Visitar Paris sem visitar a Torre Eiffel é quase que impossível. Afinal, se existe algum lugar no mundo mais apaixonante e romântico do que Paris, eu desconheço. A Torre é um monumento mágico que faz você sonhar e se transportar para a França. Até mesmo os parisienses não se cansam!
Eles podem nunca ter subido nela (sim, isso existe… e muito!), mas eles adoram admirá-la. Então, esteja você visitando Paris por um dia, um fim de semana ou mais, não deixe de conhecer a Dama de Ferro.
Aqui você encontrará algumas dicas com tudo o que você precisa saber para aproveitar a visita a um dos cartões postais mais românticos do mundo – a Torre Eiffel. Inclusive, você irá encontrar todas as informações importantes para reservar seu ingresso e furar a fila dos ingressos. Assim você otimiza a sua visita e principalmente evita filas por horas.
LEIA TAMBÉM:
- ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DE HOSPEDAGEM EM PARIS
- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA
- PARIS NA CHUVA – O QUE FAZER EM PARIS QUANDO CHOVE?
Torre Eiffel – Guia Completo da Dama de Ferro 2024
Destino de milhões de visitantes todos os anos, Paris é sinônimo de glamour, paixão e beleza, tornando-se um dos locais mais famosos e visitados do mundo. São tantas as atrações da cidade luz, que o turista nunca vai ficar sem opções.
E o ponto mais marcante para a maioria de turistas, definitivamente é a Torre Eiffel. Nenhuma visita a Paris é completa sem uma foto neste magnífico cartão postal cravado no coração da capital francesa e símbolo do país.
Como já era de se esperar, a fila da Torre Eiffel é a maior e mais demorada de Paris, chegando facilmente a mais de 2h. Mas você pode comprar o ingresso antecipado e furar a fila. Compre aqui o seu ingresso para subir de escada | subir até o 2º andar ou subir até o topo.
.
A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de 1889, realizada em Paris. O engenheiro Gustave Eiffel iniciou as obras em 26 de janeiro de 1887. Dois anos depois, o público pôde finalmente visitá-la por ocasião da Exposição Universal.
.
A Torre Eiffel tem 324 metros de altura (com as antenas no topo incluídas). O primeiro andar está localizado a 57 metros de altura e o segundo andar a 116 metros. Já o terceiro andar está a 276 metros de altura. Mas dependendo da temperatura, a altura pode variar de +/- 15 cm por causa da dilatação.
.
História
A Torre Eiffel foi idealizada como um símbolo da gratidão francesa. Assim como, ela teve seu projeto escolhido em um concurso de design e arquitetura. O concurso foi promovido pelo governo francês, visando a construção de um monumento no Campo de Marte, no centro de Paris.
A ideia era homenagear o centenário da revolução francesa na inauguração da Exposição Universal de 1889. A Torre seria o arco de entrada, sendo inaugurada na abertura da feira em 31 de março de 1889.
Cerca de 100 projetos participaram do concurso, onde o comitê do Centenário escolheu o projeto que pertencia a empresa do engenheiro Gustave Eiffel. Inclusive, isto explica o nome da torre, pois o projeto era o único viável de ser construído com a engenharia da época.
A estrutura total possuia 324 metros de altura e 7300 toneladas quando foi construída. Fora que ela se manteve no posto de estrutura mais alta do mundo até 1930. Mas ela perdeu seu posto para o Chrysler Building, em Nova York.
Construída para ser uma estrutura temporária, a Torre Eiffel era para ficar onde está por vinte anos. Por isso, ela quase foi demolida no fim do contrato em 1909. Mas o seu valor como antena de transmissão de rádio foi o que a manteve até hoje, sendo que os últimos 20 metros da estrutura correspondem a atual torre de transmissão.
Como visitar a Torre Eiffel?
Geralmente a distância das fotos tradicionais da torre não permitem visualizar suas verdadeiras dimensões. Afinal, esta moça é bem grande! A Dama de Ferro é dividida em 3 andares abertos a visitação com diversas atrações disponíveis.
Cada pessoa gosta de visitá-la a sua maneira. Algumas pessoas gostam de subir até o topo, já outras preferem apenas apreciá-la de baixo. Sim, nem todo mundo quer subir na Torre Eiffel e está tudo bem! Mas se este não é o seu caso, definitivamente você tem várias opções.
Dessa forma, cabe a você fazer sua escolha de acordo com o tempo que você tem, seus desejos, seu orçamento e sua condição física.
Andares da Torre Eiffel
A sua visita pode ser em 4 opções: você pode ficar somente no térreo ou subir os 3 andares disponíveis da Torre. Os andares 1 e 2 são os visitados pela maioria dos pagantes. Já o 3º andar, que é o topo, nem sempre está aberto, já que ele depende das condições climáticas. Seja qual for sua escolha, tenho certeza que você vai se encantar com a vista da torre e de cima da torre!
Térreo
No térreo da Torre você irá encontrar todas as opções de conveniência. Ali estão a loja de lembrancinha, o balcão de informações, assim como as bilheterias e o acesso aos elevadores e escada. A circulação pelo térreo é gratuita.
1º Andar da Torre Eiffel
Já no primeiro andar você encontrará o famoso piso transparente. A uma altura de 57 metros do chão, a sensação de estar caminhando no ar é uma parte imprescindível do passeio. Além disso, ali está a sala de projeções Cine Eiffel, que exibe imagens históricas da torre e sua construção.
Ainda neste andar você pode desfrutar do restaurante Madame Brasserie, especializado em cozinha tradicional francesa e contemporânea, do chefe Thierry Marx.
>> Jantar na Torre Eiffel no restaurante Madame Brasserie
>> Almoço no Madame Brasserie Restaurant Torre Eiffel
No 2º andar, a 125 metros de altura está o restaurante com uma estrela Michelin, o Jules Verne, do chef Frédéric Anton. Além da alta gastronomia, a vista também é de tirar o chapéu. Certamente, não é a refeição mais barata da cidade, mas é o preço a se paga por comer em um lugar tão incrível. 😉
Transfer em Paris e Região
Você está planejando uma viagem para a França e precisa de um serviço de transfer em Paris? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, temos parceria com motoristas em Paris e super recomendamos. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Paris e passeios por toda região!
Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá), Lisboa (Portugal), Madrid e Barcelona (Espanha).
Os motoristas brasileiros em Paris garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Paris. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.
Peça sua cotação sem compromisso: por e-mail ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!
Subir a Torre Eiffel pelas escadas
Sim, é possível subir até o 2º andar da Torre Eiffel a pé. Entretanto, pelas escadas você não poderá subir mais do que isso! Somente os elevadores permitem fazer o trajeto do 2º andar ao topo. Naturalmente, existem escadas para o topo, mas elas são reservadas para segurança. Ou seja, elas servem apenas para uma possível evacuação de emergência.
Mas antes de optar por esta opção, esteja avisado que para chegar ao 1º andar, você terá que enfrentar 400 degraus. Se você chegar ao 2º andar, terá subido mais de 700 degraus. Então, é melhor ter certeza de sua escolha e estar em boas condições físicas.
Por fim, observe que, dependendo do clima, o acesso às escadas pode ser fechado. Todavia, este é o meio mais econômico para visitar a Torre Eiffel.
Dica
Se você estiver com tempo e a sua energia permitir, eu aconselho a subir as escadas pelo menos uma vez na sua vida. A subida a pé é uma experiência real, que “quase” ninguém se arrepende. Mas você precisa ter uma boa condição física.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
>> Ingresso de 1 Dia para Disneyland Paris
>> Entrada Sem Fila ao Terraço do Arco do Triunfo
>> Catacumbas de Paris: Ingresso Sem Fila com Guia de Áudio
>> Sainte-Chapelle: Ingresso Sem Fila e Tour Autoguiado
>> Ingresso Combinado Sainte-Chapelle e Conciergerie
>> Show no Moulin Rouge com Champanhe
>> Passeio de Barco no Rio Sena de 1 Hora
SUBIR A TORRE EIFFEL POR ELEVADOR – 2º ANDAR
Esta é a visita clássica, que permite descobrir a Torre Eiffel no seu melhor. A compra antecipada do ingresso economizará muito tempo, já que tem os bilhetes mais concorridos. Aliás, a vista do 2º andar é ótima, mesmo não sendo o topo e permite uma visão de 360 graus de toda a cidade.
O 2º andar oferece algumas opções de lojinhas para você voltar carregado de mimos (com preços mais caros do que nas lojas de souvenirs espalhadas por Paris, mas com qualidade bem melhor). Igualmente, é neste andar que é possível visitar o escritório de Gustave Eiffel, totalmente restaurado.
Além destes, o 2º andar conta com 2 restaurantes. Um deles funciona somente por reservas super antecipadas, o badalado Les Jules Verne do chef Alain Ducasse. Este é ideal para aqueles que buscam o requinte da cozinha francesa com uma vista incrível.
Mas claro que com valores bem mais altos. Já o outro, Le Buffets é mais econômico e oferece doces e salgados, assim como quentes ou frios.
SUBIR A TORRE EIFFEL ATÉ O TOPO – 3º ANDAR
Se o céu está limpo, sem dúvida esta é uma das vistas mais incríveis de Paris que você poderá ter. Mas apesar de você estar na Dama de Ferro, você sentirá falta dela na paisagem. A subida é impressionante e você terá uma sensação real de altura.
Para quem tem problemas de tontura, subir até o topo não é tão aconselhado. Para chegar ao topo, você deve primeiro pegar o elevador para o 2º andar, chegando lá outro elevador o levará ao topo.
Lá no topo você encontrará um bar que serve apenas champanhe, o Le Bar à Champagne. Clichê brindar a vista e a visita com champagne? Certamente! Mas perfeito para coroar esse momento de curtir a paisagem parisiense.
Chip de Internet para os Europa!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!
*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Dicas para aproveitar melhor a sua visita
- Aproveitar o pôr-do-sol do alto da torre é incrível, mas também é bem concorrido, então garanta o seu lugar “ao sol” no fim da tarde.
- Toda a região no entorno da torre também oferece uma linda vista e oportunidades para fotos clássicas em Paris. Além de ser uma boa opção para os apaixonados de plantão, já que todos os anos, turistas do mundo todo aproveitam a paisagem mais apaixonante do mundo para surpresas românticas e pedidos de casamento. Aproveite e contrate um fotógrafo para este momento especial!
- Apesar da compra dos ingressos online facilitar na hora de evitar as grande filas nas bilheterias, ainda é preciso encarar as filas dos elevadores. Um modo de evitá-las é possuir reservas em um dos restaurantes da torre, já que os mesmo possuem elevadores de acesso direto. Depois é só comprar os ingressos complementares, pagando um pouquinho a mais.
- Existe um percurso durante a visita a torre chamado “Descobertas”, que reune informações e curiosidades sobre a história e construção da torre. Além disso, você encontra uma exposição com todos os posters de filmes onde a torre serviu como cenário.
- A região é uma das mais caras da cidade, então se resolver economizar, uma boa opção de alimentação seria um tradicional piquenique nos gramados do Campo de Marte. Sim… é clichê, mas é charmoso e econômico.
Curiosidades históricas da Torre Eiffel
- Hoje, a Torre Eiffel é um símbolo do estilo de vida francês no mundo. É um monumento que leva consigo a identidade do país onde quer que seja, mas que nem sempre foi algo apreciado pelos franceses.
- Tendo sua beleza e utilidade muito discutida através dos anos, o monumento já despertou o ódio e a discórdia dos franceses, que acreditavam que a estrutura ia contra o bom gosto francês e contra a beleza da região às margens do rio Sena.
- Atualmente, a Torre Eiffel é o monumento com entrada paga mais visitado do mundo, com cerca de 7.1 milhões de visitantes por ano. E é também o monumento com maior quantidade de réplicas pelo mundo. Suas cópias estão por lugares como Las Vegas (EUA), Sucre (Bolívia), Tóquio (Japão), Hangshou (China), Urais (Rússia), Calcutá (Índia) e até em Naqura (Líbano).
- Os nomes de setenta e dois cientistas, engenheiros e outros franceses notáveis estão gravados na estrutura da Torre, em reconhecimento a suas contribuições a sociedade. O gesto foi proporcionado a pedido do próprio Gustave Eiffel.
- Estas gravações foram cobertas no começo do século XX, e restauradas em 1986-1987 pela Société Nouvelle d’exploitation de la Tour Eiffel.
- Em 2014, a Torre Eiffel recebeu diversas melhorias visando a melhor utilização dos recursos necessário para o seu funcionamento. Também passou a produzir parte da energia de que precisa para funcionar, além de melhores recursos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
- Assim, a Torre começou a ser equipada com pequenas turbinas eólicas, painéis solares e um mecanismo para aproveitar a água da chuva.
- A Torre Eiffel foi o símbolo utilizado na candidatura da França para sediar os Jogos Olímpicos de 1992. E é o símbolo das Jogos Olímpicos de 2024.
Quando é a melhor época para visitar a Torre Eiffel?
Muitas vezes me fazem essa pergunta e minha resposta é sempre a mesma. Não há bons e maus momentos para visitar a Torre Eiffel. Por ser o monumento mais visitado do mundo, sempre tem gente.
No entanto, com as filas impressionantes e quilométricas no local, podendo chegar a mais de duas horas, pensar em evitar a fila é essencial. Mas a melhor maneira de obter sucesso com sua visita na minha opinião é comprar seu ingresso antecipado ou uma visita guiada para não perder nenhum detalhe desta obra esplêndida.
ATENÇÃO
O número de ingressos vendidos no site oficial é limitado. Muitas vezes é difícil conseguir comprar os ingressos para o dia que você quer. Mas não entre em pânico! Existem outras soluções e que permitem comprar ingressos para a Torre Eiffel e furar a fila. Você pagará uma pequena diferença, mas é o preço que se paga para visitar o monumento mais conhecido do mundo. Sem falar que é muito conveniente e você não perderá tempo na fila da bilheteria.
Como comprar ingressos antecipados para a Torre Eiffel?
Uma triste realidade em visitar a Torre Eiffel é que perdemos muito tempo nas filas. Então se você não comprar seus ingressos com antecedência, terá que enfrentar a fila. Dependendo do dia, você poderá ter que esperar várias horas antes de conseguir subir. E eu falo de umas 3h de fila, facilmente. Como é o ponto turístico de Paris mais visitado (e do mundo também!), você nunca estará sozinho. Então o melhor a fazer é comprar o ingresso Torre Eiffel com antecedência e furar a fila.
Visita Guiada na Torre Eiffel
Se você gosta de história e quer conhecer tudo sobre o monumento, é possível fazer uma visita guiada na Torre Eiffel. Uma visita guiada à Torre torna a visita uma lembrança ainda mais memorável. Eu fiz 4 visitas guiadas nela e adorei todas.
Ainda, combinar a Torre Eiffel com outras atrações turísticas de Paris também é um ótimo meio de otimizar o seu tempo e economizar. E para a nossa alegria não faltam opções de passeios por Paris. Alguns tipos de visitas guiadas:
- Tour Guiado Fora da Torre Eiffel e Ingresso p/ Topo
- Tour na Torre Eiffel, Cruzeiro no Sena e City Tour
- Torre Eiffel, Cruzeiro no Rio Sena e Louvre
- Tour Guiado Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Cruzeiro
- Torre Eiffel com Recepção, Acesso Direto ao Topo e Cruzeiro pelo Rio Sena
- Torre Eiffel, Jantar, Cruzeiro e Champanhe no Moulin Rouge
- Tour Torre Eiffel de Elevador pela Manhã e Cruzeiro no Sena
SEGURANÇA
Da saída do metrô até a entrada da Torre Eiffel, certamente você terá muitas solicitações. Vendedores de souvenirs, bebidas frescas, petições falsas, jogadores (apostas na rua)… não se deixe enganar! Tenha cuidado também com as pessoas que se voluntariam para tirar uma foto com seu smartphone ou câmera valiosa. Não confie a ninguém! Os carteiristas provavelmente agirão tão bem nas proximidades do monumento quanto nos pisos. Cuidado com seus pertences e não se distraia!
Horário de funcionamento
A Torre Eiffel nunca fecha… ou quase: ela abre todos os dias do ano, exceto no dia 14 de julho. No entanto, é provável que os horários mudem a qualquer momento. Em caso de alta frequência ou devido ao clima, o acesso ao cume pode ser interrompido.
- Acesso por elevador: aberto das 9h às 00h45 (último acesso ao monumento à meia-noite para o cume).
- Acesso por escada: aberto das 9h às 23h45.
Leia também:
- QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA IR A PARIS?
- HOTÉIS IBIS EM PARIS – OS MELHORES IBIS PARIS PARA SE HOSPEDAR
- BATE E VOLTA DE PARIS – 18 PASSEIOS DE 1 DIA DESDE PARIS
Como chegar?
Assim como em várias outras atrações em Paris, a melhor forma de chegar a Torre Eiffel é utilizando o metrô. O Monumento se encontra no centro da cidade e está rodeado por diversas estações de metrô e pontos de ônibus bem próximos a ela.
Endereço: Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France – 75007 – Paris
Confira as promoções para alugar um carro:
Quais meios de transporte posso usar?
Os meios de transporte para chegar na Torre Eiffel são numerosos e variados:
- Estação de metrô Trocadéro (linhas 6 e 9), Bir Hakeim (linha 6) ou Escola Militar (linha 8).
- Estação RER Champ de Mars / Tour Eiffel (linha RER C) – Estação fechada de 5 julho à 20 agosto 2022.
- Linhas de ônibus 30, 42, 69, 82 e 87 até a parada Champ de Mars ou Torre Eiffel.
- Estações de Vélib também estão à sua disposição.
- Batobus: parada na Torre Eiffel.
- Carro: o estacionamento mais próximo é o Musée du Quai Branly.
Meu conselho:
Eu recomendo chegar na Torre Eiffel pela estação de metrô Trocadéro (linhas 6 e 9). Você poderá fazer todas as fotos clichês com a Torre Eiffel à partir da Esplanada. Sem falar que é uma visão a não perder! Ideal para fotos de selfies e lembranças! Depois é só ir caminhando (cerca de 10 minutos) até a Dama de Ferro.
Simplesmente inesquecível e indispensável para qualquer um que visitar Paris, a Torre ocupa um espaço especial nos corações daqueles que a conhecem. Não importa a época do ano, visitar Paris e não visitar a Torre é um pecado sem igual. Mas pra dizer a verdade, quem resiste a uma foto com este cenário, não é mesmo?