A ponte Golden Gate de São Francisco continua sendo a principal atração e o grande ícone da cidade. Imponente, linda e “vermelha”, ela é a porta de entrada da baía de São Francisco! Aliás, é quase impossível não se apaixonar pela sua arquitetura e localização.
A Califórnia é um dos estados americanos mais interessantes de se visitar, pois possui muitos lugares diferentes, culturas alternativas, ideias mirabolantes, empresas disruptivas e muita natureza. Um lugar completo e imperdível. Assim como, São Francisco é uma de suas principais atrações e a ponte Golden Gate um dos cartões postais da Califórnia e dos Estados Unidos. Fora que o mais legal de tudo isso, é que não precisa de ingresso para conhecer essa ponte de São Francisco! Então, vem comigo! Vamos juntos conhecer sua história e detalhes?
Cruzeiro pela Baía de Golden Gate
Ponte Golden Gate
Curiosidades e histórias da ponte de São Francisco
De onde veio o nome Golden Gate
A cidade de São Francisco, que já passou pelas mãos dos espanhóis e dos mexicanos, só começou a prosperar de verdade nos meados do século 19. Aliás, foi quando passou a ser administrada pelos americanos, mais precisamente em 1846. Neste mesmo ano, o Capitão John C. Fremont nomeou o estreito que liga o Oceano Pacífico à baia de São Francisco de “Chrysopylae” ou “Golden Gate”. Pois o lugar o lembrava o porto de Istambul que se chamava Chrysoceras ou Chifre Dourado.
Coincidências à parte, dois anos depois veio a descoberta do ouro na Califórnia e se deu a largada ao Gold Rush em 1848. De tal forma que São Francisco, que naquela época abrigava apenas 1000 habitantes, de um ano para o outro passou a ter mais de 25.000 pessoas! Então, imagina o caos que a cidade se transformou!
Qual a cor da ponte Golden Gate
Alguns devem se questionar porque a ponte Golden Gate de São Francisco não é dourada ou pelo menos amarela para combinar com o nome “golden”, não é mesmo? Outros, pela lógica, devem assumir que a cor da ponte é vermelha. Pois é, mas a cor oficial da ponte Golden Gate é “laranja internacional”. Inclusive, é a mesma coloração dos uniformes dos astronautas da NASA. Você sabia disso?
Independentemente, uma coisa é certa, quem escolheu a cor da ponte, acertou, pois ela se destaca e combina perfeitamente com o cenário da baía de São Francisco! Good job!
Super passeio! Ponte Golden Gate vista do alto (de um hidroavião)!
Excursão de Helicóptero para Alcatraz em San Francisco
Ponte Golden Gate Curiosidades
- A construção da ponte Golden Gate começou em 1933. Sendo que, quatro anos depois, em 28 de Maio de 1937, ela foi inaugurada. Instantaneamente tornou-se símbolo da cidade e referência de arquitetura em todo mundo.
- O custo da construção da ponte de San Francisco foi de US$ 35 milhões. Facilmente, hoje, o mesmo projeto custaria aproximadamente $1.2 bilhões de dólares!
- 11 homens perderam suas vidas, mas não se sabe quantas pessoas trabalharam na construção.
- Ao longo da ponte é possível ver número de telefones de apoio para evitar suicídios. Aliás, um grupo de voluntário chamados Bridgewatch Angels tem um trabalho fundamental junto a polícia para ajudar a previnir as mortes. Para se ter uma ideia, foram mais de 1700 suicídios baseado na Golden Gate desde sua construção. Em contrapartida, em 2018, segundo a BBC, das 214 pessoas que tentaram pular, somente 27 pessoas perderam a vida pulando da ponte. Com certeza, este é o resultado positivo do projeto e trabalho desses voluntários, assim como da polícia de São Francisco.
Aluguel de bicicleta elétrica para 24 horas em San Francisco
São Francisco: Tuk Tuk City Tour
+ Curiosidades
- A Golden Gate foi a maior ponte suspensa do mundo desde sua construção até 1964. Ainda hoje hoje ela é a 9ª da lista.
- Pedestres e ciclistas podem cruzar a ponte de São Francisco e aproveitar a vista da cidade gratuitamente. Em resumo, você pode ir a pé ou de bicicleta (mais detalhes abaixo), mas a dica é não esquecer um agasalho! Eu já fiz a travessia de bike algumas vezes e recomendo muito. Pois, você pode ir até Sausalito e de lá retornar para São Francisco de balsa. Então, veja onde alugar bicicleta:
- Aluguel de bicicletas com a Blazing Saddles (empresa que já usei, aproveitei e já compre o ingresso da balsa para ser mais fácil).
- Bike elétrica de aluguel com a Blazing Saddles (mesma empresa acima, boa opção para quem precisa de fôlego!)
- Aluguel de bicicletas com a Bay City Bike (outra empresa com ótimas avaliações).
- Aluguel de bike elétrica com a Bay City Bike
- Já os carros que cruzam a Ponte Golden Gate precisam pagar um pedágio a partir de US$ 8.20 ao entrar em San Francisco. O pagamento deve ser feito antes ou depois de 48 horas que você for cruzar a ponte [veja aqui os detalhes de como pagar, e aqui os valores atuais].
- Muitos filmes foram gravados tendo a Golden Gate como pano de fundo, entre eles:
- Terminator: Genisys
- Godzilla (2014)
- Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
- Jornada nas Estrelas (2009)
- X-Men: O Confronto Final (2006)
- A Rocha (1996)
- Entrevista com Vampiros (1994)
- “Um Corpo que Cai” (Vertigo) (1958) – obrigada Lucia Mattoso por nos lembrar nos comentários desse clássico do Hitchcock
>> Go San Francisco Explorer Pass: 2, 3, 4 ou 5 Atrações
Mapa da Golden Gate de São Francisco
Bem na porta de entrada da baía a Golden Gate, esta ponte é soberana, vermelha e imponente! Então, se localize no mapa abaixo e tente não confundir a Ponte Golden Gate com a ponte Bay Bridge. Afinal, ambas ficam em São Francisco, mas são pontos importantíssimos de conexão entre outras cidades da Baía. 🙂
San Francisco: passe de ônibus Hop-On Hop-Off 48 horas
RUAS EM SÃO FRANCISCO NA CALIFORNIA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!
COMO VISITAR O ALCATRAZ EM SÃO FRANCISCO
Melhores lugares para ver a Golden Gate
A ponte Golden Gate pode ser vista de vários lugares de São Francisco ou mesmo da região da Bay Area. Foi difícil pensar nos melhores lugares para flertá-la, mas segue abaixo algumas recomendações dos melhores lugares para fotografar ou simplesmente ver a ponte. Clicando no mapa você vai vê-lo maior e de maneira interativa:
>> Com romantismo: cruzeiro noturno com jantar dançante por São Francisco
Índice dos pontos destacados no mapa:
1- Coit Tower / Telegraph Hill: A vista daqui é bem distante, mas vale a pena não somente para ter um glimpse da Golden Gate, mas também para ver a cidade toda.
2- Hyde Street Pier e/ou Pier at Aquatic Park
3- Crissy Field: um dos meus lugares favoritos.
4- Baker Beach: pode-se descer na praia para ter a vista clássica desse ponto, ou simplesmente ver do alto mesmo.
5- Fort Point
6- Battery Spencer: tem que escalar o morro pra chegar lá. Você pode parar o carro ou a bicicleta no Vista Point e ir de lá, por exemplo.
7- Vista Point
8- Fort Baker
9- Conzelman Rd & Hawk Hill: uma das melhores vistas, mas tem que ter carro.
10- Ferry de/para Sausalito ou Tiburon
>> Super interessante: city tour em San Francisco com as vistas de filmes!
Como chegar na Ponte Golden Gate
Você pode caminhar ou pedalar pela ponte Golden Gate e curti-la de pertinho. Então, veja algumas dicas importantes para fazer isso:
- Pedestres e ciclistas podem cruzar a ponte, porém, animais, skatistas e coisas motorizadas não são bem-vindos na faixa de pedestre da ponte. Em princípio, bicicleta elétrica pode, mas com moderação. Animais-guia podem acompanhar os donos pela Golden Gate.
- Os horários são restritos para a travessia e geralmente ciclistas viajam pelo lado oeste da ponte. A melhor vista de São Francisco fica na parte leste da ponte, dedicada a pedestres. Veja os detalhes nesse link (em inglês).
- Há estacionamento em ambos lados da ponte para você parar e curtir a vista. Mas fique esperto/a com o pedágio para os carros que estão retornando a São Francisco. Atualmente, o valor é de $8.60 e é preciso pagar online (como mencionei acima, nas curiosidades). Se você estiver com carro alugado, verifique antecipadamente com sua empresa locatária se eles podem cobrar o pedágio automaticamente se você usar (claro que vai ser mais caro, mas bem mais prático!). Por fim, veja como pagar online nesse link (em inglês).
- Há algumas maneiras de chegar de ônibus no ponto sul da ponte. Recomendo acessar link do sistema de transporte de São Francisco (Muni) para planejar o trajeto via “Plan trip” colocando o local de onde você vai sair (from) para a Golden Gate (to). Ou use o Google Maps que também funciona direitinho.
Para facilitar sua viagem
ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO FRANCISCO
ROTEIRO DE 4 DIAS EM SÃO FRANCISCO
Conclusão
Prontos para embarcar para San Francisco e conhecer (ou rever) a bela ponte Golden Gate?! Se você conhece mais algum lugar legal para ver a ponte, conta pra gente nos comentários! 😀
E lembre-se de usar nossos links de afiliados, você ganha descontos especiais e a gente uma mini-comissão a cada reserva concluída! Afinal, isso ajuda o blog a pagar as contas, que são muitas. 🙂
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 7
Oi gente e que eu estou com uma dúvida
Qual e a característica de Garden gate?
Oi Nathalia,
Não sei o que é o garden gate… se estiver perguntando da Golden Gate, nesse post dou muitas características, curiosidades e história sobre uma das pontes mais famosas do mundo.
Abs,
Gente esse passeio foi um dos mais legais que já fiz na vida!! Pra quem escolhe ir de bicicleta vale muito a pena estender um pouquinho ao atravessar a ponte e conhecer Sausalito.
O passeio de bike é realmente incrível, já fiz duas vezes, por dois caminhos diferentes e quero ir de novo 🙂
Grande abraço e obrigada pelo comentário!!!
Que delícia de post Mi 🙂
Matei um pouco das saudades e ainda descobri algumas curiosidades 🙂
Bjokas amiga 🙂
Oi Lindona,
Que delicia te ver comentando aqui 🙂
bjks