Stade de France | Como visitar o estádio 2024

Gosta de futebol e vem para Paris? Então não deixe de visitar o Stade de France em 2024. O estádio está localizado em Saint-Denis, nos subúrbios ao norte de Paris e foi construído especialmente para a Copa do Mundo de Futebol de 1998.

E sim, é um estádio que temos uma triste lembrança, já que foi aqui que perdemos a final da Copa do Mundo, contra a própria França.

Stade de France

Com capacidade para mais de 80.000 pessoas, o Stade de France é o maior estádio construído na França. Inclusive, é o estádio oficial do time francês de rugby e do time francês de futebol.

Inaugurado pelo presidente Jacques Chirac durante o jogo França-Espanha, ele também foi desenvolvido para sediar vários eventos esportivos, além de shows grandiosos e concertos gigantes.


Leia também:

>> CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA | 15 CIDADES PARA SE APAIXONAR
>> ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DE HOSPEDAGEM EM PARIS
>> IMIGRAÇÃO EM PARIS – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
>> DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA


Stade de France 2024

Local lendário do futebol francês, especialmente para a final da Copa do Mundo de 1998, o Stade de France é quase um local de peregrinação para todos os amantes do futebol. 

Majestoso, impressionante e cheio de memórias, deixa uma marca indelével na memória de muitos franceses. Então, venha descobri-lo por dentro!

Em suma, entre no maior estádio de futebol da França, que sediou as finais da Copa do Mundo da FIFA de 1998 e a Copa da UEFA Euro 2016. Assim como, não perca a oportunidade única de conhecer os bastidores e navegar por áreas privadas que geralmente são inacessíveis.

Pois termine sua excursão no museu, onde você aprenderá tudo sobre a lendária história do estádio.

Estádio Stade de France



A ideia de construir um estádio para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 1998 na França surgiu quando a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) decidiu aceitar a candidatura da França para organizar a Copa do Mundo de Futebol em 2 de julho de 1992.

No entanto, a Federação Internacional de Futebol impôs uma condição para a França organizar a Copa do Mundo de Futebol em 1998. Então a França teve que construir um novo estádio, porque até então, a França não tinha um estádio com capacidade para mais de 45.000 lugares.

Stade de France visto do alto
Shutterstock | por PhotoLondonUK

Portanto, o Estado se comprometeu a construir um novo estádio com capacidade para 80.000. Dessa forma, o estádio construído por mais de três anos entre 1995 e 1998, o Stade de France é a maior arena esportiva da França.

O estádio é um local de grande importância para a história do esporte, pois foi palco de vários eventos esportivos de renome internacional. Pois além da Copa do Mundo de 1998, o estádio também sediou a final do Campeonato Europeu de Futebol de 2016, a final da Liga dos Campeões da UEFA de 2000 e ainda final da Copa do Mundo de Rugby de 2007.

Contudo, além de eventos esportivos, o Stade de France também é utilizado para shows e eventos culturais. Inclusive, vários artistas internacionais já se apresentaram no estádio, incluindo U2, Madonna, Beyoncé e Coldplay, entre outros.

O Stade de France foi inaugurado em 28 de janeiro de 1998 durante um amistoso entre França e Espanha. Zinedine Zidane marcou o primeiro e único gol da partida num frio congelante.

“O jogo de futebol começa nas ruas, onde você aprende que há muitas outras pessoas que são apaixonados como você e buscam alcançar o mesmo objetivo. Se você ajuda, eles te ajudam. Isso é o futebol”.

Contudo, o jogador lendário da história do futebol francês, Zinedine Zidane, autor da frase anterior, mostrou toda a sua classe, categoria e talento sobre o gramado do Stade de France, um dos templos esportivos mais famosos da França.


Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Em 1995, um júri especial formado por personalidades esportivas e não esportivas receberam a tarefa de encontrar um nome para o novo estádio localizado em Saint-Denis.

Entretanto, apesar de o nome do estádio “Michel Platini” ter segurado a corda por muito tempo, finalmente o nome “Estádio da França” foi mantido. Segundo a lenda, é Francis Huster (ator/diretor/escritor francês) quem teria soprado esse nome!


LEIA TAMBÉM:

>> PARIS NA CHUVA – O QUE FAZER EM PARIS QUANDO CHOVE?
>> HOTÉIS IBIS EM PARIS – OS MELHORES IBIS PARIS PARA SE HOSPEDAR
>> BATE E VOLTA DE PARIS – 18 PASSEIOS DE 1 DIA DESDE PARIS
>> SEGURO VIAGEM PARA A FRANÇA – QUANTO CUSTA E É OBRIGATÓRIO?


Em 1988, um projeto para construir um estádio nos subúrbios de Paris foi iniciado pelo então primeiro-ministro Jacques Chirac. Sim, o mesmo que 10 anos depois era presidente e inaugurou o estádio. Por isso, fico imaginando o orgulho que ele sentiu.

De fato, a França era candidata mais forte a organizar a futura Copa do Mundo de futebol a ser realizada em 1998.

Vários locais na Ilê-de-France foram selecionados para sediar o projeto, como Vincennes, Nanterre e Marne-la-Vallée (a cidade que eventualmente seria a escolhida para sediar o então futuro Parque da Disneyland, a EuroDisney).


Leia também >> DISNEY PARIS | GUIA COMPLETO PARA SUA VISITA 2024


Em 1991, o atual governo escolheu a cidade de Melun, localizada a 35 km da capital, mas Jacques Chirac, que havia se tornado prefeito de Paris (sim, ele novamente!), opôs-se firmemente ao projeto, recusando-se a financiá-lo por ser de difícil acesso e muito longe de Paris.

Então, alguns meses depois, a FIFA validou a candidatura da França para sediar a Copa do Mundo de 1998. Pois em troca, o país deve construir um estádio com capacidade para até 80 mil pessoas.

Etapas construção do Stade de France

Finalmente, o primeiro-ministro Edouard Balladur confirmou em 1992 que o local escolhido para a construção do novo estádio seria Saint-Denis.

O projeto do estádio foi desenvolvido pelo arquiteto Michel Macary, com a colaboração dos arquitetos Aymeric Zublena e Michel Regembal. Por fim, as obras começaram em 2 de maio de 1995, dando às equipes técnicas 31 meses para concluir a obra. O estádio é conhecido por sua arquitetura moderna e imponente.


Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Uma das características ligadas ao Stade France foi a rapidez de execução da obra: foram necessários apenas 5 meses para realizar os 800.000m² de terraplenagem e um ano para despejar os 180.000 metros cúbicos de concreto.

Fora que a construção do estádio também exigiu a elaboração de 40.000 plantas, e a instalação da cobertura e da arquibancada móvel foram concluídas em tempo recorde de 12 meses.

A construção do Stade de France também visou o desenvolvimento econômico da área de Plaine Saint-Denis. Construído no antigo local da fábrica de gás de Paris, este novo projeto foi acompanhado por edifícios residenciais, bem como edifícios para atividades terciárias e comerciais.

Pista de atletismo Stade de France
Shutterstock | por Victor Velter

Separado pela rue Henri Delaunay e ligado por um túnel ao Stade de France, foi acrescentado à construção um estádio anexo com pista de atletismo. Dessa maneira, este estádio ofereceu às futuras equipes e atletas um segundo espaço de treinamento.

Para servir este novo local em Seine Saint-Denis, foram criadas duas estações RER nas linhas B e D, e uma estação de metrô e ainda conexões de ônibus RATP foram adicionadas. O Stade de France também é acessível pelas rodovias A1 e A86, graças à construção de um entroncamento rodoviário.

Outra característica do estádio é sua capacidade de evacuar rapidamente os expectadores e sem multidões. Isso foi possível pelo uso de software de simulação de multidão ao projetar o estádio.


LEIA TAMBÉM:

>> PASSEIO DE BARCO EM PARIS
>> MUSEU DO LOUVRE EM PARIS – DICAS PARA UMA VISITA PERFEITA
>> CONCIERGERIE EM PARIS: HISTÓRIA, INGRESSO E MUITO +
>> SAINTE-CHAPELLE EM PARIS: HISTÓRIA, INGRESSO E MUITO +


A arquitetura do estádio chama a atenção de todos. Não é um exemplo de estádio belíssimo, mas é um tanto especial. A cobertura do estádio é uma estrutura flutuante que se eleva 46 metros acima do campo e tem uma superfície de 6 hectares, com um peso total de 13.000 toneladas, equivalente ao dobro do peso da Torre Eiffel.

Vista do Stade de France

O Stade de France foi construído em torno de 3 arquibancadas:

Arquibancada baixa: ​​esta arquibancada móvel pode acomodar até 25.000 pessoas. A arquibancada inferior do Stade de France pode ser recuada 15 metros para revelar a pista de atletismo, mantendo uma capacidade de 22.000 lugares.

Arquibancada intermediária: localizada entre as arquibancadas inferior e superior, pode ser acessada por 22 passarelas.

Arquibancada superior: localizada no nível 6 do estádio, a arquibancada superior do Stade de France é acessível por 18 escadarias monumentais.

Arquibancadas do estádio da França

Os vestiários, inicialmente projetados por Michel Platini, são acessíveis diretamente pelos ônibus dos jogadores e estão localizados no nível do campo.

  • 2 vestiários de 120 m² reservados para jogadores de futebol e rugby;
  • 1 vestiário de 400m² dedicado ao atletismo;
  • 2 vestiários reservados aos árbitros;
  • 2 salas de atendimento;
  • 2 salas de aquecimento;
  • Gabinetes para delegados;
  • Instalações para júris;
  • Uma enfermaria;
  • Salas de controle antidoping;
  • Camarins e salões à disposição dos artistas;
  • Uma sala de ensaio para músicos e figurantes;
  • Uma sala dedicada ao armazenamento de fantasias;
  • Uma área de relaxamento;
  • Espaço de armazenamento para conjuntos e instrumentos;
  • e muito mais.

O campo do Stade de France tem uma área total de 15.000 m². Suas dimensões são 119 metros de comprimento por 75 metros de largura e inclui uma área gramada de 8.000 m².

Para uma melhor evacuação da água, o terreno é curvo e um sistema de aquecimento é instalado sob o gramado para evitar que ele congele no inverno.

Desde 2016, o campo do estádio é um campo dito “híbrido”, ou seja, composto por grama natural e fibras sintéticas, que permite receber partidas de futebol, mas também partidas de rugby.

Vista do gramado do Stade de France

Inclusive, todos os verões, o gramado também é reformado no final do período de verão, após a temporada de shows

Em 2006 foram adicionados 2 novos telões gigantes de 200 m² cada para duplicar a superfície de projeção dos telões instalados durante a Copa do Mundo de 1998. Além disso, em 2008, o estádio também criou um “passeio de celebridades” ao redor do estádio, chamado “Stade France Boulevard”.

Dessa forma, ali você pode ver as marcas das mãos de esportistas e artistas que marcaram a história do Stade de France desde sua inauguração em 1998.

  • Apesar de sua grandeza e apelo, os franceses nunca conseguiram dar ao Stade de France seu próprio clube de futebol parisiense. Paris Saint-Germain escolheu ficar no Parc des Princes.
  • O Stade de France sediou nove partidas da Copa do Mundo em 1998, incluindo a final entre França e Brasil, que viu Didier Deschamps ser o capitão de seu time e conquistar o primeiro troféu da Copa do Mundo. Como o mundo dá voltas, a segunda taça da França foi com Didi como técnico em 2018 e quase levaram a terceira no ano de 2022 (perderam a final nos penâltis para a Argentina).
  • Em termos de segurança, o Stade de France é um local de grande visibilidade, pois foi alvo de um ataque terrorista em novembro de 2015, durante um jogo amistoso entre França e Alemanha. Três explosões foram ouvidas nas proximidades do estádio, matando uma pessoa e ferindo outras várias. Inesperadamente, o evento foi evacuado e o jogo foi suspenso.
  • Quando entra em configuração de concerto, o Stade de France pode acomodar até 96.000 espectadores, graças ao sistema de arquibancadas retráteis. Sem dúvida, uma enorme capacidade de recepção, que o coloca à frente de alguns outros recintos míticos da Europa, como Wembley (Londres), Croke Park (Dublin) ou mesmo Twickenham (Londres). 
  • Desde a sua inauguração em 1998, o estádio francês cumpriu a missão de oferecer aos espectadores o privilégio de assistir a eventos de grande renome internacional. Além da Copa do Mundo de 1998, o Campeonato de Atletismo em 2003, a Copa do Mundo de Rugby em 2007, duas finais da Liga dos Campeões em 2000 e 2006, uma final da Taça da Europa de Futebol em 2010, o Campeonato da Europa da UEFA em 2016, entre outros.

Falando em eventos, o Stade de France já recebeu cerca de 700 eventos e reuniu cerca de 45 milhões de espectadores.

O Stade de France já sediou os maiores eventos esportivos do mundo. De fato, o Stade de France sediou a Copa do Mundo de Futebol em 1998, o Campeonato de Atletismo em 2003, a Copa do Mundo de Rugby em 2007, a final Hcup (hoje Copa dos Campeões da Europa de Rugby) em 2010, as finais da Liga dos Campeões em 2000, 2006 e 2022 e EURO 2016.

O Stade de France sediará dois grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo de Rugby em 2023 (de 08 de setembro a 28 de outubro) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2024.

Jogo da França em Paris

Todo verão, o Stade de France também recebe muitos eventos não esportivos, como shows. Os Rolling Stones foi a primeira banda a se apresentar no Stade de France em 1998 para 80.000 pessoas. Desde então, muitos artistas, bem como bandas francesas e músicos internacionais, se apresentaram no Stade de France. Entre eles:

  • Johnny Hallyday (1998) (2009) (2012): o primeiro cantor francês a comandar o Stade de France em 3 ocasiões, totalizando 9 apresentações.
  • Celine Dion (1999): Celine Dion é a primeira mulher a se apresentar no Stade de France, totalizando 162.000 pessoas em 2 shows.
  • U2 (2005) (2009) (2010) (2017): O grupo irlandês totaliza 7 shows, com mais de meio milhão de espectadores.
  • George Michael (2007): o cantor fez um show em 22 de junho de 2007 no Stade de France.
  • Madonna (2008): Madonna se apresenta para 138.000 espectadores em 2 shows.
  • Mylène Farmer (2009): Mylène Farmer é a primeira artista francesa a se apresentar no Stade de France.
  • Indochine (2010)(2014)(2022): Indochine é o segundo grupo francês a se apresentar no Stade de France, logo após o grupo Kassav.
  • Coldplay (2012)(2017)(2022): o grupo britânico já fez 8 shows com ingressos esgotados. Coldplay também é a primeira banda a realizar 4 shows consecutivos no Stade de France em 2022.
  • Bruce Springsteen (2013): o artista americano parou em Paris para um concerto final em 29 de junho de 2013.
  • Outros artistas e grupos internacionais como AC/DC, Muse, Métallica, Dépêche Mode, Lady Gaga e Prince já se apresentaram no Stade France desde a sua criação.

  • O jogo França-Irlanda de 2009 bateu o recorde de venda de bilhetes ao totalizar 4,6 milhões de euros.
  • 7 minutos: este é o tempo necessário para esvaziar as arquibancadas do Stade de France de seus espectadores.
  • A área total do terreno é de 17 hectares.
  • Todos os anos, 250 eventos corporativos são organizados no Stade de France.
  • O Stade de France tem 320 metros de comprimento e 280 metros de largura.
  • Cada partida no Stade de France mobiliza cerca de 1.300 comissários.
  • A criação do Stade de France gerou cerca de 35.000 empregos na área de Saint-Denis.
  • 173 camarotes estão distribuídos pelo estádio.
  • Em 2022, o concerto do grupo Indochine registou o recorde de público, com um total de 97.036 espectadores.

Stade de France | Como visitar o estádio em Saint-Denis

Independentemente da data em que escolher visitar o Stade de France, ou mesmo da fórmula que escolher (individual ou em grupo), tenha a certeza de que você viverá um momento inesquecível, cheio de surpresas, anedotas e emoções intensas. 

Depois de ser recebido no Portão H do estádio — local a partir do qual as visitas começam — iniciará o percurso, através do qual você irá se emocionar. Então, feche os olhos e sinta a emoção dos 80.000 espectadores delirantes durante as maiores partidas como se você estivesse lá.

Arquibancadas Stade France

Muitas anedotas serão contadas a você sobre a história do estádio, sua arquitetura única e as estrelas que caminharam por seu belo gramado e seus corredores. Além disso, não perca a chance de descobrir quem será o anfitrião dos eventos de atletismo dos Jogos Olímpicos de 2024 e das partidas da Copa do Mundo de Rugby deste ano de 2023.

Mas não é só futebol no estádio! Como já descrevi acima, a maior arena esportiva e cultural da França abriga não apenas competições de alto nível, mas também shows e eventos de grande escala.

Neste tour único, você poderá seguir os passos de Zidane e Ronaldo, as duas lendas do futebol que jogaram na final da Copa do Mundo da FIFA de 1998. O Stade de France é também onde Cristiano Ronaldo ergueu o primeiro grande troféu para Portugal!

Cristiano Ronaldo trofeu
Shutterstock | ph.FAB

Certamente, uma visita excepcional para descobrir todos os segredos do Stade de France! Entretanto, nem sempre é possível ver todos os ambientes, já que por motivos de trabalho, é possível que algumas áreas da visita não sejam acessíveis.

Visita guiada: aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Inclusive, o passeio pode ser feito por pessoas com mobilidade reduzida.

  • Vestiário da seleção francesa, onde as camisas dos campeões mundiais de 1998 estão penduradas em cada armário;
  • Lodges privados VIPs, incluindo o camarote presidencial;
  • O longo e impressionante túnel usado pelos músicos antes de subirem ao palco do Stade de France;
  • Museu Stade de France: camisas autografadas, arquivos, violões e objetos que marcaram a história do estádio;
  • As arquibancadas do estádio: durante a visita guiada, você terá a oportunidade de sentar nas arquibancadas para admirar o Stade de France e se imaginar em jogos históricos;
  • A delegacia de polícia e suas celas;
  • A sala de aquecimento onde os jogadores fazem seu segundo aquecimento;
  • A entrada do estádio, entre os vestiários e o gramado por onde os jogadores passam para entrar no gramado;
  • A loja oficial onde você pode comprar lembranças.

Vestiário Stade de France

Lembre-se de usar roupas confortáveis e calçados apropriados para caminhadas. Além disso, não se esqueça de levar uma garrafa de água, especialmente durante os meses de verão.

Por fim, a sua visita ao estádio terminará aqui, no Museu do Stade de France, que abriga uma série de artefatos do lendário passado (nem tão distante) do estádio. Em exibição estão arquivos, imagens, guitarras autografadas, modelos, camisas e muito mais.

Museu do estádio da França

Naturalmente, no museu do Stade de France veremos vários objetos relacionados com a histórica Copa do Mundo de 1998: camisetas, bolas de futebol autografadas, uma réplica do troféu, e muito mais. Além disso, encontraremos os uniformes de outras lendas do futebol francês, como Tierry Henry, Trezeguet, Mbappé o Antoine Griezmann.

Copa do Mundo de 1998

A saber, o Stade de France oferece apenas visitas guiadas em francês e inglês.

Preço adulto: 16€
Criança (5 aos 18 anos): 11€
Criança até 5 anos: grátis

Saídas em francês:

Durante as férias escolares francesas
– De Segunda a Domingo às 11h, 14h e 16h.
1º de abril a 31 de agosto (fora das férias escolares francesas)
– De Segunda a Sexta-feira às 16h.
– Sábado e Domingo às 11h, 14h e 16h.
1º de setembro a 31 de março (fora das férias escolares francesas)
– De Quarta a Sexta-feira às 16h.
– Sábado e Domingo às 11h, 14h e 16h.

Saídas em inglês

De 1º de abril a 30 de junho + feriados de Natal (de 22 de dezembro a 6 de janeiro)
– Segunda a Domingo às 14h.
De 1º de julho a 31 de agosto

– Segunda a Domingo às 10h30 e 14h.
De 1 de setembro a 31 de março (fora do feriado de Natal)
– Quinta, Sábado e Domingo às 14h.

Há muitas opções onde ficar em Paris quando se trata de hotel e apartamentos. Inclusive, nas proximidades do Stade de France, há algumas ótimas opções para você se hospedar. Mas vale lembrar que não são numa região central de Paris.

Sendo assim, eu conselho se hospedar próximo ao Stade de France apenas se vai para algum evento específico, pela comodidade de estar próximo quando o evento/jogo acabar.

Pois esta região não vai te permitir desbravar a cidade à pé. Então, se você quer ser turista, é muito melhor planejar um hotel no centro de Paris ou próximo a uma estação de metrô. Mas se isso não for problema, tem estações de metrô e RER próximo ao Stade de France.

Hotel: Novotel Suites Paris Stade de France

Apartamento: Apartamento 1 | Apartamento 2 | Apartamento 3 | Apartamento 4

Endereço do Estádio Stade de France:

Stade de France | 93200 | Saint-Denis.


Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.


Inegavelmente, para visitar o Stade de France, você pode pegar vários meios de transporte:

Metrô

  • Pegue a linha 13 do metrô e pare na estação Saint-Denis – Porte de Paris (16 minutos de Saint-Lazare, 20 minutos de Invalides e 25 minutos de Montparnasse).
  • Pegue a linha 12 do metrô e pare na estação Aubervilliers – Saint-Denis Front Populaire (15 minutos de Saint-Lazare e 30 minutos de Montparnasse).
Metrô em Paris

TREM

  • Pegue o RER B e pare na estação Plaine Stade de France (4 minutos da Gare du Nord e 8 minutos de Châtelet-les-Halles).
  • Pegue o RER D e pare na estação Stade de France – St Denis (5 minutos da Gare du Nord e 9 minutos de Châtelet-les-Halles).

ÔNIBUS

Caso você decida ir de ônibus, você pode pegar as linhas 139, 153, 173, 255 ou 350.

TRAM

  • Pegue o bonde nº 1 e pare na estação St Denis Basilique.
  • Pegue o bonde nº 8 e pare na estação St Denis Porte de Paris.

CARRO

Se você estiver dirigindo, a A1 (que passa pelo coração de Paris) e a A86 passam diretamente pelo estádio. Então, pegue a saída 2 Stade de France da A1 e a saída 9 La Plaine Stade de France da A86.

Bom passeio, jogo ou evento no Stade de France em 2023!!

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL