Uma das visitas mais surpreendentes que fiz na Sicília, foi o Teatro Romano de Catânia. Sabe daqueles monumentos que te surpreendem de uma forma intensa? Pois é, este teatro, que pode passar despercebido, é daqueles lugares que te deixa de queixo caído. Então, não deixe de por na sua listinha para ver quando estiver em Catânia, heim?!
A Sicília tem vários teatros romanos, e eu visitei poucos, mas sei que todos estão em condições fantásticas. E claro, o Teatro Romano de Catânia não é uma exceção. O que mais me surpreendeu nele, não foi o fato de por ser por si só um monumento romano preservado. Mas sim o que foi feito com ele ao longo do tempo. Na realidade, ele foi praticamente “engolido” pela cidade e muitas casas foram construídas nas suas estruturas!
Sim, muitas casas foram construídas utilizando suas paredes e estão ali até hoje. Eles vivem numa simbiose muito interessante e que só uma visita detalhada consegue explicar. Mas eu vou tentar mostrar aqui pra vocês o que eu vi por lá. Quem sabe instigar a vontade de você ver pessoalmente esta belezura! 😉
Leia também:
+ AS 11 MAIORES ATRAÇÕES DE CATÂNIA: UM PASSEIO PELA CIDADE SICILIANA
+ COMO IR A TAORMINA, NA SICÍLIA: DICAS PARA PLANEJAR SUA VISITA
+ TEATRO ANTICO DE TAORMINA, UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES DA SICÍLIA!
Teatro Romano de Catânia
Certamente, um lugar incrível, com uma história incrível. O Teatro Romano de Catânia é daqueles lugares que dá para dizer que viveu quase tudo que tem direito. Em síntese, o teatro teve sua época de glória e períodos de abandono. Como resultado do tempo de sucesso, foi construído com os melhores dos materiais e embelezado com o que tinha de mais bonito. Mas sofreu com desastres naturais, como terremotos e erupção do Etna. Além de saques e tentativas de destruição. Apesar de tudo, continua firme mostrando ao mundo sua longa história.
AS 11 MAIORES ATRAÇÕES DE CATÂNIA: UM PASSEIO PELA CIDADE SICILIANA
Catânia tem um famoso Anfiteatro Romano também, que foi um dos 3 maiores da Itália. Entretanto, este não deve ser confundido com o Teatro Romano de Catânia, que é o mais antigo da cidade. Do Anfiteatro Romano pouco pode se ver nos dias de hoje. Mas o que sobrou dele está ao ar livre e é de fácil visitação na Piazza Stesicoro.
MUITO RECOMENDADO >> VISITAS GUIADAS EM CATÂNIA
Localização
O Teatro Romano de Catânia está localizado bem perto da principal praça da cidade, a Piazza del Duomo. Mais precisamente na Via Vittorio Emanuele II, a rua que sai da praça na sua ponta noroeste. Basta seguir por esta rua, e prestar atenção na numeração, que logo se acha. Ele fica a direita na rua, para quem vem da Catedral.
O Teatro Romano não é facilmente visto da rua, apesar de ser uma construção enorme. De fato, passar ser perceber esta magnífica atração da rua é bem fácil. Entretanto, o lugar é de fácil acesso e fica realmente a poucos passos da Catedral de Catânia.
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]
Viaje seguro!
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.
Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, não deixe de usar o nosso código promocional: VIAJOTECA5 e pague menos!
- DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR
[/vc_message]
Como era o Teatro Romano de Catânia
O teatro era primoroso e grande. Por certo, formava um semicírculo e possui cerca de 80 metros de diâmetro. Desta forma, a cavea (escadaria) foi construída para abrigar cerca de 7000 espectadores sentados. Apesar das construções que surgiram posteriormente sobre ele, muito pode ser visto ainda. Ainda estão ali a cavea, as galerias, a orquestra e algumas partes do palco, todos estão muito bem preservadas.
Como pode-se observar em toda estrutura, a sua cor é escura. Afinal, as pedras de rocha negra utilizadas na sua construção são de pedras de lava do Monte Etna. Entretanto, fica só na nossa imaginação a opulência e a beleza que devia ser este lugar originalmente. Afinal, ele era todo recoberto de mármore e adornado com estátuas, nichos e colunas.
Em frente ao palco, chamado de cena, passava um braço artificial do Rio Amenano. Isto porque na época romana, as águas deste rio eram transportadas para o teatro para permitir shows com jogos de água. Além disso, servia para mover as engrenagens mecânicas dos conjuntos (!!!). Imaginem que espetáculo! Este rio foi coberto pela erupção de 1669 e que destruiu quase toda cidade, e que desde então ele flui subterraneamente.
Odeion
Outra atração do lugar, é o Odeion, que é um pequeno teatro que fica para o lado esquerdo. De maneira idêntica ao teatro também é construído de rocha de lava. Esta estrutura também é da época romana e era capaz de comportar até 1500 espectadores. Neste teatro menor aconteciam apresentações musicais, dança, canto. Por certo também era usado para os ensaios dos espetáculos realizados no teatro vizinho.
História do Teatro Romano de Catânia
Sem dúvida a estrutura que foi construída no século 2 d.C., período em que a cidade era governada pelos romanos. Entretanto, o monumento foi erguido sobre um teatro grego pré-existente, da época grega. Atualmente, não restam mais vestígios deste teatro grego.
O Teatro Romano de Catânia fica no lado sul do que era a colina Montevergine. Colina esta que abrigava a antiga Acrópole de cidade de Katane (antiga Catânia). Era nesta área da cidade, na época grega, que ficavam vários prédios administrativos e também residenciais. Enfim, uma região altamente privilegiada.
Uso
Nele, aconteciam várias apresentações e manifestações de arte popular. Seu palco servia para apresentações de dança, de teatro, de música e muito mais. Inclusive, o lugar serviu de palco para o líder ateniense Alcibíades. Ele convocou uma grande assembleia municipal instigando os habitantes de Catânia se aliarem a ele. Dessa forma, eles ficaram contra Esparta e contra Siracusa durante a Guerra de Peloponeso.
E assim, durante 4 séculos o teatro fez ativamente parte da vida dos moradores de Catânia.
Declínio
Entretanto, com o passar dos tempos e devido a algumas intempéries, o Teatro Romano começou a ser abandonado. Primeiramente, começou com as invasões bárbaras. Depois vieram vários terremotos, que foram destruindo o teatro. E assim, com o fim do Império Romano e, por conseguinte, domínio de Roma sobre a cidade, o teatro foi completamente abandonado. Tanto que os mármores que recobriam e o decoravam foram usados na construção da Catedral de Sant’Agata em torno do ano 1000.
Mas a pá de cal foi quando os habitantes da cidade começaram a se apropriar do lugar. Nesse ínterim passaram a utilizar as estruturas dele para construir suas casas. Desta forma, pouco a pouco, o teatro passou a ser coberto por edifícios barrocos. É por isto que quem passa pela rua não sabe que ali dentro está esta grande maravilha. Por causa destas construções, é difícil distinguir o lugar. Já que seu exterior está tomado de construções que foram se sobrepujando a ela.
Ressurgindo dos escombros
No século XVIII começaram as escavações arqueológicas no lugar. Como consequência, começou também a demolição de alguns edifícios construídos no interior do teatro. Foram necessárias poderosas operações de expropriações. Além de muito trabalho para demolir as estruturas modernas e restaurar as antigas. A parte mais consistente desses trabalhos foi realizada entre 1950 e 1970. No momento que levou à recuperação da caverna e da maioria dos ambulatórios. Até que em 1991 as expropriações foram retomadas. E neste período aconteceu a aquisição de todos os edifícios localizados no lado leste do monumento.
Desta forma, o monumento recuperou parcialmente sua forma original.
A visita do Teatro Romano de Catânia hoje
O lugar é incrível e boa parte dele está de pé, dando a dimensão do que ele devia ser nos anos áureos. É impressionante circular por toda estrutura. Em outras palavras, é realmente uma viagem no tempo. Com efeito, a visita não deve ser feita com pressa. Afinal, são tantos detalhes e tanta história, que não se deve perder.
Galerias
Durante a visita dá para circular por várias galerias que ficam sob a cavea e que levam a diversas salas. Estas galerias podem ser visitadas em 3 níveis diferentes. Inclusive, elas correm por baixo da escadaria que eram os assentos dos espectadores. De fato, eram por estas galerias que as pessoas tinham acesso a cavea.
Você consegue viajar sem celular e internet?
Placas explicativas
Andando pelas galerias e salas, você vai encontrar várias placas explicativas com fotos. Estas placas são de grande ajuda, já que dão uma visão do lugar em fotos. Desta forma, tem explicação em texto e você vê visualmente como era e como ficou ao longo do tempo.
Cavea
A cavea (escadaria) está em perfeita forma ainda nos dias de hoje e pode ser vista em quase sua totalidade. É muito bonito ver o jogo feito com as cores preta e branca das pedras, que foi usado ao construir esta parte. Com efeito, as cores diferentes das pedras diferenciavam as diferentes seções da plateia.
Só para exemplificar, o acesso a cavea pode ser feito por diversas entradas através das galerias. Assim como dá para entrar em diferentes andares, da mesma forma que nos estádios de futebol de hoje em dia.
Museu
Por fim, o lugar conta com um pequeno museu, que fica perto da saída. Neste lugar estão expostos achados arqueológicos encontrados nas escavações. Ali estão alguns pedaços de decoração do antigo teatro, por exemplo, estátuas e auto relevos decorativos, entre outros.
Casa Liberti
Mas o que mais impressionou na visita, foi poder ver de perto a integração de algumas construções sobre o monumento. Posto que eles estão construídos sobre o Teatro e utilizando suas estruturas.
Uma das partes mais bacanas é a visita a Casa Liberti, que é uma das casas que foram expropriadas. Entretanto, ela não foi demolida, justamente para contar esta parte da história do monumento. Aqui, você pode circular pela casa toda e ver das janelas da sala todo teatro romano ali embaixo. Sem dúvida, a vista da sala, da cozinha e do terraço eram de fazer inveja a qualquer habitante da cidade!
A Casa ainda possui alguns poucos móveis, mostrando como era a vida de quem vivia ali. Ao mesmo tempo, também estão em exposição vários achados arqueológicos menores, como moedas, artefatos do dia-a-dia, louças, etc.
Informações Práticas
Endereço
Via Vittorio Emanuele II, 266.
95124 Catânia.
[vc_gmaps link=”#E-8_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”]
Horário
Diariamente aberto entre 09h e 18h.
Bilhetes
Bilhete individual: €6,00.
Bilhete reduzido estudantes e maiores de 60 anos: €3,00.
Entrada gratuita até 18 anos.
Gratuito no primeiro domingo de cada mês.
HOSPEDAGEM EM CATÂNIA
Se você busca opções de hotéis em Catânia, eu indico ficar pelo centro e arredores. Inclusive, sendo mais precisa, recomendo ao longo da Via Etnea. Desta forma, você vai estar próximo de todas as atrações da cidade e pode conhecer tudo à pé. Até porque se deslocar de carro pela cidade pode ser um pesadelo. Ao passo que achar uma vaga para estacionar pode ser um pesadelo maior ainda!
Então, boas opções de hospedagem em Catânia são o ótimo Duomo Suites & Spa e o Il Principe Hotel Catania. Sem dúvida, ambos são extremamente bem localizados e com ótimas resenhas. Assim como, outra boa opção é o Habitat, também bem central.
Aliás, eu me hospedei no excelente apartamento Your Home in Town, que contava com tudo que eu precisava. Inclusive tinha estacionamento. Certamente, este apartamento foi perfeito pra gente!
Outras opções:
Booking.comALUGUEL DE CARRO NA SICÍLIA
Pretende alugar carro na sua viagem pela Sicília? Eu super recomendo! Aliás, nós alugamos um carro durante minha viagem e certamente foi uma delícia poder me deslocar pelas cidades livremente. Fora que desbravar a Sicília foi muito legal!
Enão, clique aqui e veja as melhores ofertas!
>> Ainda, se você quiser dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.
Vale a pena comprar antecipadamente: