Você pode não achar, mas tem muitos Museus Gratuitos em Paris, na França. Com mais de 30 milhões de visitantes por ano, Paris é uma das cidades mais visitada do mundo. Entre suas muitas atrações estão os seus incríveis museus. Eles mostram coleções incríveis, inestimáveis e diversificadas, abrangendo a arte de todo o mundo.
Em uma tentativa de aumentar a acessibilidade a este impressionante patrimônio cultural, é possível encontrar museus gratuitos em Paris. Então, além dos museus pagos, você vai achar museus gratuitos que mostram de antiguidade à arte moderna. Mas não só, eles apresentam obras literárias e muito mais. Sem dúvida, estes museus são um brilhante ponto de acesso livre, em uma cidade cheia de cultura e de artes.
Então, você pode programar uma viagem a Paris e não ter muitos gastos com entradas de museus. Pois pode ter acesso à excelentes coleções gratuitamente. Dessa forma, pode usar o dinheiro para outras atrações turísticas. Infelizmente, estes museus gratuitos, nem sempre são muito conhecidos dos turistas. Por outro lado, o que quer dizer que não vai ter filas quilométricas e turistas disputando fotos. 😉
ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.
MUSEUS GRATUITOS EM PARIS
Descubra quais os melhores museus gratuitos de Paris:
PETIT PALAIS
Poucas pessoas sabem, mas o Petit Palais é um dos museus gratuitos em Paris. Situado perto da famosa Champs-Elysées, ele abriga mais de 1.300 obras da antiguidade até o início do século 20. Inclusive, apresenta obras-primas de Courbet, Cézanne, Monet e Delacroix. A coleção permanente além de emocionante é gratuita para todos os visitantes. Enquanto as exposições temporárias exploram tendências emocionantes na arte moderna, fotografia e outra médias.
Este belíssimo palácio (para a glória da Belle Epoque) foi construído na loucura da Exposição Mundial de 1900. No entanto, ele vive na sombra de seu irmão mais velho – Grand Palace – que fica no outro lado da rua. Infelizmente, o Petit Palais é impopular até pelos parisienses. Já os turistas vão correndo ao Grand Palais e acabam se esquecendo de apreciar as belas obras do irmão-menor.
Mas ele é uma pérola e suas coleções remontam aos tempos antigos. Fora que ele ainda tem uma bela coleção de obras assinadas por impressionistas. Os amantes da Arte não ficarão decepcionados. Sem dúvida, é um dos museus gratuitos em Paris que não deixa a desejar a nenhum outro museu pago.
Restaurante do Petit Palais
Informações práticas
Site: www.petitpalais.paris.fr
Como chegar:
Metrô: Champs-Élysées – Clemenceau, Invalides
RER: Invalides
Ônibus: 42, 72, 73, 80, 93
LEIA TAMBÉM:
- ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DE HOSPEDAGEM EM PARIS
- Primeira vez em Paris – O que visitar em Paris
- PARIS NA CHUVA – O QUE FAZER EM PARIS QUANDO CHOVE?
- HOTÉIS IBIS EM PARIS – OS MELHORES IBIS PARIS PARA SE HOSPEDAR
- BATE E VOLTA DE PARIS – 18 PASSEIOS DE 1 DIA DESDE PARIS
MUSEU DA ARTE MODERNA
O Museu de Arte Moderna foi inaugurado em 1961 para acomodar melhor as coleções de arte moderna do Petit Palais. O Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris está alojado em um edifício construído em 1937. Na verdade, este prédio foi construído para a Exposição Internacional de Artes e Tecnologia. Então, neste museu você vai encontrar obras de Matisse, Bonnard, Derain e Vuillard. Bem como vai ver murais em grande formato de Robert e Sonia Delaunay, entre outros.
O Museu da Arte Moderna explora a evolução da arte contemporânea desde o início do século 20 até dias atuais. O museu foi manchete internacional em maio de 2010 por causa do furto de cinco pinturas. Estes quadros eram dos grandes mestres Picasso, Matisse, Braque, Modigliani e Léger. As obras são avaliadas em mais de 100 milhões de euros. Certamente, este é o maior enigma da história dos museus franceses.
Informações práticas
Site: www.mam.paris.fr
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h, a noite (22h) na quinta-feira para exposições
Como chegar:
Metrô: Alma-Marceau
Preço: Entrada gratuita e 5 euros – 11 euros para exposições temporárias
Transfer em Paris e Região
Você está planejando uma viagem para a França e precisa de um serviço de transfer em Paris? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, temos parceria com motoristas em Paris e super recomendamos. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Paris e passeios por toda região!
Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá), Lisboa (Portugal), Madrid e Barcelona (Espanha).
Os motoristas brasileiros em Paris garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Paris. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.
Peça sua cotação sem compromisso: por e-mail ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!
MUSEU CARNAVALET
Este é um dos museus gratuitos de Paris que eu mais gosto. Além de ficar no Marais, que é uma região ótima, ele conta a História de Paris. Nele você vai encontrar objetos desde a era pré-romana até o presente. O prédio é belíssimo e foi construído em 1548 e remodelado em 1660 por Mansart. Mas o palácio só tornou-se Museu de História em 1866, por iniciativa do Barão Haussmann. Pois ele estava ansioso para preservar o patrimônio que estava prestes a ser “saqueado” pela urbanização.
Você vai voltar no tempo ao passar de galeria em galeria. Ali estão os retratos renascentistas de Clouet e imagens de guerras religiosas. Depois você vai ser jogado no coração das pinturas sobre a Revolução Francesa. Não esquecendo dos salões intelectuais do Iluminismo. Aliás, as Coleções Napoleônicas são os objetos que mais gosto. Claro que você irá encontrar vários objetos que pertenceram aos imperadores. Sem dúvida, é um museu diferente e muito interessante para quem quer conhecer um outro lado da Cidade Luz.
Informações práticas
Site: www.carnavalet.paris.fr
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Como chegar:
Metro: Chemin Vert e Saint Paul
Preço: Entrada gratuita e exposições temporárias 3,50 euros – 7 euros
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
>> Paris Museum Pass: 2,4 ou 6 dias
>> Ingresso Museu do Louvre com Horário de Entrada
>> O Melhor do Louvre: Tour Guiado Sem Fila
>> Ingresso Museu de Orsay 1 Dia c/ Acesso Reservado
>> Ingresso Sem Fila p/ Museu de Orsay e Orangerie
>> Centro Georges Pompidou Ingresso p/ Coleções Permanentes
MAISON DE VICTOR HUGO
A casa do Victor Hugo não é propriamente um museu. Como o próprio nome já diz, é a casa onde Victor Hugo morava e assim ela foi preservada para visitação. Certamente, a localização não podia ser mais chique, pois ela fica na Place de Vosges. Entretanto, muitas pessoas que visitam a praça não fazem ideia de tudo o que se pode encontrar por lá. Pois o lugar tem muita história e nobreza.
Atrás dos tijolos vermelho característicos se esconde o Hôtel de Rohan-Guéménée. Victor Hugo morou no segundo andar entre 1832 e 1848. Desde que foi transformado em museu, a casa e as suas coleções permanentes podem ser visitadas gratuitamente. Aliás, ele escreveu algumas de suas obras mais importantes nesta casa. Isto inclui “A voz interior” e parte de “Os Miseráveis”.
Desde 1903, esta residência aconchegante abriga um museu dedicado à vida e obra do escritor. Além de manuscritos, você vai ver as primeiras edições e centenas de desenhos de Victor Hugo. Além disso, várias peças incríveis de móveis estão em exposição. Sem dúvida, é uma viagem cronológica através das diversas fases da vida do poeta.
Além de romancista, Victor Hugo era um grande dramaturgo e desenhista. Mas também era um intelectual comprometido, dissidente político, amante e pai. Então, você vai poder encontrar muitas destas facetas e talentos na casa. Através de exposições temporárias ricamente documentadas você tem acesso a inúmeras informações sobre a vida dele..
Informações práticas
Site: www.paris.fr/loisirs/musees-expos/maisons-de-victor-hugo
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Como chegar:
Metrô: Bastille, Saint-Paul ou Chemin Vert
SHOAH MEMORIAL
Você sabia que em Paris também tem um Museu do Holocausto? Pois eu levei quase 1 ano para descobrir. O Shoah Memorial é um dos poucos museus privados de acesso gratuito em Paris. O Memorial conta a história do Holocausto através de fotos, textos, filmes e histórias de vida. Na cripta tem uma estrela de David em mármore preta. Ali está o túmulo simbólico dos seis milhões de judeus mortos durante o Holocausto.
No piso térreo, a parede dos Justos exibe os nomes das 2.700 pessoas que salvaram os judeus na França. Estas pessoas colocaram suas vidas em perigo pelos judeus. Mas se quando você for visitar, a fila estiver longa, não desista. Pois a visita vale a pena. Você entra através da parede onde contém os nomes dos 76.000 judeus deportados da França entre 1942 e 1944.
A exposição permanente traça a história do Holocausto. Ainda apresenta os relatórios sobre o sofrimento dos judeus na França durante o período mais negro do século XX. O fim da visita termina em um memorial para as crianças vítimas de extermínio nazista que consiste de 3.000 retratos.
Informações práticas
Site: www.memorialdelashoah.org
Horário: De domingo a sexta-feira das 10h às 18h, quinta-feira à noite até 22h
Como chegar:
Metrô: Pont Marie e Saint Paul
LEIA TAMBÉM:
- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA
- Seguro Viagem para a França – quanto custa e é obrigatório?
- Outono em Paris | Razões para visitar Paris no Outono
- Inverno em Paris | Razões para visitar Paris no Inverno
- Aeroporto de Orly para o centro de Paris – Como chegar?
MUSEU DA VIDA ROMÂNTICA
O Museu da Vida Romântica é um dos museus mais fofos de Paris. Como o próprio nome já diz, tem tudo a ver com o clima de romantismo da Cidade Luz. Na verdade, ele é uma mansão transformada em um museu cujo acesso à coleção permanente é gratuita. Genial, não?! Inclusive, esta antiga casa do pintor holandês Ary Scheffer foi, no século XIX, covil da Sociedade de Artes e Letras.
O museu abriga principalmente uma visão, o clima da era romântica e seus sonhos burgueses embaçados pelo neoclassicismo. Com efeito, Delacroix, Chopin e George Sand passaram noites conversando sobre o piano Pleyel nesta casa. Enquanto Liszt e Dickens tomavam seus aperitivos. Hoje, o museu exala o perfume desta era fascinante.
Suas coleções homenageam Scheffer, cujas pinturas estão expostas no chão. Ainda reverenciam George Sand, cujas memórias ocupam o andar térreo. Mas ainda você vai encontrar desde jóias, aquarelas e medalhas que pertenciam a ele. Tudo por ali diz muito sobre o caráter e as idéias do escritor. Aliás, você verá até mesmo um molde de gesso de seu braço direito.
Com certeza, você terá horas muito agradáveis visitando os jardins e os apartamentos, que são deslumbrantes. Afinal, um clima de romance estará pelo ar. Com sorte, você poderá ver alguma ótima exposição temporária.
Informações práticas
Site: www.paris.fr/loisirs/musees-expos/musee-de-la-vie-romantique
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Como chegar:
Metrô: Pigalle e Saint-Georges
Preço: Entrada gratuita e 3,50 euros – 7 euros para exposições temporárias (grátis para crianças – 14 anos)
MUSEU BOURDELLE
Antoine Bourdelle (1861-1929) foi um escultor, aluno de Alexander Falguière e um discípulo de Rodin e Giacometti. Sem dúvida, ele foi um dos grandes nomes da escultura francesa. Inclusive, ele sonhava com um templo erguido em seu nome no coração da capital. Finalmente, em 1949, sua esposa Cleópatra, fiel à vontade do falecido marido inaugurou este museu. Ele é dedicado à obra e vida do artista. As coleções ocupam sua antiga oficina, com modernos afrescos. Nesta oficina ele trabalhou junto de Eugène Carrière, Aimé-Jules Dalou e ainda com Marc Chagall.
Tripulado por memórias flutuantes, estranhas, quase palpáveis, suas galerias e jardins têm mantido uma aura intimista. Na exposição você vai encontrar esculturas, desenhos e fotografias de Bourdelle. Ali está o “Hercules, o Arqueiro” e dados do monumento equestre de General Alvear que fica em Buenos Aires. Além disso, boa parte das coleções pessoais do artista também estão ali. Elas incluem obras de Rodin, Carrière, Monticelli, Ingres e Delacroix.
Informações práticas
Site: www.paris.fr/loisirs/musees-expos/musee-bourdelle
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Como chegar:
Metrô: Falguière e Montparnasse Bienvenue
Preço: Entrada gratuita e 3,50 euros – 7 euros para exposições temporárias (grátis para crianças – 14 anos)
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
>> Torre Eiffel: Ingresso Prioritário 2º Andar
>> Entrada Sem Fila ao Terraço do Arco do Triunfo
>> Catacumbas de Paris: Ingresso Sem Fila com Guia de Áudio
>> Sainte-Chapelle: Ingresso Sem Fila e Tour Autoguiado
>> Ingresso Combinado Sainte-Chapelle e Conciergerie
>> Show no Moulin Rouge com Champanhe
>> Passeio de Barco no Rio Sena de 1 Hora
MUSEU CERNUSCHI
O banqueiro Henri Cernuschi teve a brilhante ideia de construir uma mansão, bem perto do Parc Monceau, em 1871. O intuito foi acolher os seus tesouros do Extremo Oriente. Desde então, a coleção de arte asiática de Paris foi muito enriquecida. Este é um museu “ainda” pouco visitado em Paris. Ele é especializado em arte asiática, principalmente China e Japão.
Cernuschi foi um italiano que lutou pela liberação da Itália do jugo austríaco. Inclusive, ele foi deputado da República romana, que teve curtíssima duração (apenas de 1948 a 1949). Depois disso, ele se refugiou na França, onde acabou se destacando como grande conhecedor de economia e investidor. Ele viajou à China e ao Japão, onde adquiriu uma considerável coleção de obras de arte. Então, ao morrer, deixou todo o seu acervo como doação à cidade de Paris.
Quando você vê o prédio de fora, não tem noção do que vai encontrar. Logo que você entra no museu, você se depara com um Buda enorme. Já ali você tem a certeza que a visita será incrível. As obras atravessam várias dinastias, que passam do século XV a.C. até a Idade Média. Então, você vai ver legiões de estátuas funerárias do Han Wei e sua dinastia, assim como muitas porcelanas e louças finas. Mas elas são só algumas das obras-primas do museu. Sem dúvida, esta é uma das mais bonitas coleções de arte asiática na Europa.
Informações práticas
Site: www.paris.fr/loisirs/musees-expos/musee-cernuschi
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Como chegar:
Metrô: Villiers ou Monceau
Preço: Entrada gratuita e 3,50 euros – 9 euros para exposições temporárias
MUSEU COGNACQ-JAY
Este é outro museu gratuito em Paris imperdível. Ele está situado no Hôtel Donon, no 3º arrondissement. Aliás, ele é um museu tão bom que é difícil acreditar que é gratuito! O acervo do museu foi formado entre 1900-1925 por Théodore-Ernest Cognacq (1839-1928) e sua esposa Marie-Louise Jay (1838-925). Eles são os fundadores da loja de departamentos La Samaritaine.
Na ocasião da sua morte, Cognacq doou a coleção para a cidade de Paris. Então, em 1929 o Musée Cognacq-Jay foi inagurado. Em 1990, o maravilhoso acervo foi transferido para o lindíssimo Donon Hôtel, construído em 1575, no Marais. Desde então, a coleção é apresentada em vinte salas (quatro andares), nos estilos de Luís XV e Luís XVI. Toda a decoração do museu é de época.
O museu contém uma excepcional coleção de arte e artigos de decoração. Ele conta com cerca de 1200 itens no total, com ênfase na França do século 18. As obram variam de cerâmicas européias e chinesas, a jóias, entre outros objetos. Além disso, você vai ver pinturas de Leopoldina-ES Boilly, François Boucher. Assim como Canaletto, Jean-Siméon Chardin, Jean-Honoré Fragonard, Jean-Baptiste Greuze, Sir Thomas Lawrence e ainda Hubert Robert. Além destes, tem quadros de Giovanni Battista Tiepolo e até mesmo Jean-Antoine Watteau. Você encontrará também esculturas incríveis de Jean-Antoine Houdon, Jean-Baptiste Lemoyne e Jacques-François-Joseph Saly. Fora isto, o museu conta também com mobiliario atribuídos a Jean-François Oeben e Van der Roger Cruse.
O Século 17 também está representado, nomeadamente com duas pinturas de Rembrandt. Enquanto, o século 19 é representado com obras de Camille Corot, Paul Cézanne e também Edgar Degas. Sem dúvida, este museu é uma visita maravilhosa e fica bem perto da Place des Vosges. Vale a pena ver mesmo!
Informações práticas
Site: www.paris.fr/loisirs/musees-expos/musee-cognacq-jay
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Como chegar:
Metrô: Chemin Vert e Saint Paul
Preço: Entrada gratuita e 3,50 euros – 9 euros para exposições temporárias
Os museus de Paris
E se você tiver a chance, além destes museus gratuitos em Paris, não deixe de visitar algum dos museus pagos. Afinal, eles são incríveis! Principalmente, o Museu do Louvre e o Musée d’Orsay. Mas não deixe de ponderar e ainda visitar o Museu Orangerie, o Museu Rodin e o Panthéon. Ainda coloque na lista os Invalides, assim como o Museu do Picasso. Só não esqueça de comprar as entradas com antecedência e assim fura as possíveis filas.
Onde ficar em Paris?
Booking.comQual dos museus gratuito em Paris é o seu preferido?
Você já esteve em algum destes museus gratuitos em Paris? O que você achou? Então, conta pra gente ali nos comentários! Tanto nós, como os nossos outros leitores vamos adorar saber suas impressões! Caso você ainda tenha alguma outra dúvida sobre museus gratuitos em Paris, nos pergunte ali também! Certamente, tentaremos te ajudar!