Hemingway já dizia : “Paris é uma festa!”. E sim, isso é bem verdade. E grande parte da animação dessa festa, é graças aos cabarés parisienses. Em Novembro de 2017, durante o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, que eu estava organizando, eu tive a oportunidade de conhecer o Cabaret Paradis Latin. Fomos muito bem recebidos pelo Luiz (mais simpático impossível!), que fez com a gente um tour pelo cabaret, nos mostrando os bastidores e como é o funcionamento do cabaret.
O Cabaret Paradis Latin é uma das casas de shows mais famosas de Paris. Curiosamente, ela ainda é bem desconhecida dos brasileiros, já que a maioria visita o Moulin Rouge. Lógico que parte disso por toda a história do mesmo e principalmente, do filme que foi um baita sucesso. Mas se você quer uma dica, não deixe de visitar o Paradis Latin. Ele é um típico e original cabaré parisiense, que já conquistou muitos, e com certeza conquistará você também.

[vc_message style=”square” message_box_color=”juicy_pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
[/vc_message]
Paradis Latin
HISTÓRIA DO PARADIS LATIN
O Cabaret Paradis Latin é um verdadeiro patrimônio de Paris. Teve origem em 1802, quando o imperador Napoleão Bonaparte mandou construir o Théâtre Latina. Alguns anos mais tarde, o teatro se tornou um dos lugares mais badalados da moda e de intelectuais da noite parisiense. No período seguinte, por volta de 1830, atraiu uma clientela muito heterogênea, de intelectuais burgueses, estudantes, trabalhadores, comerciantes e aristocratas. Além disso, no piso inferior do teatro acolheu um salão literário que atraiu grandes escritores, como Alexandre Dumas eVictor Hugo.
Em 1870 o Cabaret Paradis Latin foi destruído, o fato ocorreu durante a Guerra Franco-Prussiana. Então, 17 anos depois, durante a preparação da Exposição Universal de 1889, o teatro ganhou uma nova vida. Graças ao talento de Gustave Eiffel. Sim, o mesmo que construiu e deu nome a Torre Eiffel. Foi ele quem reconstruiu o Cabaret Paradis Latin ao mesmo tempo que a Torre Eiffel estava em construção. Em 1889, o novo teatro foi inaugurado, e ganhou o nome de Paradis Latin.

La Belle Époque
A história do entretenimento em Paris ficou forte com a ascensão de Montmartre durante La Belle Époque. Primordiamente, quando o CanCan e o striptease tornaram-se uma “praga” nos cabarés ao longo da margem direita de Paris. Infelizmente, o seu sucesso não foi suficiente, e acabou fechando as portas. Em 1973 o prédio foi vendido, com a intenção de renovação do edifício para transformá-lo em apartamentos. Para a nossa sorte, os planos foram mudados, assim que descobriram os tesouros escondidos nas ruínas.
Imagine a surpresa ao descobrirem vestígios do cabaret anterior, que apresentava a estrutura arquitetônica incomparável de Eiffel. Além disso, estavam lá a magnífica cúpula pintada, antigos cartazes, entre outros. O que mais poderia fazer o novo proprietário, Jean Kriegel? Claro que ele teve que restaurar esta estrutura histórica à sua glória original! O primeiro espetáculo da reabertura do Paradis Latin foi em 14 de novembro de 1977. Desde então, nunca mais parou.


Minha visita ao Paradis Latin
Assim que chegamos, nós tivemos a oportunidade de conhecer o backstage. Deste modo, pudemos saber curiosidades do lugar e como tudo funciona. Depois da visita, fomos para o mezanino e fomos recepcionados com uma taça de champagne.

Foto: Eu Ando pelo Mundo
O ESPETÁCULO DO PARADIS LATIN
O Cabaret Paradis Latin apresenta o show “Paradis à La Folie” com artistas de renome. O show me surpreendeu, já que é um show bem eclético. Você vai encontrar nele um pouco de circo, malabarismos, trapézio, assim como referências aos anos 80. Além disso, ele conta com muita música e sensualidade (com algumas pitadas de nudez). Sobretudo, o show apresenta o famoso e tão esperado CanCan.
Os dançarinos são belíssimos, os cantores cantam muito bem, e a simpatia de todos é impressionante. É incrível acompanhar o show e ver como a troca de figurinos e cenários é tão rápida e de uma forma tão natural.


O final do show com certeza é o momento mais esperado. Afinal, o lendário CanCan toma conta do ambiente e nos transporta para a Belle Époque parisiense. Não posso deixar de fazer menção a recepção mais que calorosa que tivemos. Além da interação com o público durante o show. O Robertinho (animador brasileiro) é uma verdadeira estrela e anima todo mundo, o tempo todo.


INFORMAÇÕES PRÁTICAS
O show do Cabaret Paradis Latin dura um pouco mais de 1h45. O vasto salão da casa esbanja o charme da arquitetura francesa do século 19. Certamente, este é um marco histórico da cidade de Paris.
O Paradis Latin tem capacidade para acolher 700 convidados, divididos entre o salão principal e o mezanino.
Embora o show seja em francês, você não precisa se preocupar. Já que grande parte do show é traduzido para o inglês. Mas não se esqueça que o show é visual, então todos entendem só em olhar. Um fato interessante é que mais da metade do público é francês, o que garante uma grande qualidade.

Localização
O Cabaret Paris Latin tem uma localização ótima, já que está localizado próximo a Catedral de Notre-Dame , no Quartier Latin.
28 rue du Cardinal Lemoine, Paris.
Como chegar
Metrô: Cardinal Lemoine (linha 10) ou Jussieu (linha 10 ou 7)
Ônibus: 63, 86, 87 Monge – Mutualité; 47 – Cardinal Lemoine; 89 – Cardinal Lemoine – Monge; 67 – Institut du Monde Arabe; 67 – Jussieu
PREÇOS
Adultos: A partir de €75, menu com champagne
Menu com jantar, preços variados
Crianças até 12 anos: entrada livre


Vale a pena comprar antecipadamente: