Fuso horário viagens

Fuso horário nas viagens – como driblar o relógio biológico!

Aprender a lidar com a diferença de fuso horário nas viagens é uma das melhores formas de perder o medo de viajar para lugares mais distantes. E como nosso mundo é muito lindo, sempre é gostoso diversificar e conhecer novos destinos, culturas e estilos de vida.

A questão do fuso horário nas viagens impacta principalmente os brasileiros que estão indo para Ásia e Oceania, mas tem gente que sofre mesmo quando o fuso muda apenas 2 ou 3 horas. Sendo assim, o jeito é tentar usar as dicas abaixo para sofrer menos e aproveitar mais a viagem.

Claro que cada pessoa reage de um jeito a essa questão do fuso. Uns quase não sentem nada, enquanto outros precisam de mais tempo para se adequar. Essa fatiga e cansaço causado pela mudança de fuso horário é conhecido em inglês como jet lag, uma palavra usada também em várias outras línguas, inclusive alguns brasileiros estão se apropriando do termo.

Eu já tive a oportunidade de fazer viagens pelos mais diversos fuso horários e mando aqui alguns truques que fui aprendendo. Certamente, mudou minha vida e viagens para melhor!

Sydney Opera House


Não esqueça do seguro viagem!!! Mais importante que fuso horário (risos)

Como ser um viajante melhor em 10 passos


Como driblar o fuso horário nas viagens

1- Saiba o fuso horário do local antes de viajar

Obviamente, a primeira coisa que devemos averiguar é o fuso horário do lugar que estamos indo viajar, pois sem essa informação, fica praticamente impossível começar a se organizar.

Para isso, você pode recorrer ao seu celular (smart phone) ou a internet.

Horário local Pela internet:

Para saber o horário do local que está indo viajar, basta abrir uma nova página do google e digitar “Cidade + a palavra hora”. Por exemplo: ao digitar “Sydney hora”, automaticamente o dia e horário da cidade aparecerá na sua tela.

Fuso horário viagens

Outra forma é pelo website do “Time and Date – World Clock“, ele é super completinho e você seleciona a cidade que deseja saber o fuso horário e prontinho, sai tudo organizadinho para você:

Fuso horário viagens

Horário local Pelo Celular (app):

Há vários apps para iphones e androids que tem a funcionalidade de verificar horas de praticamente o mundo inteiro.

Eu tenho no meu iphone o app World Clock do Time & Date e também o app “clock“, que é instalado automaticamente para todos os iphones e uma das funcionalidades é o world clock. Além, é claro, do alarme, timer etc.

Veja abaixo o exemplo dos dois apps que mencionei. Destaquei o sinal de “+” para indicar onde se inclui mais cidades na tabelinha:

Fuso horário em viagem

Agora que já sabe o horário do seu destino, vamos a segunda etapa da preparação…

2- Comece o processo de adaptação antes da viagem

Dependendo da diferença de fuso horário entre sua localização atual e o próximo destino, a dica é começar a ajustar o relógio biológico antes da viagem começar.

Com mais ou menos 7 dias da viagem, vá ajustando o horário aos pouquinho. Prefira dormir meia hora mais cedo ou mais tarde continuamente, para que o corpo sinta menos ao chegar no destino. Conseguindo ajustar 2 horas de fuso horário antes da viagem, quem vai sair ganhando é você!

Já é de conhecimento público que o corpo geralmente precisa de uma hora por dia para se adaptar ao novo horário. Então, já ganhando algumas horas antes da viagem, sendo assim, seu corpo se adaptará mais rápido ao novo horário e você aproveitará mais a viagem, pois não se sentirá cansado(a) no meio do dia, ou coisa assim.

Fuso Horário Nas Viagens


Como sobreviver voos longos

Dicas para planejar sua viagem pela Europa


3- Se organize para fazer a coisa certa durante o vôo

Essa talvez seja a dica mais importante para não entrar em uma furada durante a viagem. Seja esperto e se organize para dormir no horário certo durante o vôo. Sendo assim, ao entrar no avião já coloque o horário do seu destino final no relógio e já pense que está vivendo aquele fuso horário.

Por exemplo, se você vai chegar cedo e seu vôo for mais longo (mais de 12 horas), aproveite para fazer a refeição com calma, assistir um filminho e só então pense em dormir. Usando essa técnica de já se colocar no fuso horário da viagem, você já avisando o sistema biológico que vai ocorrer uma mudança e o melhor a fazer é ele te ajudar na tarefa.

PS: Eu sei que a maioria das pessoas só pode ($) voar de econômica, mas quem puder investir um pouco (ou muito mais) para ir de premium ou business, eu recomendo.

E independente de qualquer coisa, não esqueça de se exercitar durante o vôo para ativar a circulação.

Lidando com o fuso horário

4- Evite comer e beber em demasiado durante o vôo

Existe a teoria que comer um montão de carboidrato dá sono, mas até onde se sabe, não há comprovações científicas. Então, a dica é comer e beber o suficiente para te deixar satisfeito, mas sem estufar.

Beber bastante água para se hidratar durante o vôo é importante, assim como é recomendável beber no máximo dois copos de bebida alcóolica durante uma viagem mais longa.

Café pode ser ingerido quando estiver chegando ao destino final ou se sua intenção é ficar acordado por mais horas para entrar no fuso dentro do vôo. Seja ponderado.

Comida de avião - Air Canada
Imagem da Air Canada – exemplo de comida da classe econômica.


Países que exigem certificado internacional contra a febre amarela

Reflexões sobre viajar durante a gravidez


5- Ao chegar no destino, tome melatonina para ajudar o sono

Melatonina é um hormônio fabricado pela glândula pineal, e durante a noite (escuro) a produção aumenta e nos ajuda a dormir. Vários pessoas já utilizam a melatonina para ajudar no combate a insônia e ter melhor qualidade de sono.

A melatonina sintética pode ser comprada em vários países do mundo nas farmácias, mas no Brasil, a Anvisa ainda não aprovou a fabricação e distribuição interna. Porém, algumas farmácias naturais podem produzí-lo, então pesquise isso na sua cidade se sua intenção é já sair do Brasil com as capsulas, do contrário, provavelmente no país que vá visitar, você o encontre nas farmácias (Estados Unidos, Canada e Australia, com certeza).

Eu não recomendo tomar nenhum tipo de medicação para ajudar a dormir no avião, pois como essas coisas causam sonolência, não acho seguro, especialmente se alguma coisa séria acontecer e precise de ação urgente. Então, deixe para tomar a melatonina somente ao chegar ao destino.

A dose indicada de melatonina para ajudar com a jet lag é 0.5mg e você toma antes de dormir.

Recomendo também não tomar mais que 3 dias seguidos. Apesar da melatonina ser considerada um suplemento natural, se você não tem problema de insônia, não tem porque viciar o corpo.

E SEMPRE consulte um médico antes de tomar qualquer medicação.

Melatonia ajuda fuso horário
Melatonina que comprei na farmácia na Australia

6 – Ao chegar, aja como um local

Lembra que eu comentei para deixar o relógio com o horário do destino final desde o vôo? Pois é, ao desembarcar, a aventura continua, haja como um local desde sempre.

Se chegar durante a manhã, depois de fazer check-in no hotel e tomar um bom banho, saia para passear e começar a tomar sol na cabeça, essa é a melhor maneira de avisar o relógio biológico que agora é dia!

Se estiver muito cansado(a), tirar uma breve soneca (máximo 1 hora) antes de sair ou durante o dia, não tem problema, mas não esqueça de deixar o alarme ligado e assim que tocar, acorde, mesmo que olho teime em fechar (risos).

Vai por mim, eu já fiz essa besteira e me arrependi, pois ficar acordado no meio da madrugada sem um pingo de sono e completamente descansado é um terror e atrapalha todo o processo de entrar no fuso horário mais rápido.

Fuso horário nas viagens

Conclusão sobre Fuso Horário nas Viagens

Gostou das nossas dicas de como lidar com o fuso horário nas viagens? Como você leu, a adaptação pode ser mais fácil que o esperado, mas é preciso pensar estrategicamente para se dar bem!

Agora é só arrumar as malas e sair pelo mundo!


Logo Wise

Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais


Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.