Burg Frankenstein capa

As ruínas do Castelo Frankenstein, na Alemanha

A Alemanha conta com mais de 25 mil castelos espalhados por todo país, uma enormidade! Caso você esteja procurando opções para conhecer a partir de Frankfurt, não deve deixar de colocar na sua lista de visitas o Castelo Frankenstein. Sim, como é de imaginar, o nome do castelo tem muito a ver com o livro escrito por Mary Shelley, conhecido como “Frankenstein” ou “O moderno Prometeu“.

Possivelmente, sua aparência imponente e localização incrível, fizeram com que o Burg Frankenstein impactasse a escritora de tal maneira, que teria usado o lugar no seu famoso romance. Do mesmo modo que, claro, tem encantado (e atemorizado) gerações.

Já devo adiantar que você não deve criar expectativas de que vai se encontrar um castelo, no sentido real da palavra. Isto porque o Castelo Frankenstein está em ruínas. Entretanto, é importante ressaltar que elas estão muito bem preservadas, e mesmo assim o lugar ainda é muito impactante. Realmente o passeio vale a pena! Não só pela estrutura, mas também pelas vistas incríveis de toda região ao seu redor e, principalmente, do alto de suas torres.

Burg Frankenstein
Entrada do Castelo Frankenstein

Leia também:


Se você está procurando um passeio de bate e volta a partir de Frankfurt para conhecer um castelo e ter uma vista panorâmica incrível, então você deveria seriamente considerar o Castelo Frankenstein. Principalmente num dia ensolarado e limpo. Sério, a vista que se tem do alto das torres que estão em pé do castelo são daquelas de impressionar!

Ainda que as ruínas do Burg Frankenstein estão a cerca de 45 quilômetros ao sul de Frankfurt, e a somente 13 quilômetros do centro de Darmstadt, ele fica numa região fácil de chegar. Além disso, este passeio pode ser facilmente casado com uma ida para Heidelberg, para Darmstadt, por exemplo, ou ainda qualquer destino que leva em direção ao sul de Frankfurt.

Burg Frankenstein interior alto
Ruínas do Castelo Frankenstein

Entretanto, o passeio deve ser feito de carro. Já que chegar de transporte público no castelo não é das tarefas mais fáceis e rápidas, fica bastante contraindicado para quem não tem tempo a perder. Até mesmo porque o passeio pelo Burg Frankenstein é rápido. Assim sendo, logo você pode continuar viagem e aproveitar para ver outro lugar de seu interesse neste mesmo dia.

Então saiba que esta é uma visita rápida, somente para as ruínas e isto não deve levar mais de 1 hora. Por isto, indico fortemente que você alugue um carro e faça um passeio bem mais tranquilo. Desta forma, você vai aproveitar bem mais!



O livro Frankenstein e a inspiração vinda do castelo

É difícil separar o nome do Burg Frankenstein do personagem criado por Mary Shelley. Inegavelmente, ele imediatamente conecta ao livro e as numerosas adaptações filmadas sobre a história de uma criatura criada em laboratório. Certamente, é raro encontrar alguém que não tenha lido o livro, ou, ao menos, visto um filme ou desenho a respeito da história. O best-seller mundial “Frankenstein” é considerada a primeira obra de ficção científica da história e foi publicado pela primeira vez em 1818.

Então, para quem não sabe ou não lembra, o livro conta a história do jovem Viktor Frankenstein. Ele era um estudante de ciências naturais na Universidade de Ingolstadt, na Alemanha, e criou uma criatura num laboratório durante seu período de estudos.

Apesar de não existem provas concretas que liguem o Castelo Frankenstein à autora, realmente Shelley esteve na Alemanha em 1814. Inclusive, ela fez um cruzeiro pelo Rio Reno com seu futuro marido e sua meia-irmã. Além disto, ela escreveu no seu diário que esteve em Gernsheim, que fica a apenas 20 quilômetros de distância do castelo.

Burg Frankenstein interior

>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

Outras versões para inspiração de Mary Shelley

Entretanto, outra versão para a inspiração da autora seria a história contada que Mary Shelley ficou hospedada em uma pousada na cidade de Darmstadt-Eberstadt, que fica bem perto do Burg Frankenstein. Conforme alguns estudiosos, provavelmente ela ouviu falar da história de Johann Konrad Dippel ali, que é ligada ao Castelo Frankenstein. Dippel foi o filho de um pastor e que viveu entre 1673-1734 e conta a lenda que ele teria criado um ser a partir de partes de outros corpos.

Ainda falam que a inspiração do nome Frankenstein viria de um conhecido de Mary Shelley, que tinha este sobrenome e que é o nome de uma antiga cidade na Polônia, local de origem da família Frankenstein.

Sobre o Castelo Frankenstein…

O famoso Castelo Frankenstein fica no alto da montanha Langenberg, cercado de floresta, a cerca de 370 metros de altura, no distrito de Mühltal. Com mais de 800 anos de história, ele é um dos vários castelos que ficam na região de Odenwald. Por esta região passa a Hessische Bergstrasse (a estrada pelas montanhas de Hessen) e ainda conta com vista para planície do Reno. De fato, uma região bem bonita!

Acredita-se que o castelo foi construído no século IX e seguramente ele foi bastante expandido no século XIII, quando foi citado pela primeira vez. O lugar era a antiga sede dos Senhores de Frankenstein e principalmente servia para proteger as rotas comerciais que passavam através do vale.

Até o século XVI, o Burg Frankenstein serviu muito bem à família, que prosperava, e sempre foi ampliado ao longo de todo este tempo. Até que em 1670 a família decidiu comprar uma nova propriedade na região de Franken (Ullstadt), ainda na Alemanha. A partir disto o castelo entrou em declínio. Como resultado, o castelo começou a deteriorar lentamente e passou a ser saqueado, com paredes sendo derrubadas para usar suas pedras, telhados e tijolos nas casas das vilas ao redor.

Em meados do século XIX, o Grão-Duque Ludwig III tentou revitalizar o Castelo Frankenstein, mas a reforma feita por ele foi feita de forma incorreta e sem respeitar a planta original.

Castelo Frankenstein


Leia também:


O que visitar no Burg Frankenstein

Ao chegar no castelo e passar o arco de entrada do portão, você verá na sua direita toda a estrutura do Burg Frankenstein. Já olhando para a esquerda, você verá a entrada para o restaurante que funciona no lugar, e um quiosque, que vende lanches e bebidas em geral. Bem na sua frente estará a capela, onde acontecem inúmeros casamentos durante o ano.

Você pode circular livremente pelos pátios e entrar nas estruturas, mas não existe nenhum ambiente fechado, como uma sala ou algo parecido. Entretanto, a torre do castelo está bem preservada e pode ser escalada. Com alguns lances de escada você chega do alto dela e vai ser recompensado com uma vista maravilhosa da planície Rhein-Main (Reno e Meno, em português) até o Palatinado. Num dia lindo de sol dá para avistar Darmstadt e ao fundo Frankfurt, com seus prédios altos, até as montanhas do Taunus.

Todo complexo do Castelo Frankenstein é bem cuidado e limpo, e como já dito, possui estacionamento, restaurante e quiosque, além de banheiros. Mesmo que seja apenas uma ruína, o complexo do castelo Frankenstein ainda mostra o quão impressionante o lugar era e é um destino bastante visitado por turistas e muito popular entre os praticantes de caminhadas.

Castelo Frankenstein vista torre

Dica interessante!

Caso você tenha uma bússola com você, observe que a agulha da bússola não aponta mais para o norte e parece estar enlouquecida. Isto acontece porque as pedras magnéticas perto do castelo Frankenstein são especiais e causam este efeito.


Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Trilhas e caminhadas

Aqueles que gostam de fazer caminhadas, podem preparar os tênis e equipamentos! Existem várias trilhas podem ser feitas a partir e passando pelo castelo. A região é toda de floresta, com árvores enormes e belíssimas. Além disto, as trilhas são bem demarcadas e seguras. Facilmente você encontra pessoas passeando nelas, principalmente na primavera, outono e verão. Entre as trilhas, estão algumas circulares e uma trilha de aventura na floresta ao redor das ruínas do castelo.

Inclusive uma delas é bem sinalizada num mapa logo na estrada de acesso ao castelo. Ela é curta e leve, com cerca de 3 quilômetros pela floresta ao redor do Burg Frankenstein. Em princípio, ela é bem indicada para quem quer conhecer os arredores do Castelo. A duração desta trilha é de 2 a 3 horas e uma grande atração para crianças, já que ao longo dela passa-se por jardim olfativo, fonte da juventude, relógio de árvore, túnel de folhas, esculturas de animais que podem ser escaladas, e até uma lagoa com playground. Aliás, leve seu lanche, já que tem uma área bacana para fazer piquenique.

Quem quiser seguir à pé até o castelo, pode contar com trilhas que partem de cidades próximas como Seeheim, Malchen, Mühltal ou ainda de Darmstadt-Eberstadt.

Trilha floresta Alemanha

Eventos e festas no Castelo Frankenstein

O castelo é cenário de vários eventos durante o ano. Deste modo, muitos casais optam por fazer seu casamento na capela do Burg Frankenstein que tem mais de 750 anos e já realizar a festa no restaurante. O lugar ainda é espaço para festas de empresas, aniversários, fora as festas públicas que acontecem no castelo e no restaurante. Além disto, o restaurante é conhecido por oferecer comida de qualidade e sua festa de réveillon é bem disputada.

Restaurante panorâmico

Conforme dá para ver na foto abaixo, o restaurante panorâmico tem uma vista linda e um terraço incrível, e ainda uma excelente comida. Sem dúvida, daqueles lugares românticos e com comida requintada, onde você precisa fazer reserva para conseguir uma mesa.

Restaurante ruínas Alemanha
Fonte: site do restaurante Burg Frankenstein

Halloween no Castelo de Frankenstein

Devido sua conexão com o romance de terror, anualmente o castelo oferece uma concorrida festa de Halloween. Aliás, esta é a maior festa de Halloween da Alemanha e acontece desde 1977.

A festa acontece em três finais de semana consecutivos em outubro/novembro nas dependências do castelo. O castelo é todo decorado à caráter e se transforma num lugar de horror. Muitos atores estão fantasiados e escondidos, assustando os visitantes com efeitos especiais. Enquanto fantasmas, vampiros, carrascos, zumbis e lobisomens vagam e fazem os visitantes tremerem, a festa rola solta.

A procura pela festa é tão grande que as estradas de acesso ao castelo são fechadas nos fins de semana da festa e só se chega lá de ônibus. A festa durante à noite é somente para adultos, mas aos domingos à tarde são realizadas festas para crianças. Claro, bem menos assustadoras.

Mais informações: https://www.frankenstein-halloween.de/

Informações Práticas

Endereço

Burg Frankenstein, 64367 Mühltal. Site

Estacionamento

Você pode estacionar bem próximo ao Castelo Frankenstein, e o bom é que o estacionamento é gratuito.

Bilheteria

Você também não paga para entrar no Castelo Frankenstein, mas existe uma maquininha na entrada do portão de acesso às ruínas que pede a colaboração espontânea de €1 por pessoa. O valor é para ajudar na manutenção do lugar.

Ruínas Alemanha pagamento

Horário de funcionamento

Ruínas do castelo

As ruínas abrem diariamente entre o nascer e o pôr do sol, sendo que no verão ficam no máximo até às 22:00 abertas.

Restaurante

O restaurante abre de quarta a sexta-feira, entre 17:00 e 22:00.

Já no sábado e no domingo ele abre das 12:00 às 22:00.

A cozinha está aberta até 21:00.

Quiosque do castelo

O quiosque abre de abril a outubro, mas somente sábado, domingo, segunda e terça-feira, das 10:00 às 17:00.

Castelo Frankenstein

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

Hotel perto do Castelo Frankenstein

Agora, se tem uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Caso você queira ficar hospedado próximo ao Burg Frankenstein, veja algumas destas opções que ficam bem próximas:

  • Best Western Plus Plaza Hotel Darmstadt: no centro da cidade de Darmstadt e fica bem próximo da estação de trem. Aliás, este hotel oferece serviço de shuttle até o castelo.
  • Lufthansa Seeheim: este hotel 4 estrelas da companhia aérea fica numa região bem tranquila. Não apenas fica no meio da floresta, bem como tem uma vista linda da cidade de Seeheim-Jugenheim. A partir deste hotel, você pode seguir uma trilha que leva até as ruínas de outro castelo, o Burg Tannenberg.
  • Hotel Malchen: uma opção mais próxima do castelo Frankenstein é este hotel simples, mas com boas resenhas, na cidade de Seeheim-Jugenheim.
  • Hotel Stadt Heidelberg: hotel 3 estrelas no bairro de Eberstadt, em Darmstadt, distante 6 quilômetros do castelo.

Carro alugado pela Alemanha

Como eu já mencionei diversas vezes, eu acho que alugar um carro para fazer sua viagem pela Alemanha, te dá chances de aproveitar bem mais. Além disto, a flexibilidade do carro te dá possibilidade de conhecer detalhes que não são vistos por aqueles que usam trem, por exemplo. Com um carro, você chega a lugares como o Burg Frankenstein, por exemplo, que é pouco acessível de outra forma. Fora a possibilidade de visitar outlets, cidades em passeios de bate e volta, etc. Certamente, a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro!

Então, a minha dica é usar o site RentCars, como eu sempre faço quando alugo carros nas minhas viagens. Na realidade, este site é um buscador que compara preços das locadoras e dá o melhor custo-benefício de todas elas. Normalmente sai bem mais barato do que no balcão e você não corre riscos de ficar sem carro, ou pagar muito mais na alugando na hora. Fora o tempo perdido para pesquisar…

Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

+ Como é alugar carro pela RentCars!

Ingressos Antecipados para as atrações

A entrada no Castelo Frankenstein é gratuita (ou sugerida a doação de €1), mas existem muitas outras atrações na Alemanha que necessitam de entrada e por certo, muitas vezes se esgotam rápido. Uma dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência, já antes de iniciar a viagem. Em resumo, não corra o risco de viajar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!

Fora que outra grande vantagem ao comprar antecipadamente você não pega filas e praticamente entra direto nas atrações, muitas vezes até com hora marcada.

Sem dúvida, um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Aliás, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. Fora que é muito fácil e rápido efetuar a compra online, além de você encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

+ Get Your Guide é confiável? 

Gostou do Castelo Frankenstein?

Eu indico este passeio para quem tem um pouco mais de tempo na cidade de Frankfurt. Como também indico para quem está saindo da cidade ou do aeroporto de Frankfurt em direção ao sul, uma vez que ele fica no caminho para Heidelberg, Stuttgart, Floresta Negra, Bodensee, entre outras cidades, assim como outros lugares lindos da Alemanha.

Então, se for possível, não deixe de encaixar uma visita ao Castelo Frankenstein, que é uma paradinha rápida e, certamente, vai ser inesquecível!

Ruínas Alemanha


Já que você chegou até aqui, então leia mais sobre a Alemanha:


FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.