Barra Grande no Piauí

Barra Grande, Piauí – O que fazer, quando ir e dicas de pousadas

Se alguém me dissesse que a praia de Barra Grande, Piauí, me presentearia com uma das férias mais incríveis da minha vida, juro que não acreditaria! Tive que ver e sentir por conta própria, para entender e me apaixonar.

Já contei aqui no Viajoteca sobre o passeio pelo Delta do Parnaíba, outra jóia do Piauí e da Rota das Emoções. Mas hoje vou mandar algumas dicas sobre o que fazer Barra Grande, uma praia lindona, quase intocada, “cheia” de europeus (e brasileiros) que curtem kitesurfing e com um pôr-do-sol de cair o queixo!

Mais abaixo mando todas minhas dicas de quanto ir, o que fazer, onde ficar e onde comer em Barra Grande! E qualquer dúvida ou sugestão, fala comigo através dos comentários, vou adorar papear com você.

O que fazer em Barra Grande, PI

As Praias mais bonitas do Ceará!


Dicas de Barra Grande, Piauí

Barra Grande, PI, não é uma praia pra ficar largatixando na areia, pois o vento é constante e relativamente forte. As vezes, dá vontade de pedir para fecharem as janelas! (risos). Contudo, como a maioria dos visitantes que se aventuram por aquelas bandas estão em buscar do kitesurfing, o vento, na verdade, é o que faz a praia de Barra Grande ser perfeita para a prática do esporte.

Mesmo para quem não pratica o kitesurfing, também vale muito a pena visitar, pois o visual é paradisíaco. Além do vilarejo ser muito autêntico e com pessoas amáveis. Inclusive, tem passeios diferentes para aproveitar a região e meu programa favorito era sentar em um barzinho, curtir uma caipirinha e ficar vendo a galera voar pelo mar…

Kitesurfing em Barra Grande
Kite surfing em Barra Grande no Piauí

Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.


Onde fica Barra Grande, PI

O litoral do Piauí é bem estreito e Barra Grande fica quase na divisa com o Ceará. Então, fazer uma viagem no litoral desses dois estados é uma ótima pedida.

Outra dica é fazer o roteiro das Rotas das Emoções que incluí três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. E a sugestão é seguir de Fortaleza até São Luís, passando por praias e belezas naturais lindíssimas do Brasil, como Jericoacoara, Barra Grande, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Se localize no mapa:

Como chegar

Se você vem de longe, a melhor forma de chegar em Barra Grande no Piauí é escolhendo uma das cidades com aeroporto mais próximo e fazer um combinado de cidades da região para passar suas férias. Então, saiba que Barra Grande, se localiza a 70 km de Parnaíba, 170 km de Jericoacoara, 245 km de Barreirinhas (Lençóis Maranhenses), 400 km de Teresina e 480 km de São Luís e Fortaleza.

Você pode optar pelos transfer dos aeroportos ou das cidades para Barra Grande, ou se preferir mais autonomia, o ideal é alugar um carro.

O que fazer em Barra Grande, PI
Quase em Barra Grande vimos essa árvore deitada! Viu como venta?

Quando ir a Barra Grande, PI

Antes de mandar minhas dicas do que fazer em Barra Grande no Piauí, vamos entender um pouco qual a melhor época de viajar para lá!

Os melhores ventos para o kitesurfing acontecem de julho a janeiro. Sendo que de outubro a dezembro os ventos são mais constantes e é a época favorita dos profissionais do esporte. 

A altíssima temporada em Barra Grande, tanto para os esportistas náuticos, quanto para os turistas praianos, acontece nas férias de inverno e de verão, especialmente em julho, dezembro e janeiro. Contudo, lembre-se que janeiro pode ter dias nublados e até chuva!

Para quem quiser combinar com uma viagem para os Lençóis Maranhenses, recomendo ir em Julho ou Agosto, quando acontece o período das lagoas cheias. Já a temporada de chuva acontece de fevereiro a maio. Sendo assim, melhor escolher passar o carnaval em outras bandas se o objetivo for pegar praia!

Onde ficar em Barra Grande, PI
Kiko curtindo nossa rede no BGK!

Quantos dias em Barra Grande?

Eu ADOREI Barra Grande, sabe aquele lugar para relaxar e esquecer da vida? Pressa e Barra Grande, não são sinônimos! (risos).

Separe pelo menos 3 ou 4 noites para curtir Barra Grande. Aproveite para fazer alguns passeios como um bate e volta para o Delta do Parnaíba, o tour dos cavalos marinho e a flutuação do fraldão, falo mais sobre esses passeios abaixo. Caso sua ideia seja praticar o kitesurf, aí minha amiga (ou amigo), fique muitos dias! Você vai amar!

Pousadas em Barra Grande, Piauí

Em um lugar de praia gostosa como Barra Grande, Piauí, escolher um hotel ou pousada que você possa descansar e curtir a vida é essencial! Nós escolhemos a Pousada BGK e gostamos muito. Decerto, nossa alegria ficou ainda mais completa por termos escolhido os quartos de frente a praia. Acordávamos todos os dias com uma vista deslumbrante e para assistir o pôr-do-sol, bastava ir a varanda assistir o espetáculo!

A BGK está com nota 9.1 no booking e acho justo! Mas saiba que há muitas opções legais de pousadas em Barra Grande. Contudo, como o vilarejo está ficando cada vez mais conhecido e atraindo mais gente, novas hospedagens estão pipocando para todos os bolsos e gostos.

Outras pousadas em Barra Grande, PI, com boas avaliações e voltada para o público luxo, recomendaria: Pousada Chic, Pousada BGK e La Cozinha Bungalow.

Já para as pousadas com preço moderado, recomendo: Mero Hotel Boutique e Pousada Barra del Mundo.

E acomodações para economizar, sugiro: Pousada Nossa Casa e Raízes Eco Hostel.

O que fazer em Barra Grande, PI

Nós ficamos 4 dias em Barra Grande, mas quem tiver tempo restrito, 3 dias já dá para aproveitar bem. Veja bem, tem bastante coisa pra fazer na região, além é claro do tempo que você precisa para não fazer nada!

Afinal, curtir um nordeste do jeitinho que Barra Grande se apresenta é um privilégio! Muitos dizem que Barra Grande, no Piauí, era a Jericoacara (Ceará) de 20 anos atrás. Então, descubra o que fazer lá.

Aproveite a maré baixa para curti o mar

Aproveite a maré baixa, quando o mar regressa, para se banhar no mar, caminhar na areia molhadinha e nadar nas lagoas naturais que vão se formando na praia.

Esse momento é gostoso para aproveitar o mar, pois os kitesurfistas só “invadem” a praia durante a maré cheia. Então, podemos dizer que a praia é bem democrática!

Maré baixa na Lagoinha
Barra Grande na maré baixa e fora de final de semana!

Lagoinha

Como eu adoro ficar lagartixando numa água calminha e sem ninguém por perto, descobri um riozinho que junta-se com o mar e faz uma lagoa deliciosa, foi uma das coisas que adorei fazer em Barra Grande.

É preciso caminhar cerca de um quilômetro pelas areias grossas de Barra Grande para chegar lá, mas pra mim valeu a pena! No mapinha abaixo, indico o local como “Lagoinha”.

Passeios em Barra Grande, PI
Mapa de dois passeios que recomendo em Barra Grande. 😉
O que fazer em Barra Grande, PI
Marido (Kiko) na região da Lagoinha

Passeio do Fraldão e Cavalo Marinho

O passeio do cavalo marinho em Barra Grande é uma das principais atrações para se fazer na região. Todavia, dependendo da lua e da maré, é possível acrescentar o passeio que achei o mais legal de todos: flutuação do Fraldão!

O nome é ótimo, né? A “rota do fraldão” foi inventado pelos filhos de pescadores e agora, turistas também podem experimentar. Super recomendo, pois nunca vi ou fiz nada igual.

Reserve o tour no hotel, na cidade ou com algum agente de viagem. Os pescadores pegam você na sua acomodação com uma carroça e te levam até o delta do Rio São Miguel. No delta, primeiro você faz um passeio de barco para conhecer como vivem os cavalos marinhos do manguezal de Barra Grande. Depois começa o passeio do fraldão.

O fraldão, nada mas é que um colete salva-vidas que se veste como se fosse uma fralda. O objetivo é fazer flutuação pelo rio sem esforço e apreciando a natureza local. Há caranguejos, fauna, flora e no caminho você vai aprendendo um pouco como o tour nasceu e como essa forma de turismo vem ajudando a economia local. O vídeo abaixo (que não é meu) mostra um pouquinho como é o passeio.

Passeio do Fraldão
A caminho do passeio do cavalo marinho e do Fraldão em Barra Grande.

Delta do Parnaíba

Eu já contei em detalhes como foi nosso passeio pelo Delta do Parnaíba. Mas no nosso caso, nós dormimos duas noites em Parnaíba.

Contudo, muita gente prefere fazer bate volta. Sendo assim, há opções de passeio pelo Delta do Parnaíba de meio dia ou de um dia inteiro, minha recomendação é que não perca as dunas e o por do sol com a revoada dos guarás.

Delta do Parnaíba - o que fazer

Onde comer em Barra Grande

Quando viajo, adoro experimentar restaurantes, e Barra Grande tem bastante opções gostosas e chinelo é o único traje (realmente) obrigatório, pois tudo é pé na areia mesmo! Aliás, recomendo levar uma pequena lanterna a tira colo, pois você consegue como ponto de iluminação em alguns pontos mais escuros…

Durante o dia, o restaurante pé na areia da Pousada BGK é uma delícia para uma caipiroska e petiscos. E a Villa dos Poetas também é uma ótima pedida para comer na praia.

Deu fome e não quer gastar muito? Recomendo a Padaria da Barra, pois lá tem um mistinho de presunto e queijo gostoso e outras coisas apetitosas para café da manhã e almoço. Ainda, recomendo o Manga Rosa para um jantar despretensioso, atmosfera gostosa e comidinha caseira estilo brasileiro.

O Bandoleiros The Hut são especializados em grelhados e massas. Certamente um restaurante bem tradicional do vilarejo; descontraído, relax e sempre tem música ao vivo. Já o La Pizza é aquela opção ideal para famílias, com preço bom e gostosinho. Sempre cheio!

Para finalizar, tente encaixar o La Cozinha na sua viagem, eles também tem quartos estilo bungalow. Uma opção deliciosa para que pode gastar um pouco mais em Barra Grande. Comida, atendimento e bebida de primeiríssima! Claro que tem outras opções, mas esses foram os que experimentamos e recomendamos.

Pôr do sol em Barra Grande, Piauí
Pôr do sol em Barra Grande, PI

Conclusão

E aí? Já colocaram Barra Grande no Piauí na bucket list? Lugar lindo, não é mesmo? Apesar de ainda ser pouco explorada, já existe uma boa infraestrutura para quem não gosta de perrengue.

Eu amo lugares assim,e o nordeste brasileiro está cheio disso. Já conheci também Flecheiras, São Miguel do Gostoso, Praia da Redonda etc, que também ganharam meu coração.

Espero que tenham gostado dessas dicas sobre o que fazer em Barra Grande no Piauí. Se for, depois venha me contar o que achou e se encontrou mais alguma dica imperdível para compartilhar com a gente!

Booking.com

18 respostas

  1. Boa tarde.
    E na sua opinião, veja a viajem com crianças pequenas?
    Em 2023, fomos com nossa bebe menor de 2 anos a Noronha e adoramos…
    Nossa bebe ainda não tem idade para monitores em resorts, e nossa vibe, n~´ao é muito de resort tb, então, estou em busca de um bom hotel e um lugar bacana, obrigado

    1. Oi Pedro,
      Eu Barra Grande eu gostei muito do BGK que ficamos, mas os chalés em frente ao mar tem escada e tem um jeitão rústico, aí não sei se vocês teriam problema com isso.
      O BGK não é esquema resort daqueles all inclusive, é mais relax, assim como tudo em Barra Grande.
      O mar de Barra Grande não é tão calminho e venta bastante, não sei o que está buscando, mas achei importante ressaltar isso.

  2. Estou indo em junho para Barra Grande e quero fazer a rota do Fraldão. Quanto tempo leva esse passeio? Sabe quais os horários de partida e chegada também? Abraços.

    1. Oi Joyce, Tudo bem?
      Se não me engano o passeio inteiro levou umas 2 horas, incluindo o translado etc …
      Nós contratamos o serviço com a empresa Natur, mas o hotel que você vai ficar também pode te ajudar com isso. E como nosso passeio só foi a gente, escolhemos o horário. Seria bom ver se continua assim.
      Abs

  3. Oi Mirella, tudo bom?
    Inclusive, a Carina até comentou que está organizando uma viagem para sua irmã! Adorei a indicação dos serviços da Natur, viu? Uma pena eu não ter conhecido o Seu Olívio, que estava em São Paulo. Mas conheci a Carina, o Beto e a filha deles, a Olívia!
    Muito obrigada!
    Beijinhos,
    Lily Pestana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.