A Catedral Saint-Aubain em Namur (Bélgica) é um dos mais lindos monumentos da cidade. Sem dúvida, é um daqueles pontos turísticos que você não deve deixar de conhecer quando estiver em Namur. Além de ser a capital da Valônia, Namur é famosa pela sua história e pela riqueza dos seus monumentos. Ela reúne os rios Sambre e Mosa. É um belo cenário para apreciar a cidade à partir da Citadelle (fortaleza de Namur), construída entre os séculos XIII e XVIII.
[vc_message style=”square” message_box_color=”juicy_pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Aliás, nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.
[/vc_message]
Catedral Saint-Aubain, Namur
Quando você estiver passeando pelo centro da cidade, não deixe de visitar a Catedral Saint-Aubain. Curiosamente, é a única catedral na Bélgica erguida em estilo barroco. Não podemos dizer que é uma catedral belíssima, assim como podemos ver em outras cidades. Entretanto, ela tem uma beleza visual muito interessante. É um “grotesco” que é bonito e chama muita atenção.
A Catedral Saint-Aubain substituiu o colegiado fundado em 1047. Inclusive, tornou-se catedral em 1559 após a criação do Bispado de Namur por Philip II. Infelizmente, em 1740, foi destruída pela inundação do rio Sambre.
Entretanto, foi reconstruída em sua forma atual de 1751 a 1767. A cruz dupla lembra que a catedral contém fragmentos da verdadeira cruz e espinhos de Cristo, trazida de Constantinopla em 1206.
Esta catedral era a única igreja declarada na Bélgica em 1559. Os dados são da segunda metade do século XVIII e se você lembrar de algumas igrejas na Itália, você poderá ver que elas são bem parecidas. E para confirmar o estilo, o seu arquiteto foi o italiano Gaetano Matteo Pisoni.
Exterior
Na parte da frente não deixe de apreciar as vinte colunas coríntias, as cinco estátuas de Jesus Cristo e os quatro evangelistas. E lógico, a imponente cúpula no centro, que pode ser facilmente vista à partir do seu interior.
Leia também:
+ 13 cidades para conhecer na Bélgica e se apaixonar
+11 razões para visitar a Bélgica
Interior
A simplicidade exterior contrasta com a decoração ornamentada e a riqueza do seu interior. Deste modo, é uma catedral muito elegante e especialmente brilhante, com muitas obras de arte. O belíssimo órgão atrai a atenção de todos os turistas que entram na catedral para conhecê-la.
No altar principal uma placa de mármore recorda que esta igreja era o coração de Don Juan de Áustria. Don Juan era filho de Charles V e governador dos Países Baixos, que morreu perto de Namur em 1578. Seus restos mortais estão enterrados em El Escorial, exceto o seu coração, que foi deixado aqui. Mas após os trágicos acontecimentos durante a Revolução Francesa, o coração desapareceu.
Leia também:
+ As Quatro Maravilhas da Bélgica
+ Mais 4 cidades para conhecer na Bélgica
+ Conhecendo a Bélgica: Chocolates Neuhaus
Informações sobre a Catedral Saint-Aubain em Namur
⇒ Place Saint-Aubain
Coordenadas: 50°27’53″Nord 4°51’36″Est.
.
HORÁRIO:
Terça-feira – Sábado das 8h30 às 17h.
Domingo das 8h30 às 18h30.
Onde ficar em Namur:
Booking.comVale a pena comprar antecipadamente: