O aeroporto de Johannesburg é a porta de entrada para a maioria das pessoas que chegam a África do Sul. Um aeroporto moderno e confortável, que oferece aos seus passageiros o excelente Gautrain. O Gautrain é um trem moderno e rápido que faz a conexão entre a cidade de Johannesburg e o aeroporto OR Tambo International Airport.
Um meio de transporte moderno e que facilita o deslocamento de quem planeja sair do aeroporto e ir ao centro da cidade de forma rápida e segura. Além de conectar Johannesburg e o aeroporto, o Gautrain também faz a linha até a capital do país, Pretória. Desta forma, pode-se ir de qualquer destes lugares para o outro usando este trem.
Existem várias outras opções para ir para Johannesburg, como táxis, shuttles, linhas de ônibus. Entretanto, dependendo de onde você vai se hospedar, o Gautrain (que se pronuncia “rautrain”), pode ser a forma de deslocamento mais prática.
Quer mais comodidade para ir do aeroporto de Johannesburg até seu hotel? Reserve um transfer aqui!
Gautrain
Ao contrário do que se pensa, o Gautrain não foi construído para Copa do Mundo que aconteceu na África do Sul em 2010. O projeto foi anunciado bem antes de o país ser escolhido como anfitrião da Copa. E ele tinha a missão de desafogar o intenso trânsito da rodovia que liga Johannesburg a Pretória. A construção começou em 2006 e claro, teve mais investimento e foi ampliado devido a chegada dos jogos no país.
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é muito indicado nas viagens para a África. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Linhas do Gautrain
São 3 linhas que somam 80 quilômetros de extensão. A linha Airport liga o aeroporto OR Tambo a estação Sandton. A linha East-West Commuter conecta a estação Rhodesfield a estação Sandton. E a linha North-South Commuter vai da estação Park até Hatfield.
Esta última é a maior (com mais estações) e é a linha que passa por Pretória. O sistema ainda inclui um serviço de ônibus que liga as estações de Gautrain com outras regiões da cidade. E inclui também estacionamentos nas estações para os usuários.

Linha Airport
Naturalmente, a linha de maior interesse para o turista que chega em Johannesburg é a que liga o aeroporto ao centro. O ponto final desta linha dentro de Johannesburg é em Sandton, uma região onde estão localizados muitos hotéis.
Em Sandton existe a possibilidade de trocar de linha e seguir para Rosebank (outra região ótima para se hospedar). Ou ainda pode-se seguir adiante para Park Station, ou para a outra direção Hatfield.
Joanesburgo em 1 Dia: Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Como encontrar a estação do Gautrain dentro do aeroporto de Johannesburg
Para chegar até a estação do Gautrain de dentro do aeroporto, basta seguir as placas indicativas dentro do aeroporto e os sinais colados no chão. O caminho é realmente bem sinalizado e cheio de indicações. A estação do Gautrain fica no andar superior do aeroporto, entre os terminais A e B.


Reservando seu hotel na África do Sul ou Johannesburg por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog! E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.
Pilanesberg: Safári de 1 Dia em Grupo com Visita a Sun City
Venda de bilhetes
Ao chegar na estação, logo se veem as máquinas automáticas que vendem bilhetes. No lado direito estão as máquinas que só usam dinheiro e à esquerda as máquinas que utilizam cartões de crédito.
As máquinas automáticas vendem o cartão Gautrain Gold Card (que é o bilhete para utilização do transporte) e vendem também créditos, para quem já possui o cartão.

Gautrain Gold Card
Ao se usar o sistema pela primeira vez, precisa se adquirir o Gautrain Gold Card. Este é um cartão recarregável que serve como bilhete para viagem. Este cartão não serve somente para o trem, mas também para utilizar os ônibus interligados. E serve ainda para descontar o pagamento dos estacionamentos nas estações.

De Joanesburgo: Safári de 3 Dias no Kruger Park com Preço Acessível
O Gautrain Gold Card pode ser carregado com 3 tipos de tarifas a Pay-as-You-Go, 7-Day-Pass e 35-Day-Pass. O primeiro tipo, carrega-se o cartão com o valor desejado e vai se gastando até acabar os créditos. Já o 2º e o 3º tipo de tarifas são valores mais interessantes para quem vai utilizar bastante o Gautrain, no período de 7 dias e 35 dias.
Para quem vai usar pouco o Gautrain vale a pena fazer o cálculo das tarifas para os trechos que serão utilizados e comprar somente este valor em crédito. Para ver o valor das tarifas atualizadas clique aqui.
O sistema pergunta se você possui o cartão Golden Card, e ao se informar que não, o valor dele é adicionado na conta. O cartão custa 17 rands (aproximadamente US$ 1,15).

Como utilizar
O cartão é passado na catraca na entrada e na saída das estações. A máquina desconta o valor do trecho utilizado. Basta encostar o Gautrain Gold Card nesta máquina mostrada abaixo que a passagem é liberada.

Depois de passar pela catraca basta seguir em direção da plataforma, que fica a alguns poucos metros adiante. Ali é só aguardar o próximo trem.
De Joanesburgo: Safári de Luxo Parque Nacional Kruger 4 Dias
Horário de funcionamento
Os trens funcionam entre 05:30-20:30, diariamente. A frequência de trens é a cada 12 minutos nos horários de pico e um trem a cada 20 minutos fora do horário de pico. Já nos finais de semana e feriados tem um trem partindo a cada 30 minutos.
Nas plataformas existem placares luminosos informando quantos minutos faltam para sair o próximo trem. Ainda existem também anúncios sonoros informando o tempo e quantos vagões possui o próximo trem.

Reserva de Pilanesberg: Safári em Veículo Fechado 1 Dia
As estações são bem cuidadas, sempre monitoradas por câmeras e guardas que circulam pelas plataformas.
Os trens
Os trens são bem confortáveis e limpos, e todo sistema é bem moderno e prático. Alguns vagões são exclusivos para o aeroporto e apresentam espaço para deixar as malas durante a viagem.

Quem deseja utilizar os vagões com espaço para as malas deve prestar atenção e utilizar os vagões demarcados. Para encontrá-los basta prestar atenção nas indicações no chão das estações. Elas ficam bem em frente as portas dos vagões demarcados.

De Joanesburgo: Excursão de Meio Dia ao Lion & Safari Park
Minha opinião pessoal
O Gautrain é uma excelente opção. Limpo, prático, bem sinalizado, com estações grandes e vigiadas. Com certeza é uma opção muito segura e rápida para ir e voltar do aeroporto.
Leia mais:
- RINOCERONTES? VÁ AO HLUHLUWE-IMFOLOZI NATIONAL PARK, NA ÁFRICA DO SUL!
- St. LUCIA, UM DESTINO INCRÍVEL NA ÁFRICA DO SUL
- A IMPERDÍVEL TABLE MOUNTAIN NA CIDADE DO CABO
- PAÍSES QUE EXIGEM CERTIFICADO INTERNACIONAL CONTRA A FEBRE AMARELA
;
Respostas de 12
Excelentes informações…mas restou uma dúvida: o cartão poderá ser compartilhado?
Obrigada, Helena!
Infelizmente não sei te responder… 🙁
Boa viagem!
Olá, Carina
Muito obrigada pelas informações.
Completíssimas, bem didáticas, muito úteis.
Fico feliz em ajudar! 🙂
Alguma dica de transfer de jihannesburgo para o Afriski em Lesoto?
Infelizmente nenhuma, Cathy. 😉
Adorei o post, parabéns… Você sabe me dizer se o cartão pode ser compartilhado?
Estamos em duas pessoas posso comprar só um cartão?
Também adorei, informações completas e precisas…mas tive a mesma dúvida da colega e não vi a resposta: o cartão poderá ser compartilhado?
meu deus, que post completo!! muito obrigada!!!
Obrigada!!