Onde ficar em San Francisco

Onde ficar em San Francisco (e onde evitar!)

Apesar da cidade ser relativamente “pequena”, descobrir onde ficar em San Francisco, na Califórnia, é uma tarefa complicadinha. Digo isso, pois assim que você mergulha na diversidade de São Francisco, vai perceber que ela é uma Torre de Babel e escolher um local que combine com seu estilo, certamente será o grande diferencial.

A primeira vez que visitei San Francisco foi em 2005, quando passei 4 meses estudando na U.C. Berkeley, ali do ladinho. Fiquei anos sem retornar a cidade, até que em 2015, meu marido começou a trabalhar em um projeto baseado no centro de San Fran e de lá pra cá, já voltei inúmeras vezes. Então, me sinto um pouco local e uma apaixonada pela cidade.

A hotelaria da cidade é ampla, porém costuma ser uma das mais caras dos Estados Unidos. Sendo assim, uma das dicas é evitar ficar em San Francisco nas datas dos megas eventos, congressos e/ou conferências, falarei sobre isso mais adiante.

Vem comigo!

Mais dicas de São Francisco:

Alamo Square em São Francisco
Alamo Square

Índice do post – clique e vá direto ao assunto:

  1. Onde ficar em San Francisco pela primeira vez
  2. Onde ficar em São Francisco pela segunda ou enésima vez
  3. Onde NÃO ficar em São Francisco
  4. Principais eventos de São Francisco, California

Escolher o bairro certo para ficar em São Francisco é uma tarefa muito importante. Pois, apesar da cidade ser incrível, liberal e belíssima, tem algumas áreas que eu não recomendo de jeito nenhum, como por exemplo, a região de Tenderloin. Certamente, ela é bem localizada, mas eu nunca me hospedaria ali. As vezes, apenas um quarteirão faz muita diferença entre ficar em um bom lugar ou “estranho” (podendo beirar o perigoso).

Assim sendo, vamos as minhas dicas de onde se hospedar em São Francisco separadas pelos bairros para se ficar na primeira viagem e nos lugares para quem está retornando ou para aqueles que preferem lugares fora do óbvio.

Ah.. não esqueça do seu seguro viagem, super importante antes de embarcar! Além disso, se já quiser agendar seu transfer do aeroporto, clique aqui.

Espero que este post te ajude!


Olhe também:


Onde ficar em San Francisco pela primeira vez

Há três regiões que recomendo para quem está visitando San Francisco pela primeira vez, são elas: Union Square, Nob Hill e Fisherman’s Wharf. Dito isso, é MUITO importante entender a diferença entre elas.

Union Square & SoMA

Na minha opinião, o melhor lugar para se ficar em San Francisco pela primeira vez é na Union Square. Sem dúvida, este é o local mais central e o mais fácil de se locomover tanto a pé, quanto de transporte público. Além, é claro, te der uma gama imensa de hotéis para se escolher.

Para quem está indo a trabalho, a chance de ficar em um hotel na Union Square é imensa, pois a maioria das empresas se localizam nesse bairro, que é uma selva de pedras.

Nesse miolinho você ouvirá falar também da região do SoMA (South of Market St), que é uma area gigante. Contudo, aqui quero focar apenas na parte sul da Market St., logo abaixo da Union Square, ok? Fique atento, pois tem algumas áreas do SoMA que não são recomendadas.

A dica de ouro para quem for ficar na Union Square é nunca reservar um hotel na região da Market Street entre as ruas Taylor St e o Civic Center, pois aí você vai estar entrando no Tenderloin, um bairro que não recomendo de jeito nenhum.

Abaixo alguns hotéis para se considerar:

Nob Hill

Um bairro centralmente localizado em São Francisco e com várias acomodações de alto padrão. Na minha opinião, Nob Hill é um dos melhores lugares para se hospedar em São Francisco. Fica basicamente entre a região da Union Square e Fisherman’s Wharf, e do ladinho de Chinatown, North Beach e muitos outros lugares interessantes.

Outra dica importante de Nob Hill e que ele fica em uma das partes alta da cidade, então sempre terão rampas e ladeiras para treinar a panturrilha. Contudo, São Francisco é um sob e desce sem fim, sendo assim, não vejo como um ponto desfavorável

Abaixo alguns hotéis para se considerar em Nob Hill:

Fisherman’s Wharf (e North Beach)

Um local muito procurado pelos turistas é a região do Fisherman’s Wharf. Além de ser pertinho de várias atrações turísticas da cidade (Pier 39, Pier 33 e Ghirardelli Square), os preços dos hotéis costumam ser mais baratos que os da Union Square e Nob Hill, pois acaba concorrendo menos com a parte de negócios da cidade.

Particularmente, eu prefiro muito mais a região da Union Square, que o Fisherman’s Wharf. Como alternativa ao Fisherman’s Wharf, logo ali pertinho, fica North Beach (Little Italy). Esta é uma região mais interessante, especialmente com opções para jantar e badalar. Inclusive, recomendo para quem foge de lugares ultra-turísticos.

Algumas opções para se considerar:

Union Square, Nob Hill e Fisherman’s Wharf

Booking.com



Onde ficar em São Francisco pela segunda ou enésima vez

Como disse anteriormente, São Francisco é uma cidade relativamente pequena. Desse modo, a locomoção de uma lado para o outro é bem fácil, então os turistas podem escolher “qualquer” lugar para ficar.

A região da Union Square, Nob Hill e Fisherman’s Wharf, apesar de serem excelentes localizações para a primeira viagem a São Francisco, elas deixam muito a desejar na questão “personalidade”. Minha dica é que sua segunda vez na cidade, você escolha um bairro que curtiu visitar anteriormente e que deseja explorar com mais calma.

Por causa do trabalho do Kiko (marido), eu sempre fico na Union Square. Mas hoje, se pudesse escolher um lugar para ficar, eu escolheria a Marina, Hayes Valley ou Alamo Square (lembrando que a localização nem sempre é a ideal para primeira visita), mas tem outros lugares também e mostro abaixo para vocês.

Marina, Alamo Square e Hayes Valley

Hayes Valley é um dos bairros mais bonitos de São Francisco com uma vibe adorável. Eu acho a combinação perfeita entre area residencial e comercial, acima disso, acho que esse bairro representa muito a imagem que São Francisco tem para mim. Logo ali do lado, fica a região da Alamo Square, onde ficam as casinhas germinadas mais icônicas da cidade, outro lugar super gostoso de ficar em San Francisco.

Já a Marina fica em um outro ponto da cidade, perto da ponte Golden Gate. Em questão de localização, ela fica mais distante da maioria das atrações turísticas, mas se você estiver de carro, talvez seja uma boa alternativa, pois as maioria dos hotéis tem estacionamento que não cobram um rim!

Esses três bairros tem ótimas opções de restaurantes, lojinhas e um ambiente gostoso de passear como se fosse local. A única coisa chata dessas regiões é que a pesquisa pelos hotéis precisam ser feitas com atenção, pois são menos opções e algumas bem ruins!

Opções de hotéis na Alamo Square & Hayes Valley

Opções no Booking.com na Marina

+ Bairros em São Francisco para ficar

Onde ficar em São Francisco

>>> Clique no nome do bairro para a seleção de hotéis na região

  • Haight-Ashbury – antigo bairro hippie com casinhas lindas e coloridas. Para os fãs de rocky & roll, até Janes Joplin morou por ali. Hoje ele é um bairro residencial, todavia perto da entrada do Golden Gate Park costumam ter uns “perdidos” zanzando por ali. PS: Golden Gate Park é um parque super bonito, mas não tem nada a ver com a ponte, somente o nome é o mesmo para nos confundir, claro!

  • Castro – um dos bairro mais famosos de SF que desde a década de 70 está interligado a comunidade LGBTQ+. Recomendo muitíssimo a visita ou a estadia, desde que respeite a cultura queer, do contrário, a sugestão é nem visitar São Francisco, para ser bem sincera!

  • Mission – bairro mais antigo de San Fran, famoso pelos murais, grafitis, influência latina, restaurantes e bares. Entretanto, à noite precisa ficar (muito) esperto/a. Muitos hostels ficam nessa área, pois tem um melhor custo x benefício.

Booking.com


Mais dicas de São Francisco:


Onde NÃO ficar em São Francisco

Definitivamente precisamos ter um tópico exclusivo aqui nesse post, porque existem algumas áreas que eu recomendo evitar quando fizer sua reserva de hotéis em São Francisco.

Infelizmente, cada vez é mais comum se ver São Francisco ruas sujas, drogados e moradores de rua. Esses problemas em si acarretam violência urbana e nós visitantes precisamos estar atentos.

Deixo abaixo quatro lugares para evitar sempre que puder, especialmente a noite. Mas calma, que tem especificações dentro de cada um desses lugares. Para quem se interessa sobre o tema, recomendo a leitura (em inglês) desse post do blog Fog City Secrets.

Bairros em São Francisco que não recomendo ficar

  • The Tenderloin: O centro de São Francisco, também conhecido como Tenderloin, é classificado como uma das áreas mais perigosas da cidade. Há um número grande moradores de rua, além da atividade com drogas. Isso não significa que o Tenderloin deva ser completamente esquecido, especialmente porque ele faz fronteira com áreas turísticas como Union Square e o distrito de teatros de SF, mas o Tenderloin é definitivamente um lugar para ser evitado depois do entardecer.
  • The Mission: essa é uma area em transição e acredito que nas próximas décadas será um bairro top de San Fran. Então, é complicado falar para evitá-lo como um todo, mas definitivamente é preciso estar atento. O bairro tem muita personalidade e há muita vida noturna na Mission, logo nem é tão perigoso à noite por causa dessa circulação de pessoas. Mas na madrugada e em áreas menos frequentadas, como becos e ruas laterais, melhor sair fora.
  • SoMa (South of Market St): o SoMA é um bairro que tem região excelentes e outras nem tanto. Sendo assim, nessa região ao sul da Market St recomendo evitar entre as ruas 5th and 10th street.
  • Golden Gate Park: o parque Golden Gate é imenso e uma delícia de passear durante o dia, seja para andar de bicicleta ou explorar suas inúmeras atrações. Em algumas áreas do parque, mesmo durante o dia, já é possível notar a grande presença de moradores de ruas e alguns drogados, mas a noite a situação piora consideravelmente.

Principais eventos de São Francisco, California

Como mencionei no início do texto, se você visitar São Francisco bem no meio dos grandes congressos e/ou eventos, a chance é que haverá menos opções de hotéis e preços ainda mais alto que o normal.

Então, anote alguns dos principais eventos de São Francisco.

PS: eu não vou deixar as datas específicas, pois elas mudam ano a ano. Mas com os nomes e a época do ano já vai ajudar bastante sua pesquisa:

  • San Francisco Writers Conference (fevereiro – Feriado President’s Day)
  • Game Developers Conference (março)
  • Google I/O (maio)
  • WWDC – Apple Developers Conference (junho)
  • TechCrunch Disrupt (setembro)
  • DreamForce (setembro)



Deu para perceber que descobrir um lugar para ficar em San Francisco que seja legal e que se encaixe no seu bolso não é tarefa fácil, né?! Mas sua viagem pela Califórnia vai ser tão bacana, que vale a pena pesquisar e ver isso com calma!

E não esqueça de usar nosso link do Booking.com para reservar seus hotéis ou apartamentos nessa viagem para São Francisco. Afinal, você não paga a mais por isso e a cada reserva concluída, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog operando! Muito obrigada!

Dicas de São Francisco, California – clique aqui!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.