Fonte D. Pedro em Caxambu

O que fazer em Caxambu – Minas Gerais | 9 dicas imperdíveis!

Sempre que penso em Minas Gerais logo vem aquela lembrança boa de comida gostosa, doce de leite, povo acolhedor e relevo montanhoso. Mas no meu caso, também vem memórias das minhas férias infantis, e por isso, vou compartilhar um pouquinho sobre o que fazer em Caxambu, um lugar gostoso de passar alguns dias.

Acho que ganhei um pouquinho de sangue mineiro com a Tia Marília, certamente uma pessoa muito presente na minha vida. Adorava quando ela e o Tio Vagner me convidavam para viajar com eles nas férias, e um desses passeios frequentes era para Caxambu MG, sua cidade natal. Eu amava!

Vira e mexe, eu e minha família ainda vamos para lá, pois é um ótimo destino para curtir com calma e com certeza para ganhar alguns quilinhos!

Mas enfim, esse post do Viajoteca está ficando muito nostálgico, não é mesmo? Então, vamos voltar ao que interessa!

Caxambu é uma cidadezinha do Sul do Minas que fica dentro do roteiro que chamamos de Circuito das Águas. Com certeza, uma viagem que se enquadra bem em um final de semana ou para aqueles que tem mais dias, bastando então, encaixar outras cidades no roteiro, entre elas a vizinha São Lourenço ou a mística São Tomé das Letras.

Venha comigo curtir e descobrir o que fazer em Caxambu!

Balneário Hidroterápico (detalhe)
Vitrais do Balnerário de Caxambu

Dicas de Caxambu

Como chegar

A maneira mais fácil de chegar a Caxambu para quem mora há algumas horas de distância do Sul de Minas é de carro. Você pode optar em dirigir o próprio carro ou alugar, e caso tenha veículo 4×4, certamente pode aproveitar para fazer alguns passeios de estrada de terra pela região.

Distância de Caxambu:

  • Rio de Janeiro: 290 km – acesso pela Via Dutra e depois BR-354
  • São Paulo: 305 km – acesso pela Via Dutra (saída 34) e depois BR-354
  • Juiz de Fora: 206 km – acesso pela BR-267 e depois BR-354
  • Belo Horizonte: 380 km – acesso pela BR-381 e depois BR-267 

O aeroporto mais perto de Caxambu é o de Juiz de Fora. Todavia, a malha aérea do Rio e São Paulo oferecem mais opções de voos.

As empresas de ônibus que operam até Caxambu são: Cidade do Aço a partir do Rio de Janeiro, a Viação Cometa de São Paulo; e a Gardênia, de Belo Horizonte.


Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.



+ OS MELHORES HOTÉIS FAZENDA EM MINAS GERAIS PARA SE HOSPEDAR


Melhor época para visitar Caxambu

Caxambu fica localizada na Serra da Mantiqueira, e assim como todo Sul de Minas Gerais, você pode visitar em qualquer época do ano.

Contanto é importante saber que a época de chuva acontece entre os meses de outubro a março, enquanto o resto do ano chove bem menos.

Durante o ano inteiro, o clima de Caxambu é ameno. A temperatura média varia entre 11 e 28°C, mas no inverno, sempre melhor levar um bom agasalho, pois a noite esfria bastante.

Hotéis e Pousadas em Caxambu

Por ser uma cidade bem pequena, a malha de hotéis e pousadas em Caxambu não é grande, então algumas pessoas até preferem ficar em São Lourenço, a cidade vizinha com uma estrutura hoteleira um pouco maior, porém levemente mais cara.

Nos feriados e datas religiosas, os preços dos hotéis e pousadas em Caxambu costumam subir. O carnaval, inclusive, é bastante animado e procurado.

Para te ajudar, veja abaixo dicas de onde ficar em Caxambu:

Para opções de hotéis no centro de Caxambu, temos o Hotel Glória que é o mais antigo e famoso da cidade, ou seja, uma boa opção para quem gosta do estilo tradicional e com excelente localização (4 estrelas e avaliação 8.4 no Booking).

Outro hotel bem conceituado e tradicional da cidade é o VOA Hotel Caxambu, diferentemente do Glória, ele não possuem os móveis tradicionais nos quartos (3 estrelas e avaliação 8.7).

Ainda no centro, mas no estilo apartamento, o Studio em Caxambu está bem cotado (3 estrelas e avaliação 8.9).

Pousadas em Caxambu mais afastadas do centro com uma boa estrutura para curtir a natureza e a cidade, recomendo a Pousada Golden Garden, especialmente se tiver um orçamento mais flexível (avaliação 9.7).

Outras opções nesse estilo, porém com um custo x benefício mais acessível, vale pesquisar a Pousada Condado Santa Maria (avaliação 9.4) e a Pousada Circuito das Águas (avaliação 9.2).

  • Todas as notas de avaliações dessas hospedagens são do Booking.com.
Ninfa do Lago, Fonte das Águas
Ninfa do Lago, Parque das Águas – Foto por Emanuel Albuquerque

Excursões a partir de Belo Horizonte:

Excursão de um dia a Ouro Preto e Mariana

Passeio ao Instituto Inhotim

Tour a Capitólio e Lago de Furnas


O que fazer em Caxambu

Caxambu tem muitos prédios históricos da época colonial e facilmente a gente viaja pela história. Não deixe de tirar uma prosa com algum morador para conhecer algum dos causos da cidade.

A melhor maneira de conhecer e passear por Caxambu é à pé e em um dia dá para fazer praticamente tudo. Contanto, essa região do Sul de Minas e do Circuito das Águas, com certeza pede para você ir com calma!

O passeio de charrete, para quem gosta ou quem estiver viajando com crianças é algo bem típico para se fazer em Caxambu. Um passeio gostoso para entrar no clima de cidadezinha de interior, voltar no tempo e conhecer atrações um pouco mais afastadas.

E como falei anteriormente, Caxambu pede que você a conheça com calma. Certamente você irá se encantar pela simplicidade e pelo seu povo acolhedor.

1- Parque das Águas

Fonte D. Pedro em Caxambu

A principal atração turística de Caxambu, sem dúvida, é o Parque das Águas. Uma estância com 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais.

Inegavelmente, a fonte D. Pedro II é a mais famosa do Parque das Águas e sua construção em estilo greco-romano é um dos cartões postais da cidade.

Outra atração imperdível do parque é Gêiser Floriano de Lemos, também conhecido como Gêiser de Caxambu. Acredite se quiser, mas ele é o único gêiser natural do Brasil! Todos os dias entre 10h30 e 10h40 um dos funcionários do parque dá uma ajudinha para ele jorrar, e então, moradores e turistas se aglomeram para se banhar na água com temperatura natural de 27°C.

Aproveite para experimentar as águas das fontes e tirar suas próprias conclusões sobre o sabor, confesso que não fazem meu estilo (risos). Além disso, desfrute também dos bosques, jardins e alamedas do Parque das Águas.

E claro, aprecie a obra “Ninfa do Lago”, que fica logo na entrada do parque, ela é o símbolo de boas vindas para sua visita as fontes.

  • É preciso adquirir ingresso para entrar no parque e há serviços extra como águas termais, massagem etc.
  • Abre todos os dias das 7h as 18h.

2- Balneário Hidroterápico

Após alguns anos de obras e restaurações, o Balneário Hidroterápico de Caxambu reabriu suas portas e está mais encantador que nunca.

O prédio do Balneário foi construído em estilo neoclássico e fica dentro do Parque das Águas. Impossível não se encantar com os vitrais franceses e com os azulejos e os pisos que vieram importados de Portugal e da Inglaterra.

Lá dentro são oferecidos banhos, duchas, saunas, massagens terapêuticas e tratamentos estéticos. Certamente recomendo que você faça uma reserva antes da sua visita para garantir seu lugar. Os preços variam de acordo com o serviço e dia da semana.

  • Abre todos os dias das 9h as 18h.

O QUE FAZER EM LUMINÁRIAS – MG


3- Teleférico

Logo ao lado do Parque das Águas, o famoso Teleférico de Caxambu é mais uma das atrações mais tradicionais da cidade.

O teleférico passa por cima do lago e da mata do parque até chegar no topo do Mirante do Morro Caxambu, o ponto mais alto da cidade. 

O acesso ao teleférico pode ser feito pelo Parque das Águas ou pela Av. João Pessoa. Já seu horário de funcionamento, acontece todos os dias das 8h as 17h30, sendo que durante semana ele fecha na hora do almoço. O valor do passeio ida e volta custa em média R$10 por pessoa.

4- Mirante do Morro do Caxambu

O Mirante do Morro Caxambu tem 1090 metros de altura, e oferece um visual panorâmico da cidade e da região. Em dias ensolarados é possível avistar a cidade de Baependi, e as Serras da Mantiqueira e do Papagaio.

Apesar da maioria do turistas preferirem chegar lá de teleférico, é possível alcançar o topo a pé ou de carro.

O mirante ainda conta uma estátua do Cristo Redentor e também uma lanchonete e lojinha de artesanato.


+ 10 DESTINOS ROMÂNTICOS EM MINAS GERAIS


5- Igrejas de Caxambu

O catolicismo está muito ligado a história do Brasil desde a chegada dos europeus e não há como negar a herança arquitetônica histórica de muitas igrejas espalhadas por nosso país.

Sendo assim, independente de sua religião, acredito que vale a pena conhecer duas igrejas em Caxambu: Igreja Santa Isabel de Hungria e Matriz Nossa Senhora dos Remédios.

A Igreja Santa Isabel de Hungria tem estilo neogótico e foi inaugurada em 1897. Sua construção está associada a uma promessa de fertilidade feita pela Princesa Isabel, e segundo relatos, ela gerou três filhos depois de ter sido tratada pelas águas de Caxambu. E principal atração da igreja é um altar simples e feito em madeira trabalhada, no qual abriga a imagem de Santa Isabel de Hungria, santa de devoção da princesa.

Dica: tem uma fonte no Parque das Águas chamada Fonte Dona Isabel / Conde D’Eu, lá você pode experimentar a água ferruginosa com ação anti-anêmica. “Surpreendentemente”, foi essa fonte que curou a anemia da princesa e que consequentemente, sua infertilidade!

Por outro lado a Matriz Nossa Senhora dos Remédios, de estilo gótico, foi construída no mesmo local de uma antiga capelinha que já existia ali desde o século XVIII. Foi inaugurada em janeiro de 1906, e hoje, a Matriz é o local onde acontece as principais celebrações religiosas da cidade, entre elas a comemoração da padroeira de Caxambu no dia 15 de agosto, a Folia dos Reis e Corpus Cristi.

6- Museu Histórico de Caxambu

Para quem gosta de história e tem curiosidade para saber sobre a época auge dos casinos, das visitas da família imperial a cidade e de alguns causos da região, uma passadinha no Museu de Caxambu vai ser interessante.

O prédio foi construído em 1896 para abrigar a caixa d´água da cidade, mas em 1963, passou a ser o museu, que foi reinaugurado em 2011. Entrada gratuita.

7- Doces de Caxambu

Bala de leite (Doces Imperial)
Balinhas de leite da Fábrica de Doces Imperial em Caxambu

Minas Gerais é sinônimo de comidas deliciosas, queijos saborosos e doces caseiros. Então, na sua visita a Caxambu, não deixe de experimentar as lojas de doces que estão em várias partes da cidade.

Minha marca favorita chama-se Fábrica de Doces Imperial e você vai se perder com a quantidade de doces maravilhosos para degustar e comprar, mas quando vou lá, são as balinhas de leite que me levam a loucura (risos).

Aliás, se forem conhecer a fábrica, pode dizer que a Mirella, sobrinha da Tia Marília, que te mandou!

8- Artesanato e compras

Fazer compras de artesanato em Caxambu é um prato cheio. Um dos lugares cheio de lojinhas para visitar fica nos arredores do Parque das Águas, então dá para encaixar em qualquer passeio.

Eu adoro comprar lembrancinhas em Caxambu até para deixar guardado para “presentes de emergências”, sabe? Tem cada joguinho lindo de pano de prato, bolsas, chapéus e muitos outros tipos de produtos legais para se fazer a festa.

9- Região de Caxambu

São Tomé das Letras
São Tomé das Letras – MG

Caxambu é uma graça, mas a região também é cheia de atrações para conhecer.

Se você gosta de cidade do mesmo estilo de Caxambu, com certeza precisa conhecer São Lourenço que também tem um parque das águas, um centrinho cheio de lojinhas e restaurantes gostosos.

Para quem prefere cidade mais rústica e exotérica, sem dúvida precisa dar uma passadinha em São Tomé das Letras, famosa pelas suas ruas de pedra, clima místico e beleza natural.

Além disso, para turma que curte natureza, não perca as cachoeiras, montanhas e reservas naturais da região, incluindo Baependi, que fica há apenas 8km de Caxambu e tem duas cachoeiras bem famosas para visitar: Corredeira do Espraiado do Gamarra e a Cachoeira do Itaúna.

Curtiu as dicas sobre o que fazer em Caxambu MG?

Como você pode ver, Caxambu encaixa bem em qualquer final de semana, feriado ou até férias mais longas, pois a cidade apesar da cidade ser pequena, a região oferece uma abundância de atrações.

Espero que tenha gostado dessas dicas e qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário no final dessa página que eu logo respondo!

Aproveito para pedir que sempre que possível use nossos links para fazer suas reservas (botões abaixo). Recebemos um micro comissão a cada reserva concluída que nos ajuda a manter o blog e você não paga a mais por isso, na verdade, em alguns casos, até ganha descontos especiais!!! Super obrigada pela companhia e apoio!

Respostas de 20

  1. Adorei seu post Mirella, que lugar incrível! Deu vontade de conhecer. Outra dica para quem gostaria de conhecer Caxambu que talvez não more tão próximo do Sul de Minas é optar por fazer um trajeto de ônibus, essa plataforma aqui https://www.passagensbr.com/home oferece esse serviço, é possível comprar passagem de ônibus de forma totalmente online.

  2. Menina, eu morro de vontade de conhecer Caxambu! Estou planejando uma viagem e vai encaixar certinho no roteiro. Adorei as dicas! Obrigada!

  3. Estou planejando umas viagens por Minas Gerais e adorei esse seu post com dicas do que fazer em Caxambu. Vou anotar todas as dicas e assim que possível quero fazer essa viagem.

  4. Adoro as estâncias hidrominerais de Minas, mas ainda não conheço Caxambu! Estava planejando um roteiro por Minas no ano passado, adiado até agora, mas que incluía a cidade. Achei o post super completo e fiquei ainda com mais vontade de ir.

  5. Uau, post super completo sobre Caxambu, adorei. Já ouvi falar muito sobre a cidade, mas ainda não fui… agora, quero ir! Tudo me atrai, especialmente os doces hehehee

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.