A região de Icapuí no Ceará foi uma bela surpresa de viagem e nos garantiu dias lindos e com muita beleza, incluindo a famosa Praia da Redonda. A grande vantagem dessa região é que ela ainda é “secreta”, ou seja, não tem tanta gente como Jeri ou Canoa Quebrada, por exemplo.
Para quem nunca ouviu falar, Icapuí fica na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte e faz parte da Rota das Falésias. Decerto, a cidade de Icapuí em si não tem muitos atrativos turísticos, mas são as Praia da Redonda e a Praia da Peroba que fazem sucesso e há boas razões para isso.
Então, se você gosta de dunas, desfiladeiros, praias lindas, visual deslumbrante, pouca gente, vento e tranquilidade, está na hora de viajar pra lá! Ficamos 4 dias na região de Icapuí e junto com minha família passamos o Ano Novo por lá! Foi tudo muito tranquilo, com bastante calor humano e muita lagosta!
As Praias mais bonitas do Ceará
Águas belas um delicioso bate e volta de Fortaleza
Onde fica Icapuí, Ceará?
Antes de descobrir o que fazer em Icapuí e na Praia da Redonda, vamos discutir algumas questões básicas para antes da viagem.
Icapuí é praticamente a última região do litoral do Ceará antes de chegar no estado do Rio Grande do Norte, veja o mapa abaixo. E repare também, que nesse mapa, já marquei as principais atrações sobre o que fazer em Icapuí, e que mais abaixo vou falar em detalhe.
Como chegar em Icapuí no Ceará
A maneira mais fácil de chegar em Icapuí é encontrando uma passagem aérea com preço bem legal para Fortaleza e de lá você aluga um carro e segue aproximadamente 170km para a região de Icapuí.
Sem dúvida, de preferência para hotéis e pousadas na Praia da Redonda ou na Praia de Peroba, mas abaixo conto o lugar que escolhemos e outras opções bacanas de acomodação na região.
Tem também opção de pegar ônibus (bem mais demorado), assim como táxi ou transfer, mas isso vai te deixar um pouco engessado/a para conhecer algumas das atrações.
Se você mora lá perto ou assim como eu, tem parentes em Fortaleza, tudo isso fica mais fácil! Mas mesmo no nosso caso, nós alugamos um carro, pois a primeira parada foi em Canoa Quebrada e depois de Icapuí, seguimos para conhecer São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.
Melhor época para conhecer a Praia da Redonda
Nessa região do Brasil, não existe inverno ou verão, mas sim época da seca e de chuva! Dessa forma, a temperatura em Icapuí é sempre amena, o vento é constante e a chance de encontrar muitos turistas continua baixa. A época da seca geralmente acontece no segundo semestre do ano, de Julho a Dezembro! E a temporada chuvada fica para o primeiro semestre, especialmente entre março e maio.
Mas como em todo lugar do mundo, não dá para se ter uma previsão com precisão, as dicas acima de quando ir a Icapuí, são apenas uma sugestão. Mas uma coisa é certa, passar frio vai ser quase impossível. Contudo, venta muito, muito mesmo! E isso ajuda muito para dar uma refrescada.
Já estão curtindo o Viajoteca no Facebook e no Instagram?
Onde ficar em Icapuí, CE
Pousadas na Praia da Redonda ou Praia de Peroba
Uma das coisas mais legais de ficar nessa região é ter a oportunidade de abrir a porta do seu quarto e se deparar com um mar verde tiffany te dando um “Bom Dia!” TODOS os dias. A Praia da Redonda e a Praia de Peroba são as principais da região e são também as que oferecem melhor infraestrutura. Eu e minha família passamos 4 dias nesse paraíso durante o Reveillon e amamos!!!
Escolhemos a Pousada Casa Céu e Mar do casal Isabel e Baiano, uma ex jornalista alemã e um ex jogador de futebol da Bahia, que decidiram largar tudo e viver na Praia da Redonda. A pousada é uma graça e a Isabel cuida de tudo com precisão alemã, mas sem deixar de lado o calor humano brasileiro.
Eu achei tudo lindo, mas confesso que a falta de privacidade no teto entre os quartos me incomodou um pouco. Nós fechamos a pousada para nossa família, são apenas 5 quartos, então tudo isso foi relevado, mas se estivesse entre estranhos, isso me deixaria irritada. Mas do resto foi tudo perfeito, especialmente pelo custo x benefício. Ar condicionado, água quente e televisão são praticamente inexistente, mas eu não senti falta,
Outras opções de acomodação que recomendo na Praia da Redonda:
- Oh! Linda (avaliação 9,6 no Booking em nov/2024) – ficarei lá da próxima vez
- Chalé Panulirus (avaliação 8,7 no Booking em nov/2024) – mais simples
- Pousada Quinta do Mar (avaliação 9,9 no Booking em nov/2024)
- Casa na Beira do Mar, casa com 3 quarto (avaliação 9,6)
O que fazer na Praia da Redonda e região
Passeio de bugue pela Rota das Falésias!
Reserve uma manhã ou uma tarde para fazer o passeio de bugue pelas praias para admirar as falésias e belezas da região de Icapuí. Combine direitinho com o bugueiro o trajeto e o melhor horário, pois o vai e vem da maré influência é que definirá o melhor itinerário!
Você pode pedir para o hotel/pousada organizar o passeio para você ou procure o pessoal da Pousada Canaã na praia de Ponta Grossa. Para o passeio de bugue em Icapuí, recomendo conhecer as falésias, dunas e praias entre Barreiras até a Garganta do Diabo!!! Esse último vai te deixar boquiaberto!
Fortaleza: Festa de São João de Maracanaú!
Flecheiras, Ceará – o que fazer e onde ficar!
Passeio de barco na Praia da Redonda
É sempre legal ver a paisagem de vários ângulos, não é mesmo? Então, um passeio de barco em Icapuí sempre cai bem! Nosso passeio de barco foi organizado pela pousada, então acredito qualquer acomodação pode te ajudar com isso, a não ser que seja alta temporada da pesca da lagosta, aí possivelmente todos os barcos estarão ocupados com isso. Foi muito divertido e até tivemos tempo para um banho de mar.
Comer muita lagosta em Icapuí no Ceará!
A região de Icapuí, Praia da Redonda, é famosa pela pesca das lagostas, sendo a maior produtora do crustáceo no estado do Ceará. O número de restaurantes da região não é grande e raramente são refinados, mas quase todos servem lagosta! Certamente as lagostas fresquinhas são as melhores, mas se você não estiver por lá durante a temporada entre os meses de Junho a Novembro, os restaurantes costumam estocar as congelando.
Na praia da Redonda, tem alguns bares bem simples na beira do mar para turistas passarem o dia e saborearem alguns pratos da região. Mas se quiser uma lagosta de primeiríssima, verifique se a Isabel, da Pousada Céu e Mar, está servindo essa iguaria, pois ela faz uma caprichada e a vista do lugar é incrível apesar do vento (levem elástico para prender o cabelo).
Em agosto, acontece o Festival da Lagosta nas praias de Barreiras e Redonda, com música e degustação. Decerto uma festa popular para quem gosta de dançar e comer lagosta.
Troca da maré na Praia da Requenguela em Icapuí
Se quiser ficar impressionado com a natureza, você precisa conhecer a Praia da Requenguela em Icapuí durante a maré alta e maré baixa. Diferentemente da natureza das falésias e dunas que enfeitam as praias mais bonitas da região. No outro extremo da Praia da Redonda, são os mangues ganham destaque.
Durante a maré baixa, a água retrocede mais de 3 quilômetros e nos deixa boquiabertos! Você pode presenciar esse fenômeno na passarela da Barra Grande, tanto na maré alta, quanto na maré baixa. Eu já tinha visto esse fenômeno no Canadá em Bay of Fundy e o Mt. St. Michel na França, mas adorei ver que temos algo semelhante no Brasil. Apesar do recuo da água ser bem menor na Requenguela, tenho certeza que você vai se impressionar. Contudo, para ver a requenguela da maré baixa e na maré alta, será preciso visitar o local duas vezes e obviamente ficar atento ao horário da maré.
Dunas de Ponta Grossa
Eu adoro pôres do sol e dunas, então, quando tenho a oportunidade de unir essas duas paixões, obviamente encaro e sempre indico! A Trilha Ecológica pelas dunas móveis de Ponta Grossa é um passeio delicioso na hora do pôr do sol.
É possível fazer a trilha por conta, mas eu recomendo contratar o pessoal da Pousada Canaã (a mesma do passeio de bugue). Indo em mais gente, dá para negociar um pouquinho o preço!
DICA: se você for na lua cheia, dá para ver o nascer da lua das dunas também, o passeio fica mais longo e vale dar uma gorjeta para o guia se ele se prontificar a ficar, mas se você tem medo de escuro, melhor descer para a praia enquanto ainda tiver luz do dia ou leve lanterna para ajudar com a visibilidade.
Conclusão sobre Icapuí no Ceará
Perceberam quantas coisas legais a região de Icapuí e da Praia da Redonda no Ceará tem a oferecer? Eu me surpreendi muito e por isso vim aqui recomendar para vocês! Mas como mencionei algumas vezes, o lugar é bem tranquilo, então, se está procurando por balada e agito, o ideal é procurar outras praias do Ceará!
Então, se gostou das nossas dicas e acompanha o blog Viajoteca, não esqueça de reservar os hotéis com nossos links, você ajuda a manter o blog e a gente agradece muito!
Leia também:
Respostas de 17
Olá … boas dicas !
Obrigada!!!
Olá … boas dicas ! Conheceremos a cidade agora início de julho/21. E para surpresa nossa as dicas são da sua viagem bem recente (jun/21). Neste caso, ainda são dicas quentíssimas rsrs. Com certeza pousaremos pra curtir a lagosta da Isabel. Da forma que ilustrou e descreveu… ficou imperdível ! Hasta la vista
Oi Mirella.
Fui uma vez a Icapuí e realmente é uma região muito linda!
Você conhece algum outro município praiano pouco visitado? Tenho interesse mais especificamente na Bahia.
Desde já, obrigada.
Oi Erika,
Do lugares que já conheci no nordeste, acho que a região de Icapuí é a mais “secreta”. Conheço pouqusíssimo da Bahia para dar boas sugestões.
Mas outras praias pequenas e queridas que gostei foram: Flecheiras/CE, Barra Grande/PI e São Miguel do Gostoso/RN, todos esses lugares tem dicas aqui no blog! 🙂
Espero que ajude.
Beijos
Olá, Mirella, adorei o post. Vou de carro a partir de Fortaleza e queria saber o que é necessário fazer com buggy e o que pode fazer c o carro de passeio próprio. Obg
Oi Livia, Tudo bem?
O único passeio que usamos buggy foi o passeio de buggy mesmo, e nesse caso contramos o buggy com motorista para nos levar nos lugares que gostaríamos de visitar.
O resto, fizemos tudo de carro ou a pé, pelo menos para chegar até o lugar, entende?
Espero que ajude.
Olá, foi às salinas? Fica perto da Requenguela, onde havia um posto de Turismo! Só Não gostamos do lixo ser pego pela praia…
Oi Lávia,Tudo bem?
Puxa… perdi essa parte.
Você tem mais detalhes? Fotos? De repente posso acrescentar nesse post, assim mais gente pode visitar.
Beijos,
Oi Mirella! Parabéns pelo blog! Seu post sobre a Casa Mar e Céu me fez decidir a reserva na hora! Vc recomenda o aluguel de carro ou é fácil conseguir transporte da pousada até os lugares que vc visitou? Vou querer ir a todos…
Abs e obrigada.
Oi Simone, Tudo bem?
Eu acho que alugar um carro é legal para você também conseguir chegar na pousada e para fazer o passeio da Requenguela.
Do resto, dá para se virar sem carro, o bugueiro pode pegar vocês na pousada para o passeio das praias e depois para a Trilha Ecológica nas dunas no por do sol.
Eu amei a região… muito linda e ainda pouco explorada.
Depois me conta o que achou 🙂
Beijos
Esse Brasil tem tantas coisas, costumes, culinária, músicas, linguagem, lugares em locais incríveis : campo, serra, interior, chapadas, grutas, e praias lindíssimas….e assim como pessoas de todas as regiões q podemos aprender e trocar informações e experiências, e belos conhecimentos. Não temos noção de todo seu potencial. Viajar é um dos melhores programas q se pode fazer na vida…..e veja q há lugares q não precisa de muita grana, é pesquisar e partir!!! Abç Mirella
Oi Zenilson,
Sabias palavras, penso igualzinho!!! Muita coisa linda esse nosso Brasil tem a oferecer!
A cada viagem, mais vontade de descobrir outros lugares lindos e incríveis de conhecer.
Abs e obrigada pela visita.
Oi Mirella! Seu relato me fez decidir na hora passar uns dias na Mar e Céu, obrigada! Vc acha mesmo necessário alugar um carro para fazer os passeios ou é fácil conseguir transporte da pousada até os lugares que vc visitou? Quero ir a todos kkkk
Olá Mirella, Icapuí é mais um lugar que eu nunca tinha ouvido falar, obrigado pela partilha. Estou sempre me surpreendendo com esse imenso Brasil. Abraço e boas viagens :)))
Oi Filipe,
Muito legal essa região, né? A cidade de Icapuí em si não tem graça, mas a região é muito bonita e com poucos turistas.
Eu adorei … meu irmão casou com uma menina do Ceará e agora estamos indo sempre indo pra lá passear!!! Uma maravilha 🙂
Abs