O Que fazer em Brodowski

O Que fazer em Brodowski | Museu Casa Portinari

Em uma agradável tarde de outono, resolvi dar uma voltinha pelo interior de São Paulo. Então, junto com minha família fomos dar uma espiada em Brodowski, cidade natal de Candido Portinari, e que fica bem pertinho de Ribeirão Preto.

Sem dúvida, a principal atração de Brodoski é Museu Casa Portinari. Este museu fica no local onde o pintor passou a infância e adolescência. Afinal, ele tem a intenção de preservar a memória de um dos grandes artistas brasileiros. Desse modo, durante a visita, você vai poder conhecer um pouco mais da história de Portinari. Assim como apreciar jeitinho doce, calmo e simples do interior paulista.

RAFTING EM BROTAS

ESTACIONAMENTO NO AEROPORTO DE GUARULHOS

O Que fazer em Brodowski - Museu Casa Portinari
Fachada do Museu Casa Portinari
O Que fazer em Brodowski
Pracinha central de Brodoski

O que fazer em Brodoski

Sempre que vou ao Brasil, tento descobrir alguma coisa legal para fazer com minha família. Nem que seja uma viagem bate e volta de São Carlos/SP, minha cidade natal. Aliás, para viagens a dois, a Klécia, do blog Fui Ser Viajante, mandou dicas de 7 cidades românticas para visitar em São Paulo.

Então, foi assim que fomos parar em Brodowski. A cidade fica a 1h30 de “casa”, e apenas 30 minutos de Ribeirão Preto, a maior cidade da região. Como já mencionei, a principal coisa para fazer em Brodoski, é visitar o Museu Casa Portinari.

Hotéis em Brodowski

Brodowski é uma cidade bem pequena do interior de São Paulo. Sendo assim, se você está a procura de um lugar calmo para ficar na região, Brodowski ou Batatais são ótimas opções. Do contrário, preferindo uma cidade maior e com mais opções, acredito que Ribeirão Preto seja a melhor alternativa.

Hotéis em Brodoski, Batatais e Ribeirão Preto:

Museu Casa Portinari

Museu Casa Portinari em Brodowski

O Museu Casa Portinari foi inaugurado em 1970, na cidade natal de Portinari, onde ele viveu sua infância e adolescência. Então, desde lá ele apresente a vida e a obra do artista aos visitantes. Mas, depois de tanto tempo, o museu precisou de uma repaginação. Desse modo, depois de 2 anos de restauração, foi reaberto ao público em 2014. Além de ser uma visita super interessante e construtiva, a entrada é gratuita, então não tem desculpa para conhecê-lo!

Candido Portinari

A casa amarela e azul em frente a pracinha da igreja, é muito aconchegante. Infelizmente, nenhuma das grandes obras de Portinari estão expostas na casa. Mas foi muito interessante conhecer o local onde ele morou, e 0nde desenvolveu suas técnicas de afrescos e têmpera pelas paredes de toda residência.

Durante essa visita ao Museu Portinari, a gente começa a entender como nasce um artista.

O Que fazer em Brodowski
Instagram fotos de viagem - viajoteca

Temática sacra de Portinari e memorabília

A temática sacra é o tema central das pinturas do Museu Casa Portinari. E cada ambiente vai nos mostrando a evolução do artista. Inclusive, recomendo deixar a “Capela da Nonna” para o final. Pois é impressionante, não somente pela obra em sim e desenvolvimento do pintos, mas pelo lado sentimental envolvido. Primeiramente, ele fez esse cantinho de sua casa para homenagear a avó, que quando adoeceu, não podia mais frequentar a igreja. Por fim, cada um dos personagens pintados nesta sala são o retrato de um parente ou amigo da Portinari. Achei isso brilhante!

Museu Casa Portinari - Capela da Nonna brodowski

Além das obras espalhadas pelas paredes da casa, o museu também dispõe de memorabilia do pintor. Então, você vai encontrar peças de roupas que foram de Portinari, assim como diversos móveis e objetos que fizeram parte da vida do artista. Além disso, tem fotografias e outros bens pessoais dele e da família.

Museu Casa Portinari brodowski
Família Candido Portinari brodowski

Quem foi Candido Portinari

Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, Candido Portinari nasceu em 1903. Nessa época, a família vivia em uma fazenda de café perto do pequeno povoado de Brodowski, no estado de São Paulo. Pouco tempo depois, em 1906, a família Portinari deixa a fazenda para se estabelecer como comerciantes em Brodowski.

Quando fez quinze anos, Portinari parte para o Rio de Janeiro com uma família de amigos. E algum tempo depois, em 1920, ele matricula-se na Escola Nacional de Belas-Artes.

Já em 1928 ele conquista o Prêmio de Viagem à Europa, com o Retrato de Olegário Mariano. Então, ele permanece em Paris por alguns anos. Ali, no meio de uma Paris borbulhante, Portinari se descobre como brasileiro e de origem do povo: “Vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor…”.

Nessa época, ele conhece sua esposa Maria Victoria Martinelli, então, juntos retornam ao Brasil em 1931. A partir daí, ele começa a trabalhar intensamente em suas pinturas e a se desenvolver cada vez mais e se aprimorar. Inclusive, muitos dizem que Portinari teve o dom e a sensibilidade de retratar a alma brasileira

Em 1934, sua obra “Mestiço” é adquirida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, primeira instituição pública a incluir uma obra de Portinari em seu acervo.

Mestiço por Portinari brodowski
Mestiço, Portinari

+ de Portinari…

Companheiro da elite intelectual brasileira numa época em que se verifica uma notável mudança na atitude estética e na cultura do País, ele filia-se ao Partido Comunista.

Pela importância de sua produção estética e pela atuação consciente na vida cultural e política brasileira, Candido Portinari alcança reconhecimento dentro e fora do seu País.

Candido Portinari morre no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas. Nos últimos anos de vida, foi convidado pela ONU para produzir os painéis Guerra e Paz, talvez a obra mais importante de sua carreira.

Fonte que usei para essa breve biografia: Projeto Portinari

Onde comer em Ribeirão Preto

Depois de curtir o museu Portinari, recomendo seguir para Ribeirão Preto para almoçar ou jantar. E se precisar de sugestões, segue algumas:

  • Casa Damasco: perfeita para um happy hour e para jogar conversa fora com amigo. Se você gosta de comida árabe, vai adorar. [Avenida Portugal, 2670 Jd. Botânico – Rib. Preto – SP].
  • Mousse Cake: apesar de eu não curtir muito restaurante de rede, esse vale a pena. Especialmente por ter nascido em Ribeirão e agora estar se espalhando pelo Brasil [são várias localizações, escolha uma aqui].
  • Pinguin: para quem gosta de chopp, não pode perder o boteco mais famoso de Ribeirão e talvez de todo interior paulista. [Atualmente são três restaurantes na cidade, mas o mais famoso é o do centro].

Conclusão sobre o que fazer em Brodowski

O Interior de São Paulo tem muitas surpresas interessantes e culturais. Certamente, quem mora na região pode aproveitar muito. Basta procurar que você descobre uma infinidade de coisas legais para fazer, incluindo a cidade natal de Portinari, Brodowski.

Espero que tenham gostado dessas dicas sobre o Museu Casa Portinari que escrevi com muito carinho! Aliás, aguardo o seu comentário no final dessa página, com sugestões, mais informações sobre a cidade ou dúvidas. 😉

Continue viajando pelo Brasil com a gente:

Paraty: história, beleza em um só lugar!
3 Dias em Ilhabela
Barra Grande, a praia do Piauí que vai te enlouquecer
Flecheiras, uma praia para chamar de sua no Ceará

Seguros Promo

Respostas de 2

  1. Estava aqui no Viajoteca procurando informações sobre destinos a milhares de milhas de distância e encontro esse post precioso de um museu que está a 60 Km de distância e que só visitei quando criança e antes da reforma! Preciso começar a fazer mais turismo regional! Obrigada pela dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.