Lausanne é uma linda cidade da Suíça e é a quarta maior cidade do país. Também é conhecida como cidade olímpica, já que ela abriga a sede olímpica. Se escreve Lausanne e se pronuncia “lozan” em francês. Então, vamos conhecer um pouco da cidade de Lausanne?
Em Lausanne a língua oficial é a língua francesa, mas na Suíça fala-se quatro idiomas: francês, alemão, italiano e romache. Para quem não sabe, o romanche é um conjunto de dialetos pertencente ao ramo reto-românicos das línguas romanas.
Lausanne possui duas linhas de metrô que te levam do norte ao sul da cidade. Entretanto, o mais fácil é você ficar na região central, no bairro de Flon ou próximo a ele, já que à partir desse bairro fica fácil visitar muitos lugares a pé. Além do mais, a região possui lojas, boates, bares e restaurantes, é um bairro bem movimentado.
Quer aproveitar a cidade e curtir um final de semana inesquecível em Lausanne? Então, vem comigo, que eu vou te dar ótimas dicas de como aproveitar nos mínimos detalhes desse pedacinho delicioso da Suíça.
Prepare-se para se apaixonar por Lausanne na Suíça
Duke’s wine tapas and music bar
Primeiramente, para entrar no clima de Lausanne, você tem que conhecer o Duke’s. É um bar a vinhos que fica no coração da cidade de Lausanne e que serve excelentes vinhos acompanhados de aperitivos. O bar está aberto de terça a sábado e é um ótimo lugar para ir com amigos ou passar uma noite agradável com seu amor. Por isso, minha dica para vocês é a seguinte, bebam uma taça de vinho antes de começar a visitar Lausanne, assim vocês já entram no clima da cidade com o pé direito.
O que faz o Duke’s se destacar dos outros bares é que além da recepção calorosa dos sócios Marc Floquet e Alain Krieg e de toda a equipe, o bar oferece excelentes vinhos e ainda tem música boa. Beber um bom vinho no Duke’s escutando Blues ou Jazz é o verdadeiro paraíso. Aliás, ele é o primeiro bar a vinhos da cidade a oferecer um espaço aos músicos da região e das redondezas. Quando você entra nesse lugar você é transportado para um universo musical excepcional e de muito bom gosto, regado a bons vinhos. Por fim, esse lugar tenha um ambiente ímpar.
♥ Duke’s wine tapas and music bar
Rue du Flon 12
Tel. +41 21 311 38 60
www.dukes-bar.ch
Catedral de Lausanne
A Catedral Notre-Dame de Lausanne é considerada um dos mais lindos monumentos de arte gótica da Europa. Inclusive, está situada bem no coração da cidade e é um dos lugares que não se pode deixar de visitar em Lausanne. Antes de entrar na Catedral você vai ter algumas surpresas, pois a Catedral está em uma parte alta da cidade e você consegue visualizá-la de diversos pontos. Um dos pontos altos do lugar é que na frente da Catedral tem uma vista incrível de parte da cidade.
Um dos detalhes preciosos dessa visita é observar os belos vitrais e o famoso órgão, que é considerado um dos instrumentos mais caros do mundo. Foi inaugurado em 2003, depois de dez longos anos de trabalho e custou cinco milhões de francos suíços, o que equivale a mais ou menos 16.734.499 reais.
Vistas
Pagando 5 francos suíços você tem o direito de subir na torre e a vista de 360 graus é simplesmente de tirar o fôlego. Ainda vale ressaltar que os sinos da Catedral tocam de hora em hora, então se estiver na torre nesse momento proteja bem os ouvidos. Nesse dia eu descobri que não tenho problemas cardíacos, porque levei o maior susto quando visitei a torre às 16h, então não esqueçam de olhar o relógio.
Além de ver boa parte do Lago Léman você ainda consegue ver as montanhas francesas do outro lado do lago. Certamente é um prato cheio para os amantes de fotografia. Se possível visite quando o dia estiver ensolarado. Aliás, à partir de 16h tem uma luz linda. Assim como, vale a pena esperar mais um pouquinho e ver o pôr-do-sol, posso te garantir que será inesquecível.
♥ Cathédrale de Lausanne
Place de la Cathédrale 13
Tel. +41 (0)21 316 71 61
http://www.cathedrale-lausanne.ch
Parc Olympique
Uma das melhores e mais rápidas opcões para chegar no Parque e no museu é pegar o metrô e parar em Ouchy Olympique. Na saída do metrô tem um posto de informação turística, então lá você pode pegar mapas e tudo que precisar para a continuação da sua visita pela cidade. Já na saída do metrô é o Porto, que tem uma área linda para visitar nas margens do Lago Léman. Fora que a vista é incrível! Então é só atravessar a rua e apreciar a linda paisagem.
Continuando mais à esquerda do Vieux-Port você vai na direção do Quai d’Ouchy, que também é um excelente lugar para passear nas margens do Léman. Quando você olha o horizonte você tem a impressão de estar nos pés das montanhas devido o tamanho grandioso delas. Realmente é um lugar mágico!
Chegando ao Museu você já entra no clima das olímpiadas porque tem uma escada gigantesca te esperando. Mas se você não estiver com coragem de subir as escadas tem a opção de ir por outro caminho ao lado.
A partir do momento que você sobe as escadas você está entrando no Parc Oympique e têm uma coleção de esculturas maravilhosas em cada degrau. Naturalmente, uma mais linda do que a outra. Vale a pena dedicar uma hora para visitar esse Parque, olhar cada escultura e ver a riqueza de detalhes em cada uma delas. Claro que todas são temáticas aos diversos esportes que participam das olimpíadas.
Museu Olímpico em Lausanne
O Museu Olímpico de Lausanne reúne um acervo gigantesco sobre a história das olímpiadas desde o ínicio até a atualidade. Dessa forma, tudo que você tenha curiosidade de saber está nesse museu.
Uma das coisas que mais me impressionou foi ver a coleção de medalhas olímpicas. Pois, para mim, ver a primeira medalha e ver a primeira tocha foi emocionante. Assim como o coração bateu forte ao ver a tocha das Olímpiadas do Rio de Janeiro. Eu, como brasileira, fiquei bastante emocionada com essa visita. Afinal, ver a luta dos atletas, seres humanos lutando por um ideal, por um sonho, superando seus limites é algo motivador.
O museu conta com várias coleções, têm a de medalhas, as tochas, os mascotes, além de muitos vídeos ao longo do trajeto e uma trilha sonora digna de aplausos. Tudo para que o visitante possa reviver esses momentos históricos. Eu diria que visitar esse museu é uma motivação a mais, porque à partir do momento que a gente sai do Museu Olímpico nossas energias estão renovadas. Por isso, eu acho que vale muito a pena conhecer.
♥ Museu Olímpico
1, Quai d’Ouchy
Tel. +41 21 621 65 11
www.olympic.org/museum
Chip de Internet para os Europa!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!
*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Túmulo de Coco Chanel
O que poucos sabem é que o túmulo de Gabrielle Bonheur Chanel mais conhecida como Coco Chanel está situado em Lausanne. Isso mesmo amigos, por essa vocês não esperavam! O mais surpreendente é que eu conversei com alguns habitantes da cidade e muitos deles não sabiam dessa informação.
Coco Chanel foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel. Chanel revolucionou a moda em uma época onde as mulheres se torturavam usando espartilhos, e outros acessórios. Coco vendo o sofrimento dessas mulheres, começou a criar roupas que as deixavam elegantes e confortáveis, revolucionando a moda naquela época com suas criações.
Durante a Segunda Guerra mundial, Coco Chanel foi acusada de espionagem por se relacionar com um alemão. Por causa disso, teve que se exilar em Lausanne durante alguns anos. Depois da Guerra ela voltou à morar em Paris. No final da sua vida, escolheu ser sepultada em Lausanne no Cemitério Bois-de-Vaux, a 10 minutos do centro da cidade.
♥ Cemitério Bois-de-Vaux
Chemin du Bois-de-Vaux
Tel. +41 21 315 57 15
Não esqueça do Seguro Viagem! Ele é obrigatório!
Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.