Santa Catarina é um Estado lindo e cheio de atrações variadas. Entre estas atrações está o turismo religioso, que é um grande chamariz para inúmeros peregrinos que seguem para o interior do Estado, mais precisamente para Nova Trento, para visitar o Santuário de Santa Paulina, que é conhecida por ser a primeira santa brasileira.
Numa região linda de Santa Catarina, cheia de matas e belezas naturais, está o enorme Santuário construído para Santa no vilarejo onde Santa Paulina cresceu e viveu boa parte de sua vida, e onde iniciou sua obra de amor e caridade.
- SERRA CATARINENSE | CIDADES, O QUE VISITAR, ONDE FICAR
- O QUE FAZER NA SERRA DO RIO DO RASTRO, EM SANTA CATARINA
- OS MELHORES HOTÉIS FAZENDA EM SANTA CATARINA PARA SE HOSPEDAR
Santa Paulina
Atualmente chamada de Santa Paulina, a santa era até a pouco conhecida como Madre Paulina. Na realidade, ela se chamava Amábile Lúcia Visintainer e nasceu no norte da Itália. Então, a primeira Santa Brasieira é na verdade italiana, e nascida na cidadezinha de Vígolo Vattaro, região de Trentino Alto Ádige, no dia 16 de dezembro de 1865. Todavia, Amábile veio criança para o Brasil, quando ela tinha 9 anos sua família embarcou em direção a uma nova vida no Brasil, onde se instalaram em Vígolo – Nova Trento, no interior de Santa Catarina, no ano de 1875.
IMPERDÍVEL! Saindo de Florianópolis >>> Excursão a Nova Trento e Brusque
Assim, Amábile passou a vida se dedicando a cuidar dos outros. Primeiramente cuidou de seu pai, após a morte de sua mãe, e em seguida passou a cuidar de uma doente junto com uma amiga, e assim juntas fundaram a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que deu início a obra de Madre Paulina. Acima de tudo, a congregação tinha uma missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, aos doentes e com crianças órfãs.
Tendo levado uma vida de doação, Santa Paulina morreu aos 76 anos em São Paulo, dia 9 de julho de 1942. Assim sendo, ao longo dos anos, foi crescendo sua fama de santidade, pois viveu sua vida com as virtudes de fé, esperança, humildade, caridade, simplicidade, vida de oração, entre outras.
De Madre Paulina a Santa Paulina
Quando o Papa João Paulo II esteve em Florianópolis, no dia 18 de outubro de 1991 ele beatificou Madre Paulina. E mais tarde, ele mesmo a canonizou no dia 19 de maio de 2002. A partir dali, Amábile recebeu oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Desta forma, Madre Paulina é considerada a primeira santa brasileira, mesmo não tendo nascido no Brasil.
Santuário de Santa Paulina em Nova Trento
O santuário construído para a primeira santa brasileira fica no interior da cidade de Nova Trento, em Vígolo. Ele fica exatamente onde a Santa Paulina viveu e trabalhou boa parte de sua vida. Assim sendo, o santuário está a quase 8 quilômetros do centro da cidade de Nova Trento.
Como a cidade de Nova Trento é pequena, então é muito fácil avistar placas mostrando a direção para o Santuário de Santa Paulina. No momento que se chega na cidade, já se começa a ver várias indicações para o Santuário. Então, basta seguir as placas que não tem como se perder.
- PRAIAS DE SANTA CATARINA | CONHEÇA AS MAIS BONITAS PRAIAS DE SC
- O QUE O PARQUE UNIPRAIAS, EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ, TEM A OFERECER
Informações
Siga pela estrada que leva do centro da cidade para o Santuário de Santa Paulina. Esta rua se chama Rua Madre Paulina, e logo no início dela, na direita, está o Escritório de Informações Turísticas de Nova Trento. Em princípio, é neste lugar onde pode-se obter todas as informações necessárias para sua visita.
Primeiramente, já no início da rua Madre Paulina, a rua que leva ao Santuário, passa-se pela Casa Paterna da Santa. O lugar fica na direita da rua e é facilmente avistável. Apesar de a casa do pai de Santa Paulina não existe mais, ainda vale a pena a parada neste ponto. Isto porque ali foi construído um memorial em homenagem a família de Napoleone Visintainer, o pai dela.
Então ali você vai ver azulejos pintados contando a história da família. Sem dúvidas, este é um lugar bem cuidado e que merece uma visita rápida.
Igualmente imperdível! >>> Excursão a Blumenau e Pomerode saindo de Floripa!
O Santuário de Santa Paulina
Inegavelmente, o Santuário de Santa Paulina é uma construção imponente e moderna, numa área de muito verde. Além disso, ele fica na comunidade onde Madre Paulina fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A região é bem concentrada e tudo ali gira ao redor de Santa Paulina e do Santuário. Já que todas as atrações estão do lado uma das outras, é muito fácil se deslocar e ver tudo.
O site do Santuário define a área assim:
“O Santuário Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem. Bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.”
>>>> Excursão a Florianópolis saindo de Balneário Camboriú!
O primeiro passo é estacionar num dos muitos estacionamentos disponíveis e seguir para o belíssimo Santuário.
Santuário
A nova igreja foi construída em 2006 e não é nada pomposa, apesar de ser bem imponente. Assim sendo, ela é sim bem ampla e de linhas básicas. Ela foi feita com muito bom gosto, afinal foi muito bem projetada, com um teto bem alto. A fim de que todos conseguissem assistir as missas e escutá-las com facilidade, a estrutura foi projetada e concluída com esmero. Deste modo, o santuário acolhe confortavelmente três mil pessoas sentadas e tem espaço para mais três mil pessoas em pé.
Capela Santa Paulina
O Santuário de Santa Paulina conta com 3 capelas, sendo que uma delas, a mais procurada, é a Capela Santa Paulina. Uma vez que esta é a capela onde os peregrinos vão para fazer suas preces e deixar seus pedidos, o movimento costuma ser maior nela. Por isto, ali está a imagem da Santa e bem a frente dela uma cápsula com a relíquia do osso de seu braço.
Diz o site do Santuário que a geometria da igreja lembra o formato de duas mãos em prece. Ou ainda, parece uma tenda, lembrando a itinerância dos peregrinos.
A igreja fica no alto de um morro e pode ser vista de vários pontos. Para acessá-la existe uma rampa com escadaria que desce até a vilazinha do complexo do Santuário.
Confira as promoções para alugar um carro:
O Complexo do Santuário de Santa Paulina
O lugar não é só feito da nova igreja e ainda conta com várias outras atrações que remetem a Madre Paulina. Desta forma, o que não falta por ali são lugares para conhecer a história da Santa e passear.
Capela das Irmãs
Logo abaixo, onde acaba a rampa da Igreja Nova, está uma casa. Ela foi construída no exato lugar onde ficava o casebre doado para Madre Paulina e mais duas freiras. Elas cuidavam de uma doente neste lugar e este foi ali onde elas começaram a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Atualmente, o lugar foi transformado na Capela das Irmãs.
Assim sendo, dentro desta capela encontra-se uma pintura da cena de Santa Paulina com a doente que elas cuidavam. Em cima da porta estão os dizeres: Aqui morreu a cancerosa e nasceu a Congregação.
O Casebre
Em frente está um Casebre que é a reconstrução da casinha onde Madre Paulina cuidava da doente. Certamente, este é um dos lugares mais visitados do complexo. Ali está uma cama como a usada pela doente que elas cuidaram. Fora que o lugar também conta com várias cópias de documentos importantes. Por isto, ali pode-se ver documentos como certidão de nascimento, batismo, crisma e óbito de Santa Paulina. Além destes, tem a certidão de casamento de seus pais e ainda a foto da casa onde nasceu em Vígolo Vattaro – Trentino Alto Ádige – Itália.
Saindo de Florianópolis! >>>> Excursão ao incrível parque de diversões Beto Carrero World
Capela Nossa Senhora de Lourdes
Visto que a igreja nova não faz tempo que está ali, antigamente os peregrinos costumam rezar em outra igreja. Esta igreja é a Capela Nossa Senhora de Lourdes e ainda pode ser visitada. Apesar de ser bem pequena, ela é muito decorada, com as paredes pintadas e muito bonitinha.
Restaurante Popular
Nos fundos da igreja Nossa Senhora de Lourdes está o Restaurante Popular. Ele pertence ao complexo e gera fundos para manter o Santuário. Muitos do peregrinos costumam fazer refeições ali, pois o lugar pratica preços populares. Inclusive, bem próximo está uma grande horta orgânica, de onde vem boa parte dos alimentos servidos ali.
Casa do Colono – Museu Colonial
Do outro lado da rua estão dois casebres conhecidos como a Casa do Colono. O lugar acolhe o Museu Colonial, que na realidade é uma homenagem aos imigrantes italianos que vieram para Nova Trento. Ali podem ser vistos diversos utensílios usados pelos colonos naquela época. Até mesmo uma casinha pode ser encontrada, que é toda decorada como uma casa da época, com os móveis dos quartos, cozinha e sala.
Museu da Seda
Próximo do último estacionamento e nos fundos das lojas fica o Museu de Seda. Este museu é uma réplica da fábrica que Santa Paulina com suas companheiras construíram e trabalharam por 20 anos. Com o que era produzido e vendido nesta fábrica, elas mantinham a Congregação e geravam emprego para as famílias da comunidade.
Cenário Vivo
Além das atrações citadas acima, no complexo pode ser achado ainda o Cenário Vivo da Vida de Santa Paulina. Apesar de ele estar fechado no dia da minha visita e eu não tê-lo visto, soube que este é um cenário mecanizado com bonecos que conta a vida de Santa Paulina. Ali é possível visualizar toda sua história, desde sua infância até a sua canonização.
Como não poderia deixar de ser diferente, toda área é voltada para o turismo religioso. Afinal, são milhares de peregrinos e visitantes que procuram pelo Complexo anualmente. Mas vale ressaltar que o lugar é bem preparado para receber a todos. Deste modo, ali encontram-se diversos restaurantes populares, assim como algumas pousadas. Além destas, você vai encontrar inúmeras lojas com artigos religiosos e da Santa, e até mesmo um novíssimo centro comercial.
Saindo de Balneário Camboriú >>>> Excursão a Blumenau e Pomerode
Horário das Missas e Confissões
As bençãos e confissões acontecem de 3ª a 6ª-feira, sendo que na parte da manhã acontecem entre 08 e 12h e na parte da tarde entre 14 e 17h. Já as missas, acontecem diariamente em horários variados. Só para ilustrar os horários, vide foto abaixo.
Como chegar ao Santuário de Santa Paulina
Endereço
Rua Madre Paulina, 3988. Vígolo, Nova Trento – SC, 88270-000 – Telefone: (48) 3267-3030.
www.santuariosantapaulina.org.br
Estacionamento
Estacionar não é um grande problema no complexo da Santa Paulina, pois existem muitos estacionamentos nos arredores. Apesar de serem todos os estacionamentos serem pagos, os valores são bem amigáveis. Então, você vai encontrar tarifas que vão de R$ 5 a R$ 10 para deixar o carro o dia todo.
Dicas para chegar em Nova Trento:
⇒ Duas boas opções para chegar em Nova Trento, onde fica o Santuário de Santa Paulina são:
- entrar em Tijucas quem circula na BR 101 e seguindo pela SC 411. Aqui se passa por São João Batista, conhecida como “A Capital Catarinense do Calçado”. E claro, logo que se entra na cidade tem várias lojas outlets de sapatos, uma ao lado da outra!
- a outra opção é entrar por Itajaí na BR 101, seguindo em direção a Brusque, pela SC 486. Aliás, Brusque é a “Cidade dos Tecidos”. Como é de imaginar, tem inúmeros shoppings com lojas de roupas que vendem a preço de atacado e que valem muito a pena.
⇒ Bem próximo do Santuário de Santa Paulina existem inúmeras vinícolas que vendem vinhos e produtos coloniais. Muitas lojinhas são em estilo rústico e bem charmosas. Então, elas são uma boa opção para abastecer a despensa com produtos gostosos.
Hospedagem em Nova Trento
Para aqueles que desejam se hospedar bem próximo do Santuário, certamente a melhor opção é o Hotel do Santuário. Afinal ele costuma agradar e muito os peregrinos e visitantes. Conta com vista para o Santuário, ainda oferece quartos limpos e confortáveis, fora que as resenhas são excelentes.
Outra boa opção também é a Pousada Portal do Vigolo, que conta com piscina, um bonito jardim e bom café da manhã. Já no centro de Nova Trento outra boa opção é o CEIC Pousada e Eventos. Além da Pousada Cantina Italiana e da Pousada Natalina.
De modo que Nova Trento fica próxima ao litoral, é muito fácil fazer um bate e volta. Então, para aqueles que não querem se hospedar diretamente em Nova Trento, vale optar por Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, entre várias outras opções em Santa Catarina. Já que o passeio de um dia costuma ser o que a maioria escolhe fazer, nada mais natural do que optar por ficar na praia. Ou ainda numa cidade maior e assim fazer um bate e volta até Nova Trento.
Gostou do post?
Ainda ficou alguma dúvida para sua visita ao Santuário da Santa Paulina? Ou você tem alguma sugestão ou dica que não demos? Então, escreve pra gente ali nos comentários! Certamente, nós e nossos outros leitores vamos adorar saber suas impressões!
Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉
Ainda, vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 16
Eu ja fui várias vezes pra la e eu amo lá, eu só não lembro de uma coisa e queria tirar essa duvida, pq faz muito tempo que não vou lá.
A dúvida é: lá aceita cartão??
Oi Ayme,
Vários lugares aceitam cartão, mas sempre bom ter dinheiro para lojas ou restaurantes menores. Pix costuma ser aceito em todos os lugares.
Espero que ajude.
Abs
Como é o sinal de internet no local ?
É possível fazer uma live de lá ?
Não sei te responder com precisão, mas acredito que sim.
Boa viagem!
Muito legal visitar o Santuário de Santa Paulina, tem bastante coisa para ver e fazer. Não conhecia.
Legal, Ana! Tomara que uma hora surja a oportunidade de você conhecer o santuário. 🙂
Muito obrigada, adorei o post, cheguei agora em Nova Trento para visitar o Santuário, valeu muito as dicas.
Eu agradeço tua visita ao blog! 😀
Carina,
Não conhecia esses detalhes da Santa Paulina e também não fazia ideia do complexo do santuário.
Obrigada por compartilhar essas informações por aqui.
Fico sempre feliz em pasaar informação, Nat! Vindo de vc, é um elogio enorme. Super beijo e obrigada pela visita!
Que legal essa visita ao Santuário de Santa Paulina, eu não conhecia e agora fiquei com vontade de ir. Muito lindo!
Fico bem contente em saber. 🙂 Adoro divulgar as belezas do meu Estado!
Não conhecia o Santuário de Santa Paulina. Bom saber que há uma boa estrutura para receber os peregrinos. Achei a Capela de Nossa Senhora de Lourdes muito bonita. Ótimas dicas!!
Fico bem contente em saber, Denise! Obrigada pela sua visita e tomara que não demore para vc ter a oportunidade de conhecer o Santuário. 🙂
Que delícia de passeio! Viajei com você nesse artigo. Fiquei encantada com o formato de mãos em prece da igreja!
O interior de Santa Catarina já é muito gracioso e, para quem é religioso, este passeio é ainda mais bacana, vale muito a pena mesmo!
Obrigada pela visita!