cerveja espalhadas pelo mundo.

München Alemanha

[vc_message message_box_color=”pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.[/vc_message]

Oktoberfest em Munique na Alemanha

Programe-se com antecedência

Sem dúvida, esta é a dica mais importante de todas. Não precisaria nem falar, mas vai que você resolve ir de uma hora para outra já se prepara para as dificudades que vai encontrar. Afinal, a Oktoberfest em Munique é uma das festas mais conhecidas mundialmente. Dessa forma, ela é visitada por milhares de pessoas diariamente. Como é de se imaginar, grande parte destas pessoas já se organizaram, muitas com até um ano de atencedência. Então, se você quer ficar num hotel bem localizado e barato, faça a sua reserva com muitos meses de antecedência. Para exemplificar, lá por abril/maio as opções já são bem menores. Então, os hotéis que você encontrar ou vão estar muito caros, ou serão bem longe da festa.


+ DICAS DE HOTÉIS PARA SE HOSPEDAR EM MUNIQUE – ALEMANHA


Se você é adepto ao CouchSurfing, também tente entrar em contato com bastante tempo de antecedência. Vai ser um jogo de sorte, já que durante a Oktoberfest em Munique, são poucas as pessoas que dispõe a sua casa. Infelizmente, muitas pessoas exageram, chegam bêbados e fazem o maior estrago. Por isso, muitos moradores não abrem suas casas neste período do ano.

Para os hostels funciona da mesma forma. Por isso, reserve o quanto antes. Já vi hostels querendo cobrar quase 100 euros por uma cama compartilhada num quarto lotado para os dias de festa. Lógico que quem está na chuva quer se molhar, mas uma economia em tempo de dólar e euro altos é sempre bem-vinda.

Booking.com
Cidades para conhecer em 2019 Munique
Oktoberfest, em Munique, na Alemanha

Programe-se com transporte também

A mesma dica vale para o transporte. Quanto mais cedo que você reservar, melhor vai ser a tarifa do bilhete (trem, ônibus e avião). Então, resta a você saber qual é a melhor opção e aquela que se encaixa no seu bolso. Eu já fui de Paris à Munique utilizando os três tipos de transporte. Minha primeira vez foi de ônibus, eu sai de Paris às 21h30 e cheguei às 07h do dia seguinte, mas como estava com amigos, tudo foi festa.

Posteriormente, duas vezes eu fui de trem, mas já estava na Alemanha, então a viagem foi curta e rápida. Por fim, outras duas vezes fui de avião, aquela maravilha que em menos de 1h se está no destino.

Outra opção maravilhosa se você já estiver na Europa é você alugar um carro. Assim pode ir visitando todas as cidades no caminho. Entretanto, tenha em mente que alugar um carro em Munique neste período também é bem concorrido. Se você está pensando em fazer uma viagem pela Alemanha de carro neste período do ano, tenha isto em mente e planeje-se!

München Alemanha

Chegue na festa cedo

Está aí uma coisa que levei um choque na minha primeira ida. Eu, catarinense que sou, e acostumada com a Oktoberfest de Blumenau, achava que em Munique era mais ou menos o mesmo estilo. Pelo menos no quesito horas de festa. Mas me enganei redondamente. Pois a festa tem hora para começar e hora para terminar. Aliás, ela termina cedo! Isto é, antes da meia-noite todos as tendas já estão vazias. Por que isso? Porque é uma lei municipal.

Antigamente, quando a festa não tinha hora para acabar, muitas pessoas bebiam demais, dormiam pelas ruas, urinavam nos muros… Muitos moradores se incomodavam demais no período da festa. Então a prefeitura resolveu dar um basta e fez uma lei determinando que a festa acaba às 23:30. Dessa forma, a meia noite os pavilhões devem estar vazios.

Assim que chegamos em Munique, deixamos as malas no quarto, fomos tomar café da manhã e dali iríamos direto para a festa. Como assim às 09h da manhã? Sim amigos! A festa começa cedo. E se você se atrasar, corre o risco de perder o melhor dela.

Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha
Uma festa que começa de manhã cedo

A Oktoberfest em Munique começa muito cedo. Tem gente que já está na frente das tendas às 07h30 – 08h. Isto porque as tendas ficam cheias super cedo e depois de atigirem um certo número de lotação, elas são fechadas. Dessa forma, quam não entrou na tenda, fica do lado de fora, na fila, esperando alguém sair. Ou seja, sai um, entra um.

Assim sendo, se você quer conseguir um lugar na tenda de sua escolha e não quer ficar esperando na fila por uma hora ou mais, então você precisa chegar cedo. Se você estiver com um grupo grande de amigos, você tem a opção de reservar uma mesa. Mas saibam que vai custar caro, apesar de super valer à pena. Novamente, lembre-se de reservar com meses de antecedência também. Depois do meio-dia, quando as bandas já estão tocando a todo o vapor fica bem difícil de entrar nas tendas.

Claro que eu sei que provavelmente serão as suas férias e é super chato ter que madrugar, mas faça um esforço. Pois compensa visitar pelo menos uma das grandes tendas de cerveja, e testemunhar o espetáculo incrível no seu interior. Devo te alertar que não tem jeitinho para entrar e tem gente vindo dos 4 cantos do mundo para tentar entrar nos pavilhões. Então, se você quer mesmo experienciar a Oktoberfest em Munique, vai ter de seguir as regras dela.

São diversas tendas diferentes

Tendo chance, conheça várias tendas enquanto você estiver lá. Afinal, cada tenda é de uma cervejaria e todas elas têm uma decoração diferente da outra. Isto porque elas atendem a uma clientela diferente e cada uma tem uma atmosfera diferente. Sem dúvida, as minhas preferidas são a Winzerer Fähndl (Paulaner) e a Hofbrau. Você pode encontrar uma listagem completa de todas as tendas aqui.

München Alemanha

Eu sei que eu sou mega hiper super suspeita, pois amo a Alemanha e tudo que tiver incluído festa e cerveja. Mas vai por mim, é um ambiente tão legal que você vai se divertir muito, pois a festa tem uma energia contagiante.

Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha

E se eu não conseguir entrar em nenhuma tenda?

Sim, pode acontecer de você não conseguir entrar em nenhuma tenda. Então, se você chegar e não conseguir entrar na tenda, fique um curtindo o ambiente na rua. A Oktoberfest aconcete dentro de um grande área, chamada Theresienwiese. Ou seja, dentro da Theresienwiese estão as tendas das cervejarias, lado a lado, formando ruas. E a circulação nestas ruas é livre. Você não precisa de ingresso e nem entrar em fila para entrar na Theresienwiese. Dessa forma, você pode circular por ali e aproveitar a festa ali pelas ruas. Inclusive, elas são super animadas e cheias de barracas de comidas, de souvenirs etc. Ah! Tem até parque de diversões por todos os lados!

Entretanto, já vou te avisar que cerveja só pode ser vendida dentro das tendas. Por isso que se torna tão importante entrar nelas. Se você não entrar numa tenda e não sentar, não consegue comprar cerveja!

Uma vez que a maioria das tendas têm assentos ao ar livre, tente entrar ali. Pois é quase tão divertido quanto a tenda, só perde por não tem a banda tocando. Então, tome uma cerveja, deguste as maravilhas da culinária alemã e tente entrar nas tendas novamente.

Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha

Faça Amigos

Quer coisa  melhor que voltar de uma viagem com vários amigos novos? A Oktoberfest em Munique recebe a cada ano milhares de turistas como você, que vão em busca de cerveja e diversão. Como a festa te obriga a socializar (se você é tímido, vai perder a timidez em 5 minutos) com suas mesas grudadas umas nas outras, olhou para o lado, virou amigo. Graças ao álcool, naturalmente!

Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha

Sem falar que os alemães adoram socializar e querem saber mais da vida dos turistas. E se você precisar de ajuda, eles farão questão de te ajudar.

Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha

Controle com a cervejinha

A Oktoberfest em Munique é sinal de cerveja, muita cerveja… mas meu amigo, muita calma nesta hora. A festa dura o dia todo e as cervejas são enormes (cada caneco tem UM LITRO). Então, não vá com muita sede ao pote… ops, ao caneco. Você pode se considerar o maior bebedor de cerveja no Brasil, mas na Alemanha a coisa muda de figura, e a cerveja também.

A cerveja alemã é mais forte e encorpada que a brasileira. Mesmo se você disser: “eu conheço cerveja alemã! Não tem problema!”. Vá com calma! Afinal, você não vai querer passar mal e acabar abandonando a festa às 14h. Fora ter que usar o seu seguro saúde, né?! Digo isso com conhecimento de causa, pois em dois anos tive amigos que se diziam os mais resistentes possíveis (e no Brasil realmente eram, aqueles que bebiam todas e mantinham a classe) e na Oktoberfest em Munique, perderam totalmente a dignidade. Como resultado, nem no dia seguinte conseguiram voltar para a festa.

Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha
Seguros Promo

+ CERVEJARIA HB EM MUNIQUE: PROSIT!

>> Cervejarias de Munique: Excursão Guiada de 3 Horas


Não esqueça de se alimentar

Na Festa da Cerveja o que a gente mais quer é beber, não é? Ainda mais quando vemos aqueles lindos canecos de um litro. Mas você não pode se esquecer de um detalhe importante: se alimentar. Certamente, para os bons de garfo como eu, certeza que isso não será um problema. Afinal vamos querer provar todas as maravilhas da cozinha alemã. 😉

Entretanto, é essencial você tomar um café-da-manhã reforçado antes de sair para a festa. Assim como durante a festa se alimentar e se hidratar com água. Como muitos falam: “saco vazio não para em pé!”.


>> Munique: Uma Noite de Cerveja e Gastronomia da Baviera


Leve dinheiro

Dica importante: a maioria dos lugares na Oktoberfest em Munique só aceita dinheiro vivo. Então esteja preparado caso não for possível utilizar cartão de crédito. O que é ótimo, pois depois de uns canecos de chope você pode esquecer a senha. E levando dinheiro vivo é mais fácil de você controlar os gastos.

Use roupas típicas

Se tem uma coisa que me arrependo, é de nunca ter ido na Oktoberfest em Munique usando o Dirndl (o traje típico alemão). Admito que sempre morria de vergonha, só em pensar. Mas na minha próxima ida, com certeza irei usar um vestido típico. Pois TODO MUNDO usa. É muito legal ver todos vestidos a caráter, e quem está sem o “uniforme” acaba se sentindo um peixe fora d’água.

Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha

Ande e se encante com a festa

Tire um tempo para andar pela festa e descubra outros cantinhos da Theresienwiese. A estrutura da Oktoberfest em Munique é incrível. Além das tendas das cervejarias, você encontrará um parque de diversões, lojas, barraquinhas vendendo guloseimas, brinquedos, souvenirs e muito mais.

München Alemanha

E à noite parece que tudo se transforma, com suas luzes dando um charme todo especial na festa.

Conheça Munique

Por fim, tente reservar algumas horinhas para conhecer a cidade de Munique. Ela é linda demais e merece uma visita. Entretanto, se você for ficar mais de 3 dias na cidade, aproveite para fazer um bate e volta pela região.


Leia também:

+ A PRAÇA MAIS FAMOSA DE MUNIQUE: A BELA MARIENPLATZ!

+ UMA VISITA À BMW WELT, EM MUNIQUE

+ 12 IDEIAS DE BATE-VOLTA A PARTIR DE MUNIQUE NA ALEMANHA



>> Munique: Excursão Castelos de Neuschwanstein e Linderhof

>> Passeio em Munique: Noite de Concerto no Castelo de Schleissheim

>> Munique: Grand Tour Hop-On Hop-Off em Ônibus de Dois Andares


Quanto custa a Oktoberfest em Munique?

Todas as tendas tem entrada livre, ou seja, você não paga para entrar. Assim como você não paga para entrar na Theresienwiese. Os custos vão ser inteiramente para a cerveja e para a comida (refeições completas estão entre 20 – 30 euros – dentro das tendas). O preço do caneco de cerveja, chamado de Maß em alemão, este ano está entre 12,60 euros e 14,90 euros (média: 13,80 euros). Entretanto, o preço varia conforme a tenda.

Mas você pode economizar e fazer apenas um pequeno lanche. Afinal, você encontrará opções como sanduíches, salsichas, por cerca de cinco euros.

Quando vai ser a Oktoberfest em 2023?

Anotando na agenda: a Oktoberfest em Munique vai ser do dia 16 de Setembro à 03 de Outubro de 2023.

Boa Oktoberfest 2023!!

Vale a pena comprar antecipadamente:

Respostas de 52

  1. Olá, estou indo de Londres para alemanha, 2 dias em Berlim, amanhã até sexta, sexta vamos pra munique curtir oktoberfest, gostariade saber onde encontrar roupas para passar o dia na festa, se tem pra alugar ou só comprar e lugares em berlim ou munique que podemos ver isso! Somos um casal!

  2. Olá, estamos indo para a Alemanha com 1 bebê de 1 aninho. Será que rola visitar a Oktoberfest 1 dia só para conhecer? Alguma dica? Obrigada

    1. Oi, Marilia!
      Sim, com certeza. A festa é um grande parque de diversões, na realidade. E indico vocês passarem por lá de dia e durante a semana, é bem mais tranquilo para ir com crianças. 😉
      Boa festa para vocês!

  3. Olaaaa
    Estamos chegando em
    Munique e vamos para o Oktoberfest!
    Muito obrigada pelas dicas!
    Mas não estou segura de como chegar lá.
    Vi blogs não indicando ir de carro e sim de metrô.
    Vc consegue me ajudar, vou ficar no hotel na
    e, Zamdorfer Str. 120 e não sei andar de metrô kkkkk
    Eh difícil? O que vc recomenda ?

  4. Oi!! Vou para octoberfest esse ano de 2022, adorei suas dicas, fiquei na dúvida como comprar os vouchers para bebidas e comidas dentro das tendas ? Não reservei mesa. Compra-se na hora , com garçom, assim que conseguir sentar ? Obrigada…

    1. Oi Marcia!
      Sim, cada grupo de mesa tem um garçon ou garçonete que é responsável por aqueles lugares. Então, você vai fazer seus pedidos diretamente com esta pessoa e acertar na hora também. Ao menos era assim que funcionava, vamos ver como vai ser neste retorno. 😉
      Boa festa!

  5. Olá Martinha. Parabéns pelas dicas e pelo blog. Excelente! Vou estar em Munique a partir do dia 10 de outubro. Pelo o que entendi, já não terá mais a festa. Existe um “after” Oktoberfest durante o mês de outubro, após o dia 06 que é o último dia oficial do evento?Muito obrigado!

  6. Vim aqui pegar umas dicas… Começando a olhar as próximas férias!!! Bora para a Oktoberfest? Tenho reserva do dia 4 ao dia 8 de abril. 😉

  7. Olá! Durante a semana tem algum dia que é menos lotado? A cerveja só é vendida dentro dos pavilhões?
    Obrigado pela atenção.

    1. Olá, Vinicius!
      Geralmente no começo da semana é bem mais vazio, e principalmente pela manhã e começo da tarde. E sim, cerveja só é vendida dentro dos pavilhões e para quem está sentado numa mesa.
      Boa viagem!

  8. Boa tarde!!
    Irei conhecer a Oktoberfest agora em 2018!
    Porém vou nos 2 primeiros dias.
    Queria acompanhar a cerimônia de abertura da festa que ocorre no sábado e ainda assim conseguir lugar dentro de uma tenda. Sabe se é possível?
    Como vamos nos 2 primeiros dias e que acredito ser bem movimentado, qual a dica pode me dar?
    Estaremos em 5 adultos e uma criança (1 ano e 3 meses na data da viagem)
    Obrigada ?

    1. Oi Viviane. A única dica que posso te dar, é chegar cedo. Pois as tendas assim que abrem, lotam!! E como não é possivel fazer reservas, quem chegar primeiro leva os lugares. Aí entra o problema de ser fim de semana, pois é quando a festa estará mais lotada. Ahhh, crianças só podem ficar nas tendas até às 18h. =)

  9. Oi Martinha!
    Estou com passagens compradas pra oktoberfest de 2018 e super animada. Li em um blog falando que pra reservar a mesa são 169 euros. É isso mesmo? Se não reservar, consigo sentar mesmo assim? tem uma boa rotatividade?
    Adorei as dicas! Bjos

  10. Oi Martinha, adorei seu post. Me fala uma coisa, o que que toca nas tendas? São músicas típicas? Eu nunca fui em Ocktoberfest na Alemanha nem em Blumenau, tenho mo vontade de ir. Qual tenda é mais legal? To querendo conhecer Alemanha no próximo ano justamente nessa época pra poder pegar o festival

  11. Oiee! Adorei as informações sobre a Oktoberfest e fiquei com muita vontade de ir! Uma dúvida, estaremos com uma criança de 4 anos, ela pode entrar nos pavilhões? Obrigada!

    1. OI Vanessa… nem todas as tendas permitem, mas a maioria sim.. Na entrada das tendas sempre tem essas informações, com figuras, assim quem não fala Alemão entenderá. Mas o melhor com crianças é ir cedo, assim não estará tudo lotado.

  12. Olá Martinha.
    Primeiramente, adorei o post. Super providencial visto que quero muito ir pra festa esse ano. Gostaria de tirar algumas dúvidas com vc. Saberia qual a melhor tenda no quesito gente jovem bonita e solteira? hahahah
    É possível reservar assento apenas para uma ou 2 pessoas?
    Onde encontro esse Dirndl no Brasil? Quero muito usar um desses!!! Que sapato usa com ele?

    1. Oi Priscilla.. Obrigada!
      Hahahah… depende muito se você tem alguma cerveja preferida. Se não tem, eu diria para você ir na Hofbräu, Paulaner ou Löwenbräu. Elas são as mais populares e disputadas.
      Não é possível reservar assento. É de quem chegar primeiro.
      Infelizmente não sei onde encontrar o Dirndl no Brasil. Sapato básico, estilo boneca ou bailarina.

  13. Oi martinha, tudo bem?
    Vou estar pela Europa em setembro e queria ir no festival, vi que viagogo vende uns ingressos, mas no caso eu quero economizar, dá pra curtir sem ter comprado lugar na tenda? Vale mais a pena sábado ou domingo?

    1. Olá. Regina! Vou responder pela Martinha…
      Não, vc não paga entrada para circular pela festa, e nem para entrar pelos pavilhões.
      Mas tenha em mente que para beber, tem que se estar sentado dentro dos pavilhões (sim, só bebe quem está dentro dos pavilhões e sentado numa mesa) e conseguir entrar, e sentar, nos finais de semana e noites da festa é bem complicado. Muitas vezes vc tem de ficar horas na fila. Para evitar este perrengue, ou chegue bem cedo, ou visite a festa nos horários menos concorridos, como durante o dia, durante a semana.
      Boa festa!

    2. Oi Regina… isso mesmo que a Ca falou, não precisa pagar para entrar na festa.
      Quanto para beber, algumas cervejarias tem mesas na rua (ao lado do pavilhão) e você pode beber e comer ali também. Mas por estarem na rua, também são bem concorridas.
      =)

  14. Olá. Encontrei seu site enquanto pesquisava sobre a Oktoberfest. Viajarei em setembro pra fazer um tour dentro da Alemanha, e uma das cidades (obviamente) será Munique, justamente para aproveitarmos a festa. Como você, sou Catarinense, de Chapecó, então, até prefiro pegar um clima mais pra frio do que quente. Tenho compadres que residem na Alemanha e por isso acho que será tudo MUITO mais fácil e acessível. Estou tentando umas aulas por um site, mas não é fácil não!! hahahahah Nada que um dicionário ou um app tradutor não me ajude, não é? Você teria alguma dica específica sobre a cidade, a festa em sí…o parque que tem lá dentro.. os valores, enfim… Estou super empolgada e sugestões sempre são muito bem vindas. 🙂

  15. Olá Martinha! 🙂

    Nesse nosso segundo mochilão a principio vamos fazer Berlim-Praga-Viena-Munich-Interlaken e Grindelwald nos alpes suiços e volta por Zurich (porque achamos passagem barata voltando por lá hehe.

    A questão é que coincidentemente chegaremos em Munique no primeiro dia da Oktoberfest :O
    A cidade ficará (ainda mais) cara. Não era nosso plano, mas foi o bateu certinho pelas passagens que já estão compradas porque conseguimos um ótimo preço.

    A pergunta: pulo Muniue e faço tipo Viena-Salzburg-Interlaken ou vale a pena a bagunça? haha
    Somos um casal tranquilo que nem bebe direito :/ haha

    Muito obrigado <3

    1. Oi Rafael… Sou suspeita a falar porque AMO a Oktoberfest. Então é fácil eu falar para vocês ficarem em Munique. Mas mesmo se eu não gostasse, acho que vocês não podem perder a festa. É a Oktoberfest “original”, uma baita festa típica alemã… é divertida até para quem não bebe. Não esquecendo que é gratuita, você só pagará o que consumir. Então acho que deveriam dar uma chance para ela sim! =)

  16. Oi Martinha tudo bem? Vc pode me informar se todos os dias tem a Oktoberfest??? Do dia 17 set a 03 outubro …. sao todos os dias ou nao????
    Obrigada

    1. Oi Cristiane.
      Tudo ótimo, e você? Sim… Tem festa todos os dias. Durante a semana é mais calmo (o que não quer dizer que é vazio). E no fim de semana é lotado, para entrar nas tendas tem que ir cedo. Cedo mesmo, pelas 10h no máximo.
      Bom fim de semana =)

    1. Oi Thais… vendem sim, inclusive dentro da festa. Mas os preços são mais salgados, como é de se esperar. O que dá para fazer, para sair mais barato, é comprar pela internet (se você não tem medo de comprar roupas pela internet). Várias lojas no centro da cidade também vendem, às vezes rola alguma promoção, mas não é garantido, já que na época da Oktoberfest é onde eles vendem mais. =)

    1. Oi Renata. Eu fui na festa tanto num “quase” verão, como na neve (fraca, mas nevou). Nem dá para garantir a temperatura que estará. Mas independente, a festa é ótima. E dentro dos pavilhões é muito quente.
      Ahhh, eu sou do Sul, então qualquer 15º para mim já é verão 😉
      Sim… vá de trajes típicos. É bem divertido!

  17. Eu fui na Oktoberfest de Munique a uns anos atrás. Amei. Era um sonho que tinha depois de muitoooo anos de oktober em Blumenau. Fui com o meu Dirndl feito em Blumenau. Todo mundo me olhava querem saber de onde era, pq o traje era diferente. E muita gente veio falar em alemão comigo, pensado que eu era de lá. E qdo fala da Oktober de Blumenau todo mundo já tinha ouvido falar. Foi incrível. Quero ir de novo. Só que tenho que começar a me organizar antes. Acho que com um ano de antecedência. Beijo. Adorei o post.

    1. Oi Cris.. Fiquei mega curiosa com o seu Dirndl, quero fotinhos! Nem fale… eu também necessito voltar lá urgentemente, para ontem mesmo.. hahaha! A gente poderia tentar fazer um encontrinho de blogueiros lá, já pensou que divertido! Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.