Há muitas dicas por aí em como ser um bom viajante no sentido de viajar mais leve, ser aberto a novas culturas, experimentar comidas diferentes, se adaptar etc. Tudo isso é muito importante e poderia continuar passando essas mesmas dicas, mas hoje vou ressaltar 10 maneiras de ser um viajante legal para você e os outros.
Sim, esse post tem um tom satírico (risos). Pois não sei quanto a você, mas quanto mais vou “ganhando” o mundo e experiências vou adquirindo, mais o comportamento de turista sem noção me irrita. Me tira do sério pessoas que simplesmente não respeitam os princípios básicos de convivência social ou costumes dos lugares que vão passear.
Dessa forma, resolvi criar um guia básico de como ser um bom viajante em 10 passos. Vejam se concordam comigo!
Leia mais >> SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR
Como ser um viajante melhor em 10 passos!
1- Não fale alto no corredor do hotel
Independente do horário que estiver circulando por corredores dos hotéis, lembre-se de respeitar as pessoas que estão dentro dos quartos. Fale baixo, ou melhor, não fale, deixe para fazer isso quando chegar no seus aposentos.
O mesmo vale para a porta do quarto, ou seja, encoste-a com cuidado, não precisa deixá-la bater sozinha fazendo aquele barulhão.
Respeite essa regrinha a qualquer hora do dia, pois pode ter pessoas dormindo devido a fuso horário diferente, mães com bebês e assim por diante. E como a maioria dos hotéis não tem uma acústica 100% adequada, cabe a nós fazermos nossa parte.
2- Não fotografe lugares proibidos
Simples assim, está escrito para não fazer, não faça. Ser um bom viajante significa cumprir as regras, mesmo que não concorde com elas. Alguns países, inclusive, não permite que você fotografe mulheres, crianças ou qualquer pessoa. Fique atento/a!
O mesmo vale para vídeos e qualquer coisa do gênero.
Dicas para Viagem Internacional
Exercícios para viagem de avião
3- Não fale alto em lugares que demanda silêncio
Sério gente, tem coisa mais mal educada que aquele grupo que acha que está no bar, mas na verdade acabou de entrar em uma igreja ou museu? Não tem desculpa… shhhhhhhhh!
4- Use roupas apropriadas para o lugar que vai visitar
Outra dica básica que vale não somente para lugares religiosos, mas para países ou culturas que tem costumes diferentes dos nossos. Não estamos falando aqui de certo ou errado, mas o que faz ou não sentido no lugar que está indo visitar.
Basta pesquisar antes de viajar se os lugares que irá passar tem alguma restrição ou regras,. Afinal de contas, quem escolheu viajar para lá foi você, então respeito!
Aliás, essa é uma das minhas preocupações na Copa do Mundo do Qatar.
5- Nunca desrespeite a cultura alheia
Independente da situação e qual cultura estamos falando, a opção de ter ido visitar esse ou aquele lugar foi sua, dessa forma, se adeque e evite piadinhas desnecessárias.
Eu sei que tem lugares que são muito diferentes e as vezes podem nos chocar, inclusive ideologicamente. Mas use a viagem para refletir sobre tudo aquilo e se achar necessário, depois da viagem, procure por grupos ou associações que ativamente tentam mudar o mundo.
Atitudes progressistas em algumas culturas pode inclusive ser perigoso, ou seja, você pode parar na cadeia.
6- Evite comparações se você não entende as nuances
Exemplo, não confunda australianos com neo-zeolandeses, ou canadenses com americanos, ou noruegueses com suecos e assim por diante. Assim como a gente “ADORA” ouvir que Buenos Aires é a capital do Brasil, o inverso também pode ofender em maior ou menor grau…
Na dúvida, mude o assunto.
7- Não toque nas pessoas
Nós brasileiros adoramos dar beijinhos, abraços e afins, mesmo quando somos apresentados para estranhos. Todavia, minha dica é: não faça o mesmo em outras culturas, especialmente quando se sai da América Latina.
O mesmo vale para tocar nas pessoas. Na Tailândia por exemplo, tocar na cabeça de uma criança é algo muito ofensivo, um comportamento que no Brasil é extremamente comum.
10 sites para aprender francês online (e de graça)
10 sites para aprender francês online (e de graça)
8- Evite usar perfume muito forte
Além do odor forte de perfurme deixar todo mundo com dor de cabeça (risos), algumas pessoas podem ter alergia a certo cosméticos.
E vamos combinar, que depois de um tempo andando, suor misturado com perfume não combina! Mas desodorante é sempre bem-vindo! SEMPRE! (risos).
9- Não use camisetas com logos, imagens ou frases ofensivas.
As vezes não nos damos conta que imagens, mas gestos ou comportamentos diferentes podem ofender. Então, prefira o básico, para nem correr o risco.
10- Experimente e viaje mais, mas sem perder o bom senso!
Leia também >> 11 Sinais para saber se você é o passageiro chato do vôo!
Ser um viajante melhor é mais fácil que você imagina, basta querer dar esse passo.
Esqueci de alguma dica? Manda pra gente na caixa de comentários…
Chip de celular!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Respostas de 2
Achei ótima a dica de não usar perfume forte. Tb acho que não se deve usar perfume forte quando vai fazer uma longa viagem de avião. Ninguém merece ficar 12 horas sentido o perfume de alguém.
Não é Cris… eu também não suporto cheiro forte de perfume ou suor (risos).
bjo