Niagara Falls

Como ir de Toronto à Niagara Falls – opções e dicas!

Como ir de Toronto à Niagara Falls é uma das perguntas que todo mundo pergunta quando vem a Toronto. E não é por menos, já que apenas 130km separam essas duas cidades do Canadá. Por ser assim pertinho, as cataratas do Niágara, assim como a região de Niagara on the Lake, é um dos programas “obrigatórios” para quem vai visitar Toronto.

Você pode fazer esse passeio no esquema bate e volta, que certamente é a opção da maioria das pessoas. Todavia, se preferir curtir a região com mais tempo, nós sempre recomendamos pelo menos uma noite por lá (veja dicas de hotéis em Niagara mais abaixo).

Para te ajudar na tarefa de escolher a melhor maneira de ir de Toronto à Niagara Falls, escrevi esse post completinho com todas as opções.

Como ir de Toronto à Niagara Falls
Niagara Falls vista do lado canadense


+ Não esqueça do Seguro Viagem para o Canadá!

+ Chegue no Canadá conectado, compre seu chip de internet hoje mesmo!

+ Moeda do Canadá, qual dólar levar na viagem?


Onde ficar em Niagara

Como moro em Toronto, eu costumo sempre fazer o bate e volta para Niagara e raramente faço a pernoite. Contudo, uma vez resolvemos pegar esticar e ficamos no Marriott Fallsview em um quarto com vista para as cataratas e foi muito legal. Agora, se você só vai ficar em Toronto, veja aqui nossas dicas de acomodações em Toronto.

Como Niagara Falls é um super destino turístico, o que não faltam são opções de todos os tipos e para todos os bolsos. Uma leitora super querida, que inclusive escrever um post sobre Ano Novo em Niagarareservou o Vittoria Hotel and Suits (3 estrelas) que é muito bem avaliado e não se arrependeu.

Outras opções de Hotéis em Niagara Falls:

Mapa com os hotéis para você se localizar em Niagara:

Booking.com

Agora vamos as formas que você pode chegar em Niagara Falls do lado canadense. Quem quiser incluir Niagara on the Lake e a região das vinícolas no roteiro, o que eu recomendo, precisa lembrar que as duas cidades ficam mais ou menos 25km de distância uma da outra.

Agora, se você quiser cruzar a fronteira e conhecer a Niagara Falls do lado americano terá que ir a pé ou contratar um taxi que faça esse serviço, mas já deixo avisado que o lado canadense é bem mais bonito que o lado americano!

Carro

Na minha opinião ir de carro, seja alugado ou com algum passeio privativo, é a melhor maneira de conhecer a região de Niagara, pois te dá flexibilidade. Isso vale, especialmente, para quem tem apenas um dia para conhecer tudo.

Tempo de Viagem: aproximadamente 1h30 se não tiver trânsito.

Preço da locação: alugar carro pode custar entre $60 to $400 por dia dependendo do modelo, época do ano, tipo de seguros que vai adquirir e locadora. Minhas empresas preferidas no Canadá são a National e a Enterprise, às vezes alugo pela Hertz também. [Faça sua cotação com a RentCars.com]

Direção: para ir de downtown Toronto à Niagara Falls, basta pegar a QEW (estrada Queen Elizabeth Way). Do Aeroporto Internacional (Pearson), você deve pegar as estradas: 401 W, depois 403 W até encontrar a QEW. A estrada 407 é uma alternativa para quem sai do aeroporto, porém ela é pedagiada e se tem intenção de usá-la, melhor verificar com a locadora se você pode ter acesso e quais os valores.

Dicas para ir a Niágara de carro:

Evite as estradas nos horários do rush, o trânsito de Toronto costuma ser caótico, especialmente entre 7h às 9h e 16h às 18h30, se bem que nesses últimos anos, qualquer hora é hora de trânsito em Toronto.

Uma alternativa para curtir ainda mais a região Niagara é percorrer toda estradinha chamada Niagara Parkway, ou seja um caminho que liga a charmosa cidadezinha Niagara on the Lake até Niagara Falls, a cidade onde fica as cataratas!

Na minha opinião, alugar um carro é a maneira mais fácil de ir de Toronto à Niagara, mas claro que tem os perrengues de organizar os horários para pegar e devolver o carro, custo de estacionamento, não poder beber nas vinícolas e o risco de errar o caminho e perder tempo. Dessa forma, quem quiser otimizar a viagem e contratar um dos nossos motoristas e parceiros, fale conosco.

Há várias locadoras de carro no aeroporto e em Toronto, inclusive você pode alugar em um lugar e devolver em outro. Todavia, fique atento aos valores e lembre-se que no verão canadense, julho e agosto, as locadoras costumam ficar sem carro rapidinho.

Em Toronto, apesar das locadoras terem horário de funcionamento até às 18h, geralmente você pode devolver o carro a qualquer hora. Porém, nem todas tem essa facilidade, então confirme com sua locadora se ela oferece esse benefício e como proceder. Isso ajuda bastante, pois te deixa livre para chegar o horário que quiser, e acima disso não precisar pagar o estacionamento do seu hotel em Toronto.

De Toronto à Niagara
Promenade de Niagara Falls e ao fundo a ponte que liga o Canadá aos Estados Unidos!




+ Roteiro de 1 dia para Niagara Falls e região

+ Vinícolas para conhecer em Niagara


Excursão de ônibus (Toronto à Niagara)

Tempo de Viagem: de 7h a 10h (de Toronto a Toronto), dependendo da empresa que opera o tour.

Preço: Depende do tour, de C$99 a $250 por pessoa.

Dica de tour para Niágara

Empresas: Várias empresas em Toronto fazem essa day trip de Toronto à Niagara com excursões de todos os tipos e preços, a grande maioria delas somente em inglês. Mas claro, que recomendo você conhecer os passeios exclusivos para Niagara em português que nossos parceiros fazem (falo mais dele a seguir).

Todavia, para quem está sozinho essas excursões são interessantes. A vantagem é que por um preço justo você consegue ir de Toronto à Niagara Falls e visitar as principais atrações sem preocupação. A desvantagem é que a grande maioria das excursões são em inglês, então para quem não fala a língua pode ser um pouquinho desafiador, mas nada impossível.

Algumas opções de tours com boas avaliações:

  • Bus tour – a partir de C$90 por pessoa [compre aqui]
  • Bus tour + passeio de barco – C$158 por pessoa [compre aqui]

Excursões (em inglês) com possibilidade de cancelamento com até 24 horas antes do passeio:


.

+ Roteiro para Toronto, Montreal, Ottawa e Quebec

+ Lista dos Feriados no Canadá


Tour para Niagara em português (privativo)

Esses passeios para Niagara em português são feitos através dos nossos motoristas parceiros, isto é pessoas que conhecemos e que fazem esses tours há vários anos.

Temos opções de passeios para Niagara de 7h, 10h e 12h e o tempo sempre conta de Toronto a Toronto, ou seja, contamos o tempo de estrada de 4 horas (aproximadamente 2h cada trajeto). Entre em contato: tours@viajoteca.com ou Whatsapp para agendamento ou mais informações.

Preço para o grupo, de 1 a 4 pessoas:

  • 7h (C$380 a C$420): esse “passeio” é como se fosse um transfer ida e volta com parada de aproximadamente 3 horas em Niagara Falls (Cataratas do Niágara) para os passageiros passearem, ou seja, o motorista deixa o grupo em um ponto e depois volta para buscar para retornar a Toronto. Com esse tempo dá para caminhar pela promenade ao lado das cataratas, conhecer o parque, subir a rua Clifton Hills, talvez incluir o passeio de barco (dependendo da época do ano), subir no Skylon ou fazer outras atividades que demandam mais tempo.  
  • 10h (de C$420): Passeio mais vendido. Passamos por Niagara on the Lake, região das vinícolas, Niagara Parkway e Niagara Falls (cataratas, centrinho turístico e Clifton Hill). Veja mais informações desse roteiro abaixo.
  • 12h (C$480): mesmo passeio do tour de 10h, mas os passageiros podem escolher ficar mais tempo em algumas das atrações ou incluir a visita ao Outlet Collection em Niagara, um dos melhores outles da região de Toronto e com muitas lojas bacanas.

Mais detalhes: Viajoteca Tour para Cataratas do Niágara.

* Valores em dólares canadenses e gorjeta opcional.

* Há carros e vans de vários tamanhos, sendo assim para grupos acima de 4 pessoas, entre em contato para enviarmos as cotações atualizadas

Dica sobre tour para Niágara em português

Para quem não quer a dor de cabeça de alugar um carro e ir por conta. O tour privado pela região Niagara com motorista que fala português oferece a grande vantagem de alguém que fala sua língua te levar para conhecer as cataratas (Niagara Falls), Niagara on the Lake e vinícola para degustação do icewine.

Nossos tours são privados, exclusivos e personalizados. Sendo assim, a partir de C$380 já é possível ir para Niagara com carro e motorista só para você e seu grupo. A vantagem é que você pode personalizar o roteiro. A desvantagem é que temos número limitado de motoristas, então recomendamos reservar com antecedência.

Enfim, entre em contato para conversarmos (tours@viajoteca.com ou Whatsapp). Também organizamos transfer do/para o aeroporto de Toronto a partir de C$90.

Passeio Niagara - Tour Viajoteca

Ônibus – aeroporto de Toronto à Niagara Falls (transfer)

Tempo de Viagem: the 1h30 à 2h dependendo do horário – somado a isso, pode ter atrasos devido ao trânsito.

Ônibus leito: Cada passagem custa a partir de $109.61 (ida) ou $206.79 (ida e volta). Quem oferece esse transporte é a Niagara Airbus que sai dos dois terminais do aeroporto, T1 e T3, e acima disso o serviço é operado 24 horas por dia.

Transfer particular (em português): se quiser, podemos agendar seu transfer particular para Niagara Falls com motorista que falam português, custa a partir de C$250 para até 3 pessoas, mas temos opções para grupos maiores, só falar conosco – (tours@viajoteca.com ou Whatsapp).

Dicas sobre o transfer

A vantagem do Airbus é que ele sai do próprio aeroporto e te leva para qualquer ponto em Niagara Falls, para isso, no momento da reserva você não pode deixar de colocar o endereço para onde estará indo em Niagara, assim como as informações do seu vôo. No verão (julho e agosto) esse ônibus costuma ter muita demanda, então reserve com antecedência.

Se estiver em um grupo de duas ou mais pessoas, acredito que vale mais a pena falar comigo para organizarmos um transfer privado (tours@viajoteca.com). Mas se tiver sozinho/a ou em casal, aí fica mais barato o Airbus.

De Toronto à Niagara no inverno
Eu e minha mãe em Niagara no inverno


+ As incríveis cachoeiras congeladas de Hamilton

+ O que fazer em Toronto no inverno


Trem (transfer)

Distância: aproximadamente 2h30 (somente aos finais de semana e feriados).

Preço: $25 cada perna

Empresa: Go Transit [Rota: Niagara Falls/Toronto]

Direção: sai da Union Station em Toronto a partir das 8h51 e vai até Niágara Falls nesse endereço: Stanley Ave. @ Hwy. 420 Park & Ride . O último trem para retornar sai de Niagara Falls as 19h16 (esses horários podem mudar sem aviso prévio, se certifique dos horários de saída e retorno junto ao Go Train no dia do seu passeio).

Dicas sobre o Trem

O Go Train é o trem que liga as cidades do subúrbio à Toronto. E agora, aos finais de semana, eles oferecem o serviço de/para Niagara Falls em parceria com o ônibus turístico WeGo, que tem parada na estação de trem e também em outros pontos turísticos.

Certamente uma opção fácil e barata para quem quer ir somente as cataratas e centrinho de Niagara Falls. Do contrário, querendo incluir Niagara on the Lake e vinícolas, a locomoção já começa a ficar mais complicadinha.

Um de nossas leitoras fez esse passeio e não recomendou para o bate e volta: “Peguei hoje o Go Train para Niagara Falls e foi bem cansativo e estressante. Atualmente, há apenas 3 trens diretos de Toronto, um de manhã, um a tarde e um a noite. Demais horários, precisa usar o ônibus. Consequentemente, levamos 3h30 pra chegar (considerando o transporte até a Union Station – se bobear, até mais).
Estressante no sentido de vc ter que ficar adivinhando a todo o tempo ra onde ir, porque a precariedade de sinalização é imensa
.” [Comentário original do dia 10/Ago/2024].

Apesar do bom custo x benefício, gasta-se muito tempo no trajeto, então, eu acho que no bate a volta não vale a pena.

Vinícolas de Niagara
Região vinícola de Niagara


+ Como é viajar de trem pelo Canadá

+ Roteiros para viajar de trem pelo Canadá


De Toronto à Niagara

Gostaram das dicas de como ir de Toronto à Niágara?

Como vocês podem ver, não faltam opções de como ir de Toronto à Niagara Falls, não é mesmo? Agora basta estudar qual a melhor maneira para você e aproveite a viagem!

Qualquer dúvida, estou a disposição nos comentários do blog!

Continue lendo:

Onde se hospedar em Toronto (melhores bairros)

Todas as dicas de Toronto do Viajoteca

.

Respostas de 48

  1. Peguei hoje o Go Train para Niagara Falls e foi bem cansativo e estressante. Atualmente, há apenas 3 trens diretos de Toronto, um de manhã, um a tarde e um a noite. Demais horários, precisa usar o ônibus. Consequentemente, levamos 3h30 pra chegar (considerando o transporte até a Union Station – se bobear, até mais).
    Estressante no sentido de vc ter que ficar advinhando a todo o tempo ra onde ir, porque a precariedade de sinalização é imensa.

    1. Oi Laila,
      Tudo bem?
      Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco, eu sempre achei que o trem era uma furada mesmo, especialmente para o bate e volta e mais ainda para quem está indo pela primeira vez.
      Claro que se for ficar uma noite, pode até ser legal, mas se for para Niagara on the Lake e depender de Uber, aí não sei se vale.
      Valeu mesmo por compartilhar seu ponto de vista!

  2. Olá, vou final de dezembro e pelo que li, pensei em passar o réveillon em Niagara. O que você aconselha fazer? Pensando em ir dia 31 e voltar Toronto no dia 01. Você acha viável ? Ou passaria mas tempo?

  3. Acabamos de fazer o passeio para Niagara Falls e região e foi tudo maravilhoso! Fizemos com outro casal de brasileiros, fechando um grupo que sai mais em conta e tudo foi feito com muito carinho e atenção!

  4. Olá!! Peço sua ajuda, irei chegar em Toronto (maio) numa quinta-feira, de manhã, e tenho até sábado, após o almoço para conhecer Niágara Falls e Niágara Lake, ou seja, me hospedaria pela região de quinta a sábado. Onde devo me hospedar, visando conhecer as cachoeiras e curtir a região das vinícolas? Estarei de carro.
    Muito obrigada!!

  5. Ola,
    Eu e meu marido vamos para Toronto no inverno (final de fev e inicio de mar) a passeio e queríamos fazer esse passeio de Niagara Falls e Niagara on the lake de carro mas estamos apreensivos em relação a dirigir no frio, se tiver nevando ou gelo, tem alguma dica para nos dar em relação à dirigir no inverno Canadense?

    Obrigada
    Patrícia

    1. Oi Patricia,
      Ainda não escrevemos um post sobre como dirigir no inverno no Canadá, mas para ser sincera, tudo vai depender de como estiver o clima no dia ou na semana que estiverem lá, e também do tipo de carro que alugarem, quanto mais tração no carro melhor, ou teria que ter pneu de inverno.
      Outra opção é contratar um de nossos motoristas, aí é só entrar no carro e curtir 🙂
      Qualquer coisa me avisa.
      Abs,

  6. Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber se, alugando um carro em toronto, consigo ir para Niágara e atravessar a fronteira para os EUA. Tenho visto em ambos países. Não tem problema, certo?

    1. Oi Jose,
      Se você tem visto para os dois países não tem problema nenhum.
      Mas você precisa alugar com locadoras que permitem cruzar a fronteira (problema de seguro acontece). Eu sei que a National e a Herts tem essa opção, e lembre de pegar uma carta com autorização para cruzar a fronteira junto a locadora, alguns oficiais de imigração podem pedir por isso.
      Ajudei ?
      Abs

      1. Sim, ajudou bastante muito obrigado pela resposta e pela disponibilidade.
        A dica de autorização para cruzar a fronteira é super valiosa!

  7. Olá!! Gostaria de dizer que o blog foi muito útil em minha viagem pelo Canadá. Fui a Niágara Falls e segui suas dica de deixar o carro no cassino, inclusive almoçamos no Gran Buffet do Cassino, foi uma delícia. O restaurante é ótimo, o preço é bom e ainda tem uma vista linda para as cataratas. Um abraço.

    1. Oi Luciane,
      Eu sinceramente acho que a maneira mais fácil é pegar um Uber ou taxi, não vai ser baratinho, masssss…
      Tem um shutlle que faz uma parte de niagara e niagara on the lake de final de abril a final de outubro, ele faz do Floral Clock ao Ft, George em Niagara on the lake: https://www.niagaraparks.com/visit-niagara-parks/plan-your-visit/getting-around/niagara-on-the-lake-shuttle/.
      Na volta, tem o Megabus que sai de St. Catherines ou Niagara Falls.
      Na verdade, não é muito fácil viajar para aqueles lados sem carro.

  8. Olá Mirella!
    Eu estava pensando em alugar um carro para fazer esse bate e volta, mas vou em fevereiro, estou meio assim porque nunca dirigi num inverno desses, é perigoso para quem não tem esse tipo de experiência?

  9. Adorei as dicas!
    Estava pensando se seria melhor ir de ônibus ou trem, mas estaremos com malas e o trem ainda tem a baldeação. Soube de uns ônibus dos cassinos (bem mais baratos), mas acredito que não deixarão a gente entrar com malas, né?

  10. As cataratas me marcaram, e não porque eu as visitei….
    Meu maior arrependimento quando morei um mês em Toronto foi não ter ido pra lá.
    Duas turmas de amigos foram em dias diferentes e eu deixava sempre pra depois.
    tinha 15 anos e foi uma das primeiras lições de viagem que aprendi: “Faça tudo o que você quiser fazer, e logo. Se você quer muito fazer algum passeio, vá logo no começo da viagem”.
    Esse post me trouxe lembranças de 10 anos atrás =D

  11. Post bem completo. Parabéns! Para ser sincera, eu não sabia que as Cataratas eram tão perto de Toronto. Carro na maioria das vezes é a melhor opção, mas fica caro quando você está viajando sozinho. Gostei da opção do ônibus + táxi. Preços bem razoáveis.

  12. Engraçado, Mi, ontem estava falando com uma das pessoas que mora comigo sobre o Canadá. Ela é apaixonada e eu ainda não conheço. Mas já li este texto mentalizando que vou até ai em breve srrsrs. Um beijão

  13. Adorei as dicas! Confesso que não sabia que as cataratas ficavam tão perto de Toronto… 130km pra um país do tamanho do Canadá não é nada, né. Um amigo meu esteve lá recentemente e eu fiquei aqui babando nas fotos haha. E eu concordo, ir de carro para os passeios é bem mais prático mesmo! Salvei seu post aqui para quando eu conseguir ir pro Canadá 🙂

  14. Que delícia!! Lindas fotos e muito bom o post. Um dos meus sonhos é ir ao Canadá e quando eu for, com certeza ouvirei a tua dica e irei até as Cataratas do Niagara. Agora que o visto está para acabar (tendo o americano, claro), deu mais vontade ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.