Fontana di Trevi capa

Fontana di Trevi: 9 fatos interessantes para saber sobre a fonte antes de ir a Roma

Impossível falar das atrações de Roma e não incluir aquela que é sua mais famosa fonte: a Fontana di Trevi! Afinal, esta fonte do século XVIII é uma das obras mais visitadas de Roma e da Itália. Por causa de toda sua imponência e beleza, ela não deve ficar de fora da sua visita também!

Claro que ela não é a única fonte linda de Roma. Pois na cidade de Roma encontramos ainda fontes como Fontana dei Barcaccia (Piazza di Spagna) e Fontana dei Quattro Fiumi (Piazza Navona). Além destas, tem também a bela Fontana dei Tritoni (Piazza della Bocca della Verità). Naturalmente, só estou citando algumas. Então, ser considerada a mais famosa entre todas as fontes de Roma, que tem inúmeras fontes belíssimas, é para quem tem MUITA grandiosidade.

Certamente, a Fontana di Trevi faz por merecer toda fama e toda massa de turistas que se perde pelas ruelas ao seu redor para poder encontrá-la. Afinal, apreciar sua magnitude é daquelas coisas que devemos fazer pelo menos uma vez na vida!

Sem Fila: Tour Vaticano, Capela Sistina e Basílica São Pedro

Fontana di Trevi4

Assim sendo, vamos conhecer um pouco mais sobre este marco da cidade de Roma. Então, vem comigo que vou te contar algumas curiosidades sobre ela. De fato, o que podemos saber antecipadamente é que este é um lugar que já viu muitas histórias, acontecimentos e que brilha até hoje.



Abaixo temos 9 fatos históricos, curiosidades e lendas que fazem com que esta fonte seja inigualável.

1. A história da Fontana di Trevi

A fonte majestosa tem uma longa história, que começou em 19 a.C. Naturalmente, a fonte que vemos nos dias de hoje não é o que desta época, já que segue um estilo bem mais recente. Entretanto, sua história começou neste período, pois neste lugar ficava o final do aqueduto Aqua Virgo, que trazia água para Roma. Ainda hoje aqueduto traz água para a cidade a partir de uma nascente que fica a 26 km de distância (!). Ele foi projetado pelo projetado Consul Marcus Agrippa e vem das montanhas de Sabine até Roma. Inclusive, este aqueduto alimenta três fontes ao longo da hoje chamada Via del Corso.

Originalmente, a parte final do aqueduto aqui tinha uma bacia simples e a primeira bacia não tem nada em comum com a fonte atual. Somente no século XVIII a Fontana di Trevi foi redesenhada e projetada por Nicola Salvi. Aliás, ele venceu uma competição arquitetônica anunciada pelo Papa Clemente XII. Depois disso, o projeto começou, lá em 1732.

Entretanto, a fonte só foi inaugurada em 1762, já que durante o longo período de construção teve falta crônica de dinheiro e a saúde precária de Salvi volta e meia atrasava os trabalhos. Inclusive, ele morreu durante o período de construção. Desta forma, Giuseppe Pannini assumiu a obra após a morte de Salvi e levou a obra até a sua inauguração.

Mas vale saber que desde 2007 a fonte não é mais alimentada pela água vinda da ainda ativa Aqua Virgo. Agora uma bomba traz a água do sistema de abastecimento da cidade.

INGRESSOS SEM FILA: Museus do Vaticano e Capela Sistina

Fontana di Trevi água

2. De onde vem o nome Fontana di Trevi

Não se sabe bem ao certo qual a origem do nome Trevi. Uma das hipóteses mais prováveis é que o nome veio das “Tre Vie” (3 ruas) que se encontram na Piazza Trevi. Mas outra explicação é que o local recebeu o nome da jovem virgem Trivia. Pois ela descobriu a fonte da água que vinha até Roma através do longo canal chamado Aqua Virgo e que desembocava aqui. Ainda os historiadores falam da possibilidade de vir das três saídas de água do aqueduto, sendo que a última era na Piazza Trevi.

3. Inspirações da Fontana di Trevi

Nicola Salvi teve o estilo de Bernini como base para desenhar a fonte que concorreu no concurso de Clemente XII. Aliás, já existiam outros planos originais para a Fontana di Trevi projetados por Bernini. Mas quando o papa Urbano VIII, que pagaria pelo trabalho, morreu em 1644, Bernini caiu em desgraça e o projeto foi interrompido por 60 anos. Então estes projetos não foram usados e aconteceu o concurso para o projeto.

Dizem que Salvi se inspirou em outra fonte para fazer seu projeto: a Fontana dell’Acqua Paola. Realmente, se você olhar para ela, vai perceber a compatibilidade desta ideia. Esta fonte fica na colina Gianicolo, em Trastevere, e também vale a pena fazer uma visita.

Fontana dell'Acqua Paola
Fontana dell’Acqua Paola Foto: Phant / Shutterstock.com

Olhando para a fonte, a gente vê que ela tem o formato de um arco triunfal no centro. Também é provável que o Arco de Constantino, que fica em frente ao Coliseu, tenha influenciado Salvi. Quando a gente compara a fonte e o arco, lado a lado, nós conseguimos perceber bem esta “inspiração”. Pois é como se o arco estivesse incorporado ali.

Roma: Tour Guiado Coliseu Sem Fila e com Visita à Arena

4. Arquitetura da Fonte

A Fontana di Trevi foi construída numa mistura de estilos barroco tardio e neoclássico, usando pedras de travertino de Tivoli e mármore de Carrara.

Originalmente, a fonte era para ser construída do outro lado da praça. Mas como podemos observar, ela é parte da fachada do Palazzo Poli. Na realidade, ela ocupa parte da parede do palácio, que fica entre 2 ruas paralelas, então não dá para “andar ao redor” ou passar atrás dela. Ela também não é circular como a maioria das fontes, sendo, desta forma, uma estrutura ímpar.

Fontana di Trevi arquitetura
Foto: Oscar Risch

5. O que observar na Fontana di Trevi

Nada mais atrai o olhar para a fonte do que a estátua de Netuno, o deus do mar, que fica ao centro. Ele, que rege as águas, está sobre uma concha, que é sua carruagem puxada por cavalos-marinhos e liderada por dois tritões. Os dois cavalos, um calmo e um selvagem, representam os dois estados do mar.

O tema da Fontana di Trevi é as forças da natureza que ameaçam o homem e seu trabalho. E Netuno faz parte das forças da natureza e das criaturas míticas que ameaçavam o povo.

Fontana di Trevi-Netuno1
Foto: Oscar Risch

Saúde, fertilidade, vida…

Nos nichos à direita e à esquerda de Netuno estão as figuras dedicadas à saúde e fertilidade. Elas foram criadas por Fillippo della Valle e também fazem parte do tema. São as representações figurativas da Salubridade e a Abundância (saúde e bem-estar).

Acima dos nichos da Fertilidade e Vida, você pode observar dois relevos. No relevo da esquerda a gente pode ver Marcus Agripa, em 19 a.C., explicando a construção da fonte para Augusto, que foi quem ordenou a construção da mesma. À direita está representado a virgem (latina “virgo”, portanto “aqua virgo”) que liderou os soldados de Agripa até a nascente nas montanhas de Sabine.

Fontana di Trevi e nichos Agripa
Foto: Oscar Risch

Acima das quatro colunas estão as estátuas que representam as quatro estações do ano. Podemos ver as alegorias de prados exuberantes, presentes outonais, exuberância dos campos e a variedade de frutas colhidas (da esquerda para a direita). As inscrições são homenagens aos papas envolvidos na construção. E a Fontana di Trevi é coroada com brasão de armas do papa Clemente XII.

Roma: Tour Sem Fila Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano

Figuras reais

As representações são muito bem feitas e as figuras parecem ter vida e seguir em direção ao espectador. Quase como um quadro vivo. Além disso, a água foi direcionada para gerar um barulho forte e impressionar ainda mais quem observa a fonte. Desta forma, o barulho “dá vida” as esculturas.

Fontana di Trevi3



6. A maior fonte de Roma

Um dos maiores impactos de quem vê a Fontana di Trevi pela primeira vez é seu tamanho. A fonte é mesmo enorme! Ela tem quase 20 metros de largura e 26 metros de altura, portanto ela é a maior fonte de Roma. Inegavelmente, ela é também uma das fontes mais famosas do mundo.


Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


7. A lenda da Fontana di Trevi

Diz a lenda que quem vira as costas para a fonte e joga uma moeda na Fontana di Trevi retornará a Roma. Originalmente, era suficiente beber um gole de água da fonte se quisesse voltar a Roma. Mas a prática de jogar moedas ficou popular depois do filme americano Three Coins in the Fountain, de 1954.

Para acertar como fazer este costume antigo, pegue a moeda na mão direita, vire de costas para a fonte e jogue a moeda sobre o ombro esquerdo dentro dela, sem se virar. Se você acertar a água, diz a lenda que terá seu regresso a Roma garantido. Caso você jogar duas moedas, vai se apaixonar por um italiano ou uma italiana. Ainda se você jogar uma terceira moeda, você se casará com seu namorado ou namorada.

Fontana di Trevi Moeda

Audiência Papal: Ingresso e Guia Especializado

8. As moedas e a caridade

O que sabemos é que a prática de jogar moedas na fonte rende cerca de um milhão de euros por ano! Às vezes rende até €3000 em um único dia! Por isso, à noite, as moedas são retiradas da Fontana di Trevi e o dinheiro é doado aos necessitados. Desde 2007, todo o dinheiro é doado para a Caritas e outras instituições de caridade e ajuda aqueles que mais precisam.

Entretanto, a receita de todas as outras fontes da cidade de Roma vão para a tesouraria da cidade.

9. A Fontana di Trevi e o cinema

Como falar da fonte e não falar de uma das cenas mais épicas do cinema que foi filmada aqui? A famosa cena de “La Dolce Vita”, de Fellini, de 1960, imortalizou a Fontana di Trevi. Nesta cena Anita Ekberg entra na fonte com um lindo vestido negro e convida Marcello Mastroianni a se banhar com ela sob a luz do luar. Aliás, algumas pessoas sempre tentam reencenar esta cena e tomar banho aqui, vestidos ou nus. Não tente esta façanha! Pois é proibido nadar na Fontana di Trevi e a brincadeira pode custar até €500 em multa.

Ainda outro filme que tem a fonte como tema é o filme “Totòtruffa 62”, onde o comediante italiano Totò tenta vender a Fontana di Trevi a um turista. Naquela época, a fonte foi caricaturada como um ímã turístico. Além destes dois, a fonte é destaque em cenas de vários filmes, como por exemplo “A Heart and a Crown”. Por fim, outra filmagem onde podemos ver ela é no vídeo da música de “Thank You For Loving Me”, de Bon Jovi.

Anita
Cena do Filme La Dolce Vita

Já que você está na área…

Num canto da Piazza Trevi está a igreja “San Vincenzo é Anastasio“. Já que sua fachada com colunas estreitamente espaçadas não chama atenção, ela pode passar despercebida, mas é uma boa visita a se fazer. 😉

Fontana e San Vincenzo é Anastasio
Ao fundo, a Igreja San Vincenzo é Anastasio. Foto: Oscar Risch

Na Vicolo del Putarello estão os restos antigos dos aquedutos, que foram descobertos durante uma construção. Estes podem ser visitados na “Citta del Acqua” (Cidade da Água). Ali perto, na Via della Panetteria, 42, dizem vender o melhor sorvete de Roma, no Il Gelato San Crispino. Então, não deixem de provar!!

Ainda, outra grande atração de Roma fica ali ao lado, na Piazza della Rotonda. No meio desta praça você vai encontrar um obelisco egípcio agregado à Fonte do Pantheon, com uma cruz no topo. Assim como, ali também está o famoso Pantheon – o templo de todos os Deuses.

ONDE FICAR EM ROMA

Segue abaixo dicas dos melhores bairros para se hospedar em Roma de acordo com seu orçamento:

Roma tem muitos lugares legais para ficar e acima são apenas algumas das opções para te ajudar a se localizar. Certamente, mesmo dentro desses bairros tem hospedagens para todos os gostos e bolsos.

Particularmente, gosto muito do bairro Campo de’ Fiori que fica perto da Piazza Navona, sendo um dos meus hotéis favoritos dessa região o Boutique Hotel Campo de’ Fiori. Já o bairro Monti, outro queridinho, tem uma pegada mais residencial e menos turística, gosto muito de ficar por ali quando vou em família e alugo apartamento, como esse apartamento de até 3 quartos ou esse com um quarto e sofa-cama.

Mapa com todos os hotéis e apartamentos para você encontrar onde ficar em Roma:

Booking.com

Informações Práticas:

Endereço

Piazza di Trevi, 00187 Roma RM, Itália.

Metrô mais próximo: parada Barberini + 8 minutos de caminhada.

Entrada e Horário

Este é um logradouro público, portanto pode ser visitado gratuitamente 24 horas por dia.


Além da Fontana di Trevi, leia mais sobre Roma:


Vale a pena comprar antecipadamente:

Respostas de 4

  1. Adorei saber mais sobre a Fontana di Trevi! Cada fato apresentado traz uma nova dimensão à sua beleza icônica. A história que envolve a tradição de jogar moedas na fonte é fascinante! Mal posso esperar para visitar e fazer meu desejo!

  2. Adorei esse post sobre a Fontana di Trevi! Sempre quis saber mais sobre a história dela e esses fatos interessantes tornaram minha curiosidade ainda maior. Mal posso esperar para visitar e jogar uma moeda na fonte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.