Você já visitou alguma das cidades românticas na Toscana, na Itália? Quando se trata de destinos românticos, não há dúvida que a Toscana é o lugar certo para uma viagem inesquecível! Realmente, ela é uma das regiões mais românticas da Itália e do mundo, com muitos lugares belíssimos! É o cenário perfeito para o amor <3 . São várias cidades encantadoras, com seus montes, esconderijos e locais isolados, super cativantes – te esperando para serem desbravados.
A Toscana é o lugar perfeito para os enamorados e quem sabe um lugar único para se apaixonar. Mas se você estiver sozinha (o) não se desespere, você aproveitará muito também. Inclusive, na minha primeira ida à Toscana eu fui sozinha, bem no estilo mochileira. De fato, foi muito bom! Há muitas rotas e itinerários sugestivos na Toscana. Por todo canto você vai ver paisagens maravilhosas, castelos deslumbrantes, além de encantadoras ruelas medievais. Sem dúvida, as cidades respiram arte e até mesmo a região conta com um litoral espetacular. Um lugar para evocar emoções fortes em qualquer visitante.
Então, na sua próxima viagem à Itália, além de visitar Roma, Cinque Terre, Veneza conheça a Toscana. Você vai se surpreender com a beleza natural da região: colinas, vales luxuriantes e campos cheios de papoulas e girassóis gigantes. Além disso, você vai ver cidades no alto das colinas, ótima comida, assim como bons vinhos. Quer mais? Claro que tem! Por fim, você vai encontrar história medieval e imponentes obras de arte.
>> Procure e reserve seu hotel na Itália
Cidades românticas na Toscana
Descubra a Toscana:
Florença
Ahhh Florença… de todas as cidades românticas na Toscana, esta é a mais famosa. Também é a minha cidade preferida na Itália. Certamente, Florença é o melhor ponto de partida para uma visita à Toscana. Mas não se iluda pensando que vai ser uma visita rápida. Você poderá levar vários dias para realmente explorá-la, e nem vai ser por inteiro. O que é ótimo, pois com certeza você vai querer voltar. Aposto com você!
+ O QUE FAZER EM FLORENÇA: TODAS AS ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS E MAIS!
Durante a Idade Média, Florença foi o berço do movimento renascentista que se propagou em todo o resto da Europa. Muitos monumentos desta época sobrevivem até hoje, como a Fonte de Netuno na Piazza della Signoria, que remonta ao ano de 1500. Não esquecendo da sua arquitetura notável, espalhada por toda a cidade, que inclui a cúpula da Catedral de Florença (Basilica di Santa Maria del Fiore) – a maior cúpula de tijolos do mundo! Assim como, a Ponte Vecchio, uma ponte medieval, com lojas que se estendem ao longo do rio Arno.
Firenze, Florença, Florence…
Poucas cidades no mundo ostentam tal panorama inspirador com suas telhas de terracota. Além de todo esplendor arquitetônico Renascentista, a cidade tem torres e mais torres contra um cenário de colinas verdejantes. Toda a cidade é romântica, revelando surpresas inesperadas em cada esquina. Então, um passeio por suas ruas, já se torna super romântico. Fora que olhar a Ponte Vecchio e as luzes de Florença refletindo no rio Arno, são de morrer de encantamento. Mas a cidade ainda tem mais. Então, não deixe de apreciar as vistas espetaculares da Piazza Michelangelo, uma das mais belas e vastas vistas sobre Florença. Afinal, lá do alto você vai poder ver todos seus monumentos impressionantes, seus jardins…
>> Reserve seu hotel em Florença
Fique em Florença!
Se eu pudesse te dar uma sugestão só, seria: fique hospedado no centro histórico de Firenze. Isto porque, assim você terá a possibilidade de visitar a maioria dos inúmeros locais e tesouros de Florença. Enquanto que ao ficar no centro, você ainda desfruta de sua encantadora atmosfera.
Ao mesmo tempo, considerando a localização central de Florença, na Toscana, a cidade também é o ponto de partida ideal para fazer um monte de passeios de um dia. Então, dali você pode ir e voltar para alguns dos mais belos destinos da Toscana.
Leia também:
>> O QUE FAZER EM ASSIS, NA ITÁLIA: ROTEIRO DE 1 DIA
>> CINQUE TERRE NA ITÁLIA | 16 RAZÕES PARA VISITAR
>> PRIMEIRA VEZ EM ROMA – O QUE VISITAR EM ROMA
>> CIVITA DI BAGNOREGIO, UM DOS VILAREJOS MAIS ENCANTADORES DA ITÁLIA!
>> AS 11 MAIORES ATRAÇÕES DE CATÂNIA: UM PASSEIO PELA CIDADE SICILIANA
Arezzo
Esta belíssima cidade serviu de pano de fundo para cenas do filme A Vida é Bela. Então, quando você visita a cidade, você descobre o porquê: o centro histórico de Arezzo é lindo e intocado. Entretanto, a sua tranquilidade esconde um passado poderoso, que incluiu ser uma das 12 capitais etruscas! Posteriormente, na Idade Média, ela foi uma república independente e muito rica. Agora, a cidade é o lar de cerca de 100.000 habitantes. Além de ser um ponto de encontro para os amantes da arte e da cultura.
Não deixe de visitar a Igreja de Arezzo de San Francesco. Ela dispõe de uma grande coleção de afrescos do século 15. Além dela, o Museu Arqueológico exibe inúmeros achados antigos. Talvez não seja surpreendente que Petrarca, o “pai do humanismo”, nasceu na cidade em 1304.
>> Procure e reserve seu hotel em Arezzo
Cortona
É provavel, que Cortona tenha uma das mais belas colinas da Toscana. A vista é interminável e linda! Sem dúvida, você vai adorar e correrá o risco de não querer ir embora. Então, caminhe por suas encantadoras ruas durante o dia e termine com um jantar romântico em um dos muitos restaurantes da cidade. Tenho certeza que será inesquecível!
Depois que Frances Mayes escreveu o livro Sob o Sol da Toscana, Cortona acabou virando parada obrigatória no “mapa turístico” italiano. A cidade que tem cerca de 22.000 habitantes, passou a receber uma grande quantidade de turistas todos os dias. Mas a vista da cidade é belíssima, mesmo. Não esquecendo que a cidade tem muita coisa interessante para se ver/conhecer.
>> Procure e reserve seu hotel em Cortona
Lucca
Lucca é uma cidade medieval perfeita! Ela é única, com suas 16 muralhas espetaculares e baluartes ao redor da cidade velha! Com efeito, a caminhada ao longo de suas muralhas é encantadora e extremamente relaxante. Ainda, você pode também aproveitar o passeio de bicicleta. Fora que seu centro histórico é lindo, cheio de muitas igrejas, praças e torres. Lucca é também o lugar perfeito para ter um grande almoço toscano, com deliciosos produtos locais.
A arquitetura de Lucca é uma das mais requintadas na Toscana. Se você acha que Duomo de Florença é elaborada, espere até ver Duomo de Lucca ou a sua Igreja de San Michele in Foro. Eles parecem que foram criados a partir da crosta de gelo! Não perca a Piazza Anfiteatro, um anel de edifícios medievais no local de um antigo anfiteatro romano (alguns dos que ainda permanecem).
>> Procure e reserve seu hotel em Lucca
Mas a pequena cidade ainda tem mais para mostrar. A catedral de St Martin com suas colunas exclusivas é um exemplo gótico fantástico. Alternativamente, a Villa Garzoni com seu jardim bem conhecido, tem escadas dramáticas e numerosas vias. Além, de é claro, oferecer um refúgio tranquilo para qualquer casal ansioso para fugir da agitação momentaneamente.
Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais
Lucignano
Então, você já ouviu falar em Lucignano? Ela é uma pequena vila no topo de uma colina com vista para a área de Val di Chiana. Fica entre Siena e Arezzo. É um dos mais extraordinários exemplos de urbanismo medieval com suas estradas elípticas que continuam até hoje intactas.
O lugar é belíssimo e pode ser perfeito para uma escapada romântica. Além disso, também preserva um grande tesouro chamado a Árvore da Vida. Aliás, também conhecida como a Árvore do Amor e da Árvore de Ouro. Realmente, a árvore é uma obra-prima de jóias decorada com corais e cristais, um relicário realizado entre os séculos 14 e 15. Atualmente, esta árvore incrível sela promessas de amor dos casais apaixonados.
>> Procure e reserve seu hotel em Lucignano
Montalcino
Menor do que Montepulciano, Montalcino também é menos turística, apesar de sua reivindicação à fama. Afinal, é ali que se produz o Brunello di Montalcino, muitas vezes considerado o melhor vinho da Itália. Então, os amantes do vinho não podem deixar de conhecer a cidade de 5 mil habitantes e seus arredores. Além do vinho, ela tem muito charme e não está de graça nesta lista das cidades românticas na Toscana.
Assim como você não deve deixar de se perder pelas suas ruelas, você não deve deixar de conhecer o Museo Civico e Diocesano de Arte Sacra. O museu conta com um acervo de muita riqueza de medieval, além de obras renascentistas top de linha. Fora estes, também tem um majestoso castelo do século 14 dando mais charme à cidade.
>> Procure e reserve seu hotel em Montalcino
Montepulciano
Você é um amante do vinho? Então, adicione Montepulciano na sua lista. A fama vem do Vino Nobile di Montepulciano, um vinho que tem sido consumido desde a Idade Média e é considerado um dos melhores da Itália. Você pode passar uma tarde inteira vagando pelas ruas medievais da pequena cidade. Mas também deve aproveitar os vinhos, as carnes e os queijos da região. Caso você acabar passando o tempo todo em uma loja de vinhos, não se preocupe! Certamente, você estará em boa companhia.
Depois que Henry James deixou Montepulciano, ele disse que se esforçou para lembrar os detalhes da cidade. Afinal, porque, segundo ele, ele passou todo o seu tempo bebendo! Mas, além dos vinhos, Montepulciano é cercada por fortificações medievais, é completamente livre de veículos e abrange uma colina de 665 metros. Sem dúvida, Montepulciano é a representação perfeita da Toscana.
>> Procure e reserve seu hotel em Montepulciano
Pienza
Localizada na linda Val d’Orcia, Pienza é uma joia. Inclusive, ela foi nomeada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996. O Papa Pio II nasceu aqui, e depois de se tornar papa, em 1458, ele reconstruiu a cidade com um ideal renascentista. Então, a cidade apresenta uma arquitetura impressionante e casas típicas da Toscana com seu layout harmonioso. Apenas 2.500 pessoas vivem lá hoje, dando-lhe um pouco mais de um ar melancólico, esquecido.
Dê um passeio em torno das muralhas da cidade e se encante com o Monte Amiata. Vá para o leste da cidade e você vai descobrir uma série de pistas que leva você de volta para o centro. A coisa mais delicada são seus nomes: rastrear Via dell’Amore (rua do Amor) e Via del Bacio (rua do Beijo) para te fazer se apaixonar ainda mais.
>> Procure e reserve seu hotel em Pienza
Pisa
Famosa por sua torre inclinada, Pisa não recebe a devida atenção. Sem dúvida, ela é muito mais que somente uma torre inclinada. Olhando a cidade do alto da torre, os tons de laranja e vermelho de Pisa só vão aumentar a sua vontade de desbravar suas ruas. O Batistério de São João, depois da Torre, é o monumento mais famoso, um marco da cidade, misturando arquitetura românica e gótica em um prédio ao mesmo tempo grande e continha esférica. Ainda a Praça de Cavaleiro e o Orto Botanico di Pisa não devem ser desperdiçados. Não por menos ela é uma das cidades românticas na Toscana citadas aqui.
Sua renomada e famosa Torre Inclinada é um Patrimônio Mundial da UNESCO, junto com o Duomo, o Batistério, e o Cemitério monumental. Aliás, a Praça dos Milagres é um complexo único de arte e beleza em um dos mais belos gramados do mundo!
+ O QUE FAZER EM PISA, ITÁLIA: MUITO MAIS QUE SUA FAMOSA TORRE
>> Procure e reserve seu hotel em Pisa
Depois de conhecer a Torre de Pisa, dê um passeio ao longo do rio Arno para ter uma vista agradável. Ainda atravesse a Ponte di Mezzo e ande pela encantadora Borgo Stretto. Assim como, suba a Cittadella para ter um grande panorama, ou visitar o museu dedicado aos antigos navios romanos descobertos na área.
Pitigliano
Pitigliano é uma daquelas cidades que faz você se perguntar: “o que as pessoas estavam pensando quando a construíram?”. A cidade foi construída num penhasco. Louco, mas muito lindo. Minúscula e tranquila, a cidade não possui apenas vistas espetaculares. Graças aos seus laços com a comunidade judaica, ela também é chamado de “Pequena Jerusalém”.
Os judeus começaram a se mudar de Roma no século 13, e em 1860, um terço dos habitantes da cidade eram judeus. Tragicamente, durante a II Guerra Mundial, a maioria dos moradores judeus fugiram para esconderijos mais seguros. Deste modo, hoje quase não existem mais habitantes judeus. Mas o antigo bairro judaico, a Sinagoga e o Museu Judaico permanecem e podem ser vistos.
>> Procure e reserve seu hotel em Pitigliano
San Gimignano
Depos de Florença, San Gimignano é a minha cidade preferida da Toscana. A bela cidade medieval fica no vale Elsa e é famosa pelas suas 14 torres (eram 72!!) extraordinárias, além da sua arquitetura e configuração. San Gimignano é uma visita obrigatória na Toscana e não apenas pelas suas torres! Anote aí: o melhor sorvete que já provei foi lá.
A cidade tem uma população de apenas 7.000 habitantes, e recebe três milhões de visitantes a cada ano. Ou seja, são cerca de 430 turistas por dia. O efeito de tantas pessoas na pequena San Gimignano, cujo centro histórico pode ser atravessado a pé em menos de 15 minutos, significa que a cidade está lotada durante todo o ano. O que muitas vezes é bem desconfortável. Mas não se preocupe, o charme da cidade não vai se perder e realmente ela é uma das cidades mais românticas na Toscana.
>> Procure e reserve seu hotel em San Gimignano
Siena
Embora seja menos famosa do que alguns de seus vizinhos, Siena é rica em arquitetura e cultura. Fora que é conhecida por sua estética marcante. Outro Patrimônio Mundial, a magnífica Duomo de Siena, e a maravilhosa Piazza del Campo continuam sendo o ponto de encontro para moradores e turistas ávidos para aproveitar o declive de tijolos vermelhos. Além destes, a Fonte da Alegria e o Palazzo Pubblico estão entre os pontos turísticos imperdíveis na Toscana e na Itália também.
No alto de uma colina e rodeada por uma bela paisagem rural, Siena é uma das mais belas cidades de arte do mundo! É difícil não se apaixonar por Siena. Esta cidade bem medieval tem muito a oferecer. Não é surpreendente que mais e mais pessoas estão escolhendo-a como base de sua viagem à Toscana. De certa forma, isso é apropriado. Nos séculos 13 a 15 séculos, Siena foi a principal rival de Florença. Isso explica a torre medieval de 320 metros de altura, construída no Palazzo Pubblico, a Câmara Municipal de Siena. Ela é apenas 12 metros mais alta que a torre do Palazzo Vecchio, em Florença.
>> Procure e reserve seu hotel em Siena
A maior parte da movimentação de Siena gira em torno de sua praça principal do século 13, Il Campo, que é diferente de qualquer outro espaço público na Itália. É também onde as corridas de cavalos Palio mundialmente famosas são realizadas duas vezes por ano. Não perca o Palazzo Pubblico e seus afrescos maravilhosos, ou o incrível Duomo, uma das belíssimas igrejas de cair o queixo da Itália.
Volterra
Graças à saga Crepúsculo, Volterra foi colocada no mapa do turismo. Ela é uma cidade medieval, com ruas sinuosas e vistas deslumbrantes das colinas. Entretanto, as raízes de Volterra datam do século 8 a.C. Grande parte da muralha construída no século 4 a.C. ainda estão de pé. Mas isso não é tudo. Siga para o lado antigo de Volterra. Lá você encontrará também os restos de um anfiteatro romano, assim como o famoso Museu Etrusco Guarnacci, que ostenta inúmeros achados etruscos da região. Por isto, ela não pode faltar na lista das cidades românticas na Toscana.
>> Procure e reserve seu hotel em Volterra
Qual das cidades românticas na Toscana é a sua preferida?
Você já esteve na Toscana? Então, conta pra gente ali nos comentários quais cidades te encantaram! Tem alguma outra cidade para sugerir? Vamos adorar saber suas impressões sobre as cidades românticas na Toscana!
Respostas de 46
valeu pelas dicas. Ainda muito uteis
Amei as dicas, muito obrigada por compartilhar.
Oi Maria.. Muito Obrigada! Ficamos felizes que gostou =)
Lugares lindos, parabéns.
Oi Maria.. as cidades da Toscana são realmente lindas =)
EU QUERIA PASSAR UM MÊS NA ITÁLIA EU GOSTARIA DE SABER E CONHECER O INTERIOR DE TUSCANA DEVE SER UMA MARAVILHA ESSE LUGAR , CONTA SOBRE A TUSCANA COMO E ESSE LUGAR GRATO.
Oi Jose.. Sim, a Toscana é linda. E estas cidades que eu listei no post são um ótimo início para você conhecer a região. =)
oi Martinha o meu sonho é conhecer as cidades do interior de Roma. peço à Deus q não me leve antes de eu poder realizar o meu sonho. adorei o resumo das 13 cidades
Oi Valquiria… na torcida para você realizar todos os seus sonhos =)
Olá Martinha Anderson!
Meu marido queria fazer essas 13 cidades do Dia 28 de janeiro de 2017 até o Dia 07 de Fevereiro de 2017.
Acho muito pouco tempo. Não gosto de ficar correndo de um lado para o outro.
Vou seguir teu conselho: San Gimignano,Siena, Cortona e Montelpuciano!
Qdo retornar te conto!
Obrigada pelas dicas.
Atenciosamente!
Ruth Muller Felix
Oi Martinha eu e Rita estamos indo desta vez para a Bélgica achei seu site e foi complementar para o roteiro que havíamos feito, muito bom é claro, como Rita quando acerta o roteiro da viagem já começa a pensar na próxima gostei do seu roteiro das 15 cidades na Alemanha e já optamos por ele também, tanks pelas dicas!!!#enjoy
Oi Xisto… Muito Obrigada pelas lindas palavras. Depois volta e conta como foi a viagem… =)
Boa tarde Martinha.
Tenho intensão de passar uns 10 dias na região da Toscana com base em Assisi. Preciso de uma orientação de 4 a 5 cidades para conhecer nestas redondezas. Já conheço Firenze e Pizza. Obrigado
perfeito, tudo o que eu queria para escrever a minha história, obrigado pela postagem.
Ola, esto indo para Florença em abril entre os 15 dias 4 será em Florença. Vc acha que é possivel visitar Montepulciano, Siena, San Gimignano, Pitigliano e Pisa?
Oi Martinha, amei seu post, estamos planejando uma viagem para a Toscana, e como são muitos lugares gostaria de saber quantos dias são necessários para fazer este tour completo de carro, e qual seria o melhor local para ficar como base.
E uma dúvida, as cidades estão em ordem de trajeto?
Oi Vitor. Obrigada!
Para passar por todas as cidades e fazer um tour completo, eu diria umas 3 semanas. Para aproveitar bem, pois eu acho que só passar perde todo o encanto.
Tem cidades que um dia basta, mas outras 3 – 4 dias é pouco.
Para usar de base Florença e (talvez) Sienna.
Não, as cidades estão por ordem alfabética mesmo 🙁
Qualquer outra dúvida, pode perguntar. Abraço!
Adoro Siena, minha preferida. Ainda quero assistir o Palio! Uma cidade interessante para nós brasileiros é Pistoia, tem o fogo etern, a bandeira do Brasil e as placas dos pracinhas mortos em guerra, os restos mortais foram transferidos para o Museu no Flamengo RJ, mas a Itália doou o terreno para o Brasil.
Ainda não conheço Pistoia. Também quero ir ver o Palio. Deve ser incrível. 🙂
Pretendo ir de carro de Siena a Roma. Saindo bem cedo, quero visitar Montalcino, Pienza e Montepulciano e chegar em Roma no começo da noite. Será que dá pra fazer ou fica corrido? Se for cortar uma dessas 3 cidades, qual tirar fora do roteiro?
Oi Georges.. Eu acho super corrido. Não acho que vale o esforço só para dar uma passada e não aproveitar a região. Qual tirar é muito pessoal. Vai das suas preferências. Eu tiraria Montalcino. 🙂
Bom dia, Eu e um <3 grande amigo <3 estamos planejando há tempos viajar pra Europa e um dos sonhos dele é conhecer a ITÁLIA, Achei muito interessante sua página e dicas sobre as 13 cidades românticas em TOSCANA… e sinceramente é o que estamos precisando … Torcendo muito pra que tudo seja um sonho nessa viagem e que a beleza dos lugares e a cia ajudem a renovar esse lindo amor que a gente sente um pelo outro… Obrigado pelas Dicas!!! que Deus abençoe
Maravilha; é apaixonante. Já fui várias vezes e pretendo ir outras mais. Parabéns !
Martinha, eu e meu marido já estivemos na Toscana mas foi muito corrido. Bom, pretendemos voltar este ano e quero muito visitar um lugar como da segunda foto de Montepulciano. Tomar um bom vinho admirando os campos da Toscana.
Sabe me dizer onde foi ? Dentro ou fora da cidade ? alguma referência por favor rs.. obrigada !
Oi Martinha!!! Estamos planejando a viagem à Itália para abril de 2016 (2ª lua-de-mel). Será nossa primeira vez na Itália e escolhemos conhecer a região da Toscana e Roma. Gostaria de uma ajuda no roteiro. Tirando o dia de ida e volta, teremos 10 dias por lá. Pensei em desembarcar em Roma e ir de trem direto para Florença. Assim, tendo Florença como base, irei de trem para as cidades da Toscana. Como não teremos muitos dias, pensei em visitar apenas 4, guardando dois dias para explorar Florença. depois voltamos de trem para Roma e ficamos mais dois dias lá. O que vc acha? Quais as 4 cidades que vc me indicaria visitar na Toscana?
Oi Dani. Que delícia! Vai ser tudo uma 2ª Lua de Mel na Toscana. 2 dias em Roma eu não acho suficiente, tem muitos lugares que merecem a visita. Dê uma olhadinha no post Primeira Vez em Roma. Talvez deixe 3 dias pra Roma, 2 – 3 dias para Florença e coloque apenas outras 2 ou máximo 3 cidades para visitar na Toscana. Quanto as cidades, o que você espera delas? Todas são lindas e com um charme especial. As minhas preferidas são : San Gimignano, Siena, Cortona e Montepulciano. Também amei Pisa, apesar de muitas pessoas não gostarem.
ola, nao conheço a italia e gostaria de fazer uma viagem de carro com esposo e baby de 1ano. Qual a melhor época para paisagens bonitas? Que roteiro e cidades base recomendaria?
Oi Fernanda… Obrigada pela visita.
Eu gosto muito da primavera e outono. O verão é muito quente e cheio.
Como não sou especialista na Toscana, vou te deixar uns links de outro blog.
Aqui tem um explicativo de cada estação para você ter uma base:
http://passeiosnatoscana.com/2014/12/26/qual-e-melhor-epoca-para-viajar-para-toscana/
O Blog Passeios na Toscana é ótimo, vai te ajudar bastante. Aqui tem uns roteiros:
http://passeiosnatoscana.com/2013/05/31/a-toscana-alguns-roteiros-parte-1/
Se estiver com alguma dúvida, pode perguntar.
Tenha uma boa semana!
Irei para a Toscana em Julho, ficarei 13 dias. Qual cidade vc sugere como base? Irei alugar um carro, e quero conhecer Chianti e Montalcino…Uma base é suficiente ou duas?? Abração
Oi Carlos. Eu gosto muito de Florença como base. Por ser a maior cidade da Toscana, e com muitas opções de lazer, restaurantes, …
Uma ou duas bases vai depender de você. Se você quer ficar fazendo bate-volta, ou se quer passar um tempo maior nas outras cidades. Curtindo tudo com calma. O que na Toscana, é ótimo!
De todos esses lugares o único q nao fui foi Pitigliano. Ainda sonho com os sorvetes de San Gimignano. Pra quem quer passar a lua de mel na toscana vale a pena ler esse post e ir pra Monteriggione tambem, pequenininho mas incrível
Oi Rosana. Obrigada pela visita. A Toscana é um encantamento. Tem muitas cidades que não deu tempo de ir, tenho que voltar urgente!
Opa, vou olhar!
Florença também é minha cidade preferida na Itália! Tão charmosa, não é?
Não conheço nenhuma das outras que você citou no post, mas depois dessas fotos definitivamente já entraram na minha listinha. Da pra entender porque os casais estão escolhendo a Toscana como destino para segunda lua de mel. Farei o mesmo 🙂
Oi Thaís.. É hora de programar uma viagem à Itália então. Aproveitar que ela ainda não é um destino “muito” caro. Eu também penso em fazer o mesmo, ano que vêm 5 anos de casada, desculpa para voltar à Toscana.
Sonho de consumo: lua de mel na Itália, com direito a muita pasta, vinho e amor! Dessas cidades mencionadas, a de Pitigliano foi a que mais chamou minha atenção, impressionante!
Oi Larissa, Obrigada pela visita.
Então…. nem fale.. se a Itália já é linda numa viagem “normal”, imagine na lua de mel…
Dê uma olhada nesses posts da Natália, ela casou em Florença e conta tudinho:
http://zigadazuca.com.br/category/dicas-de-viagens/casamento-na-italia/
Ahhh, Pitigliano é realmente linda!!
Martinha, babei aqui. Há algumas semanas estou lendo muito sobre a Toscana porque é um dos lugares que mais sonho conhecer e quero ir sem falta em 2015. Então, seu post foi como um presente pra mim. Tô quase comprando a passagem pra já, rsrsrs. Beijos
Fico feliz Re.. a Toscana é muito linda e merece ser visitada (muitas vezes!).. Torcendo para a sua viagem sair do papel e se realizar em 2015! Bisou