Ribeauvillé - entre Strasbourg e Colmar

6 Cidades da Alsácia que você precisa conhecer!

Nem sei por onde começar a descrever essa região da França cheia de lugares encantadores e coloridos. Mas nesse post vou mencionar 6 cidades da Alsácia que PRECISAM entrar no seu roteiro, além, é claro, de outras dicas que tenho certeza que deixarão sua viagem ainda mais inesquecível.

Meu relacionamento com a região da Alsácia foi amor à primeira vista. Ela entrou em um roteiro de supetão e virou minha queridinha! Tanto é que estive lá pela primeira vez em 2018, retornei em 2023 para matar a saudade e não vejo a hora de voltar!

O bom dessas cidades da Alsácia é que elas ficam bem pertinho umas das outras e a maioria dos vilarejos ficam entre as cidades de Estrasburgo e Colmar.


Leia também:


Na primeira viagem que fizemos pela Alsácia escolhemos Estrasburgo como base (hotel: Cour du Corbeau – MGallery), pois ela é a capital da região e com bastante opção de hospedagem. Contudo, na nossa segunda visita resolvemos escolher o vilarejo de Riquewihr (hotel: BW Hotel & SPA Le Schoenenbourg) para ter uma experiência diferente e ainda mais aconchegante. As duas opções foram ótimas, então depende mais de cada pessoa escolher o tipo de cidade que mais agrada.

Aproveitamos também para conhecer um pouco da Rota dos Vinhos da Alsácia e nos encantamos com a região, uma vila mais linda e colorida que a outra. Independente se você gosta de vinho ou não, as cidades da Alsácia são imperdíveis.

E antes de seguir viagem, não esqueça de comprar seguro viagem com desconto e entenda porque é obrigatório seguro viagem na Europa!

Cidades da Alsácia

A Alsácia é uma região no nordeste da França que faz fronteira com a Suíça e a Alemanha. Embora atualmente a Alsácia faça parte da França, as suas fronteiras nem sempre foram claras. A região mudou de “dono” várias vezes, ora sob controle francês e ora sob o alemão. Como resultado, a cultura alsaciana é uma mistura dessas influências francesas e alemãs, que na minha opinião formou uma combinação maravilhosa!

As principais cidades da Alsácia, ou vilarejos para ser mais precisa, ficam entre Estrasburgo e Colmar. Se você colocar no Google Map a distância entre elas vai notar que não passa de uma hora pela autopista. Contudo, a autopista não reserva tantas surpresas quanto seguir pela rota dos vinhos da Alsácia, ou seja as estradinhas vicinais. Certamente, esta é a vantagem de estar de carro alugado, afinal a gente tem essa flexibilidade de ir parando onde bem entender.

Se você não estiver de carro e quiser fazer um tour por algumas das cidadezinhas da Alsácia ou um tour de degustação de vinho, recomendo as excursões abaixo que estão com ótimas avaliações:

A partir de Colmar:

A partir de Estrasburgo:


Colmar na França

Não esqueça do Seguro Viagem ! Ele é obrigatório!

Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Quando visitar a Alsácia

Janeiro a março é a baixa temporada da Alsácia, juntamente com o inverno. É uma boa época para quem planeja esquiar nas Montanhas Vosges e busca por férias de inverno a preço mais acessível que os Alpes, por exemplo.

Já entre abril e junho, a primavera toma conta da Alsácia e é uma das melhores épocas de conhecer a região. No início de abril as vinhas ainda estão sem vida, mas depois tudo fica verdinho e lindo. O clima ameno incentiva o passeio pelas cidadezinhas.

Julho e agosto, verão na Europa, também representa a alta temporada. Então, tudo fica lotado, preço de hotelaria sobe e costuma fazer bastante calor. Por outro lado, as vinhas estão cheia de uvas e a Alsácia fica toda florida.

O outono europeu também é um ótimo período para visitar as Cidades da Alsácia. A época da colheita das uvas acontece geralmente em setembro. Em outubro as folhas mudam de cor, ficando tudo laranja e amarelo, e costuma ser uma época mais chuvosa. Mas a temperatura continua agradável até meados de outubro. Um dica importante é que alguns viticultores ficam indisponíveis devido a vindima, então várias vinícolas estarão fechadas para degustação.

Evite visitar a Alsácia em novembro, pois o clima costuma ser chato, a natureza fica sem graça e muitos comércios fecham.

Contudo, com a abertura dos mercados de Natal na França, normalmente no final de novembro, as cidades da Alsácia voltam a ganhar vida, luzes e o espírito natalino aflora, junto com os turistas. A Alsácia é mágica nessa época, mas a maioria dos mercados de Natal fecha no dia de Natal e depois disso, entra a baixa temporada. Não espere grandes celebrações no Reveillon.

Ribeauvillé - entre Strasbourg e Colmar

Rota do vinho na Alsácia

A Alsácia é uma das regiões vinícolas da França conhecida pelos seus vinhos brancos muito aromáticos, florais e notas de especiaria. Os vinhos brancos representam mais de 90% da produção da região. Inclusive, até o formato canelado das garrafas dos vinhos tem uma forte influência alemã.

As principais variedades de uvas da Alsácia incluem Riesling (meu favorito), Sylvaner, Gewurtztraminer e Pinot Gris. Eu prefiro os vinhos secos e sempre me certifico sobre isso antes de pedir ou comprar uma garrafa na região.

Existem 15.500 hectares de vinhedos AOC e 53 denominações – 51 das quais são designadas grands crus. Veja abaixo o mapa da rotas dos vinhos da Alsácia. Todas as cidades que vou mencionar daqui a pouquinho estão no mapa, incluindo três vilarejos encantadores e quase pouco mencionado em guias da Alsácia para o público brasileiro.

Mapa Rota dos Vinhos da Alsácia
Mapa Rota dos Vinhos da Alsácia

Além dos vinhos brancos, a região também produz o vinho espumante AOC mais popular consumido na França, o Crémant d’Alsace, que eu AMO! Nesse caso, a uva mais usada é a de Pinot Blanc, mas encontramos também no Pinot Gris, Pinot Noir, Riesling e Chardonnay.

Colmar na França
Colmar


Mais dicas da França e região da Alsácia


A ordem das cidades não é por preferência, pois nem saberia como fazer isso (risos), mas coloquei a ordem de norte para o sul, seguindo o mapa das rotas dos vinhos que mostrei acima.

Vem comigo!

Estrasburgo

Estrasburgo é a capital da Alsácia e maior cidade da região. Ela é perfeita para ser conhecida a pé e sem pressa, tão especial, que todo seu centro histórico é protegido pela UNESCO e a maioria das ruas são abertas somente para pedestres.

Um dos lugares mais encantadores de passear é pelo bairro La Petite France para ver as casinhas enxaimel. Contudo, não deixe de se encantar pelo centro histórico, a bela catedral com mais de mil anos e sua tumultuada história de troca de poder entre a França e Alemanha.

Confesso que por ser uma cidade maior, ela não ter o charme dos vilarejos, mas ao mesmo tempo ela tem mais opções de hospedagem, restaurantes e vida noturna. Para facilitar sua vida, fiz um post dedicado sobre o que fazer em Estrasburgo com mapa e todas as dicas para sua viagem.

>>> Estrasburgo: City Pass (garanta o seu!)

>>> City tour gratuito em Estrasburgo (em inglês, mas precisa dar gorjeta)

Um dia em Estrasburgo na França
Place Gutenberg, Estrasburgo



Ribeauvillé

Uma vila super charmosa localizada entre parreiras e montanhas, que já existia desde a época medieval. Aliás, ela foi batizada como Ribeauvillé devido aos Senhores de Ribeaupierre que dominavam a região.

Os Ribeaupierres construíram 3 fortalezas e suas ruínas dominam majestosamente a cidade. Ainda hoje, todas elas são acessíveis por trilhas e ficam nas colinas da cidade. São elas:

  • Château Saint Ulrich (o mais antigo e mais importante)
  • Château Girsberg
  • Haut-Ribeaupierre (o mais alto deles)

Por falta de tempo eu não visitei essas fortificações, mas a dica é caminhar pelas ruas e ruelas de Ribeauvillé, um programão. Comece pela Grand Rue, rua principal da cidade, pois ela domina a cena com suas lojinhas, restaurantes e ruelas paralelas para nos perdemos e nos apaixonarmos. E depois vá fazendo desvios conforme os passos forem levando.

>>> Encontre seu hotel em Ribeauvillé <<<

Riquewihr

Sempre na lista das cidades mais bonitas para se conhecer na França, a cidade medieval de Riquewihr encanta aqueles que adentram sua muralha. Gostei tanto que na minha segunda viagem a Alsácia, escolhi Riquewhir como base, e o hotel Le Schoenenbourg nos atendeu muito bem!

Localizada entre os picos das Montanhas Vosges e bem no coração da região vinícola da Alsácia, ela ainda mantém a fama de produzir um dos melhores vinhos da área. Nós fizemos degustação na Domaine Laurence & Philippe Greiner – Boutique e gostamos bastante.

Riquewihr é famosa por suas casas enxaimel datadas dos séculos XV e VXIII e o dolder (Torre de defesa do século XIII), sem dúvida, um museu a céu aberto.

Durante a primavera e o verão ela fica cheia de flores, enquanto na época no natal, ela ganha as cores e tradições natalinas da Alsácia. Um desbunde! Você pode contratar excursão a pé guiada privada em Riquewihr e descobrir ainda mais belezas!

>>> Encontre hotel em Riquewihr <<<

Cidades na Alsácia




9 cidades coloridas na Europa para visitar

Os Mercados de Natal mais lindos da Europa


Kaysersberg

Das três cidadezinhas citadas nesse post, Kaysersberg é a menos impactante, na minha opinião, mas por outro lado, por ser um pouquinho menos turísticas que as outras três, ela nos deixa percorrer mais calmamente por suas ruelas. A rua principal é recheada de casinhas coloridas estilo enxaimel e quando se atinge a altura do rio que corta a cidade, não há quem resista a tirar inúmeras fotos.

O mercado de natal de Kaysersberg é um dos mais populares da região, então fica aí uma razão para conhecer essas cidadezinhas fofas entre Strasbourg e Colmar durante várias estações do ano!

Ps: para os fãs do Anthony Bourdain, ela estava hospedado em Kaysersberg quando se despediu da gente cedo demais.

>>> Encontre seu hotel em Kaysersberg <<<

Kaysersberg na Alsácia

Colmar

Situada entre vinhedos, casinhas tradicionais, canais e com um encanto sem igual, Colmar parece que saiu de um conto de fadas e se instalou na belíssima região francesa da Alsácia, ali do ladinho da Alemanha e Suíça. Acima disso, são mais de 1.000 anos de história para contar e muita arquitetura linda para fotografar.

Não há dúvida que Colmar é considerada cidade mais bonita da Alsácia, por outro lado ela também é a mais lotada de turista. Então, para ter um passeio mais tranquilo tente incluir no seu roteiro horários alternativos, fugindo da muvuca dos ônibus de excursão que circular por Colmar geralmente entre 10h e 15h.

E para facilitar sua vida, elaborei um roteiro com mapa e dicas sobre o que fazer em Colmar em um dia.

O que fazer em Colmar, França

Eguisheim

Por fim, outra cidade fofa e colorida na Rota dos Vinhos da Alsácia é Eguisheim, bem no estilo de Colmar, mas menor e do ladinho, apenas 7 km de distância. Certamente dá para conhecer as duas no mesmo dia. A dica é percorrer o anel na Rue du Rempart e depois ir adentrando para o mini centrinho, não tem como se perder!

Para quem gosta de vinho, há várias adegas e bares de vinho espalhados pela cidade. O outro destaque de Eguisheim é a decoração. Então, fique atento aos detalhes encantadores que estão por todos os lados.

Também temos um post exclusivo com dicas sobre Eguisheim na França.

Cidades na Alsácia

Conclusão sobre as Cidades da Alsácia

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que eu AMO a região da Alsácia e recomendo fortemente.

Caso goste das dicas aqui do Viajoteca, aproveite e use nossos links para fazer suas reservas, pois recebemos uma pequena comissão de cada reserva efetuada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! Obrigada!

Mais dicas da França:

NÃO SUBA NA TORRE EIFFEL – SAIBA ONDE SUBIR PARA VER A TORRE EIFFEL

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DE HOSPEDAGEM EM PARIS

MONT SAINT MICHEL – A JOIA ARQUITETÔNICA DA FRANÇA

Gostou destas cidades da Alsácia?

Dificilmente a Alsácia decepciona as mais altas expectativas. Sem dúvidas, foi um dos lugares mais incríveis e fascinantes que já visitei. Aliás, eu recomendo muito!

Caso você tenha alguma dúvida ainda ou sugestões, escreve pra gente ali nos comentários! Quem sabe podemos te ajudar e além do que, tuas dúvidas e sugestões podem ajudar outros viajantes. Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

12 respostas

  1. Uma outra forma de visitar essas cidades é de bike, fiz agora em Agosto (2023) e foi incrível. A cidade favorita foi Eguisheim. Ja Obernai tem um hotel com SPA que vale demais conhecer. Principalmente se tiver pedalado 85km rsrs.
    Adorei ler sobre a sua viagem.

    1. OI Fernanda,
      Nossa… imagino que sua viagem deve ter sido incrível.
      Eu gostei tanto dessa região que estou voltando esse ano e vou conhecer outras cidadezinhas da Alsácia.
      Pra mim um dos lugares mais encantadores da França!
      bjks

  2. Olá!
    Como foi a experiência de dirigir entre Estrasburgo e Colmar? Boas estradas? Consegue estacionar com facilidade nas duas cidades? Pegou/devolveu carro onde?

    1. Oi Jane,
      Tudo bem?
      Não tivemos problema algum em fazer essa viagem de carro, as estradas são boas e conseguimos estacionar. Mas pesquisamos essa parte de estacionamento antes para saber onde parar ante de chegar. Coloca o endereço no google maps e beleza.
      Esse carro peguei e devolvi em Frankfurt, pois fez parte de outra viagem.

  3. Olá Mirela, adorei as sua postagem e dicas sobre as aldeias da Alsácia. Vou fazer uma viagem de carro, saindo de Frankfurt pela Alsácia e rota romântica em maio. Gostaria de indicação de passeio pelas aldeias com guia em português e/ou espanhol, pois nas relações de passeios só tem em inglês, francês ou alemão.
    Também gostaria de indicações de hotéis em Estrasburgo, Colmar, Genebra, fossem, Munique e Rotenburg on der Tauber (Central, bom, confortável e com bom preço 😃). Também vou adorar as suas dicas sobre as cidades mais legais para visitar na rota romântica e do que visitar em Estrasburgo, Genebra e Munique. Obrigada pela Atenção.
    Abraços
    Elen

    1. Oi Elen, Tudo bem?
      Infelizmente não conhecemos nenhum guia que fale português nessas regiões, então essa parte vamos ficar te devendo.
      Nos links abaixo, tem dicas de cada cidade e também de hotel em cada lugar que irá visitar, espero que ajude:
      Estrasburgo: https://www.viajoteca.com/um-dia-em-estrasburgo/
      Munique: https://www.viajoteca.com/dicas-de-hoteis-para-se-hospedar-em-munique-alemanha/
      Rothenburg: https://www.viajoteca.com/rothenburg-ob-der-tauber/
      Roteiro Rota Romântica: https://www.viajoteca.com/rota-romantica-na-alemanha/
      Fussen: https://www.viajoteca.com/castelo-neuschwanstein/

      Espero que ajude, tem bastante coisa aqui no Viajoteca sobre esses lugares, com exceção de Genebra.
      Boa viagem!

  4. Boa tarde!

    Quanto tempo seria o ideal para conhecer a regiao? A melhor cidade pra servir como base seria Strasbourg? Nesses vilarejos voces visitaram vinícolas tbm?

    Obrigado!

    1. Oi CArlos,
      Tudo bem?
      Nós ficamos apenas 2 dias inteiros (3 noites) e foi super corrido, eu acho que precisa de pelo menos 3 dias para ver as coisas com mais calma. A região é lindíssima, e as cidadezinhas um encanto.
      A base vai depender do estilo de vocês, nós escolhemos Strasbourg, mas Colmar também poderia se uma boa e se preferir algo menos, uma dessas três que falei no post também encaixaria.
      Não visitamos vinícolas nessa viagem como te disse, foi muito rápido. Mas tomamos vinho da região em todos os jantares… 🙂
      Espero ter ajudado.

  5. A origem da minha família é da cidade Guebwiller, na Alsácia… então está viagem está nos meus planos já há algum tempo…

  6. Já fiz esse passeio da rota do vinho com meu marido. Foi inesquecível. Muito lindo. Conhecemos também o Museu do Automóvel em Mullhouse. Foi incrível!!!!

    1. Oi Jacqueline,
      Obrigada pela visita e pela dica do Museu do Automóvel, eu não visitei, mas deve ser legal, especialmente para quem gosta do tema.
      Eu também fiquei encantada com a região da Alsácia… sonhando em um dia voltar com mais calma para conhecer mais e mais cidadezinhas.
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.