Basílica de São Francisco

Basílica de São Francisco – Assis, na Itália – detalhes e dicas

Quando vi Assis pela primeira vez, despontando no topo de uma das colinas da Umbria, já sabia que iria me apaixonar. Pois tudo que imaginei de uma cidade medieval, estava refletido nos meus olhos. Um lugar lindo, onde a grande atração é a Basílica de São Francisco. Uma igreja que atrai milhares de fiéis e curiosos, para saber a história desse Santo tão peculiar e carismático da Igreja Católica.

A história começou há 800 anos, numa das cidades da região da Umbria, na Itália. Naquela época, um jovem chamado Francisco cansou da decadência da Igreja Católica e dos valores da sociedade. Então, ele abandonou sua vida de bens materiais e embarcou em uma jornada, que até hoje inspira pessoas do mundo inteiro. Assim como transformou a pequena Assis no quartel general dos amantes da filosofia franciscana.


Leia também:

+ O QUE FAZER EM ASSIS, NA ITÁLIA: ROTEIRO DE 1 DIA


Basílica de São Francisco

A Basílica de São Francisco de Assis

A Basílica de São Francisco de Assis é um dos monumentos artísticos e religiosos mais visitados da Europa. Inclusive, ela está localizada exatamente onde os restos mortais de São Francisco estão enterrados. Portanto, esta é a igreja-mãe da Ordem Franciscana e um Patrimônio da Humanidade desde 2000.

Todo aquele símbolo de pobreza que estamos acostumados a associar com a imagem de São Francisco, não se enquadra a magnitude e luxo da basílica. Até mesmo, aos meus olhos, é o espelho do antagonismo.

Mas não há como negar sua beleza e se encantar pelos afrescos que decoram a Basílica de cima a baixo. Afinal, na sua maioria, foram pintadas por um dos artistas mais famosos da época, Giotto.

Breve História da Basílica de São Francisco

São Francisco faleceu no dia 3 de Outubro de 1226. Em menos de 2 anos, os planos de construir uma igreja em sua homenagem já estavam em andamento. As principais partes envolvidas nessa obra eram os Monges, o Papa Gregório IX, o povo de Assis e o grande Elias. Ele era um monge marqueteiro e que ajudou a popularização dos ensinamentos franciscanos.

Em março de 1228, Simone de Pucciarello doou terras, fora da muralha de Assis, para construir a igreja. No dia 16 de maio do mesmo ano, São Francisco foi oficialmente canonizado. Então, alguns dias depois, as obras iniciaram.

A Basílica é linda e atualmente composta por 2 igrejas, uma em cima da outra. Pouco tempo depois da construção da original (séc. XIII) começou a construção da segunda basílica. Por isso, hoje em dia fala-se em Basilica Superiore e Basilica Inferiore.

A igreja da parte inferior da basílica foi terminada em 1230, quando os restos mortais de São Francisco foram transferidos para lá. Exatamente no dia de Pentecostes, em 25 de Maio de 1230, aconteceu este fato. Em seguida, começou a construção da basílica superior no ano de 1239 e foi finalizada em 1253.

Entretanto, a construção foi denominada de “Basílica” somente em 1288. Então, só quando a parte superior e inferior tinham terminado que a igreja virou uma basílica. Os afrescos que decoram o interior da basílica foram pintadas especialmente por Cimabué e Giotto no final do século XI e início do século XII.


Seguro Viagem para Europa

Não esqueça de comprar um bom Seguro Viagem Internacional, pois ele é obrigatório para viagens na Europa! Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. 

Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim! Seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”. Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem

Relíquias de São Francisco

Em 1818, a tumba de São Francisco foi redescoberta, depois de 600 anos “escondida”. Inclusive, seu esqueleto estava praticamente intacto. Pelo que li, ainda bem que o povo de Assis o escondeu direitinho. Do contrário, seria bem capaz, que suas partes estivessem hoje espalhadas em várias igrejas da Europa. Afinal, foi o que aconteceu com muitos santos.

Em 1997, a cidade de Assis passou por um forte terremoto. Infelizmente, a Basílica de São Francisco foi uma das estruturas que mais sofreu com o impacto. Até mesmo 4 pessoas morreram, quando parte do teto desmoronou. Ou seja, os importantes afrescos foram destruídos. Mas, felizmente, foram restaurados graças aos fundos do Vaticano.


Excursões e cursos legais em Assis:

Assis: degustação de vinhos e queijos orgânicos

Excursão vinagre balsâmico orgânico, azeite e vinho em Assis

Pic nic Deluxe Assis para 2 pessoas e degustação de 5 vinhos


São Francisco de Assis
Imagens de São Francisco no meio da cidade de Assis

Como conhecer a Basílica de São Francisco

A Basílica de São Francisco é dividida em duas partes: a superior e a inferior. Devido a história de sua construção, é recomendado começar a visita pela parte inferior. Então, depois seguir para o pátio, até finalmente, chegar na parte superior.

Caso queira conhecer as basílica e seu detalhes com mais profundidade, indico você contratar um tour guiado. Por certo, você vai achar diversas opções de tour guiado. Você pode optar por um tour exclusivo de 3h pela basílica (Espanhol, Inglês, Alemão ou Italiano). Ou ainda escolher um tour guiado de 1h (inglês).

Dicas importantes

A visita na basílica é gratuita e livre. Mas é importante saber que as visitas às igrejas requerem discrição e modos adequados ao ambiente. Afinal, o lugar é um ambiente de oração e é exigido vestimenta adequada e silêncio.

Assim como no Vaticano, também é proibida a entrada de pessoas com shorts ou camisetas de alcinha. Portanto, lembre de usar uma calça, ou pelo menos uma bermuda que vá até o joelho. Senão, certamente você será barrado.

Por favor, também entre em silêncio e permaneça assim durante todo tempo. Apesar do clima de descontração e a quantidade de turistas circulando, o lugar continua sendo uma igreja.

Infelizmente, tirar fotografia não é permitido no interior das igrejas e capelas. Até por isso que faltam imagens dessa parte no post. 🙁



Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%



O que ver na Basílica de São Francisco de Assis:

No site da Basílica de São Francisco você encontra um roteiro que mostra a ordem sugerida de visitação da Basílica. Ali também estão algumas fotografias do que iremos encontrar durante o percurso. Ainda tem várias informações práticas, como horários e afins.

Na imagem abaixo, que ilustra o esquema de visitação, é possível ver a numeração que mostra a ordem de visitação. Além de mostrar também o que é importante observar durante o percurso.

Parte Inferior da Basílica de São Francisco

Basílica de São Francisco
Basílica de São Francisco – parte superior (Fonte: Basilica e del Sacro Convento)
Entrada da Basílica Inferior

A visita à Basílica de São Francisco de Assis começa onde se vê o número 1 na imagem acima. Esta é a entrada para a parte inferior da Basílica. Então, para os interessados em arquitetura, é importante saber que essa Basílica tem o estilo romanesco. Ainda tem uma nave central com várias capelas laterais. No sentido figurado, ela representaria a penitência.

No  quadradinho laranja da foto, provavelmente você encontrará um monge para pedir benção individual ou pedir intenções para missa. Outros monges disponíveis para isso são encontrados também na parte da Tumba (Igreja da Cripta) e na igreja da parte superior da Basílica.

Na parte amarela, fica a Capela de Santa Catarina do Egito. Ela é reservada para orações e celebrações da eucaristia (9h e 11h da manhã). Ainda, a Capela da Reconciliação, em verde no mapa, é dedicada a confissões.

Centro da Basílica de São Francisco de Assis (Nave)

Onde se vê o número 2 fica o centro da Basílica, a nave. Ela é decorada com os afrescos mais antigos da igreja, criados por um artista chamado Mestre de São Francisco. Eles mostram cinco cenas da Paixão de Cristo à direita. Assim como, à esquerda, estão as cenas da vida de São Francisco. Esses afrescos foram finalizados entre 1260-1263. Além disso, são considerados os melhores exemplos da pintura em mural da Toscana, antes de Cimabué.

Outro ponto importante para apreciar é a primeira capela à esquerda. Ela é decorada com dez afrescos de Simone Martini. Esses estão entre os maiores trabalhos de Martini e os melhores exemplos da pintura do século XIV.

Então, olhe para o lado esquerdo, logo você verá a fila para entrar na Cripta de São Francisco.

Se quiser ascender uma vela, saiba que você pode comprar, mas não vai poder acendê-la. Você compra e deixa ali em um espaço designado para colocar as velas. Posteriormente, elas serão acesas em frente a capela da cripta. Devo confessar que eu morri de frustração quando comprei a vela em homenagem ao meu pai e avós. Afinal, eu queria muito ter acendido e não pude. Mas entendo a logística e respeito.

Basílica de São Francisco Inferior
Representação da Basílica de São Francisco (Inferior) Fonte: Franco Cosimo Panini
Transepto

Já o número 3 na imagem designa o corredor de acesso a Cripta de São Francisco (transepto). Neste ambiente, observe os afrescos e as igrejas laterias. No topo do altar, aprecie os afrescos Giotto, Cimabué, e Pietro Lorenzetti.

Os afrescos no transepto direito mostram a infância de Cristo. Eles foram feitos parcialmente por Giotto e seus aprendizes. O nível inferior mostra três afrescos representando São Francisco ajudando duas crianças. Esses afrescos de Giotto foram revolucionários para a época, pois mostravam pessoas reais com emoções em uma paisagem realista.

Ainda na parede do transepto, Cimabué pintou uma de suas obras mais famosas: A Virgem com São Francisco, Anjos e Santos (1280). Provavelmente, este é o retrato que mais se assemelha à São Francisco. Os afrescos mostram seis cenas da Paixão de Cristo. Sendo que a mais impressionante é a Descida da Cruz. Pois dá para perceber a sombra em uma pintura pela primeira vez desde a Antiguidade.

Capela das Relíquias (Cripta)

Pela nave você pode descer para a Capela das Relíquias (número 4) através de uma escadaria dupla. Ali estão as relíquias preservadas do Santo numa vitrine. Então, este é um lugar de grande peregrinação (vide sempre as enormes filas para entrar).

Ainda ali ainda estão guardados todos os artigos que o Santo possuía em vida e que são preservadas até hoje. Como prova de seu grande desapego material pode se ver todos seus parcos pertences. Portanto, ali estão uma sandália de couro, duas túnicas, um capuz, e o mais importante, o texto original das normas franciscanas.

Este lugar, que é seu túmulo, tinha sido escondido pelo irmão Elia. Ele fez isto para evitar que suas relíquias se espalhassem pela Europa medieval, como era costume acontecer na época. Então, por ordem do Papa Pio IX, uma cripta foi construída embaixo da Basílica inferior para esconder os restos mortais do santo. Por isto que o lugar só foi descoberto em 1818.

Mosteiro de Sisto IV

Subindo a escadaria do lado esquerdo do altar, você chegará no Mosteiro de Sisto IV. Finalmente, fotografias são permitidas nesse espaço. Então, aprecie as colunas do Convento Sagrado e do Apartamento Papal.

Nesse pátio da Basílica tem também a lojinha de souvenirs e o Museu do Tesouro. Entretanto, esse último, tem que pagar para entrar.

Basílica de São Francisco
Pátio, Mosteiro de Sisto IV, na Basílica de São Francisco.

Parte Superior da Basílica de São Francisco

Assisi Italia
Basílica de São Francisco – parte superior (Fonte: Basilica e del Sacro Convento)

Finalmente, chega-se a Basílica Superior (número 7), que representa a glória. Observe que essa parte da Basílica é completamente diferente da Basílica inferior. Importante saber que esta é a primeira da Itália em estilo gótico. Com efeito, é bem mais colorida e iluminada que a parte inferior. Inclusive, eu senti até uma alegria maior, como se tivesse saído do cemitério para a vida!

Uma parte da nave da Basílica Superior foi decorada com vários afrescos de Cimabué e seus aprendizes (1280). Infelizmente, devido ao material usado na obra, os afrescos logo sofreram os efeitos da umidade e estão muito deteriorados. Os lados da nave foram decorados com 32 cenas do Velho Testamento e do Novo Testamento. Entretanto, estas pinturas foram muito danificadas pelos terremotos de 1997.

Basílica de São Francisco Superior
Representação da Basílica de São Francisco (Superior) Fonte: Franco Cosimo Panini
Ciclo de pinturas de Giotto

Certamente, a obra mais importante da Basílica é a série de 28 afrescos atribuídos ao jovem Giotto. Ela fica na parte baixa da nave (número 8). Particularmente, eu me apaixonei pelos afrescos de Giotto desse setor da Basílica. Realmente, uma obra de arte deste gênio da pintura, precursor da perspectiva na pintura. Aliás, para melhor entender as pinturas, comece do lado esquerdo, tendo a saída como direcionamento.

Cada seção vai contando a história da vida de São Francisco de Assis, o protetor dos animais. Naturalmente, os detalhes são impressionantes. Assim sendo, quanto mais tempo você puder gastar nessa parte, melhor. Sem dúvida, ao apreciar com tempo e atenção, vai descobrir mais e mais detalhes da vida do Santo. Os afrescos foram executados entre 1296 e 1304.

Dica:

para quem entende inglês, eu recomendo baixar o app do Rick Steves. Assim você pode seguir o guia em áudio e o mapa da Basílica de São Francisco. Visto que é gratuito e está rico em detalhes.

Jardim da Basílica de São Francisco de Assis

Em frente à Basílica está um belo jardim gramado e que tem vista para a cidade. Ali, escrito em flores, pode-se ver a palavra Pax, que significa paz.

Ainda no jardim, ali ao lado, não deixe de observar a escultura chamada de “Cavaleiro Regresso”. Por certo, ela representa Francisco antes de se converter. Inclusive, ela mostra o santo retornando para Assis depois de ter lutado na guerra contra a Perúgia. Foi ali que ele recebeu seu chamado celestial.

Assisi Italia
Gramado em frente a parte superior da Basílica, escrito PAX, paz!

Sacro Convento

Outra atração que pode ser visitada e faz parte do complexo da Basílica de São Francisco de Assis é o Sacro Convento. De fato, ele fica ao lado da basílica. O lugar parece uma fortaleza e sabe-se que já era utilizado em 1230. Atualmente, o Sacro Convento guarda uma grande biblioteca de obras medievais. Além disso, ele é um museu com obras de arte doadas por peregrinos ao longo dos séculos.

Capela Porciúncula (Basílica Santa Maria Degli Angeli)

A Capela Porciúncula, é o lugar onde São Francisco viveu e morreu. Entretanto, ela não se localiza na Basílica de São Francisco de Assis, mas sim há 4 km de Assis. De tal sorte que ela fica dentro da Basílica Santa Maria dos Anjos (Santa Maria Degli Angeli). Certamente, esta é outra visita muito indicada na região.

Informações Importantes:

Horário de visitas

Inverno (Europa):

Parte Superior: 8h30 às 18h

Parte Inferior: 6h às 18h10

Verão (Europa):

Parte Superior: 8h30 às 18h50

Parte Inferior: 6h às 18h50

Endereço

Piazza Inferiore di S. Francesco, 2

06081 Assisi PG, Itália

Website da Basílica: sanfrancescoassisi.org

Estacionamento para visitar a Basílica de São Francisco de Assis

Caso você vá de carro, o melhor conselho é estacionar perto de Santa Maria degli Angeli. Ou ainda encontrar estacionamento na Piazza de Porta Nuova (pago), que tem escadas rolantes para o centro. Entretanto, outra boa opção é o estacionamento subterrâneo da Piazza Matteotti. Dali você pode facilmente caminhar até o centro. Alternativamente, uma boa solução é a Piazza Italo Roscini Vitali ou Ponte San Vetturino.

Importante: a circulação de veículos dentro das muralhas na cidade de Assis é extremamente restrita. Ou seja, não corra riscos de ganhar multas! Então, deixe seu carro num estacionamento (pago) fora das muralhas.

Existe apenas um estacionamento gratuito fora da Porta S. Giacomo, e fica ao longo da Viale Albornoz. Mas tem um micro-ônibus que liga o local do estacionamento ao centro da cidade de Assis.

Onde ficar em Assis, Itália

Geramente, os hotéis mais caros em Assis oferecem vistas encantadoras. Ou ainda se localizam no centro histórico da cidade (dentro da muralha). Então, ao escolher as duas opções, com certeza o valor da diária vai subir consideravelmente.

Por exemplo, nós ficamos no Hotel La Terrazza (3 estrelas) e a experiência foi ótima. Apesar de ele ficar um pouquinho afastado do centro histórico, é bem aconchegante e encaixou no nosso orçamento.

Aliás, dependendo da época do ano da sua visita, recomendo reservar o hotel com antecedência. Afinal, a cidade é pequena, com algumas opções de hospedagem e muito procurada.

Abaixo você encontra a lista com alguns dos melhores hotéis em Assis, na Itália.

Conclusão

Sem dúvida, para os devotos de São Francisco, a visita a Basílica de São Francisco em Assis, na Itália, é parada obrigatória. Mas independente da sua opção religiosa, a cidade de Assis vale muito a visita.

Eu me impressionei muito com tudo o que vi por lá. Assim como, recomendo muito a região da Umbria como opção a famosa e lotada Toscana!

Gostou dessas dicas? Tem mais alguma sugestão ou quer contar o que viu em Assis? Então, fala comigo nos comentários no final dessa página! E não esquece de usar os links deste post para fazer suas reservas. 😉 Dessa forma, você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado e com dicas fresquinhas!


Outras lugares incríveis na Itália:

+ A CAPELA BRANCACCI EM FLORENÇA, A GRANDE OBRA PRIMA DE MASACCIO

+ CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, NO VATICANO: VALE A PENA SUBIR?

+ CAMPANILE DI SAN MARCO EM VENEZA: COMO SUBIR E TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

+ CONHECENDO A ARENA DE VERONA


Vale a pena comprar antecipadamente:

Respostas de 5

  1. Olá! Minha mãe tem muita vontade de visitar Assis pois é devota de São Francisco. Porém tem uma certa dificuldade de locomoção e usa bengala. Acha possível visitar a Igreja?

    1. OI Janaína,
      A parte alta da basílica com certeza é acessível, mas não fiquei atenta quanto a transição para a parte baixa.
      Vi no google que tem excursões específicos para cadeirantes, então acredito que sua mãe conseguirá visitar sim.
      Desculpa não poder ajudar com mais detalhes de acessibilidade.
      Abs,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.