algonquin park no outono

Algonquin Park no Outono – uma explosão de cores no Canadá!

O Algonquin Park é um dos parques mais visitados do Canadá fica e ele fica há mais ou menos 3 horas de carro de Toronto. O parque oferece muitas coisas para fazer o ano inteiro, mas o Algonquin Park no outono se torna ainda mais especial, isto é, quando o verde das folhas dá lugar a uma paisagem magnifica em tons de laranja, amarelo e vermelho!

Sendo assim, hoje vou contar um pouquinho aqui no Viajoteca como é visitar o Algonquin Park no Outono, uma das épocas mais bonitas, mas ao mesmo tempo, mais lotadas do parque!

Outono no Canadá

O que fazer no Canadá no outono

Vinícolas em Niagara on the Lake


Algonquin Park no Outono

A maneira mais fácil de conhecer o Algonquin Park é alugando um carro ou indo com seu próprio carro. O mapa abaixo mostra a localização do Algonquin Park. E como vocês podem ver, essa é uma possível parada entre Toronto e Ottawa, porém você foge da estrada principal e faz um trajeto mais longo.


Passeio Niagara - Tour Viajoteca

Sobre o Algonquin Park

O Algonquin Park foi criado em 1893. E hoje, é conhecido mundialmente como um dos melhores lugares do mundo para se avistar alces, castores, ou mesmo ursos e lobos. Uma das vantagens do parque é que ele fica aberto o ano inteiro, então, são mais de 7.600 Km2 de extensão para se explorar, ou seja, 1/4 da área da Bélgica! Acima disso, você encontra muitas florestas, mais de 2.400 lagos, 1.200 Km de rios e muitos riachos.

Vale lembrar que a temperatura no parque normalmente é 5 a 10 graus, isto é mais fria que na cidade de Toronto. Dessa forma, sempre leve uma jaqueta a tira-colo, mesmo no verão.

Algonquin Park no outono
Cores do outono no parque Algonquin

CIDADES PERTO DE TORONTO PARA BATE E VOLTA (DAY TRIP)

ROTEIRO 2 DIAS EM TORONTO – COM MAPA E DICAS DE ONDE COMER


Antes de chegar no Algonquin Park

Como vocês podem perceber, o parque é imenso, então ter um carro para se locomover é essencial. A estrada principal que percorre o parque é a Hwy 60 e as trilhas vicinais também já são um programão para um passeio (de carro). Todavia, a maneira mais legal de curtir o Algonquin Park no outono é percorrendo a pé, isto é, escolhendo algumas das trilhas do parque.

Durante o outono, eu recomendo fazer uma das trilhas com pontos de observação, pois além de você ter a opção de curtir o outono no meio da mata, é possível também ter uma visão da paisagem do alto!

Para saber como está o termômetro do colorido do outono, o ideal é seguir a página “Algonquin Park Fall Colour Report” ou a página Fall Colour do Ontario Parks, ambas disponíveis apenas no outono!

Para enfatizar, as cores do outono no parque geralmente começam a aparecer timidamente na última semana de setembro e podem permanecer até a terceira semana de outubro. Contudo, cada ano é diferente, então o ideal é acompanhar esses dois links que deixei.

algonquin park no outono


Melhores trilhas do Algonquin Park no Outono

Pensando em você, escolhi 3 trilhas perfeitinhas para a ocasião: Booth’s Rock (5km), Lookout (2km) e Track & Tower (7km). Vou descrevê-las abaixo.

Obviamente, todas elas tem grau de dificuldade alto devido as rampas, escadas e afins. Mas indo sem pressa e respeitando seus limites, as trilhas são relativamente fáceis e qualquer pessoa, não sedentária, consegue fazer.

Não dá para fazer as 3 trilhas no mesmo dia, a não ser que você seja ninja (risos). Então, escolha de acordo com sua energia.

E se puder dar mais uma dica, o ideal é ficar uma ou duas noites acampando ou em algum hotel ou chalet (cottage) para aproveitar o parque 100%.

Onde ficar no Algonquin Park:

No caso do Algonquin Park, a cidade mais próxima para escolher boas acomodações é Huntsville. Que aliás já vale o passeio, então, um final de semana na região é uma ótima pedida.

Algumas dicas de hospedagem em Huntsville com ótimas avaliações são:

Booking.com

Trilha Booth’s Rock

A trilha Booth’s Rock é circular, passa por 2 lagos e garante uma vista excepcional do parque.  Ela tem dois pontos de entrada e eu recomendo seguir o da bolinha azul, pois a subida é menos íngrime.

Para chegar nessa trilha, você passa por uma estrada vicinal que também apresenta uma bela paisagem.

  • Distância: 5.1km (trilha circular)
  • Latitude/Longitude: 45.518138°, -78.399629°
  • Mais informação em inglês: Booth’s Rock Trail
Algonquin Park no outono

+ 14 dias pelo leste do Canadá (Toronto, Montreal, Quebec City e outras coisinhas)

+ Intercâmbio em família no Canadá


Trilha Lookout

Como o nome da trilha já indica, vista de paisagem não vai faltar, pois a palavra lookout em inglês significa ponto de observação. A subida é íngrime, mas a vista compensa quando se chega no topo. Você terá muitos quilômetros de Algonquin Park aos seus pés.

A única desvantagem dessa trilha é que ela é uma das mais visitadas do parque. Sendo que durante o outono, fica ainda mais cheia. Sendo assim, se possível, evite os finais de semana e o feriado de Thanksgiving. [Feriados do Canada]

  • Distância: 2.1km (trilha circular)
  • Latitude/Longitude: 45.579123°, -78.406543°
  • Mais informações em inglês: Lookout Trail
Outono no Canadá

Track & Tower Trail

A Track & Tower Trail é boa trilha para quem gosta de unir cenário e história. Dessa forma, depois de caminhar e fazer bastante ginástica, você será premiado com uma bela vista do Lago Cache.

  • Distância: 7.5km (trilha circular)
  • Latitude/Longitude: 45.559924°, -78.577561°
  • Mais informações em inglês: Track & Tower Trail
algonquin park no Canadá

Conclusão

O Algonquin Park no outono é um lugar muito bonito para ver as folhas coloridas, mas ao mesmo tempo, é um destino muito procurado por canadenses que moram na região de Toronto e Ottawa, pois a paisagem é espetacular.

Sendo assim, se puder evitar os finais de semana, eu recomendo, pois ter o parque só para você é a melhor coisa do mundo. E sim, o parque é muito seguro.

Espero que tenha curtido as dicas!

Leia também:

DOCUMENTOS PARA ENTRAR NO CANADÁ 

O QUE FAZER EM 2, 3 OU 4 DIAS DE VIAGEM

ONDE SE HOSPEDAR EM TORONTO – MELHORES BAIRROS!

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 5

  1. BOM DIA!

    Eu e minha esposa estamos planejando ir em outubro nos EUA e Canadá.
    Gostaríamos de saber se formos lá pelo dia 10 de outubro se acertaremos ou não para avistarmos o outono bem colorido…

    1. Oi Helber,
      Tudo bem?
      Acredito que vocês tenham chance de pegar o pico do outono, mas não posso confirmar, pois cada ano é diferente.
      Seria preciso acompanhar a previsão do tempo e a intensidade da coloração online.
      Eu já fui nesse período estava lindo, mas alguns anos atrasa um pouco e outros adianta…
      Abs,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.