Razões para visitar o Vale do Loire tem muitas. Certamente, este é o lugar perfeito para suas férias na França. O Vale do Loire é muito mais do que apenas os Castelos do Vale do Loire. As colinas do Vale do Loire têm sido a casa escolhida da realeza desde a Idade Média. Hoje, o Vale listado pela UNESCO ainda atrai multidões – e não apenas a realeza.
A constelação dos magníficos castelos encontrados no Vale alimenta a imaginação romântica do mundo. Majestosos castelos rodeados por campos de girassol brilhantes, cidades medievais com mercados movimentados e alguns dos melhores vinhos do mundo.
Sem falar das várias cidades animadas, cada uma com seus próprios encantos. Nantes é um centro cultural próspero. Tours – a principal cidade do vale -, e Angers com sua agitada vida noturna. Além da área entre Orléans e Angers, que é um dos destinos mais célebres e visitados da França.
Fora que o Vale do Loire fica a uma curta viagem de trem ou de carro de Paris. Então, venha descobrir o que este pedaço lindo da França tem a oferecer.
13 razões para visitar o Vale do Loire
24 Horas de Le Mans
As 24 Horas de Le Mans é uma das corridas mais famosas do mundo. Assim como, para quem não sabe, é a corrida mais antiga do mundo. Realizada no Circuito de la Sarthe todos os anos desde 1923 em Le Mans, ela atrai milhares de fãs de corridas para uma semana inteira dedicada somente a elas.
São muitas atividades dentro e fora das corridas. Então, podemos ver desfile dos pilotos, eliminatórias, feiras, shows e ainda contar com um parque de diversões. Aliás, 24 Horas de Le Mans é um campeonato como nenhum outro e uma das mais prestigiadas corridas de automóveis do mundo.
Abadia de Fontevraud
A Abadia de Fontevraud é o local de descanso final de Henrique II, de seu filho Ricardo Coração de Leão e Eleanor da Aquitânia. A imponente abadia do século XII é uma parada imperdível e bastante surpreendente ao longo da rota dos castelos no Vale do Loire.
No cruzamento das regiões de Anjou, Touraine e Poitou, ela escapou por pouco da destruição em 1804, quando foi transformada em prisão e assim permaneceu até 1963.
Castelos
O Vale do Loire tem sido o retiro escolhido da elite francesa por centenas de anos. Sua popularidade com a aristocracia e a realeza deixou sua paisagem exuberante salpicada de castelos de conto de fadas.
Muitos castelos grandiosos da era renascentista e que os turistas podem visitar. Além de sua beleza, os castelos do Loire também são uma expressão aguda da história da região.
Durante os cem anos de guerra entre os franceses e os ingleses, o Vale do Loire foi uma zona de fronteira, e vários castelos foram transformados em fortalezas. Quando a paz chegou em meados do século XV, eles foram remodelados como palácios para a aristocracia.
Os castelos do Vale do Loire são numerosos e você encontrará mais de 300. A cada esquina da estrada, parece que um castelo aparece. Inclusive, mais de 100 estão abertas ao público, mas é melhor se concentrar em apenas alguns, que já nos deixam de queixo caído.
ALGUNS CASTELOS PARA VISITAR
- Château de Blois – localizado no meio da cidade, foi remodelado, com edifícios que datam dos séculos XIII a XVII espalhados pelo pátio. O show de som e luz é impressionante. [compre sua entrada aqui!]
- Chambord – o maior dos castelos do Loire, é uma obra-prima de calcário branco da arquitetura renascentista. Iniciada pelo rei François em 1519 e foi completada um século depois por Luís XIV. Além de explorar os suntuosos interiores, há de tudo, desde passeios a cavalo e de carruagem até aluguel de barcos. [Ingresso aqui]
- Chenonceau – foi construído em 1513 por Katherine Briçonnet e embelezado por Diane de Poitiers e depois por Catherine de Medici. Caminhadas noturnas iluminadas no verão o tornam ainda mais especial. [Ingresso antecipado aqui]
- Cheverny – primorosamente decorados com antiguidades, ainda é habitado pela última geração da família nobre Hurault de Vibrayes, que o construiu de 1624-1634.
- Se você estiver visitando com crianças, o belo castelo da “Bela Adormecida” em Villandry é altamente recomendado e inclui um adorável labirinto para crianças e área de recreação.
Leia também:
>> OS CASTELOS MAIS BONITOS DA FRANÇA
>> BATE E VOLTA DE PARIS – 18 PASSEIOS DE 1 DIA DESDE PARIS
Cointreau
Engana-se quem pensa que o Vale do Loire é terra de apenas ótimos vinhos. Sem dúvida, pode ser o momento de deixar de lado a tradição dos vinhos. A região também é o berço espirituoso do Cointreau, um licor de laranja que esquenta o coração.
Eu admito que não gosto muito, mas não poderia deixar de fora da lista por esse motivo. Ele faz um verdadeiro sucesso e é destilado desde 1875, perto de Angers.
Explore a famosa destilaria guiada pelo perfume inebriante de laranjas amargas, descubra os segredos de fabricação do digestivo favorito da região e vire um ou dois copos. Mas se estiver dirigindo, não beba!
>> Ingresso Sem Fila para Castelo de Angers <<
Não esqueça do Seguro Viagem! Ele é obrigatório!
Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.
Girassóis
Dirigir no Vale do Loire na primavera | verão é um verdadeiro prazer. Não apenas por poder apreciar centenas de castelos, mas porque as estradas estão quase vazias e ainda tem os milhares de girassóis.
Naturalmente, os campos amarelos brilhantes de girassóis são super fotogênicos. Até para quem não aprecia selfies, tenho certeza que não vai resistir.
Leonardo da Vinci
O incrível Leonardo da Vinci passou os últimos 3 anos de sua vida no Vale do Loire. Inclusive, participou dos projetos arquitetônicos e da engenharia no Château du Clos Lucé. Este pequeno castelo na cidade de Amboise serviu como a residência oficial do lendário artista, inventor e cientista. Aliás, foi ali que ele morou até sua morte, em maio de 1519.
Atualmente, você pode visitar o castelo para aprender sobre a vida de Da Vinci. Você irá descobrir várias de suas obras de arte e invenções, tem até uma uma réplica da Mona Lisa. Você também pode explorar os belos jardins, incluindo uma grande área de pântano natural conhecida como Jardim de Leonardo e um pequeno lago onde poderá fazer um passeio de barco. Bem como prestar homenagem no próprio túmulo de da Vinci.
>> Ingresso para o Château Clos Lucé, Parque Da Vinci e Museu <<
Loire de Bicicleta
Uma vez no Vale do Loire, vale a pena alugar um carro, mas andar de bicicleta também é uma ótima maneira de explorar a região. Se tem uma coisa que é maravilhoso fazer no Vale do Loire é andar de bicicleta.
Nada é mais delicioso do que pedalar ao longo rio Loire. Loire a Velo é uma trilha de 800 km sinalizada, que costeia as margens do rio mais longo da França e se estende de Saint-Nazaire, a porta de entrada para o Atlântico, até Cuffy, no interior da Borgonha.
É um ótimo momento para caminhar livremente pela colcha de retalhos do vale, recheado de vinhedos exuberantes e de pitorescas cidades. Há um aplicativo útil para ajudá-lo a planejar uma visita, e o aluguel de bicicletas é fácil de encontrar na maioria das cidades.
Jardins
É impossível falar das razões para visitar o Vale do Loire e não falar dos jardins. O Vale do Loire é conhecido como o Jardim da França por uma razão. Muitas das cidades e vilas possuem jardins fantásticos.
Os visitantes que gostam de plantas e flores devem conhecer os inúmeros jardins botânicos. Fora os castelos, que aproveitam para caprichar nos jardins.
O Château de Villandry é um castelo renascentista, conhecido pela sua coleção de arte, que apesar de pequena é requintada. Sobretudo, seus jardins são considerados entre os mais bonitos do mundo. Restaurado pelo nobre espanhol Joachim Carvallo e sua esposa americana rica, Anne Coleman.
Depois que eles compraram a propriedade em 1906, construíram um labirinto, um jardim ornamental com parterres plantados na forma de símbolos de amor. Além destes, tem ainda uma horta espetacular.
Outro jardim de castelo super atraente é o do Château de la Bourdaisière. Foi criado pelo príncipe Albert de Broglie em 1989. Ele ainda cultiva mais de 400 variedades de tomates, que são vendidos frescos e como conservas.
Localização
O Vale do Loire é uma região muito acessível. Ela fica a apenas uma hora e meia de trem (TGV) de Paris. Inclusive, também é um ótimo ponto de parada para as pessoas que querem explorar mais a França. Junto com regiões famosas como Mont Saint Michel, Bordeaux ou sul da França, o Vale do Loire encanta.
ALUGUEL DE CARRO
Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.
Rio Loire
O Loire é um lendário rio listado pela UNESCO. Ele oferece fantásticas paisagens selvagens para os amantes da natureza. O Rio Loire não é apenas o maior rio da França, mas também é um paraíso para a vida selvagem. Acima de tudo, ele possui algumas das paisagens mais deslumbrantes da França.
Há muitas maneiras de se divertir com o rio. Uma delas é divertir-se em uma viagem de barco a partir de Nantes. Ou ainda faça um passeio em Ingrandes. Ou simplesmente admire-o de um dos muitos castelos que cercam suas margens.
Mercados Autênticos
Os mercados são um modo de vida na França, e no Vale do Loire não é exceção. Muitas das maiores cidades realizam feiras e mercados todos os dias.
Além das mercadorias padrão, como alimentos frescos, os mercados também vendem de tudo. Então, você encontra desde livros de segunda mão, móveis vintage e até trufas e flores.
Nantes
Nantes é uma cidade fabulosa nas margens do rio Loire e é um lugar ideal para visitar com crianças. Portanto, não perca “Les Machines de L’ile Nantes” com seu fabuloso elefante mecânico de 12 metros.
Um passeio onde você vai observando os pontos turísticos e atrações da cidade, como os antigos estaleiros, enquanto você anda. Até jorra água nos espectadores.
Você também encontrará um impressionante carrossel, o Carrousel des Mondes Marins, inspirado pelo nativo de Nantes, Jules Verne, e seu romance 20.000 Léguas Submarinas. Além disso, verá caranguejos gigantes, peixes voadores e dragões que respiram fumaça.
Fora que também pode visitar o workshop e ver futuras criações tomando forma. Não esqueça de dar uma passadinha na Le Passage Pommeraye, uma bela galeria em dois níveis, com algumas lojas muito legais.
Vinho
O Vale do Loire é uma fantástica região vinícola francesa que oferece uma grande variedade de experiências. Sem dúvida, esta é uma das grandes razões para visitar o Vale do Loire! Afinal, as encostas cobertas de vinhas que cercam o vale são de uma beleza que chama atenção dos olhos.
Embora não sejam tão conhecidas como as regiões de Bordeaux ou da Borgonha, o Loire produz alguns bons vinhos finos. Com isto, você pode fazer degustação de vinhos de uma grande variedade (tintos, brancos, rosés e espumantes).
Então como é de se esperar, nenhuma viagem ao Vale do Loire está completa sem visitar uma das numerosas vinhas, para um passeio ou degustação. Inclsuive, no Vale do Loire você pode seguir a mais longa rota do vinho na França.
>> Paris: Viagem 1 Dia Castelos do Loire com Degustação de Vinho <<
A variedade de uvas cultivadas aqui é enorme e inclui chardonnay, cabernet franc e pinot noir, para citar apenas alguns. Por isso, existem mais de 1000 vinhedos abertos ao público, assim como mais de 400 adegas para você experimentar os vinhos.
Existem inúmeras oportunidades para degustação de vinhos em vinhedos da região. Mas um bom lugar para começar é nas Maisons des Vins de Loire em Nantes, Angers, Saumur e Tours. Ainda, visite o Château de Brissac. O enorme castelo de sete andares produz um delicioso rosé, que você pode degustar no fim do passeio.
Leia mais:
+ AS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS BONITAS DA FRANÇA
+ ROTEIRO NA FRANÇA PELA COSTA OESTE: DORDOGNE, LOIRE, BRETANHA, NORMANDIA E PARIS
+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA
Gostou das razões para visitar o Vale do Loire?
Sem dúvida, esta parte da França é muito mais do que belíssimos castelos! Você já esteve no Vale do Loire? O que mais você gostou? Por fim, você tem mais alguma sugestão que não foi citada neste post sobre razões para visitar o Vale do Loire? Então, conta pra gente ali nos cometários! Vamos adorar saber as experiências de vocês!
Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post sobre as razões para visitar o Vale do Loire. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉
Uma resposta
Dicas incriveis dessas cidades lindas da França, parabéns pelo blog!!!