Viajar é uma delícia, mas como ainda não inventaram o teletransporte para nos levar rapidinho para destino distantes, o jeito é aprender alguns exercícios para viagem de avião, para assim a viagem ser mais prazerosa e evitar dores depois do vôo. Para isso, separamos 8 alongamentos para fazer durante o vôo que evita dores e lesões após o desembarque.
Essa sequência de apenas 8 exercícios é bem simples e prática. Sendo assim, você consegue ter vida de viajante muito mais saudável e feliz! Eu sempre faço e recomendo.
Para elaborar esses exercícios para viagens de avião, contei com a ajuda do meu fisioterapeuta e osteopata favorito, o Dr. Sameron Vassiliades. Então, venha com a gente!
Dicas para planejar uma viagem a Europa
Seguro de Viagem é mesmo importante? Entenda os detalhes
Porquê temos dores depois das viagens longas
Quando ficamos sentando na poltrona do avião, os músculos do quadril, da coxa e das costas, ficam contraídos, sendo assim, pode provocar dores musculares nos dias subsequentes a viagem.
O fato de ficar sentado por muito tempo, também prejudica a circulação do sangue que nutre os músculos, portanto, causando ainda mais dor. Em casos mais graves, essa lesão pode até gerar trombose.
Segundo o osteopata Sameron Vassiliades: “Uma forma de manter a circulação, é realizar movimentos (encolher e esticar as pernas, bombear os pés e caminhar no corredor), usar as meias de compressão, será importante para evitar edemas e câimbras nas pernas, e fazer exercícios de alongamento antes e durante o vôo para aliviar ainda mais as tensões musculares e manter o bom fluxo sanguíneo”.
Exercícios para viagem de avião
Antes do vôo
Viajantes que tem vida ativa no dia-a-dia, certamente viaja melhor em todos os sentidos! Então, se você tem preguiça de fazer ginástica ou atividades físicas, minha dica é repensar essa estratégia, pois isso pode te ajudar a viajar mais e melhor ao longo da vida.
Agora vamos aos alongamentos para o antes e durante sua viagem. Confesso, que as vezes, tenho vergonha de ficar me esticando no meio do portão de embarque, mas tento ser discreta e mando bala! Afinal de contas, o corpo é meu e não devo nada a ninguém.
Modo de fazer:
- Faça cada um dos exercícios por um período de 20 a 30 segundos,
- Repita 3x cada um dos exercícios,
- Não dê “tranquinhos ou balanços” ao se alongar,
- Fique atento(a) a postura, murche a barriga e olhe para frente, ou seja, exatamente o oposto da modelito da foto, eu mesma (risos)!
- Não force nenhum movimento, afinal de contas cada um tem sua flexibilidade. Caso tenho algum problema de saúde, consulte um profissional qualificado antes de fazer qualquer alongamento abaixo.
Exercícios antes do vôo
Musculatura posterior a coxa – Eleve um dos joelhos em direção ao peito. Repita com o outro joelho.
Musculatura anterior a coxa – Eleve um dos pés em direção ao glúteo. Repita com a outra perna.
Musculatura da panturrilha – Dobre um pouco o joelho direito e não deixe o calcanhar esquerdo sair do chão. Além disso, se tiver uma parede para colocar as mãos, ainda melhor. Repita com a outra perna.
Musculatura lateral do troco – Eleve o braço esquerdo e o incline para a direita suavemente. Repita com o outro braço.
Os melhores carnavais do mundo
Os melhores parques de diversão na Europa!
DURANTE o vôo
Durante o vôo também é importante a gente se movimentar um pouquinho para assim, evitar trombose e dores musculares após a viagem.
Levantar a cada duas horas é uma ótima forma de manter a circulação, mas se puder fazer esses exercícios para viagem de avião, garanto que vai ajudar ainda mais. E olha que nem precisa se levantar da poltrona.
Modo de fazer:
- Faça cada um dos exercícios por um período de 20 a 30 segundos,
- Repita 3x cada um dos exercícios,
- Não dê “tranquinhos ou balanços” ao se alongar,
- Fique atento(a) a postura, murche a barriga e olhe para frente, isto é, diferente do que fiz em alguma fotos abaixo (ops!),
- Não force nenhum movimento, pois cada um tem sua flexibilidade. Caso tenho algum problema de saúde, consulte um profissional qualificado antes de fazer qualquer alongamento abaixo.
Exercícios durante o vôo
Região cervical – Puxe a cabeça com um dos braços até sentir uma leve pressão. Repita do outro lado.
Panturrilha – Levante o peito dos pés e sinta a panturrilha esticar levemente. Você pode alternar esse movimento com o próximo por um período de 5 segundos cada, mínimo 6x. Por favor, perceba que exagerei um pouquinho no levantamento da perna, então use somente seu espaço da sua poltrona, pois não tem problema que consiga levantar somente um pouquinho a perna.
Tíbia – “Abaixe” o peito dos pés e sinta a tíbia esticar levemente. Você pode alternar esse movimento com o anterior por um período de 5 segundos cada, mínimo 6x. Nesse exercício também exagerei um pouquinho no levantamento da perna, então use somente seu espaço da sua poltrona, pois não tem problema que consiga levantar somente um pouquinho a perna
Musculatura dos glúteos – Dobre uma perna sobre a outra e sinta a musculatura do glúteo esticar e relaxar. Repita com a outra perna.
Conclusão
Há muitos outros exercícios e alongamentos que você pode fazer antes e durante sua viagem, sendo assim, esses são apenas alguns exemplos. Nosso objetivo é fazer você se mexer um pouquinho para viajar mais e melhor!
Obrigada pela companhia! Aceito pitacos nos comentários.
Continue lendo aqui no Viajoteca:
Como usar o Uber (alternativa a taxis)
11 Sinais de um passageiro chato!
Países para viajar somente com RG (sem passaporte)
Respostas de 20
Que post incrível! Exatamente o que a gente precisa, e as vezes só lembra quando o estrago tá feito, rs. Vai ficar salvo nos meus favoritos!
OI Fabiane,
Que bom que gostou do post … espero que ajude nas próximas viagens 🙂
Beijos
Excelentes dicas para as longas viagens de avião que temos que fazer para conhecer lugares distantes.
Que bom que gostou das dicas, Christian… agora mãos a obra para colocá-las em prática 😉
Abs
Ótimas dicas Mirella, nunca havia pensado em fazer alongamento antes de entrar no avião. Agora, algo que testei na minha última viagem e deu super certo, foi usar meia elástica. Da próxima vez vou aliar os dois. Bjs
Oi Zudi,
Isso mesmo, teste os dois.
Eu aprendi que precisamos colocar a meia elástica, mas só depois de ficar um tempo com o pé para cima, para ajudar na circulação. Uma enfermeira que me ensinou. Então coloco a meia em casa, e faço os exercícios no aeroporto, dá super certo.
Abs
Adoramos as dicas, Mirella, é certo que sempre estaremos suscetíveis a câimbras ou até mesmo coisas mais graves, então é bom alongarmos antes, durante e depois do voo. Parabéns pelo post!
Oi Francisco,
Que legal que gostou … sempre dar uma ajudinha para o corpo, né?
Abs
Sempre faço exercícios durante o voo mas nunca tinha imaginado que é também importante fazer exercícios antes do voo.
Vamos ver lembro de fazer antes dos próximos embarques.
Abraços,
Oi Fran,
POis é … você ativa os músculos e como tem mais espaço, dá para fazer mais coisas.
Eu sempre lembro de fazer antes, mas costumo esquecer durante o vôo, vai entender!
bjs
Ótimas dicas, Mirella! Já vou deixar tudo anotadinho pra minha próxima viagem longa. Sofro demais!
Oi Alessandra,
Espero que ajude 🙂
Depois me conta.
bjos
Um dos posts mais úteis que eu li essa semana! Adorei e vou me exercitar essa semana mesmo (mas pra uma viagem de ônibus longa 😉 ).
Oi Camila,
Opa! Que legal que gostou do post e já vai colocá-lo em prática 😉
Boa viagem e depois me conta se ajudou.
bjos
Ótimas dicas, Mirella! Eu melhorei muito o meu pós-viagem, depois que comecei a me movimentar mais dentro do avião. Já compartilhei com meu marido esse post, por que o danado é chatinho e nunca quer se levantar e caminhar!!! às vezes lendo o que outros escrevem serve mais de incentivo. Por que, cada de ferreiro, espeto de pau, né?!! ehehehe Beijos
Oi Márcia,
Eu também tento sempre me policiar para os exercícios, eu sempre faço antes de embarcar, mas durante a viagem eu tenho uma tedência a esquecer e depois eu sofro (risos).
Compartilha com o maridão e diga que nós mulheres sabemos de tudo 😉
Beijos
Post bem criativo e útil para aquelas viagens LONGASSSSSSS 🙂 Vou experimentar na próxima!
Oi Rui,
Acho que serve para qualquer viagem, mas as longas não pode deixar de fazer.
Experimenta sim e depois me diz se foi benéfico 🙂
Abs
Nossa que belas dicas hein. Realmente super importante fazer isso para evitar que os voos longos acabem com a gente. Gostei demais do post, vou seguir na próxima viagem.
OI Matheus,
Se anima mesmo, porque é importante … e esses que passei são bem básicos, né? 🙂
Bjão