Em uma agradável tarde de outono, resolvi dar uma voltinha pelo interior de São Paulo. Então, junto com minha família fomos dar uma espiada em Brodowski, cidade natal de Candido Portinari, e que fica bem pertinho de Ribeirão Preto.
Sem dúvida, a principal atração de Brodoski é Museu Casa Portinari. Este museu fica no local onde o pintor passou a infância e adolescência. Afinal, ele tem a intenção de preservar a memória de um dos grandes artistas brasileiros. Desse modo, durante a visita, você vai poder conhecer um pouco mais da história de Portinari. Assim como apreciar jeitinho doce, calmo e simples do interior paulista.
ESTACIONAMENTO NO AEROPORTO DE GUARULHOS
O que fazer em Brodoski
Sempre que vou ao Brasil, tento descobrir alguma coisa legal para fazer com minha família. Nem que seja uma viagem bate e volta de São Carlos/SP, minha cidade natal. Aliás, para viagens a dois, a Klécia, do blog Fui Ser Viajante, mandou dicas de 7 cidades românticas para visitar em São Paulo.
Então, foi assim que fomos parar em Brodowski. A cidade fica a 1h30 de “casa”, e apenas 30 minutos de Ribeirão Preto, a maior cidade da região. Como já mencionei, a principal coisa para fazer em Brodoski, é visitar o Museu Casa Portinari.
Hotéis em Brodowski
Brodowski é uma cidade bem pequena do interior de São Paulo. Sendo assim, se você está a procura de um lugar calmo para ficar na região, Brodowski ou Batatais são ótimas opções. Do contrário, preferindo uma cidade maior e com mais opções, acredito que Ribeirão Preto seja a melhor alternativa.
Hotéis em Brodoski, Batatais e Ribeirão Preto:
- Estância Marden (2 estrelas) Brodoswki
- Mais hotéis em Brodowski
- Candeias Hotel (3 estrelas) Batatais
- Hotel Alexandria (2 estrelas) Batatais
- Castelo Palace Hotel (2 estrelas) Batatais
- Hotel Mont Blanc Premium (5 estrelas) Ribeirão Preto
- Araucaria Plaza (4 estrelas) Ribeirão Preto
- Garden Hotel (3 estrelas) Ribeirão Preto
- Pousada Shangrila Ribeirão Preto
- HUB (Apartamento) Ribeirão Preto
Museu Casa Portinari em Brodowski
O Museu Casa Portinari foi inaugurado em 1970, na cidade natal de Portinari, onde ele viveu sua infância e adolescência. Então, desde lá ele apresente a vida e a obra do artista aos visitantes. Mas, depois de tanto tempo, o museu precisou de uma repaginação. Desse modo, depois de 2 anos de restauração, foi reaberto ao público em 2014. Além de ser uma visita super interessante e construtiva, a entrada é gratuita, então não tem desculpa para conhecê-lo!
A casa amarela e azul em frente a pracinha da igreja, é muito aconchegante. Infelizmente, nenhuma das grandes obras de Portinari estão expostas na casa. Mas foi muito interessante conhecer o local onde ele morou, e 0nde desenvolveu suas técnicas de afrescos e têmpera pelas paredes de toda residência.
Durante essa visita ao Museu Portinari, a gente começa a entender como nasce um artista.
Temática sacra de Portinari e memorabília
A temática sacra é o tema central das pinturas do Museu Casa Portinari. E cada ambiente vai nos mostrando a evolução do artista. Inclusive, recomendo deixar a “Capela da Nonna” para o final. Pois é impressionante, não somente pela obra em sim e desenvolvimento do pintos, mas pelo lado sentimental envolvido. Primeiramente, ele fez esse cantinho de sua casa para homenagear a avó, que quando adoeceu, não podia mais frequentar a igreja. Por fim, cada um dos personagens pintados nesta sala são o retrato de um parente ou amigo da Portinari. Achei isso brilhante!
Além das obras espalhadas pelas paredes da casa, o museu também dispõe de memorabilia do pintor. Então, você vai encontrar peças de roupas que foram de Portinari, assim como diversos móveis e objetos que fizeram parte da vida do artista. Além disso, tem fotografias e outros bens pessoais dele e da família.
Quem foi Candido Portinari
Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, Candido Portinari nasceu em 1903. Nessa época, a família vivia em uma fazenda de café perto do pequeno povoado de Brodowski, no estado de São Paulo. Pouco tempo depois, em 1906, a família Portinari deixa a fazenda para se estabelecer como comerciantes em Brodowski.
Quando fez quinze anos, Portinari parte para o Rio de Janeiro com uma família de amigos. E algum tempo depois, em 1920, ele matricula-se na Escola Nacional de Belas-Artes.
Já em 1928 ele conquista o Prêmio de Viagem à Europa, com o Retrato de Olegário Mariano. Então, ele permanece em Paris por alguns anos. Ali, no meio de uma Paris borbulhante, Portinari se descobre como brasileiro e de origem do povo: “Vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor…”.
Nessa época, ele conhece sua esposa Maria Victoria Martinelli, então, juntos retornam ao Brasil em 1931. A partir daí, ele começa a trabalhar intensamente em suas pinturas e a se desenvolver cada vez mais e se aprimorar. Inclusive, muitos dizem que Portinari teve o dom e a sensibilidade de retratar a alma brasileira
Em 1934, sua obra “Mestiço” é adquirida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, primeira instituição pública a incluir uma obra de Portinari em seu acervo.
+ de Portinari…
Companheiro da elite intelectual brasileira numa época em que se verifica uma notável mudança na atitude estética e na cultura do País, ele filia-se ao Partido Comunista.
Pela importância de sua produção estética e pela atuação consciente na vida cultural e política brasileira, Candido Portinari alcança reconhecimento dentro e fora do seu País.
Candido Portinari morre no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas. Nos últimos anos de vida, foi convidado pela ONU para produzir os painéis Guerra e Paz, talvez a obra mais importante de sua carreira.
Fonte que usei para essa breve biografia: Projeto Portinari
Onde comer em Ribeirão Preto
Depois de curtir o museu Portinari, recomendo seguir para Ribeirão Preto para almoçar ou jantar. E se precisar de sugestões, segue algumas:
- Casa Damasco: perfeita para um happy hour e para jogar conversa fora com amigo. Se você gosta de comida árabe, vai adorar. [Avenida Portugal, 2670 Jd. Botânico – Rib. Preto – SP].
- Mousse Cake: apesar de eu não curtir muito restaurante de rede, esse vale a pena. Especialmente por ter nascido em Ribeirão e agora estar se espalhando pelo Brasil [são várias localizações, escolha uma aqui].
- Pinguin: para quem gosta de chopp, não pode perder o boteco mais famoso de Ribeirão e talvez de todo interior paulista. [Atualmente são três restaurantes na cidade, mas o mais famoso é o do centro].
Conclusão sobre o que fazer em Brodowski
O Interior de São Paulo tem muitas surpresas interessantes e culturais. Certamente, quem mora na região pode aproveitar muito. Basta procurar que você descobre uma infinidade de coisas legais para fazer, incluindo a cidade natal de Portinari, Brodowski.
Espero que tenham gostado dessas dicas sobre o Museu Casa Portinari que escrevi com muito carinho! Aliás, aguardo o seu comentário no final dessa página, com sugestões, mais informações sobre a cidade ou dúvidas. 😉
Continue viajando pelo Brasil com a gente:
Paraty: história, beleza em um só lugar!
3 Dias em Ilhabela
Barra Grande, a praia do Piauí que vai te enlouquecer
Flecheiras, uma praia para chamar de sua no Ceará
Respostas de 2
Estava aqui no Viajoteca procurando informações sobre destinos a milhares de milhas de distância e encontro esse post precioso de um museu que está a 60 Km de distância e que só visitei quando criança e antes da reforma! Preciso começar a fazer mais turismo regional! Obrigada pela dica.
Oi Maíra,
Eu adorei ter ido a Brodowski visitar a Casa Portinari e fiquei me perguntando porque não tinha ido antes!!!
Imperdível para quem mora na região 😉
Depois me conta como foi.
bjks