Pratos típicos para experimentar na Polônia

15 Pratos típicos para experimentar na Polônia e se deliciar ♥

Pratos típicos para experimentar na Polônia tem muitos. Antes de tudo, uma das minhas partes favoritas sobre viajar é explorar várias cozinhas e experimentar novos alimentos. Eu acredito que a culinária de um país é tão importante para sua identidade cultural quanto sua história ou idioma. Na Polônia, achei mega importante experimentar o máximo que pude da culinária local. Afinal, ela não está facilmente disponível em todo o mundo. Mas, coincidentemente, é bem semelhante com a culinária ucraniana.

Assim como em muitos outro países da Europa, a comida polonesa é rica em vários tipos de carne. Eles tem pratos com carne de porco, frango, vaca, e ainda repolho, cogumelos, pepino e batatas. Além disso, é famosa também pelos seus excelentes pães e deliciosas salsichas (páreo duro com as alemãs).

zurek
Żurek

Leia também:


ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

Pratos típicos para experimentar na Polônia:

Descubra quais pratos típicos experimentar na Polônia:

Barszcz czerwony

O Barszcz czerwony é uma sopa de beterraba. Sendo assim, é outra sopa polonesa de sabor realmente intenso que é muito típica na Polônia. Muitos poloneses adoram uma tigela forte de Barszcz czerwony em um dia frio de inverno. Ainda, ele é servido com uma porção de smietana (creme azedo) por cima e com seu pão favorito ao lado. Mas eu te garanto, que se tiver um bom copinho de vodka do lado, é melhor ainda.

Pratos típicos para experimentar na Polônia
Foto: Shebeko / Shutterstock.com

Bigos

É impossível imaginar os feriados tradicionais sem um prato de bigos caseiros. Pois, o bigos é um prato polonês muito tradicional. Seus ingredientes básicos são chucrute, repolho fresco, vários tipos de carne, salsichas, bacon, cogumelos secos, ameixas secas, cebola e especiarias. Normalmente, você comerá com pão de centeio ou batatas. Não esquecendo que é tipicamente servida com uma ou duas doses de vodka.

Pratos típicos para experimentar na Polônia

Chłodnik

A Polônia serve algumas sopas realmente excepcionais, e Chłodnik é uma joia super saudável. Esta é uma sopa de beterraba fria com ovo cozido dentro. Apesar de ser muito parecida com a sopa Barszcz czerwony, ao mesmo tempo ela é bem diferente. Normalmente, um ovo cozido é cortado à metade e decora o topo. Inegavelmente, o Chłodnik é instantaneamente reconhecível por sua rica cor rosa. Além de a sopa ser uma entrada comum em todo o país. 

Pratos típicos para experimentar na Polônia

Gołąbki

Gołąbki é um prato polonês tradicional e típico. Ele é feito de carne de porco picada com um pouco de arroz, cebola, cogumelos e envolto em folhas de repolho branco. Existem também outras variações de recheios, como frango, carne de carneiro ou sem carne. Antes de servir, o repolho é frito na gordura e vem com um molho de tomate, champignon ou pepino cremoso.

Com um sabor delicioso e um aroma sensacional, esses pãezinhos de repolho são fáceis de devorar e de se apaixonar. Curiosamente, o termo gołąbki significa, na verdade, “pombinho”, mas não há um pássaro cozido dentro dele. Uma lenda polonesa afirma que o rei Kazimierz alimentou seu exército com gołąbki antes de uma batalha contra Ordem Teutônica. Então, a sua improvável vitória foi atribuída à refeição com gołąbki.

Pratos típicos para experimentar na Polônia

Kiełbasa

Salsichas… que país não tem suas salsichas típicas?! Na Polônia, você encontrará uma variedade enorme, feitas de “tudo” o que você imaginar, de peru ao bisão. Entretanto, uma das melhores salsichas, na minha opinião, é a Krakowska. Ela é uma especialidade da Cracóvia, temperada com pimenta e alho. Gostei também da Kabanosy, uma salsicha fina e seca aromatizada com sementes de alcaravia.

Para os corajosos de plantão, tem o Kaszanka, que é uma salsicha de sangue cheia de grumos e sangue de porco. Sinto muito, não sei dizer se é boa, já que essa eu passei!! Então, se você estiver na Cracóvia, não deixe de conhecer o Kielbaski z Niebieskiej Nyski. Assim, pode ter um gostinho da salsicha mais famosa de Cracóvia.

Pratos típicos para experimentar na Polônia

Leia também:

+ O QUE FAZER NA CRACÓVIA, UMA DAS CIDADES MAIS LINDAS DA POLÔNIA

+ VISITANDO O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ


Kotlet schabowy

Este é um dos mais deliciosos e antigos alimentos poloneses, que remonta ao século XIX. Aliás, é outro que eu gosto muito. Muito semelhante ao tradicional schnitzel vienense, é a variação polaca de uma costeleta de porco frita. Ela é feita a partir do lombo de porco a milanesa (servida com ossos ou sem). Normalmente, é servido com salada de repolho, beterraba, batata e outros vegetais.

Portanto, é sucesso em casamentos e jantares de família no país. Apesar de que os ingredientes não são poloneses, sua associação com o país é enorme. Se você não gosta de carne de porco, tente provar a costeleta de frango. Ela é feita da mesma forma que a de porco.

Kotlet schabowy

Krówki

Uma das grandes surpresas da culinária polonesa nada mais é que uma bala / bombom. Entretanto, eu já aviso que é impossível resistir ao melhor doce polonês de todos os tempos: o krówki. Cada um é embalado individualmente em papel amarelo com uma foto de vaca. Aliás, a tradução literal de krówki é “pequenas vacas”.

Os primeiros krówki foram feitos pela família Pomorkis, em 1930. A receita original contém leite, açúcar, manteiga e sabor de baunilha, mas existem muitas variações. Quando feitos à mão, são crocantes por fora e macios por dentro.

Obwarzanek

Se você estiver com viagem marcada para a Cracóvia, não deixe de degustar muitos obwarzanek. Que nada mais é do que um bagel (ou em outros formatos) polvilhado com sementes de papoula ou sezame. Aliás, você vai encontrar em cada esquina da cidade.

Sem falar que é o único alimento polonês que é protegido pela União Européia. Além disso, ele está listado também na Lista de Alimentos Tradicionais. Sua história remonta ao século 14 e sua popularidade nunca caiu. Todos os dias, os padeiros cracovianos preparam mais de 200 mil obwarzanek. Deste modo, se tornaram um símbolo não oficial de Cracóvia.

Obwarzanek

Oscypek

Um dos pratos típicos para experimentar na Polônia mais imperdíveis! Sem dúvida, os amantes de queijos precisam experimentar esta maravilha da culinária polonesa. Oscypek é um queijo feito de leite de ovelha, e é delicioso frio ou cozido. Vindo do alto das montanhas polonesas Tatra, é um prato de marca registrada. A forma mais comum de comê-lo é grelhado e servido com molho de cranberries ou morangos. Ou ainda com alface ou rúcula.

Pratos típicos para experimentar na Polônia : Oscypek

Paczki

Ahh, o Paczki! – todo mundo adora um Paczki. Nada mais, nada menos que o sonho da Polônia. Sendo assim, este pão com cobertura de açúcar é recheado com diversos sabores. Um dos sabores mais populares é o de morango. Outros sabores que fazem sucesso são o de creme e o de chocolate. Facilmente, você encontra o paczki em padarias de todo o país.

Pratos típicos para experimentar na Polônia : Paczki

Pierogi

Sem dúvida, é dos pratos típicos para experimentar na Polônia que eu mais gosto. Assim como, para a minha sorte, ele está presente em vários países do Leste Europeu. Sem falar que ele é um dos pratos poloneses mais clássicos e conhecidos. Dessa maneira, é uma verdadeira comida nacional.

Pierogi ou pierożki são feitos de massa fina e podem ser salgados ou doces. Aliás, os recheios mais populares incluem carne, chucrute, queijo cottage e cogumelos. Mas ainda você encontra com batatas cozidas e cebola frita. Ou ainda, na versão doce, frutas da estação, como mirtilos e cerejas.

Pratos típicos para experimentar na Polônia : Pierogi
Pratos típicos para experimentar na Polônia : Pierogi
Foto: freeskyline / Shutterstock.com 

Polskie naleśniki

Aqui está o equivalente polonês dos crepes franceses. Polskie naleśniki são finas panquecas com qualquer tipo de recheio que você possa sonhar. Pode ser tanto doce, quanto salgado. As mais tradicionais são as de queijo, misturado com açúcar, geleia, frutas. Você encontrará ainda de carne e legumes – todos igualmente saborosos.

Rosół

Rosół é uma das sopas mais populares na Polônia. Bem semelhante a nossa sopa de galinha com macarrão ou caldo de galinha. Sem dúvida, ela é muito tradicional. Na versão polonesa não pode faltar frango, cebola, alho-poró, aipo verde, salsa, repolho e pimenta. Sendo assim, é um prato perfeito para nos aquecer do frio brutal no inverno.

Rosół
Foto: Fanfo / Shutterstock.com 

Zapiekanki

Uma maravilha da cozinha polonesa. E o melhor de tudo, delicioso. Um pedaço fino de pão, com cogumelos e uma variedade de coberturas. Muitos acham que baguetes franceses e pizza italiana podem parecer semelhantes, Entretanto, para o polonês, nada pode realmente substituir o seu amado zapiekanki.

Dessa forma, você encontra em todos os cantos do país. Com infinitas possibilidades de recheio, incluindo salame, espinafre, queijo defumado. Outras possibilidades são picles, abacaxi, queijo feta, molho de alho e cebolinha. Então, sempre que bater aquela fome, esta é uma das melhores comida de rua do país. 

Zapiekanki
Foto: rlat / Shutterstock.com 

Żurek

Provavelmente, a sopa polonesa mais tradicional. A característica incomparável dessa sopa é o seu sabor amargo. Mas não é um amargo como limão, o sabor é mais delicado e característico. Um tanto quanto exótica, mas eu gosto muito.

O caldo de centeio azedo é feito de ervas e farinha. Ele ferve por algum tempo antes de adicionar ovos cozidos picados, linguiça defumada, salsicha crua, batatas, cogumelos e bacon. Geralmente, é servido dentro de um pão grande e crocante. Portanto, se você for para outros países do Leste Europeu, grandes chances de encontrar a sopa Żurek lá também.

Pratos típicos para experimentar na Polônia : zurek
Foto: Sopotnicki / Shutterstock.com
Seguros Promo

Ache seu hotel na Cracóvia:

Booking.com

Qual destes pratos típicos para experimentar na Polônia você já teve a oportunidade de provar?

Gostou? Ainda tem alguma sugestão de outros pratos poloneses?

Então, conta pra gente aqui do Viajoteca ali nos comentários a tua opinião! A gente pode trocar figurinhas sobre delícias mundo afora! Deste modo, vamos enriquecendo nossa lista de delícias pelo mundo!

Vale a pena comprar antecipadamente:

2 respostas

  1. Boa Noite, tenho viagem marcada para Cracóvia em Dezembro deste ano estou com receio que devido á situação de 2ª vaga por toda a Europa tenha que adiar (que foi regra este ano em todas as minhas viagens marcadas) mas estou esperançoso que vou conseguir. Estou muito expectante quanto á Polónia.

    1. Oi Jorge.. pois é, dezembro esta aí.. não querendo te desanimar, mas pela situação atual da Europa, não sei como será em dezembro. Mas independente disso, a Polônia estará lá te esperando e você vai adorar. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.