Trilhas e cachoeiras lindas é o que os visitantes de Bonito querem conhecer, e a Estância Mimosa é mais uma ótima opção para quem deseja ver de perto todas as belezas que a região oferece. Contudo, opções de passeios lindos para ver cachoeiras não faltam, mas o que difere a Estância Mimosa dos outros passeios é a possibilidade de experimentar a vida de uma fazenda, já que ali tudo é muito provinciano. Entretanto, apesar da singeleza, tudo pela fazenda e na sua sede é caprichado, o simples feito com amor e cuidado, e este é o grande diferencial deste passeio tão bacana.
Venha conhecer tudo que a Estância Mimosa Ecoturismo oferece e todas as belezas da trilha e as cachoeiras. Além de desfrutar de um dos mais deliciosos almoços da região. Claro, regado com o doce de leite mais gostoso do Brasil!
Já temos outros posts para te ajudar a entender como funciona o turismo em Bonito. Então, veja os links abaixo, afinal, eles dão várias dicas boas. 😉
- TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS
- DICAS DE BONITO MS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA PLANEJAR SUA VIAGEM
- O QUE FAZER EM BONITO – MS
Estância Mimosa em Bonito
Logo que se chega na Estância Mimosa, a sensação é de se estar mesmo numa fazenda real do interior do Mato Grosso do Sul. Tudo ali remete a vida do campo, já que a sede é cercada por uma atmosfera interiorana. Patos correm em grupos, galinhas passeiam à vontade, um grande lago logo ali ao lado refresca e enfeita. Sim, ela é uma fazenda típica e mantida assim, sem perder suas características originais.
Mas apesar de bucolismo, a Estância Mimosa Ecoturismo oferece um dos passeios mais bacanas e bonitos para conhecer cachoeiras e a fauna e flora da região. Eu gostei muito de fazer este passeio e indico para quem tem um pouco mais de tempo na região de Bonito, além de ser um passeio bem legal para viver a vida do campo, ver muitos bichos de perto, passear de barco e ainda se deliciar com um almoço campeiro feito no fogão a lenha.
Leia também sobre outros passeios em Bonito:
- FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA: UM DOS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE BONITO
- A IMPERDÍVEL TRILHA DE CACHOEIRAS BOCA DA ONÇA
- A TRILHA PARA CONHECER AS CACHOEIRAS SERRA DA BODOQUENA
Estância Mimosa Ecoturismo
Em contraste com outros receptivos, que construíram lindas sedes modernas, com piscinas e gramados arquitetonicamente planejados, a fazenda Estância Mimosa manteve sua rusticidade e fez disto um dos seus destaques. Sua sede continua sendo a casa de madeira original e extremamente típica da região. Com um gramado vasto a sua frente, o que não faltam por ali são animais livres dando o ar da graça.
De fato, outro destaque é o grande lago que fica ao lado da sede, onde, além de vários peixes, encontram-se alguns jacarés, que passam o dia entrando e saindo da água, ou ainda descansando a beleza na beira da lagoa.
O lugar é lindo, florido e cheio de capricho, e tanto cuidado se espelha em toda sua extensão. Na realidade, 80% de sua área é de florestas naturais e morros típicos da Serra da Bodoquena. No entanto, 65% da área total da fazenda Estância Mimosa foi transformada em área de preservação permanente, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A RPPN Estância Mimosa foi criada oficialmente em fevereiro de 2013 e desde lá tem o compromisso de preservar o ambiente, isto é, os passeios oferecidos por eles, os serviços prestados e até os produtos consumidos seguem princípios de sustentabilidade, diretrizes de segurança, além de respeito ao meio ambiente.
O passeio pela Trilha e Cachoeiras
Este passeio é tão delicioso quando o doce de leite servido e vendido ali e que se preocupa em mostrar o que a região tem de melhor. Mas, vale dizer que este é um passeio de meio dia, com duração de cerca de 4 horas. Deste modo, ao planejar a visita à Estância Mimosa num dos períodos do dia, vale a pena lembrar que a fazenda fica perto de Bonito (cerca de 25 km) e você ainda pode planejar outro passeio para a outra metade do dia. Por exemplo, uma opção boa é a Gruta do Lago Azul.
Antes de mais nada, também é importante ressaltar que a Estância Mimosa divide o rio Mimoso com outra fazenda, que oferece o mesmo passeio, que é o Parque das Cachoeiras. Certamente, se você tiver que escolher entre um dos dois, eu devo alertá-lo que a Estância Mimosa é mais atrativa, mas a beleza das cachoeiras está ali disponível nos 2 passeios.
A trilha para ver as Cachoeiras da Estância Mimosa
Como tem de ser, o passeio que leva pelas trilhas na floresta passando por várias cachoeiras é guiado por um guia especializado e credenciado. Os grupos são pequenos e a interação costuma ser grande. A trilha planejada para o passeio não é puxada, já que é de 2.800 metros (ida e volta), e passa pelas matas e ao longo do Rio Mimoso. A trilha conta com algumas pontes, escadas, subidas e descidas, mas nada muito radical.
Cachoeiras da Estância Mimosa
Assim como a trilha é uma delícia de se fazer, o passeio pelas 10 cachoeiras pelo caminho são um deleite para os olhos. Aliás, devo dizer que todas são muito bonitas e 9 delas são paradas para o banho durante o passeio.
Dentre as cachoeiras visitadas, estão a Cachoeira das Figueiras, Cachoeira do Mutum, a famosa Cachoeira do Sinhozinho, a Cachoeira do Desejo, ainda a Cachoeira do Sol e, também a Cachoeira Água Doce, além de outras. Em algumas delas você pode ir até as quedas e até mesmo passar para trás delas e entrar na gruta formada por trás das quedas, como na Cachoeira/Gruta do Desejo.
Passeio de barco pelo Rio Mimoso
Em virtude da mata e da dificuldade de se acessar a Cachoeira do Sinhozinho, uma parte do passeio é feita de barco elétrico. Então se pega o barco num ponto e se vai até a parte do Rio Mimoso onde se encontra esta cachoeira. Ali todos descem do barco e sobem uma escadaria onde se acessa alguns mirantes de diferentes alturas para observar esta bela cachoeira de diversos ângulos.
Plataforma de salto da Estância Mimosa
Uma das atrações deste passeio pela Estância Mimosa é uma plataforma de salto de 6 metros de altura, onde os visitantes podem pular numa das piscinas naturais formada ao lado de uma cachoeira, a Cachoeira do Salto. O pulo é para os corajosos, mas dizem que é uma delícia! Não, eu não tive coragem de pular lá de cima, mas fiquei contente pelos corajosos do meu grupo que se atreveram e se divertiram muito!
Almoço na Estância Mimosa
Como muitos dos passeios de um várias horas, a trilha pelas cachoeiras da Estância Mimosa também serve um almoço no valor do passeio. Entretanto, o almoço aqui é daqueles todo preparado em fogão à lenha e com ingredientes colhidos na horta orgânica primorosamente cultivada na fazenda.
Se a comida é boa? Amigo, é uma delícia!! Foi uma das mais saborosas que eu provei nos passeios que eu fiz, realmente muito boa. Aliás, na minha opinião, só perdeu para comida servida na flutuação do Rio da Prata. Uma vez que ambas as fazendas e atrativos pertencem ao mesmo grupo, dá para imaginar que esta seja uma prioridade deles: servir comida boa!
Por fim, eu já falei em outros posts, mas volto a lembrar: caso você não tenha provado ou até mesmo comprado o doce de leite produzido por eles, não deixe de fazer! O doce de leite é tido como o melhor do Brasil! De fato, é incrível e o difícil é parar de comer. Ah! Naturalmente, ele é servido como sobremesa neste almoço delicioso e também se encontra para comprar na lojinha. 😊
Outras atividades oferecidas na Estância Mimosa Ecoturismo
Aqueles que visitam a Estância Mimosa em Bonito podem aproveitar o passeio para fazer outras atividades, como a Observação de Aves, Passeios a Cavalo, curso de fotografia ou ensaio fotográfico. Apesar de estas atividades não fazerem parte do pacote da trilha pelas cachoeiras, você pode pagar a parte e aproveitar ainda mais seu dia por lá.
Passeio a Cavalo na Estância Mimosa
Muita gente curte ter uma experiência de vida de fazenda, e a Estância Mimosa, que fica na região da Serra da Bodoquena, mostra um pouco como é este dia a dia num passeio a cavalo. O passeio pode ser feito por crianças e adultos e passa por dentro da floresta e pelos morros da propriedade. Os animais são bem dóceis e treinados, além de que todo passeio é guiado por um monitor experiente que vai contando causos e explicando a fauna e a flora da região.
O passeio dura cerca de 90 minutos, sendo que os grupos não têm mais de 8 pessoas. Não só o valor cobrado pelo passeio é o mesmo, seja na baixa ou na alta temporada, como também é o mesmo valor para adultos e crianças.
Restrições
Entretanto, para fazer o passeio a cavalo na Estância Mimosa tem algumas restrições por questões de segurança. Deste modo, grávidas não podem fazer o passeio a cavalo. Assim como, só podem fazer o passeio crianças acima de 6 anos, fora que as crianças com menos de 12 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Além disso, só pessoas que pesem até no máximo 120 kg podem participar.
Observação de Aves na Estância Mimosa
Caso você seja um apaixonado por aves e goste de observá-las, saiba que a Estância Mimosa é um lugar muito especial para fazer isto. Isto porque a Estância Mimosa fica localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, que é um importante ponto de observação de pássaros no Mato Grosso do Sul.
Antes de mais nada, é importante falar que só no Brasil estão catalogadas 1919 espécies de aves, um número bem considerável. Mas o mais bacana é que, dentre estas, mais de 253 espécies registradas são nativas do Bioma do Cerrado e podem ser observadas na fazenda! Com sorte, dá para avistar espécies raras, como Pica-Pau Anão, que já foi visto, inclusive visto ao redor da sede da fazenda. Observar esta ave é um verdadeiro troféu para os apaixonados pela modalidade.
Geralmente, o passeio começa cedo pela manhã (às 07h), quando os pássaros estão a mil, e segue pelas florestas adjacentes e morros da propriedade. Naturalmente, guia especializado segue com o pequeno grupo e explica diversas curiosidades e ajuda na identificação das espécies.
Mesmo que você opte por não fazer um passeio específico para observar pássaros, fique de olho nos arredores da sede da fazenda e na sua lagoa, já que esta é uma excelente área para observação, assim como as estradas internas da fazenda Estância Mimosa. Ah! Precisa usar sapato fechado para fazer este passeio.
Fotografia
É possível tanto fazer um curso de fotografia, tendo a fazenda Estância Mimosa como pano de fundo, como fazer um ensaio fotográfico pelas suas paisagens. Ambas as atividades podem ser encontradas no site da Estância Mimosa Ecoturismo.
Considerações sobre o passeio pelas cachoeiras
Limite de participantes
Em virtude de o passeio acontecer numa Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN (RPPN Estância Mimosa), existe um limite diário de visitantes permitidos. Por isto, os grupos são pequenos com até 12 participantes e os passeios controlados.
- TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS
- DICAS DE BONITO MS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA PLANEJAR SUA VIAGEM
Grau de dificuldade
Grau de dificuldade para este passeio é fácil. No entanto, é preciso ter o condicionamento físico para um esforço moderado. De acordo com o site do atrativo, não se precisa ter nenhuma experiência de ecoturismo prévia, fora que também não precisa saber nadar para participar.
+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR
Incluso no valor do passeio pela Estância Mimosa
- Almoço típico regional com sobremesas (sem bebidas);
- Guia profissional credenciado;
- Colete salva-vidas;
- Seguro pessoal contra acidentes vigente somente durante o passeio, com cobertura por turista de R$ 50.000,00 em caso de morte acidental e invalidez permanente total. O seguro ressarce despesas hospitalares comprovadas até R$ 5.000,00.
O que o passeio na Estância Mimosa não inclui
- Bebidas;
- Despesas pessoais no restaurante e lojinha;
- Serviços e excursões opcionais.
Dicas
- Leve roupa de banho e toalha;
- Outros itens importantes são repelente, protetor solar e tênis ou calçado fechado;
- Na sede da fazenda tem restaurante, bar e loja de souvenirs, onde você pode comprar lembranças do passeio e da fazenda, além do delicioso doce de leite fabricado lá. Eles aceitam não só cartões de crédito VISA, Mastercard e AMEX, como também cartões de débito e dinheiro.
Crianças podem fazer esta Trilha de Cachoeiras?
Somente crianças a partir de 03 anos podem fazer a trilha da Estância Mimosa em Bonito, assim como menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Entretanto, minha opinião pessoal é que crianças maiores de 10 anos realmente aproveitem o passeio.
Aliás, a Estância Mimosa Ecoturismo “ressalta que os pais são responsáveis por assegurar que as crianças cumpram as orientações de segurança. Caso a criança canse no meio do passeio e precise retornar ao receptivo é obrigatório que um responsável volte com ela. Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o início da atividade, mesmo que não seja realizada completamente”.
Contudo, você pode ir até a fazenda acompanhado de crianças menores, aliás, o lugar é bem bacana para deixar as crianças correrem e ver vários bichos de perto. Tem vários patos e galinhas soltas por ali, e que fazem a festa da criançada.
A Estância Mimos Ecoturismo não oferece serviço de babá e crianças menores não podem ficar desacompanhadas na sede da fazenda enquanto os pais ou responsáveis fazem o passeio. Assim sendo, uma alternativa viável é conversar nas agências de turismo em Bonito e pedir por indicação de babás, já que eles possuem um cadastro de algumas para oferecer.
Para quem não é recomendado fazer o passeio?
A trilha pelas cachoeiras da Estância Mimosa em Bonito é uma aventura leve, mas ainda assim uma aventura, já que atravessa florestas, rios, entre outros. Deste modo, ela não é uma atividade recomendada para algumas pessoas, apesar de elas poderem fazer, caso o desejarem.
Assim sendo, mulheres grávidas com até 24 semanas, cardíacos, pessoas com problemas respiratórios, além de portadores de labirintite, doenças do labirinto, ou quaisquer outras restrições que levem a perda de consciência devem estar cientes que podem ter seus estados de saúdes agravados em decorrência da atividade.
Com a finalidade de a organização se preparar para qualquer eventualidade, os visitantes devem comunicar problemas de saúde na hora de fazer o check-in na sede da fazenda.
Restrições do passeio
Como todo passeio de aventura, a trilha pela Estância Mimosa em Bonito também tem algumas restrições, seja para participantes ou para comportamentos. Em princípio, nenhum animal doméstico pode circular por lá, seja no receptivo ou em qualquer área da fazenda.
Não podem fazer o passeio na Estância Mimosa
Inicialmente, o passeio não pode ser feito por gestantes que tenham gravidez de risco e após 24 semanas de gestação. Além destas, eles também proibem pessoas com problemas cardíacos ou portadores de marca-passo. Assim como, são proibidos de fazer a trilha da Estância Mimosa em Bonito quem tem histórico de infarto, AVC, histórico de choque anafilático (anafilaxia), pessoas com epilepsia e quem sofreu alguma cirurgia invasiva recente (até 30 dias). Fora estas pessoas de risco, o passeio também não permite menores de 3 anos (inclusive). Ademais, visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade.
Proibido durante a trilha na Estância Mimosa
Ao passo que usar tênis ou um sapato fechado é obrigatório, eles não permitem fazer o passeio calçando chinelos ou sapatos abertos. Caso você não tenha um sapato fechado na hora, pode alugar botas de Neoprene na sede da fazenda.
Outras restrições são não fumar, não comer, e não ingerir bebidas alcoólicas, seja na trilha como na beira do rio. Além destas proibições, não pode usar drone e nenhum tipo de material fotográfico profissional sem autorização prévia e elas são dadas somente para profissionais.
Informações Práticas
Endereço
Rodovia Bonito/Bodoquena, MS 178, Km 18 (24 km de Bonito).
Como chegar e estacionamento
A Estância Mimosa Ecoturismo fica na cidade de Bonito, numa fazenda que faz parte do Grupo Rio da Prata, a cerca de 24 quilômetros do centro de Bonito. Deste trecho, 18 quilômetros são pela MS 178, que é asfaltada, e 6 quilômetros são de estrada interna cascalhada, até chegar na sede da fazenda. Com a finalidade de facilitar a vida dos visitantes, existem placas de sinalização mostrando a entrada para a fazenda.
Já que a cidade não tem transporte público até as atrações, chegar lá precisa de um pouco de planejamento. Deste modo, a opção é seguir de carro (próprio ou alugado) ou ainda contratar um transfer nas agências de turismo locais.
Certamente, a maneira mais prática e independente de chegar lá é de carro. Caso você não vá com carro próprio ou ainda alugar um carro não seja uma opção para você, então não deixe de reservar o transfer já na hora que você comprar o passeio. Assim você não vai correr o risco de não ter como chegar lá no dia do passeio.
Se você vai até lá de carro, planeje-se para sair de Bonito pelo menos 40 minutos antes do horário agendado do seu passeio. Por exemplo: caso seu passeio seja às 09h, o seu horário máximo de saída de Bonito deverá ser às 08h20, para não perder seu horário de passeio.
Bilhetes para Estância Mimosa em Bonito
Como eu já escrevi em outros posts sobre Bonito, não dá para comprar o ingresso para nenhum passeio em Bonito na hora. Deste modo, você só pode fazer um passeio se comprar os bilhetes antecipadamente. Quer saber como comprar de ingressos para os passeios em Bonito? Olhe no link abaixo:
+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS
Contudo, os valores dos passeios são tabelados, assim independentemente de onde você compra (qual agência você escolher), o valor será o mesmo.
Apesar de tabelado, a trilha pelas cachoeiras da Estância Mimosa tem valores diferentes para alta e baixa temporada, além de incluírem o almoço.
Baixa Temporada
Trilha com almoço adultos: R$ 260,00.
Trilha com almoço crianças de 6 a 11 anos: R$220,00.
Crianças até 5 anos: gratuito.
Alta Temporada
Trilha com almoço adultos: R$ 335,00.
Trilha com almoço crianças de 6 a 11 anos: R$ 260,00.
Crianças até 5 anos: gratuito.
Horário de funcionamento
Diariamente a partir das 07h30, sendo que o último grupo sai às 15h. Já o receptivo fecha às 17h. Inclusive, os passeios acontecem em feriados, natal e ano novo.
Onde ficar em Bonito
Certamente, o que não faltam em Bonito são boas opções de hospedagem, afinal ela é uma cidade bem mais voltada ao turismo e com mais opções de hotéis e agradáveis pousadas.
Se no seu grupo existem crianças, então não deve deixar de olhar o Zagaia Eco Resort. Com certeza teria sido minha escolha se eu tivesse levado minha filha na viagem.
Caso você queira mais tranquilidade, existem algumas opções de hospedagem mais afastadas do centro da cidade e que oferecem uma experiência mais de contato com a natureza, como é o caso da ótima Pousada Olho D’Água, da Pousada Boyrá, do Hotel Cabanas e do Hotel Santa Esmeralda. Entretanto, este é o tipo de hospedagem que você vai precisar ter um carro próprio ou alugado disponível.
Ainda, outros lugares mais centrais e bem indicados são a Pousada Surucuá, o Bonito Ecotel e a Pousada Gira Sol.
Aliás, eu me hospedei no Chalé do Bosque e gostei. A pousada não é bem central, já que fica nos limites da cidade e ainda fica no alto de um morro. Entretanto, ela é cercado pela natureza e bem privativa. Mas também precisa de carro, já que é longe para ir caminhando até o centro de Bonito.
Prontos para fazer a trilha da Estância Mimosa em Bonito?
Uma vez que você chegou até aqui no final, me conta se você gostou das dicas da Estância Mimosa em Bonito. Sem dúvida, eu adorei e indico de verdade. Realmente mais um passeio para colocar na sua lista!
Então, se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, eu e o pessoal aqui do Viajoteca estamos a disposição nos comentários no final desse post!
Aliás, aproveito para dizer que se você usar os links de parceiros aqui do blog, a cada reserva concluída, nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o Viajoteca com dicas sempre atualizadas! Naturalmente, você não paga a mais por isso e nos ajuda muito, fora que às vezes ainda ganha descontos especiais!
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 10
Nossa, era tudo o que eu precisa agora rs! Faz muito tempo que eu não faço um passeio rural desses! Fiquei com água na boca ao ver as fotos do almoço!
E é bom, viu?! Que almoço delícia… mas a sobremesa, menina… é uma loucura! Hehehe!
Que delícia de passeio na Estância Mimosa! Parece ser um lugar perfeito para ficar um tempão numa boa. Tenho muita vontade de conhecer Bonito, vou ficar de olho por aqui!
Seja bem-vinda pra mandar qualquer dúvida que tiver quando marcar a viagem pra Bonito, Marcela!
Teremos prazer em ajudar. 🙂
Que post super completo! Adorei esta dica da Estância Mimosa, também gosto de lugares autênticos. Pretendo ir a Bonito em breve. Obrigada por compartilhar.
Fico contente em saber, Marcia!
Obrogada pela visita. 🙂
Bonito é um dos destino que iria fazer esse ano. Tenho fé que consiga ainda no segundo semestre, vamos ver! Adorei a dica da Estância Mimosa, já anotei todas suas dicas.
Que legal, Hebe! Torcendo para sua viagem sair do papel, Bonito é um destino muito especial.
Obrogada pela visita!
Estou planejando ir a Bonito com minha família há muito tempo! Iríamos ano passado, mas cancelamos tudo infelizmente – o que só aumentou a vontade de ir. Não conhecia a Estância Mimosa e já vou incluir no nosso roteiro, é bem o tipo de aventura que meus filhos amam: clima de fazenda, muitos bichos e alguma aventura leve (preferência minha kkk)
As crianças vão amar, Cintia!
Tem jacarés, muitos patos, galinhas, aves mil…
Crianças acham o paraíso mesmo.
Obrigada pela visita!