Cidades para visitar na Polônia

Cidades da Polônia para conhecer e se encantar ♥

Desde que eu fui para a Polônia pela 1ª vez, o país foi amor à primeira vista. Afinal, Cidades da Polônia para conhecer e se encantar têm muitas, o que torna um destino bem disputado da minha enorme lista. Indiscutivelmente, eu tenho uma queda pelos países do leste. Tudo é tão lindo, colorido, BARATO, que se não fosse a língua dificílima e os poucos que falam inglês, me mudaria facilmente para lá. Além disso, a Polônia oferece a melhor combinação de cultura, história e culinária. Também tem atrações únicas e maravilhas naturais. 

Muitas pessoas não visitam a Polônia pois acham o país um lugar devastado pela guerra e sombrio. Provavelmente porque em algumas regiões ainda sofre o impacto de seu passado trágico. Entretanto, graças à energia e à resiliência de seu povo, a Polônia emergiu como uma das maiores histórias de sucesso pós-comunistas da Europa. Atualmente, a Polônia é um destino surpreendente, que atrai todos os viajantes, jovens e idosos. Sobretudo tem um dos povos mais felizes, sempre com um sorriso no rosto.

Além disso tudo, é um destino super acessível e seguro, com lindas cidades, povo super simpático e uma grande variedade de coisas para fazer e lugares para ver. Cada região oferece algo novo e único, tornando essencial viajar além da capital. Há muito mais cidades da Polônia para conhecer que essas 16 que eu listei. Portanto, a Polônia é um país que vale a pena reservar alguns dias, para ter tempo suficiente para mergulhar na cultura e tradição polonesa.


Leia também:

>> 15 PRATOS TÍPICOS PARA EXPERIMENTAR NA POLÔNIA E SE DELICIAR ♥
>> O QUE FAZER NA CRACÓVIA, UMA DAS CIDADES MAIS LINDAS DA POLÔNIA
>> VISITANDO O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ


Cidades da Polônia para conhecer
e se encantar ♥

Białystok

Białystok é a maior cidade do nordeste da Polônia e faz fronteira com a Bielorrússia. Já foi uma pequena cidade governada pela família Branicki. Inclusive, isso é ainda mais visível no principal e mais belo edifício, o palácio Branicki com seus jardins circundantes e parque.

Białystok

Outra parte interessante da cidade é a cidade velha chamada Rynek Kosciuszki, com sua câmara municipal e a igreja de St Roch. Há muitos restaurantes, parques, fontes, cafés e discotecas aqui. Portanto, Białystok é uma cidade na qual você não ficará entediado e provavelmente é uma das mais subestimadas cidades da Polônia.

Białystok

Onde ficar em Białystok:

Hotel Branicki | Villa Nova  | ApartHotel Jurowiecka 60 | Pokoje Gościnne Plażowa | BoutiqueHotel Aristo 


Chochołów

Na fronteira entre a Polônia e a Eslováquia, você conhecerá a encantadora Chochołów. Ela situa-se no limite entre as Montanhas Tatra Alta e Baixa. Mas Chochołów é famosa principalmente por sua riqueza nas casas de madeira, que dominam as ruas com madeira rústica e bucólica.

Chochołów

E no momento em que a cidade chega em suas bordas, densas florestas de pinheiros sempre-verdes erguem-se em paredes de verde profundo e sombrio. Uma floresta repleta de neve no inverno e de atraentes trilhas no verão.

Chochołów
Foto: Pawel Kazmierczak / Shutterstock.com

Onde ficar em Chochołów:

Biołe Izby | Chochołowskie Zacisze przy Termach | Ania Apartamenty | Pokoje Pod Bocianem | Pokoje Gościnne Chochołów



Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Cracóvia

Outrora a capital da Polônia, Cracóvia é hoje considerada a capital cultural do país. Inclusive, nenhuma ida à Polônia está completa sem visitar a Cracóvia. Além disso é uma das maiores e mais conhecidas cidades da Polônia. E não por menos, realmente ela é linda e merece sua visita!

Cracóvia também abriga a maior praça da cidade velha da Europa. Mais conhecida por seu núcleo medieval e bairro judeu, a cidade é centrada em Rynek Glówny (praça do mercado). Mas também não esqueça de conhecer a Basílica de Santa Maria, datada do século XIV. As cores são incríveis, muito mais expressivas do que a gente possa imaginar para uma igreja.


Leia também >> O QUE FAZER NA CRACÓVIA, UMA DAS CIDADES MAIS LINDAS DA POLÔNIA


Cracóvia cidades para conhecer na Polônia

Ainda visite a Universidade Jagellonian ou o Castelo Wawel – casa dos reis poloneses por quase 600 anos. Desfrute de um local de compras de mercadorias tradicionais e lembranças no Cloth Hall, um maravilhoso posto avançado da época da Renascença. Mas não espere muita variedade.

Cracóvia

Aliás, Cracóvia é também um excelente ponto central para uma visita a alguns dos locais mais conhecidos e populares da Polônia. Desde a experiência um pouco sombria do Memorial e Museu Auschwitz, um dos locais mais trágicos da Europa. Por fim, também vale a pena fazer uma curta viagem para visitar a Mina de Sal Wieliczka, classificada pela UNESCO.


Leia também >> Memorial e Museu Auschwitz


Memorial e Museu Auschwitz

Onde ficar na Cracóvia:

Plaza Boutique Hotel | Cracow Riverside | The Bridge Suites | Lubomirskiego 23 Residence | Sky Hotel Krakow 


Gdańsk

Gdańsk é uma das três cidades da região da Pomerânia que são popularmente conhecidas como Trójmiasto (três cidades). Esta cidade na costa do Báltico tem uma vibração única que a separa do resto do país. Já que este é um lugar que foi moldado pela grande variedade de comerciantes ricos atraídos por seu porto. Entre as cidades da Polônia que você não deveria deixar de conhecer, esta deveria estar no topo da sua lista.

Gdańsk

Fundada por volta do século X e em diferentes épocas pertenceu à Alemanha e à Polônia. Inclusive, ela era um estado livre antes de se tornar permanentemente parte da Polônia após a Segunda Guerra Mundial. A cidade se reconstruiu após a guerra, restaurando sua Cidade Velha, famosa pela Estrada Real na qual os reis poloneses viajaram ao visitar esta cidade histórica. A cidade também abriga a igreja de Santa Maria, a maior igreja de tijolos do mundo.

Gdańsk

No coração de Gdańsk encontra-se a principal parte da cidade, reconstruída com fachadas coloridas, lojas e restaurantes. A maior glória é a Fonte de Netuno construída no século XVII, que hoje em dia é o símbolo da cidade.


Onde ficar em Gdańsk:

PURO Gdańsk Stare Miasto | Hotel Hanza | Hampton By Hilton Gdansk Oliwa | Bayside Apartments | Stay Win Aura Gdańsk II |


Licheń Stary

Licheń Stary é uma pequena cidade perto de Konin. Ela nem é tudo aquilo, mas o meu lado católico falou mais alto, já que aqui está a Basílica da Nossa Senhora de Licheń. Afinal, ela é a maior basílica/igreja na Polônia e sétima da Europa. Dessa forma, ela é visitada anualmente por cerca de 2 milhões de peregrinos e turistas. Construída através de doações de peregrinos, a basílica levou 10 anos para ficar pronta (1994-2004). Isso sim é o poder da igreja.

Licheń Stary

O edifício monumental tem 139 metros de comprimento pode acomodar até 20.000 peregrinos. Mas na praça em frente ao templo há espaço para cerca de 250.000 pessoas! Ao lado do templo fica a torre de 130 metros de altura. Inclusive, este é um ótimo ponto para subir e apreciar a grandiosidade da Basílica. Visível à distância, a enorme cúpula da basílica tem um diâmetro de 36m e uma altura de 45m.

No campanário Maria Mãe de Deus, o sino pesa quase 15 toneladas e é o maior da Polônia. O edifício deixa uma ótima impressão e é um ótimo lugar para todos os tipos de fotógrafos ou pessoas religiosas. Não deixe de entrar, a decoração é maravilhosamente incrível. E você pode visitar a Basílica toda e descobrir várias preciosidades nela.

Licheń Stary

Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.


Łódź

Łódź está localizado no centro do país e tem uma história desafiadora. Conhecida por seus tecidos de alta qualidade, a cidade caiu em ruínas durante o século 20 e tem lutado para recuperar sua identidade. Recentemente, uma grande reconstrução foi iniciada, considerado por muitos como um dos maiores esforços de renovação da Europa.

Łódź

Ainda no meio do seu renascimento, Łódź é uma cidade fascinante para visitar apenas por este motivo. Além de têxteis, Łódź é a casa da indústria cinematográfica polonesa e é apelidado de “Holly-woodge”. Mas a cidade tem algumas outras preciosidades. Dessa forma, descubra e desfrute da Catedral Alexander Nevsky (1884), do Museu de Cinematografia e do Museu de Etnografia e Arqueologia. Além desses, não perca o Cemitério Judaico.

Łódź

Onde ficar em Łódź:

Hotel Tobaco Łódź | B&B Hotel Łódź Centrum | PURO Łódź Centrum | Vienna House Andel’s Lodz | DoubleTree by Hilton Łódź | Holiday Inn Łódź, an IHG Hotel 


Lublin

Lublin é chamada de “a pequena Cracóvia”. Ela está localizada na fronteira oriental da Polônia e tornou-se uma linha de defesa contra vários invasores à Polônia. De tal sorte que estes invasores destruíram a cidade várias vezes ao longo dos séculos. A cidade já abrigou uma das maiores comunidades judaicas da Polônia.

Lublin Cidades para visitar na Polônia

Evidências de Lublin conectando culturas ocidentais e orientais podem ser encontradas na Capela da Santíssima Trindade, que combina os estilos católico e russo-bizantino. Mas não se deixe enganar pelas ruas de paralelepípedos e arquitetura medieval da Cidade Velha, pois ela possui uma animada cena de artes e boates.

Lublin

Há muitas atrações turísticas que valem a pena visitar. Certamente, você deve ver o Castelo de Lublin, de onde você pode ver o panorama da cidade. Ainda passeie pela Cidade Velha, com seu antigo portão e a prefeitura, pois eles também são ótimos lugares para visitar.

Lublin

Onde ficar em Lublin:

Focus Hotel Premium Lublin | Hampton By Hilton Lublin | Dworek Jabłonna | Dom na Podwalu | Boutique Residence – Rynek 16


Malbork

Malbork tem uma atração que atrai a maioria de seus visitantes: um belíssimo castelo. O Castelo Malbork está no topo da lista de muitos que viajam para a Polônia. Impressionante por dentro e por fora, este Patrimônio Mundial da UNESCO foi concluído em 1409 e é o maior castelo gótico da Europa. Na verdade, o castelo são três castelos.

Malbork

Portanto, é o maior castelo de tijolos do mundo. Foram necessários 230 anos para construí-lo, mas a maior parte dele foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, para a nossa alegria, parte do castelo foi restaurado.

Malbork

Também não pode perder o Skwer Esperanto, localizado logo após as ruínas das antigas muralhas da cidade. Dentro deste parque estão pedras comemorativas colocadas por conhecidos palestrantes internacionais, todos eles homenageando Ludwig Zamenhof e a língua mundial que ele criou.


Onde ficar em Malbork:

Przy Zamku U Przewodników | Premium – Bed & Breakfast | Magnolia Pokoje Gościnne | Apartament U Krzyżaka | Domek w spokojnej dzielnicy


Nowy Tomyśl

Outra cidade que não faz parte da rota turística, mas vale dar uma passadinha. Eu mesma só a descobri, pois é a cidade da esposa do meu primo. Então estou aqui prestigiando a família. Nowy Tomyśl fica a 60 km de Poznań. De 1793 a 1919 estava sob o domínio prussiano. 

Foi libertada pelos insurgentes da Grande Polônia. A parte mais antiga de Nowy Tomyśl tem um planejamento urbano único em que existem duas praças de mercado. Entre os monumentos importantes da história está a igreja evangélica barroco-clássica do século XVIII.

Nowy Tomyśl

Nowy Tomyśl é um conhecido centro de design industrial e design de arte de vime. Andando pelas ruas da cidade é fácil notar a rica variedade de formas de vime decorando a cidade. O mais importante deles é o Cesto Gigante, que entrou para o Guinness World Records Book por ser tão único. Visitando Nowy Tomyśl também vale a pena ir ao Parque de Cultura e Recreação que abrange uma área de 34 hectares para visitar o Museu da Indústria de Vime e Cultivo de Lúpulo.

Nowy Tomyśl Polônia

ONDE FICAR EM Nowy Tomyśl:

poznańska19 | Hotel Atrium | Hotel Hi-Fi Spa | Bednarzówka



Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Poznań

Sem dúvida nenhuma, esta foi a cidade que mais amei conhecer. É muita fofura e cor para uma cidade só. Ela é conhecida por sua cidade antiga renascentista, que, como a maior parte da Polônia, foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Mas como todas elas, foi maravilhosamente reconstruída e agora prospera firme e forte.

Poznań Cidades para visitar na Polônia

Leia também >> PRAÇA DO MERCADO VELHO DE POZNAŃ


Um passeio pela praça do mercado de Poznań irá contaminá-lo com a energia e agitação da cidade. De manhã ou à noite, este lugar é sempre movimentado graças aos pubs, clubes e restaurantes que podem ser encontrados aqui. Você deve visitar a catedral de Ostrów Tumski. Belíssima. O Posnania Interactive Heritage Center compartilha o nascimento da Polônia através de exibições tecnológicas e interativas.

Poznań

Onde ficar em Poznań:

PURO Poznań Stare Miasto | Ibis Poznan Centrum | Hampton By Hilton Poznan Old Town | Aparthotel Wodna | Moxy Poznań Airport 


Rzeszów

Localizado em ambos os lados do rio Wislok, no coração do vale de Sandomierska, encontra-se Rzeszów. Ela é uma das cidades mais importantes da Polônia. Rzeszów parece ser uma pequena cidade tranquila perto do rio, mas na verdade é um centro progressivo de economia e cultura.

Cidades para visitar na Polônia

Pode não parecer, mas tem muitas atrações aqui. A Praça do Mercado, a Prefeitura, a biblioteca pública de 1890, as sinagogas “pequena” e “grande”, o Antigo Cemitério e Cemitério Judaico, o Teatro Wanda Siemaszkowa e o Monumento “Revts Acts”. Talvez a jóia de coroamento das cidades seja o Palácio Lubomirski, que remonta ao século XVIII.

Cidades para visitar na Polônia

Onde ficar em Rzeszów:

Grand Hotel Boutique | Hotel Metropolitan | B&B HOTEL RZESZÓW CENTRUM | Hotel Hubertus Rzeszów | Alabaster Rezydencja | Hilton Garden Inn Rzeszów


Sopot

Sopot, é uma pequena cidade litorânea. Fica entre Gdansk e Gdynia e tem sido uma fuga para a realeza e elite por séculos. Sopot tem praias cintilantes e resorts chamativos ao longo da costa, proporcionando um ar exclusivo. Você vai encontrar muitas vezes a praia repleta de banhistas e amantes do vôlei.

Cidades para visitar na Polônia

Os moradores locais lhe dirão sobre o Wooden Pier (o mais longo da Europa), o Casino e a Opera, em uma bela área arborizada. Você não pode perder o Krzywy Domek, também conhecida como a Casa Crooked por causa de sua forma incomum.

Cidades para visitar na Polônia
Foto: sashk0 / Shutterstock.com

Onde ficar em Sopot:

Pokoje przy plaży | B&B Molo | Dream Apartments-Classico Sopot | Pogodna Apartments | Apartamenty Bema4 Sopot


Toruń

Localizada no norte da Polônia, no rio Vistual, Toruń é uma das cidades mais antigas do país. Toruń é bem conhecida como o local de nascimento de Nicolau Copérnico (1473-1543). Também é bem conhecido pelo seu fantástico pão de gengibre, que é dos deuses. Visite a estátua do Burro de Bronze para aprender sua história sinistra, a Casa de Copérnico, a Fonte do Flautista e vários locais do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Como Toruń escapou do bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade ainda possue numerosos edifícios que datam da Idade Média. A construção da prefeitura começou no século 13, com muitas igrejas, incluindo a Catedral de São João Evangelista e João Batista, datando do século XIV. Esta igreja é imperdível para viajantes interessados em pinturas e esculturas góticas e altares barrocos.

Cidades para visitar na Polônia

Onde ficar em Toruń:

Hotel Petite Fleur | Gotyk | Hotel Nicolaus | Apartamenty Europa | TOP Garden Aparthotel 


Varsóvia

A capital da Polônia é uma belíssima cidade. Sua longa e turbulenta história pode ser vista nas distintas formas de arquitetura. Você encontrará igrejas góticas, blocos da era soviética, modernos arranha-céus e palácios neoclássicos. 

Cidades para visitar na Polônia
Foto: Patryk Michalski / Shutterstock.com

Varsóvia tem uma cena musical próspera e uma vida noturna vibrante. Embora a cidade tenha sido em grande parte destruída durante a Segunda Guerra Mundial, a Cidade Velha foi restaurada para espelhar sua glória pré-guerra, completa com becos de paralelepípedos, cafés charmosos e uma sensação única do passado. 

Varsóvia oferece impressionantes estruturas modernas e atrações a uma curta distância do seu centro histórico. Uma dessas atrações é o Centro de Ciências, que certamente encantará os viajantes mais jovens (e os mais velhos) com os displays interativos. Termine a sua visita no Museu da História dos Judeus Poloneses, para ver exposições em seus mais de 1000 anos de história.

Cidades para visitar na Polônia 69

Uma visita ao magnifico Castelo Real é mais uma oportunidade para ver a resiliência polonesa no seu melhor. A uma curta distância da cidade, você pode visitar alguns dos mais belos palácios – como o modesto Palácio Lazienki. Caminhe entre os pavões enquanto aprecia a vista deslumbrante do palácio sobre a água.


Onde ficar na Varsóvia:

Hampton By Hilton Warsaw | Hampton by Hilton Warsaw City Centre | Holiday Inn Express Warsaw – Mokotow, an IHG Hotel | ibis Styles Warszawa Centrum | Leonardo Royal Hotel Warsaw 


Zakopane

Zakopane é uma das cidades da Polônia que são mais turísticas. Afinal, ela é bem popular entre os turistas nacionais e internacionais. Eu diria que ela é uma Campos do Jordão da Polônia, com neve no inverno. Localizado nas impressionantes Montanhas Tatra, Zakopane é conhecido por seus chalés de madeira e seus esportes de inverno. Certamente, é o lugar perfeito para você praticar suas habilidades de esqui ou snowboard em uma das muitas pistas.

Cidades para visitar na Polônia

Mas se for em outras estações não se preocupe. É um ótimo lugar para fazer trilhas e apreciar a natureza. Eu estive lá duas vezes, em maio e em setembro e adorei. Agora preciso ir no inverno para ver neve, porque esquiar mesmo, eu não esquio. Onde quer que você olhe, você encontrará vistas deslumbrantes da montanha. Vá até Morskie Oko, um lago de montanha verde-esmeralda fora da cidade. 

Cidades para visitar na Polônia

Para a minha alegria tinha um cemitério bem no meio do centrinho. Com belíssimas lápides de madeira fantasticamente ornamentadas que se assemelham a peças de xadrez gigantes.


Onde ficar em Zakopane:

Grand Podhale Resort&Spa | Rusałka | Villa Kaplowa Chata & SPA | Pensjonat Orla Perc | Tamok Lifestyle Villa 


Wroclaw

Wroclaw é a quarta maior cidade da Polônia. Construída no período medieval, a cidade abrange várias ilhas e mantém várias pontes bonitas e arquitetura impressionante. E muita cor. Amo cidades coloridas. Em 2015, foi nomeada uma das “Melhores cidades para se viver”. A Praça do Mercado é fofura pura 

Cidades para visitar na Polônia
Cidades para visitar na Polônia

Em 2016, a cidade foi a Capital Europeia da Cultura, assim como a Capital Mundial do Livro. O que trouxe muito reconhecimento e visitantes para a cidade. Além da Praça do Mercado, não perca o Centennial Hall (Patrimônio Mundial da UNESCO) e a Igreja de Santa Maria Madalena (século 13).

Cidades para conhecer na Polônia
Foto: Artur Kowalczyk / Shutterstock.com

Onde ficar em Wroclaw:

.PURO Wrocław Stare Miasto | Old Town Haston | Villa Art Novis | The Bridge Wroclaw – MGallery | Europeum Hotel 


Das 16 cidades que eu listei,
você já conhece ou quer conhecer alguma? ♥

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 14

  1. Olá, adorei as dicas. Estou indo para a Polônia visitar minha família, vamos em julho/2022. Moram em Poznan e Ostrow. Tem alguma sugestão de roteiro? Saímos de Praga de carro.

    1. Oi Verônica.. Aiiii que invejinha que deu!! Amo a Polônia! Poznan é incrível, a cidade polonesa que mais visitei, tenho amigos que moram em Nowy Tomyśl que é pertinho. Ostrow não conheci. Infelizmente não tenho nenhuma ideia de roteiro de carro =( , eu ou ia de avião, ou de trem saindo de Berlin.

    1. Oi Katia. Infelizmente eu somente fui para Polônia a turismo, não sei os procedimentos para fazer visto e estudar lá. Com certeza tem como tirar, mas tem que pegar as informações com escolas de idiomas lá, que te ajudarão no procedimento. =)

  2. Estive na Polônia e fiquei impressionado com a simpatia do povo polaco, da alimentação, das paisagens, do histórico, cultura enfim da Polônia como um todo. Farei a visita novamente no próximo ano. Eu e minha esposa comentamos com nossos amigos que também visitarão. Em especial recomendo Varsóvia, Cracóvia, as Minas de Sal e sempre Auschiwtz. Vale a pena visitar.

  3. Martinha
    Parabéns por este post.
    Destas 16 cidades já visitei 5 não sei se vou conseguir visitar todas mas assim o espero
    Em alguns casos foi muito útil o seu post.
    Vou para Cracóvia no início do próximo vou tentar reservar bilhetes para as atividades através dos vossos links
    Bjs

  4. A Polónia é um País incrível. Nos sitios mais recônditos encontra-se história, principalmente da 2ª guerra mundial, por isso antes de ir deve-se consultar o roteiro total da Polónia. Boa comida, principalmente BIGOS e cerveja. Porém os Polacos bebem muita vodka, havendo fábricas por todo o lado. Quanto a mim, só uma coisa mais complicada: é a língua e ainda por cima falam muito pouco o inglês. Não se esqueçam, visitem a Polónia e ficarão amantes dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.