O Vaticano é visita obrigatória para quem vai a Roma, na Itália. Um país que fica dentro da capital italiana e que tem uma infinidade de atrações magníficas, sendo que a maior delas é a Basílica de São Pedro, o maior templo católico do mundo. Então, é de dentro deste monumento incrível que se tem uma das mais lindas vistas de Roma. Sim, do alto da Cúpula da Basílica de São Pedro é que Roma se mostra ainda mais incrível!
Entretanto, como prega a Igreja Católica, depois do sofrimento vem a redenção. Então, acredito que por este motivo, para ter júbilo da vista incrível, a subida pode ser um calvário! Afinal, são pelo menos 320 degraus para encarar até chegar no topo. Mas com isto vem a pergunta que não quer calar. Será que a subida na cúpula da Basílica de São Pedro vale mesmo a pena?
Já te adianto, a resposta é sim! Sem dúvida, este é um dos melhores lugares para ver Roma do alto. Então, força na perna e vem comigo que vou te mostrar que o exercício da semana vale o sacrifício!
Sem fila! >>>> Tour pelo Vaticano, Capela Sistina e Basílica São Pedro
Leia também:
- PRIMEIRA VEZ EM ROMA: O QUE VISITAR
- O QUE FAZER EM ASSIS, NA ITÁLIA: ROTEIRO DE 1 DIA
- BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO – ASSIS, NA ITÁLIA – DETALHES E DICAS
Cúpula da Basílica de São Pedro
Além da vista fantástica de 360° de Roma, a Cúpula da Basílica de São Pedro é cheia de superlativos. A começar por quem a projetou, que foi ninguém mais, ninguém menos que Michelangelo. Sem dúvida, uma obra-prima deste grande artista que infelizmente morreu antes de vê-la concluída. Michelangelo começou as obras no final de 1546 e a tocou até 1549, quando faleceu. A obra ficou parada por cerca de 25 anos, até que foi finalmente finalizada em 1593.
Suas medidas são imponentes, já que Il Cupolone, como é conhecida, é a mais alta cúpula cristã do mundo. Fora isto, ela é também a terceira maior, atrás somente do Panteão e a da Catedral de Florença. A cúpula de São Pedro tem 133,30 metros de altura, contando do nível da rua até o topo da cruz. Por exemplo, esta altura equivale a um prédio de 44 andares. Seu diâmetro interno tem 41,50 metros e o externo 58,90 metros, e pesa cerca de 14.000 toneladas.
Com medidas como estas, não é de se espantar que pode ser vista de quase todos os pontos da cidade de Roma. Assim como, claro, do alto dela pode se ter as vistas mais incríveis da cidade. Desta forma, é importante saber que é possível subir na cúpula, apesar de requerer um certo esforço físico e de precisar pagar ingresso. Afinal, a entrada na Basílica de São Pedro é gratuita, mas a subida na cúpula é paga.
As principais atrações do Vaticano
- A Basílica de São Pedro com sua impressionante cúpula de onde se tem uma vista de 360 graus de Roma e do Vaticano.
- Praça de São Pedro, bem em frente à Basílica de São Pedro. Especialmente conhecido pela proclamação do “Urbi et Orbi” pelo Papa na Páscoa e no Natal.
- Museu do Vaticano com a Capela Sistina e a famosa pintura “Michelangelo”.
- Jardins do Vaticano.
Ingressos para a Basílica de São Pedro e a Cúpula da Basílica de São Pedro
Em princípio, a entrada na Praça de São Pedro e na Basílica de São Pedro é gratuita. Mas para acessar estes lugares você vai ter de passar pela segurança e raio-x e já te aviso que os controles de segurança são muito rígidos. Assim sendo, você pode contar com longas filas para aqui, pricipalmente em feriados, feriados prolongados ou na alta temporada. O tempo de espera para passar pela segurança é menor do que para entrar nos Museus do Vaticano, mas ainda assim é inteligente evitar a fila.
Se você planeja visitar a cúpula da Basílica de São Pedro, pode comprar um ingresso com antecedência para uma entrada mais rápida.
Como encontrar a Bilheteria para subir a Cúpula da Basílica de São Pedro
Para subir na Cúpula do Vaticano é necessário passar pelos procedimentos de entrada da Basílica de São Pedro. Ou seja, quando você chega na Praça de São Pedro, você vai ver que existe uma fila para passar no raio-x. Só depois de passar pelo raio-x você pode entrar na Basílica. Então, é necessário pegar esta fila e efetivamente passar pelo controle de raio-x.
Seguindo o fluxo, após o controle de raio-x, siga por um grande corredor, que leva até a escadaria que dá acesso a Basílica. Ali, no começo destas escadas você vai ver placas mostrando 2 filas diferentes. Uma delas é para entrada da Basílica, já a outra é para Bilheteria para a Cúpula da Basílica de São Pedro.
A fila para bilheteria é a da direita, já a fila para entrar na Basílica é a da esquerda. A bilheteria fica em um corredor bem no canto direito da Basílica.
Vai se aventurar e subir escadas?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.
Tempo de visita à cúpula da Basílica de São Pedro
Você deve planejar pelo menos uma hora para visitar a Basílica de São Pedro, assim como deve planejar mais 1 hora para subida à cúpula. Claro, você pode passar mais algumas horas lá dentro se você quiser rezar ou dar uma olhada em cada capela ou cada canto da cúpula.
Dica: visite a cúpula primeiro, já que depois que você termina a visita, ela acaba direto dentro da Basílica de São Pedro e não precisa esperar na fila para entrar lá.
Entrada na Basílica de São Pedro: a entrada é gratuita.
Tempo de espera para entrar na Basílica de São Pedro: geralmente o tempo de espera aqui é limitado. Você terá que esperar cerca de 10-15 minutos para passar pela segurança.
Tempo de espera para visitar a cúpula da Basílica de São Pedro: eu peguei uma fila de cerca de 30 minutos, mas fui na baixa temporada. De acordo com os guias, não é incomum ter de esperar até 1,5 hora na fila.
Dica:
Se você for bem no começo da manhã, ou no fim do dia, as filas, tanto para passar pelo raio-x como para comprar ingresso que dá acesso à Cúpula da Basílica de São Pedro são mínimas, ou inexistentes! Em contrapartida, nos horários de pico e na alta temporada as filas podem ser enormes. Portanto, planeje sua visita com cuidado.
Como é a subida na Cúpula da Basílica de São Pedro
Quando você chega na bilheteria vai ter de escolher uma das duas maneiras para subir na cúpula. Isto porque para chegar no topo da cúpula existem 2 maneiras, mas nenhuma delas muito fáceis.
Elevador + Escadas
Na opção elevador + escadas, você pega um elevador até o topo da catedral, que é o chamado terraço. O terraço é onde fica a base da cúpula. A visita até ali é acessível para todos e o elevador leva menos de 2 minutos para percorrer este trecho. A partir dali se encara mais 320 graus em escadas estreitas e inclinadas até chegar no topo.
Um alerta é que nos meses de alta temporada, como junho e julho, as filas para pegar o elevador podem ser bem grandes. Sendo que cada viagem do elevador leva entre 15 e 20 pessoas.
O valor para este ingresso é de €10.
Somente Escadas
Caso você esteja disposto, pode subir tudo de escada. Ou seja, outra maneira é subir de escada desde o térreo até o topo. Então, nesta opção você encara 551 degraus de escadaria. Apesar da dificuldade, a subida pela escadaria não é de todo ruim, já que não é todo dia que se sobe uma escadaria projetada por Bernini!
O valor do ingresso pelas escadarias é de €8.
Chip de Internet para os Europa!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!
*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Como é a Escadaria
Quem opta por subir as escadas desde o térreo vai encontrar, neste primeiro trecho, uma escadaria larga e bem espaçosa. Em princípio, estaa escadaria em caracol é até que bem confortável.
Já o segundo trecho da escadaria são os 320 degraus comum para todos. Então, quem subiu de escada ou quem subiu de elevador, vai ter de encarar esta mesma escadaria. Aliás, é aque que começa efetivamentea subida pela cúpula. Inclusive, esta escadaria já é bem mais estreita e em muitos pontos inclinada.
Nesta parte, a escada é bem estreita, passando um pessoa somente. Com isto, costuma formar uma fila indiana ao longo de toda escada na alta temporada. Isto faz com que desistir da subida seja impossível (você não consegue voltar para trás, pois a descida é feita por outra escada). Assim como, parar para tomar fôlego é bem complicado por causa das pessoas atrás de você. Isto porque, quando um para, para a fila toda que vem atrás, pois não tem como passar pela pessoa e seguir adiante.
Ainda, existem alguns poucos vãos com janelas ao longo da escadaria. Mas, nestes lugares consegue-se parar para tomar um ar (e bater umas fotos!).
Contra-indicações
– A subida pode ser bem difícil com crianças pequenas e bebês. Aliás, não é permitido entrar com carrinho de bebê nem na Basílica e nem no elevador de acesso à cúpula. Eles devem ficar guardados num guarda-volumes ao lado da escadaria de acesso à Basílica de São Pedro.
– Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida só podem ir até a base da cúpula, onde se chega com o elevador. A partir dali não é mais acessível.
– Ainda, um aspecto interessante a ser abordado para esta subida, é o fato de a escadaria ser estreita e inclinada em alguns pontos. Desta maneira, além de requerer um certo preparo físico, ela deve ser evitada por quem sofre de claustrofobia e por quem é hipertenso.
Audiência Papal >>>> Ingresso e Guia Especializado
Terraço
O elevador e a primeira escadaria chegam no terraço, que é um espaço amplo e ao ar livre, no teto da Basílica de São Pedro.
A subida do segundo trecho começa aqui e a descida também retorna para este lugar. Então, você pode optar por fazer a visita ao terraço neste primeiro momento, ou somente depois, ao retornar do topo da cúpula.
Ali você pode apreciar a parte externa da Cúpula da Basílica de São Pedro bem de perto. Assim como, bater várias fotos lindas, principalmente no fim do dia.
Outra atração do terraço é caminhar até as enormes estátuas que decoram a fachada da Basílica de São Pedro. Elas são protegidas por uma grade e não dá pra chegar na fachada, perto delas. Mas, mesmo assim, são impressionantes.
No terraço tem ainda banheiros, uma bica d’água, uma cafeteria, além de uma loja de lembrancinhas.
Leia também:
Parte interna da Cúpula do Vaticano
Para ter acesso a segunda escadaria, aquela que vai levar ao topo, passa-se pela parte interna da Cúpula. Quando você está dentro da basílica de São Pedro e olha pra cima, é esta parte que você enxerga. Existe uma pequena galeria que circunda a base da cúpula. Assim, você pode passear por toda ela e ver de perto os lindos mosaicos feitos por Giuseppe Cesari, conhecido como Cavalier d’Arpino, em 1605. O trabalho é incrível, assim como a vista para a Basílica.
Apesar de a visão ser reduzida devido a grade de segurança, ainda assim é de tirar o fôlego a dimensão de toda a estrutura. Incrível observar o quão pequeno tudo está ali embaixo. Além de, ainda, poder apreciar bem de perto os detalhes da Cúpula do Vaticano.
Topo da Cúpula da Basílica de São Pedro
Depois de encarar a parte chata da subida, onde escadas começam a ficar cada vez mais estreitas e mais inclinadas, finalmente se chega a redenção! No topo existe uma varanda circundando o topo da cúpula e que é toda protegida por grades de segurança. Aqui, as grades não atrapalham muito a vista. E QUE VISTA!!!
Ali do alto pode-se ver Roma e o Vaticano em praticamente 360º. Basta dar uma volta completa na varanda para ter todos os ângulos possíveis.
O espaço não é muito grande e acredito que seja bem apertado na alta temporada. Mas, ainda assim, todo e qualquer perrengue para chegar ali é recompensado!
Lá do alto pode-se avistar facilmente a linda Praça São Pedro num ângulo de tirar o fôlego. Outro ponto muito interessante é que só de lá consegue se ver a praça foi projetada em formato de chave. A chave é o símbolo do Vaticano, devido as chaves que Jesus Cristo deu ao Apóstolo Pedro.
Restrito e imperdível! >>>> Jardins Vaticanos, Capela Sistina e Basílica São Pedro
Mas ainda é possível ver os lindos Jardins do Vaticano, que não é aberto ao público e tem visitas limitadas. Este é o lugar de descanso dos pontífices desde 1279, sendo todo decorado chafarizes e estátuas. Outras atrações vistas lá de cima são os Museus do Vaticano, toda Roma, além do Castelo Sant’Angelo, entre outras.
A Descida
Em resumo, a descida é feita da mesma forma que a subida. A escadaria de descida da cúpula é diferente da escada da subida, mas tal e qual a primeira, é estreita e em caracol.
Se você optou pelo elevador, ao chegar ao terraço, basta seguir até ele e pegar a fila para descer.
A saída da tanto do elevador, quanto da escada é dentro da nave da Basílica de São Pedro, próximo ao Museu do Tesouro.
Não perca! >>>> Visita guiada pela Basílica e subida à Cúpula!
Atenção!
Não é permitido entrar na Basílica de São Pedro com roupas curtas e/ou decotadas. O mesmo vale para a subida na cúpula. Então, saias e bermudas são aceitos somente na altura do joelho.
Ordem sugerida para visitar a Cidade do Vaticano
Caso você queira uma sugestão para visita ao Vaticano sem estresse e longas filas, eu faria exatamente assim:
- Museus do Vaticano (e Capela Sistina)
- Praça de São Pedro
- Subida de cúpula
- Basílica de São Pedro
- Castel Sant’Angelo
Informações Práticas
Endereço
Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Vaticano.
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/it/cupola/orari.htm
Quanto custa subir na Cúpula da Basílica de São Pedro
A entrada na Basílica é gratuita, mas a subida na cúpula é paga.
- Taxa de entrada para subir a cúpula por escadas – 551 degraus (comprar no local, longa fila): 8 euros
- Entrada na cúpula com elevador + escadas (320 degraus): 10 euros (comprar no local, longa fila).
- Bilhete da Basílica de São Pedro com visita guiada e visita à cúpula: 29 euros (compra antecipada e sem filas!). Compre aqui!
- Reserve o guia de áudio com antecedência, retire-o no local.
Dá para comprar os ingressos da Cúpula com antecedência?
Infelizmente não é possível comprar somente o ingresso para subida, mas você pode comprar uma visita guiada que dá acesso à cúpula antecipadamente.
Importante saber que o pagamento é feito somente com dinheiro. Não é aceito nenhum tipo de cartão de crédito ou de débito. Também nenhum tipo de passe é valido aqui, como Roma Pass, por exemplo.
Vale a pena comprar ingressos para a visita da cúpula online com antecedência?
Eu acredito que é uma necessidade absoluta. Porque ninguém quer ficar na fila por horas. Se você visitar Roma em feriados cristãos, fins de semana prolongados ou no verão, certamente vale muito a pena comprar os ingressos com antecedência.
Horários de funcionamento
Entre outubro e março: das 08h às 17h.
Entre abril e setembro: das 08h às 18h.
Hospedagem em Roma
Eu já me hospedei em diferente regiões de Roma, e nesta última viagem optei pelo apartamento Anastasio Vatican e gostei muito. Perto de 2 estações de metrô, vários mercados e restaurantes, ele ficava nos fundos do Vaticano. Foi muito fácil me deslocar e o apartamento é bem confortável para até 4 adultos.
Outras boas opções nesta região são os hotéis Best Western Plus Hotel Spring House e o Infinity Hotel St. Peter.
Booking.comSe quiser saber mais sobre a cúpula e a opinião de outros blogueiros, veja aqui:
+ SAIBA COMO SUBIR NA CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, Blog Roma pra Você
Leia mais sobre Roma e a Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA AO CENTRO (FIUMICINO > CENTRO)
- FONTANA DI TREVI: 9 FATOS INTERESSANTES
- CIVITA DI BAGNOREGIO, UM DOS VILAREJOS MAIS ENCANTADORES DA ITÁLIA!
Vale a pena comprar antecipadamente: