O interior de São Paulo é palco de uma imensidão de passeios legais para se fazer, e sempre que estou no Brasil, tento reunir a família para aproveitar a região de São Carlos (minha cidade natal). Dessa vez, resolvemos curtir um pouquinho de adrenalina e fomos fazer rafting em Brotas, uma das capitais do Brasil de turismo aventura!
Certamente, foi uma super aventura e todos nós nos divertimos MUITO! Eu super recomendo para todos. Entretanto, se você vem de um pouco mais longe, não deixe de se organizar antes. Inclusive, durante as férias escolares e especialmente aos finais de semana, recomendo reservar com antecedência. Aliás, sempre é bom dar a dica que comprando online, costuma ter desconto. Então, melhor ficar esperto, né?!
Ah, não esqueça também de fazer sua cotação de aluguel de carro com antecedência. Além de também garantir sua hospedagem em Brotas!
>> Dicas do interior de SP: Caminho do queijo artesanal Paulista
>>Museu Casa Portinari em Brodowski – pertinho de Ribeirão Preto
Rafting em Brotas
Sem dúvida, você vai achar várias empresas que fazem esse passeio. Mas como já havíamos feito com a Alaya no ano retrasado e a experiência havia sido positiva, não tivemos dúvida de contatá-los de novo. Então, reservamos nossos lugares com eles. Inclusive, a Alaya também é referência no setor e apesar de não ter grande perigo fazer rafting em Brotas. Entretanto, eu sempre prefiro fazer com empresas de renome e que prezam pela segurança.
Abaixo vou contar um pouquinho de como foi o passo a passo dessa passeio de rafting em Brotas, e acho que vou te animar. Vem comigo!
Se preparando para o rafting
Depois de eu ter feito a reserva online, fui orientada a chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para assinar o contrato. Pois é importante ler as regrinhas (as atividades são certificadas em Gestão da Segurança pela ISO) e ainda efetuar o pagamento (caso ainda não tenha feito).
Não deixe de levar os seguintes itens para o rafting:
- Sapato fechado tipo tênis (pode alugar se não quiser usar/molhar o seu)
- Roupa que possa molhar
- Roupa para troca
- Repelente
- Filtro solar
IMPORTANTE: Somente passageiros acima de 1,20m podem se aventurar nesse rafting em Brotas.
A empresa que a gente contratou, a Alaya, tem banheiro com chuveiros. Então, quem quiser tomar banho depois do rafting tem como fazr. Apesar de que eu achei o espaço feminino um pouco pequeno, especialmente pela quantidade de barcos que desceram o rio nesse dia. Mas como nem todo mundo usa, no final deu tudo certo.
Aula teórica
Depois de todos os documentos assinados e pagamento efetuado, somos encaminhados para o fundo do estabelecimento. Então, eles nos deram as instruções básicas. Entre elas, aprendemos algumas técnicas de como pegar na pá. Assim como aprendemos quais os comandos dos instrutores para seguirmos durante a descida. Além disso, nos ensinaram como proceder caso alguém caia do barco.
Tudo rapidinho, sem grandes firulas. Mas é super importante prestar atenção, pois na hora do “vamos ver”, melhor saber o que fazer!
Então, os instrutores distribuem os capacetes e os coletes. Depois disso, todos são encaminhados para o ônibus (tipo escolar) que nos leva até o pesqueiro. Então, chegamos no nosso real ponto de partida dessa aventura.
Confira as promoções para alugar um carro:
Aula de Segurança na água
Chegando no pesqueiro fazemos um leve alongamento e ainda nos indicam qual será nosso instrutor. Finalmente, lá vamos nós pegar o bote para o primeiro contato com água.
Nesse treinamento aprendemos a remar para frente, para os lados, dar ré e seguir o comando principal “piso”, que é quando a gente precisa se jogar para dentro do barco.
Ps: gostaria de agradecer as fotos cedidas pela Alaya. Pois, como não levei minha gopro, acabei não registrando nossos momentos do rafting. Aliás, quem quiser comprar as fotos, eles tem esse serviço também. Todas as fotos desse post, foram tiradas pelo time da Alaya. Valeu pessoal!
Descendo a corredeira rio Jacaré-Pepira
Piso, direita, esquerda, frente, ré! (na prática)
O momento mais esperado de todo passeio é descer o rio Jacaré–Pepira. Eu que adoro uma aventura, não contive o sorriso, a adrenalina e a expectativa.
Acabei não contando que minha família foi em peso. Ou seja, enchemos 2 botes e fomos em 11 pessoas. Até minha mãe (68 anos) entrou na dança, quer dizer, no rafting! Olha minha galerinha nas duas fotos abaixo.
O nível de desespero depende de cada pessoa, eu particularmente achei tudo tranquilo, mas outras pessoas se assustavam com qualquer queda do rio.
Não esqueça do seu seguro de viagem!
Mesmo dentro do Brasil, sempre é importante ter um seguro de viagem, especialmente quando vamos fazer esportes de aventura. Então, não deixe de fazer uma cotação e comprar um seguro de viagem!
Qual a melhor época de fazer rafting em Brotas
Quanto mais cheio o rio, mas rápido e emocionante é o passeio! Então, eu sempre recomendo ir em época de chuva (mas sem relâmpago, claro!).
Dessa forma, o verão, de dezembro a fevereiro, é a época mais chuvosa. Assim sendo, essa é a melhor época de fazer rafting em Brotas. Nesse período a temperatura varia entre 20ºC e 28ºC. A chuva pode atrapalhar para fazer trilhas e algumas atividades, mas o calor convida ao banho de cachoeira.
Nos meses de transição março, outubro e novembro tem chuvas ocasionais e calor moderado. Outra época interessante de ir, se seu interesse for no rafting.
Ps: assim como a época de chuva é legal para o rafting, muita chuva pode atrapalhar outros tipos de passeio na região. Então, os passeios ficam prejudicados, como as trilhas, rapel, triciclo, andar a cavalo, etc.
O outono e o inverno, entre os meses de abril e setembro, são as estações mais secas e friazinhas de Brotas. Dessa forma, se sua intenção é fazer rafting, pode ser que nem as empresas estejam operando devido ao nível baixo do rio.
Fotos do nosso Rafting em Brotas para ilustrar
Tirolesa no meio do rafting
O legal de escolher a Alaya é que durante a descida, tem uma paradinha estratégica para uma tirolesa. Os esbeltos, abaixo de 110Kg, podem cruzar o rio do alto!
Muitoooooo legal!!!
Finalizando o Rafting em Brotas
Depois de muita emoção, corredeiras, tiroleza e roupa molhada, é hora de voltar para casa. O ônibus nos encontra no ponto final e eles nos servem água, suco e uma cachacinha artesanal para esquentar. 🙂
E no final, ficamos com uma lembrança muito especial e sonhando com um breve retorno.
EXTRA: Onde ficar em Brotas?
O bacana de Brotas é que existem opções deliciosas para se hospedar, desde pousadas mais simples, até hotéis fazendas para esquecer da vida.
Então, vou deixar algumas opções abaixo com boas avaliações para você considerar e reservar com nosso link:
- Villa Maria Pousada de Charme (no centro e indicada especialmente para casais)
- Mirágua Refúgios Pousada (chalés de 1 ou 2 quartos)
- Hotel Fazenda Areia que Canta (hotel fazenda)
Curtiram nosso rafting?
Muito legal nosso rafting em Brotas, né? Se ficou com vontade tente se organizar para fazer esse passeio com seus amigos, sua família e quem mais se interessar! Eu super recomendo.
Dois restaurantes em Brotas que recomendo são: o italiano Vicino Della Nonna e o restaurante estilo boteco, Brotas Bar. Os dois ficam pertinho da Alaya. Mas não coma muito antes do rafting, por motivos óbvios (risos).
E foi assim nosso dia, espero que tenham gostado das dicas. Aliás, depois me conta ali nos comentários se você foi e como foi a sua experiência!
Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais
Respostas de 2
Rafting em brotas, amei ler esta matéria no blog de vocês, parabéns pelo conteúdo.
Obrigada, Rafael!