As Quatro Maravilhas da Bélgica cerveja bélgica leffe

As Quatro Maravilhas da Bélgica

Se a África tem os Big 5, a Bélgica tem os Big 4 – Batata-Frita – Cerveja – Chocolate – Waffles. Estas são as quatro maravilhas da “gastronômia” belga. Certamente, você já deve ter ouvido falar da qualidade das cervejas do país, assim como do seu chocolate. Realmente, eles são famosos. Mas, não só! O país é cheio de boas surpresas. Aliás, eu adoro “desbravá-lo”. Apesar de ser um país pequeno, sempre tem algo novo para ver, conhecer e fazer.

Mas não, esse post não vai ser com as novidades. Pelo contrário, eu vou falar sobre o que faz a Bélgica famosa. Assim como o que você não pode deixar de ver, sentir, provar e claro, se apaixonar! as quatro grandes maravilhas que a Bélgica tem para te oferecer. Em qualquer Cidade, em qualquer esquina, em qualquer lugar.

[vc_message style=”square” message_box_color=”juicy_pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Conheça as Quatro Maravilhas da Bélgica

Então, vamos conhecer de perto as quatro “iguarias” que destacam a Bélgica internacionalmente:

Batata-Frita

Esta é uma grande surpresa da Bélgica. Quando é que eu ia pensar que batata-frita seria um prato cobiçado por muitos? Olha, na Bélgica tem até concurso de melhor batata-frita! Além disso, tem concurso de melhor “Barraca a Frites” (quiosques que vendem a mesma). Fora, claro, o concurso de uns 200 tipos de molhos para acompanhar.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Certamente, este é o clássico belga de comida de rua. Eles são vendidos em bandeijinhas ou cones de papel em muitas esquinas. Mas, na minha opinião, eles são melhores quando coberto com a maionese caseira. Só que você pode preferir com ketchup, molho de curry, samurai ou outro. Aliás, opções de molhos não faltam. Se estiver em Bruxelas, vá sem erro no Belgian Frit’n Toast.

Sem dúvida, você encontrará batatas fritas em mini-kombis, nas Barraca a Frites e em TODOS os restaurantes. Visto que, a batata frita vem acompanhando todos os pratos. Então, se você é fã de batatas, como os Belgas, você está em boa companhia.


Leia também:

+ 13 PRATOS TÍPICOS PARA PROVAR NA BÉLGICA


Cerveja

Ah, a cerveja belga… os belgas são muito orgulhosos de seus mais de mil tipos diferentes de cerveja. Cada cidade tem a sua cerveja local e é servida em todos os bares da cidade. Este pequeno país tem mais de 100 cervejarias produzindo cerca de 450 cervejas diferentes. A maioria são cervejas locais, especialidades de um região, cidade, vila ou aldeia. Hoje, existem cerca de 1.200 marcas de cerveja do país.

A Bélgica é justamente famosa por sua tradição cervejeira. Realmente, depois que sai do Brasil que “descobri” que a cerveja brasileira é muito aguada e amarga.

Entretanto, vocês encontrarão fácil cervejas “semelhantes” as brasileiras. Tem a Maes, Jupiler e Stella Artois que, inclusive, já é grande conhecida dos brasileiros. Essas são as básicas, aquelas cervejas mais simples para o dia a dia. Porque cerveja belga que se preze é mais forte. Geralmente, passando dos 10% de álcool.

Inclusive, a cerveja belga tem seu nome frequentemente associado a uma abadia. Mas pode ser que hoje em dia ela não seja mais fabricada lá dentro. Grimbergen e Leffe são muito populares, especialmente por sua grande variedade.

As cervejas de fermentação dupla ou tripla também são muito populares entre os belgas. Mas seu teor alcoólico é muito alto.

Cervejas Trapistas

Dentro das cervejas de abadia estão as cervejas trapistas. Elas são conhecidas como cervejas artesanais produzidas pelos monges de um pequeno número de abadias da Ordem de Cister. Na Bélgica há seis cervejas trapistas: Chimay, Westmalle, Orval, Rochefort, Westvleteren e Achel.

A Westvleteren é considerada a melhor cerveja do mundo. Infelizmente, a produção é muito limitada e só pode ser comprada diretamente na Abadia.

Cervejas “brancas” são as minhas preferidas e geralmente vem acompanhada de uma fatia de limão . As mais famosas são a Hoegaarden e Tarwebier Brugge.

Cada cerveja local tem um copo e garrafa distintas. Fora que o nomes das cervejas são muito originais e os rótulos um mais engraçado que o outro.

Sem dúvida, o difícil vai ser escolher quais provar com tantas opções. Inclusive, vai demorar um pouco para você encontrar uma cerveja favorita.

LUGARES PARA BEBER CERVEJA EM BRUXELAS

Leia também:

+ 4 LUGARES PARA BEBER CERVEJA EM BRUXELAS

+ ONDE COMPRAR CERVEJA EM BRUXELAS


Chocolate

Você sabia que a Bélgica é considerada a capital mundial do chocolate? Então, se você sempre achou que ótimos chocolates eram exclusividade da Suíça, se enganou. Seja como for, eu também achava isto antes de vir morar na Europa.

Portanto, existem lojas dedicadas a essa maravilha em cada esquina. Se você estiver em Brugges, daí sim que será um encantamento, pois uma loja é mais linda que a outra. São verdadeiras casinhas de boneca vendendo chocolate. Ou seja, você vai encontrar uma variedade de marcas e preços.

Na Bélgica são fabricados um dos melhores chocolates do mundo , feitos exclusivamente com a manteiga de cacau. Chocolates de várias formas e sabores, dos quais há uma variedade impressionante.

A grande diferença de preço é no gosto e se o chocolate é artesanal ou industrial. Sem dúvida, a mais prestigiada marca de chocolate artesanal é a Pierre Marcolini. De comer cantando! Já as marcas de chocolate industrial incluem Godiva, Neuhaus, Galler e Leônidas (o mais barato).

As Quatro Maravilhas da Bélgica chocolate leonidas
Qualidade do chocolate

A alta qualidade dos chocolates belga é famosa em todo o mundo por três razões:

  • Os  “chocolatiers” belgas insistem na grande qualidade dos ingredientes, começando com o próprio chocolate. Ele tem uma elevada densidade de cacau (sólido) e manteiga de cacau, que se evapora na língua, dando o sabor super “fresco”.
  • Os belgas (Jean Neuhaus, em 1912, para ser preciso) foram pioneiros nos bombons recheados. Estes são feitos com uma variedade de recheios incluindo creme de avelã, marzipan, licor e pastas de frutas sortidas.
  • Os Chocolatiers belgas inventaram o famoso chocolate branco, feito com manteiga de cacau e leite.

Comprá-los soltos, em sacos com peso de 100 gramas ou caixas de 1 kg ou mais. Pegue uma caixa preparada, ou simplesmente “aponte” para aqueles que você quer, ou pergunte ao assistente para selecionar uma mistura.


Leia também:

+ 9 DESTINOS PARA COMER CHOCOLATE!

+ CONHECENDO A BÉLGICA: CHOCOLATES NEUHAUS


Waffles

“Brussels waffle” é mundialmente conhecido. Sem dúvida, é um doce tradicional da gastronomia belga. Por certo, é comido quente, polvilhado com açúcar, canela ou acompanhado com chantilly, chocolate ou frutas.

Tem vendedores de rua em todo o país vendendo waffles.

A propósito, os waffles de Liège, tem uma massa que é doce e “nutritiva” o suficiente não precisa de quaisquer coberturas.

Já os waffles de Bruxelas, com um formato mais retangular, são mais leves e menos doce e muitas vezes tem coberturas de chantilly com frutas, chocolate, nutella.

Independente da “Maravilha” que você estiver procurando, ou esbarrar na rua, vai com tudo.. você não irá se arrepender.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

[vc_message message_box_style=”outline” style=”square” message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reserve seu hotel no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço , descontos de até 50% e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

[/vc_message]

Gostou do post?

Você já esteve na Bélgica e provou alguma destas delícias? Conta pra gente o que você achou! A gente vai amar saber sua opinião e sugestões!!


Leia também:


Seguros Promo

Vale a pena comprar antecipadamente:

Respostas de 16

  1. Olá Martinha tudo bom. Vou em junho para Bélgica e vou ficar do dia 25 a 29 em ROCHEHAUT
    E depois volto p Belgica.
    Gostaria de dicas da Bélgica
    Vamos a Burges e Antuérpia.
    O que é não poderemos deixar de conhecer.
    Famosa pelos chocolates, batas fritas e cerveja.
    Um abraço

  2. Adorei a materia sobre “As quatro maravilhas da Bélgica”. Tive a oportunidade de morar e estudar na “douce Belgique” durante quatro anos. Morei no lado francofone (fala francês) e no lado flamengo (fala Nerlandes). Foi uma experiência muito rica na minha vida. Mas o mais interessante é que conheci minha esposa (brasileira) em Gante, na Bélgica. Somos casados há 32 anos e planejamos retornar a Bélgica, em breve, só para matar as saudades.

  3. Martinhaaa, curti muito as suas dicas!!! 🙂
    Estou indo amanhã pra Bruxelas, e sexta pra Brugges! Valeu pelas dicas!!!
    Bisous

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.