Matamanoa Island, Fiji

Onde ficar em Fiji | Matamanoa: uma ilha, um resort

Fiji é um dos paraísos tropicais mais incríveis do mundo, porque além da beleza, ele também é rico culturalmente. Contudo saber onde ficar em Fiji precisa ser escolhido com carinho para que sua viagem realmente valha a pena.

Olhando as fotos que vemos dos resorts, hotéis e afins, simplesmente dá vontade de ficar em todos os lugares!

Para te ajudar nessa tarefa, já mandei aqui no Viajoteca algumas dicas rápidas e práticasde Fiji. Mas hoje vou falar sobre nosso hotel resort que escolher e porque recomendamos o Matamanoa Island Resort!

Matamanoa Island, Fiji
“Minha ilha” Matamanoa em Fiji

Destinos de praia:

ILHAS SEYCHELLES – Todas as dicas

O QUE FAZER EM SAMOA!


Onde ficar em Fiji

Fiji tem vários conjunto de arquipélagos e nem sempre os melhores para ficar se localizam perto das grandes cidade. Especialmente para quem está procurando por praias paradisíacas, que é o objetivo de descobrir onde ficar em Fiji desse post. Dessa forma, esteja preparado para viajar de barco ou via aérea internamente, se quiser ficar em uma praia-ilha de revista!

Dito isso, a grande maioria dos turistas chegam em Fiji em Nadi, a maior cidade do país e que fica localizada na grande ilha Viti Levu

A impressão do aeroporto de Nadi é que se aterrizou em uma rodoviária, mas já vai entrando no clima e relaxe. Afinal de contas, Fiji é um país pequeno. Aliás, esse tipo de aeroporto é muito comum nas ilhas do pacífico. Em Tonga, por exemplo, tive uma experiência parecida.

Veja abaixo os lugares que geralmente os turistas ficam em Fiji:

Denarau

Pertinho do aeroporto de Nadi, você encontrará o Porto Denarau, o local de onde saem os catamarãs ou helicópteros para transfers entre as ilhas.

No Porto Denarau tem um mini shooping a céu aberto para passar o tempo ou para comprinhas de última hora. Os mega resorts como o The Westin e Sheraton também ficam nessa área, e muitos turistas optam por ficar ali por causa da praticidade.

Contudo, na minha opinião, acho que vale a pena ficar em Nadi somente por uma noite caso seu voo chegue em um horário que não seja mais possível pegar o transfer para as outras ilhas.

Dito isso, tive alguns amigos que ficaram na região de Denarau e gostaram, mas por outro lado, eles não foram para as ilhas, entende? Então, não sei se vale a comparação. 🙂

Suva

Suva é outra cidade que turistas que buscam por conhecer a natureza de Fiji preferem ficar. Eu não conheci porque ela fica do outro lado da ilha Viti Levu.

E como mencionei acima, meu objetivo para essa viagem a Fiji era ficar em uma ilha paradisíaca!

Onde ficar em Suva – Fiji: Quest Suva | Holiday Inn Suva | Guddy’s Riverside Cottage

Mamanuca ou Yasawa – Onde ficar em Fiji para praias paradisíacas!

Pesquisando um pouquinho sobre onde ficar em Fiji, logo você descobrirá que os grupos de ilhas mais famosas de Fiji são a Mamanuca e a Yasawa. Resumindo, se você está querendo ficar em alguma das ilhas paradisíacas de Fiji, com certeza precisa escolher em algum desses lugares.

O arquipélago Mamanuca fica mais perto de Nadi, sendo assim, você consegue facilmente fazer o transfer de barco. Já o arquipélago Yasawa, que é a cereja do bolo de Fiji, fica mais distante, e possivelmente, a maneira mais fácil de chegar lá é de aeroplano.

Na minha opinião, obviamente você deveria conhecer os dois arquipélagos. Mas se tiver pouco tempo, como foi o meu caso, uma das ilhas de Mamanuca, certamente cairá como uma luva.

E foi assim que escolhi o delicioso Matamanoa Island Resort.


Promoção de Seguro Viagem para Fiji

Antes de fazer as malas para Fiji, não esqueça de adquirir um bom Seguro Viagem! Viajar sem ele é o barato que pode sair muito caro! Clique aqui para receber no mínimo 5% de desconto seu seguro viagem!


Ilha Matamanoa em Fiji

A ilha de Matamanoa se localiza no arquipélago Mamanuca, um conjunto de ilhas próximo de Nadi, onde fica o principal aeroporto de Fiji na grande ilha Viti Levu.

Pra gente a escolha foi perfeita!

A ilha matamanoa é pequena, aconchegante e possui apenas um hotel, o Matamanoa Island Resort! O ambiente é perfeito para quem procura beleza e tranquilidade. O resort é focado SOMENTE ADULTOS, sendo assim somente hóspedes acima 16 anos podem se hospedar.

Matamanoa é uma das ilhas mais distante da costa de Viti Levu, sendo assim, nos livramos das “visitas” das excursões de um dia, que é bastante comum em algumas ilhas do arquipélago e eu, particularmente, não gosto.

Um das coisas que amei em Matamanoa é que tínhamos areia branquinha e linda durante todo o dia, tanto na maré alta, quanto na maré baixa, isso é um ponto importante de pesquisar, pois algumas ilhas perdem a praia durante a maré alta.

O mar de Matamanoa, assim como a maioria dos lugares de Fiji, era azul do jeitinho que a gente sonha. Há também corais para fazer snorkel saindo da própria praia, assim como kayak e passeios de barcos para outros locais.

Dicas de viagem Fiji
Ilha de Matamanoa em Fiji … Amor, mar e sombras 🙂

Como foi nossas férias em Fiji

Chegada de helicóptero em Matamanoa

Nós resolvemos gastar um pouquinho mais para chegar na nossa ilha de helicóptero. Decerto foi um dos visuais mais lindos que já vimos!! Valeu cada centavo!

Veja abaixo o vídeo que gravei do passeio, ficou meio tosco, mas dá para se ter uma ideia de como Fiji é linda de cima pra baixo. 🙂

Como é o Matamanoa Island Resort

O Matamanoa Resort tem apenas 47 quartos. Pra gente, o fato de ter poucos unidades foi um dos principais pontos de o termos escolhido.

Outro ponto que gostamos foi o fato só aceitar pessoas acima de 16 anos! Como não temos filho, não ter criançada pulando e correndo pra cima e pra baixo foi bem relaxante (risos).

Há três tipos de quartos; as vilas de frente para o mar, os tradicionais bures e os quartos regulares. A ordem de luxo e tamanho segue essa ordem que coloquei, e abaixo tem as fotos ilustrativas (fotos do website do hotel).

Matamanoa Resort
Pôr-do-sol em Fiji

Como nossa reserva para essa viagem foi feita de última hora, não tivemos opção de escolher o tipo de acomodação, então ficamos no mais simples, o Resort Room e mesmo assim, foi ótimo.

Quando fiz o curso de viagem e turismo em Toronto, meu professor disse que ele nunca recomendaria apartamentos “simples” para seus clientes para destinos como o Tahiti, Fiji e Maldivas, eu acreditei, lógico! Mas depois que fomos e ficamos nos apartamentos ao invés dos bures, eu vos digo: “Vá de qualquer jeito!”

Claro que se der para ficar nas acomodações mais luxuosas, é muuuuuito mais legal, mas nós aproveitamos muito e tenho certeza que você também curtirá.

Se tiver em mente um hotel 4 estrelas para o Resort Matamanoa, estará no caminho certo!

PS: Eu visitei Fiji morando na Austrália, então quando disse que a viagem aconteceu de última hora, considere minha localização. É como quem mora no Brasil resolver ir passear no nordeste em um feriado!

Matamanoa Resort Pôr-do-sol em Fiji
Nosso quarto no Matamanoa e eu estragando o pôr-do-sol em Fiji 🙂

Mais de Matamanoa em Fiji…

Como havia dito, o Matamanoa é um resort dentro de uma ilha pequena, mas grande o suficiente para não encontrar muita gente no seu caminho.

Adorei que além de todo o clima paradisíaco, a ilha também contava com uma montanha para brincarmos de fazer trilha e lá de cima deu para apreciar ainda mais a vista

PS:  várias ilhas em Fiji são totalmente planas e nas Maldivas, por exemplo, montanha é uma palavra que nem existe no dicionário!

Paraíso Tropical Visual de Fiji
Visual de cima da montanha da ilha Matamanoa em Fiji

Ah sim… e se você tem um marido (ou uma esposa) desesperado e prevenido para todos os acontecimentos (como o meu), certamente, o fato da ilha ter uma montanha foi muito importante, pois segundo o Kiko, sempre temos que ter uma rota de fuga em caso de tsunami eheheh…

Ilha plana em Fiji
Exemplo de uma ilha plana

Se você vai para Matamanoa para curtir piscina, desista! A piscina é bem pequena e de água salgada (bem salgada). Mas sinceramente, não senti falta nenhuma, pois quem precisa de piscina tendo aquele praião de águas calmas e cristalinas, não é mesmo?!

Matamanoa Island, Fiji

Praia de Matamanoa – Onde ficar em Fiji

A areia do hotel Matamanoa em Fiji é branquinha durante a maré alta e baixa, como falei acima, esse é um ponto importante para escolher um hotel em Fiji).

A única coisa que não gostei é que os corais e conchinhas que ficam na beira do mar são pontudinhas e dói o pé na hora de entrar no mar. E tem algas boiando no mar, o que as vezes atrapalha um pouco para nadar!

Outra coisa legal (e desesperadora) são os mini-tubarões de recife que você pode encontrar durante o snorkel, imagina? Eles são pequenininhos e eu agradeço de tê-los visto somente quando estávamos no kayak (risos), mas deixo avisado que eles são inofensivos. Basta deixá-los em paz, não tem erro!

Matamanoa Island, Fiji

Refeições no Matamanoa Resort

Como o resort é pequeno e não é super-ultra luxuoso, tem somente uma opção de restaurante. O café da manhã geralmente vem incluído na diária e é servido em um pequeno buffet com bolos, pães e frutas. O prato quente você pede na mesa.

Tem snacks e refeições leves para o almoço.

O hotel oferece um chá da tarde gratuitamente para os hospedes as 16h com algumas bolachinhas e chá. Ideal para dar uma tranquilizada no estômago até a hora do jantar.

O jantar é servido a la carte, com excessão dos sábados que você é obrigado a participar do “grande buffet” que é gostosinho, mas é mais caro que pedir somente um prato, por exemplo!

Eu achei os preços do restaurante justo, especialmente por não ter outra opção de alimentação dentro da ilha! Ponto pra eles…

Ilha em Fiji

Entretenimento e atividades do resort

O entretenimento da ilha matamanoa fica por conta de 2 ou 3 funcionários, onde eles ficam tocando violão a noite e as vezes, fazem uma brincadeira aqui e ali para agitar a galera, tudo bem relax!

Nem dá para começar a comparar com aqueles mega resorts, tudo é bastante informal e aconchegante. 

Fomos recebidos com um colar de conchinhas fofinho, música e drink de recepção. Foi muito fácil entrar no clima de Fiji!

O Bula Time! acontece durante o jantar para dizermos “oi” aos novos hóspedes e nos despedir de quem esta partindo!

Toda noite 3 músicos ficam tentando deixar o pessoal animado (mas sem perturbação e a participação é voluntária). O dia da “corrida de caranguejo” é engraçado. Enfim nada espetacular ou “folclórico!”, mas foi ótimo para relaxar!

Resort de em Fiji  Resort de em Fiji
Nossa cara de felicidade no dia da chegada!!!

Durante o dia tem snorkel, kayak, scuba e mini-veleiro para curtir (preço incluído).

hotel também promove excursões para ilhas próximas para quem quiser explorar outros lugares do arquipélago Mamanuca.

Nós escolhemos conhecer a ilha do filme “O Naufrago”, lembra do Tom Hanks gritando “Wiiiilllllsoooonnnn!!!”

Olha que belezura que é a Ilha Monuriki, também conhecida como a Ilha do Naufrago, ou em inglês, Cast Away Island!

Monuriki Island
Passeio a Monuriki Island

Atendimento e serviço

E para finalizar a avaliação do Matamanoa Resort, eu diria que o atendimento é relax, atencioso e sem frescura (já falei que adoro luxo sem frescura, né?). As meninas da recepção merecem um aplauso a parte!

Como disse anteriormente só pode se hospedar pessoas acima de 16 anos e obviamente, a grande maioria dos hospedes são casais em lua de mel. Quando estivemos por lá, quase 1/3 dos hospedes eram italianos! Acho que rolou alguma novela sobre Fiji na Itália, hein? 🙂

E como nem tudo é perfeito, o hotel oferece internet gratuita somente no lobby!!!

Mikix em Fiji
Plaquinha com nosso nome na porta do quarto, virou souvenir!

Clique aqui para reservar seu quarto no Matamanoa

E foi assim… Já posso voltar?

Veja também:

Todos os posts sobre Fiji

Outros posts sobre outros paraísos tropicais