O que é o Super Bowl, futebol americano

Super Bowl 2024 | A final do futebol americano

Futebol Americano está para os gringos, assim como o futebol está para nós brasileiro. Quem curte esporte, certamente deve estar ligado que no dia 11/Fev/2024 o maior evento esportivo dos Estados Unidos entrará em campo e definirá o vencedor do Super Bowl LVIII que acontecerá em Las Vegas e os times que jogarão são Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers.

O que fazer em Las Vegas – 17 dicas legais!

A Super Bowl nada mais é que a final da NFL, National Football League, a principal liga do futebol americano.

Assim como nós brasileiros ficamos em estado de letargia durante a Copa do Mundo, os americanos praticamente “declaram” feriado nacional no dia do Super Bowl.

Dessa forma, quem estiver em qualquer lugar na Terra do Tio Sam, certamente deve dar um jeito de participar da festa para entender um pouco mais da cultura americana. Para isso, basta procurar qualquer bar esportivo próximo ao seu hotel e ir para o abraço ou se estiver em Las Vegas, que tal tentar comprar o ingresso para ver o jogo ao vivo!

A cada novo ano, o Brasil passa a ter mais adeptos do futebol americano e vários bares brasileiros também exibem a final da temporada!

O que é o Super Bowl? A final do futebol americano
Eventos durante a semana que antecede o Super Bowl!

Leia também: Jogos da NBA (Basquete) – como e onde comprar

Ingresso para basquete NBA


O que é o Super Bowl?

Super Bowl é o final do campeonato de futebol americano organizado pela NFL (National Football League) que acontece anualmente nos Estados Unidos. A temporada começa em setembro e vai até janeiro/fevereiro do ano posterior.

A NFL é composta por 32 times, que são divididos em 2 conferências (antigamente se chamava de liga). Sendo assim, existe a NFC (National Football Conference) e a AFC (American Football Conference).

Cada time joga 17 vezes durante o campeonato regular. Dessa forma, os 7 melhores times de cada conferência passa para a temporada dos playoffs (tipo quartas de final). E finalmente, o time campeão de cada conferência disputa a Super Bowl, que acontece geralmente no início do mês de fevereiro.

Uma coisa interessante é que desde o primeiro Super Bowl americano, os jogos são divulgados em números romanos. Exemplo:

I – 1967, cidade sede, Los Angeles

II – 1968, cidade sede, Miami
.
.
.

LVI – 2022, em Los Angeles

LVII – 2023, em Phoenix

Super Bowl LVIII – 2024, em Las Vegas

CURIOSIDADE: Em 2016, durante a final que aconteceu em São Francisco, California, os algarismos romanos foram “esquecidos” e a divulgação foi “Super Bowl 50”. E o mais incrível disso tido é que eu estava lá visitando a cidade! Amei ter participado da festa e esse foi um dos fatores que me motivaram a escrever esse post aqui no Viajoteca.

Super Bowl San Francisco

Quem vai jogar o Super Bowl 2024?

Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers .

Quando vai ser o Super Bowl 2024?

  • Data: Domingo, 11 de fevereiro/2024
  • Horário: 20h30 (horário Brasília)
  • Cidade: Las Vegas, Nevada
  • Estádio: Allegiant Stadium 
  • Onde assistir no Brasil:  ESPN, Star+ e NFL Game Pass
  • Onde comprar ingresso: clique aqui

Quem vai cantar no Super Bowl 2024?

Durante o intervalo do jogo do Super Bowl (Half Time show) tem sempre show icônico que todo mundo fica ansioso para assistir. E a Super Bowl de 2024 contará com a presença de Usher!

Curiosidade: Super Bowl x Tayloy Swift

Como se não bastasse a fama maluca de Taylor Swift com suas músicas, show e todo sua vida em geral, a pouco tempo ela começou a namorar um jogador de futebol americano, o Travis Kelce (foto abaixo). E adivinha para que time ele joga??? Pois é, para o Kansas City Chiefs!!!

Então, esse ano, a Super Bowl vai ter mais uma atração, a Taylor Swift!!!!

Para quem não se lembra, a Gisele Bündchen foi casada por muitos anos com um jogador famosíssimo da liga da NFL, o Tom Brady, que hoje se aposentou dos campos.

Fatos e números:

Para entender a grandeza da final do futebol americano nos Estados Unidos deixo e abaixo alguns fatos que impressionam:

1- Em 2015, o Super Bowl foi o programa de televisão mais assistido do ano, ou seja mais de 112 milhões de telespectadores estavam acompanhando. Enquanto em 2022 teve menos audiência, 99.18 milhões, mas por outro lado estava tendo olimpíadas de inverno. Quantas pessoas será vão assistir em 2023, hein?

2- Para quem pensa que futebol é esporte de homem, repense! Hoje, as mulheres representaram 46.8% do público da NFL.

3- Muitos músicos ficam aguardando ansiosos a divulgação de quem será a celebridade que irá fazer o show do intervalo da Super Bowl. E certamente, sempre são cantores ou bandas muitos famosas, entre eles já passaram por lá: Madonna, Kate Perry, Bruno Mars, Beyonce, Bruce Springsteen, The Rolling Stones, Paul McCartney, entre outros…

4- Os comerciais de TV durante a Super Bowl custam uma pequena fortuna. Sendo assim, um comercial de 30 segundos custou em média US$6.5 milhões no ano passado!!! Dados da Estatista

5- Esses comerciais de TV são tão legais, que eles fazem um show por si só. Aliás, um dos típicos papos de trabalho na gringolândia no dia seguinte ao Super Bowl, é exatamente sobre a melhor propaganda do jogo!


15 DICAS DOS QUE FAZER EM LAS VEGAS

CIDADES PEQUENAS NOS EUA PARA SE APAIXONAR!


Um pouquinho da festa fora do estádio do Super Bowl 50 em São Francisco

Em 2016, o Super Bowl aconteceu em São Francisco (California). Para ser mais exata, no estádio da cidade de Santa Clara (Levi’s Stadium) no Vale do Silício, mas a agitação rolou em toda região, inclusive no centro de São Francisco.

Como eu sou uma pessoa de muuuuuita sorte, estava em São Francisco na semana das comemorações e tive a oportunidade de ver um pouquinho do agito na região do Embarcadero / Ferry Building. Resumindo, todas as fotos desse post vieram desse dia!

Abaixo, mostro mais um pouquinho dos micos que eu e a Mari Vidigal, do blog Idéias na Mala, aprontamos por lá!

CONCLUSÃO

Eu acho o Super Bowl um evento muito legal. Quando morei na Flórida, por exemplo, também fui convidada para assistir a final do futebol americano na casa de um vizinho e foi muito bacana. O pessoal faz competições de apostas, brincam, reunem os amigos, ficam na torcida e se divertem. Exatamente como a gente faz numa Copa do Mundo.

Certamente, a Super Bowl é um evento que celebra muito o estilo de vida americano.

Espero que tenham aprendido um pouquinho mais sobre a final do futebol americano nos Estado Unidos, mas se tiver alguma dúvida ou algo mais para acrescentar, venha conversar comigo nos comentários no final desse post.

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

6 respostas

  1. Você esqueceu de mencionar o cantor mais importante que fez o show que foi Michael Jackson. Ele que deu início a grandes apresentações no Superbowl, como sempre revolucionando tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.