O que fazer em Nova Scotia

O que fazer em Nova Scotia no Canadá

A província de Nova Scotia, no lado leste do Canadá, ou melhor, na região das marítimas, é uma deliciosa caixinha de surpresa. Um daqueles lugares para visitar sem pressa para entrar no clima da região.

Eu tive a oportunidade de visitar Nova Scotia algumas vezes. Como moro em Toronto, sempre que tenho a oportunidade de conhecer um pouquinho mais do Canadá, nunca perco a oportunidade.

Para melhor conhecer a região, certamente recomendo alugar um carro para se ter a liberdade de percorrer parte da costa no seu ritmo. Tenho certeza que você vai se apaixonar pela natureza, pela história, pelo modo mais devagar de viver e pelas cidadezinhas pitorescas que estão por toda parte.

E pensando nisso, fiz esse post sobre o que fazer em Nova Scotia e espero que te ajude a elaborar seu roteiro.

Waterfront Halifax
Halifax Waterfront

Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?

13 motivos para conhecer o Canadá e se apaixonar!


O que fazer em Nova Scotia no Canadá

Antes de começar o post e as dicas do que fazer em Nova Scotia, que tal se localizar no mapa abaixo?

Halifax

A capital de Nova Scotia, Halifax, certamente precisa ser a primeira da fila das coisas para fazer em Nova Scotia. Ela é uma cidade compacta, mas com muita história para contar e muita cerveja para beber! 🙂

Halifax (ainda) é um lugar pouco conhecido entre brasileiros, mas é um sonho de consumo para muitos canadenses.

Ela merece ser explorada a pé, em um belo dia ensolarado e com calma. Está gostando dessa ideia? Então, confira meu roteiro de um dia em Halifax, ele está bem completinho para você aproveitar.

E já fiquei no Hotel Halifax (antigo Delta), no Residence Inn Downtown e no Courtyard by Marriott Halifax. Todos foram bons, hotéis 4 estrelas, mas meu favorito foi o Courtyard [mais dicas de hotéis em Halifax].

Citadel em Halifax
Citadel (Forte)
Biblioteca Pública de Halifax
Incrível arquitetura da biblioteca central de Halifax, Nova Scotia

Passeio de Segway por Halifax

Natal no Canadá – tradições, comidas e curiosidades


Peggy’s Cove

Antes de visitar essa região de Nova Scotia, eu nunca havia entendido como um farol era uma das maiores atrações turísticas do Canadá! Contudo, no momento que cheguei em Peggy’s Cove, ficou muito claro, pois me apaixonei.

Tente imaginar uma pequena vila de pescador, um farol localizado em um lugar super pitoresco e um cenário bucólico, decerto uma preciosidade.

Curiosidade: Diz a lenda, que Peggy’s Cove é o farol mais fotografado do mundo! (?)

Para quem tem aversão a locais ultra-turístico, não desanime, pois o vilarejo e o farol realmente vale a pena!!! Evite os finais de semana e tente chegar antes das 10 da manhã ou depois das 16h, aliás, o por do sol em Peggy’s Cove é MARAVILHOSO!

Peggy's Cove em Nova Scotia

Excursão pelo melhor de Halifax

Moeda do Canadá, qual dólar levar na viagem?


Chester, Mahone Bay e Lunenberg

Há uma imensidão de vilas de pescador ou de veraneio pela costa atlântica de Nova Scotia. Todavia, três delas merecem nossa ateção, pois além de serem muito fofas e dá para fazer em um bate e volta a partir de Nova Scotia.

São elas, Chester, Mahone Bay e Lunenburg! Sem dúvida, Lunenburg é a cidade que você deve gastar mais tempo.

Em um dia você consegue visitar todas elas e ainda incluir farol Peggy’s Cove!!! Na minha opinião, um passeio perfeito para se fazer em Nova Scotia.

Lunenburg em Nova Scotia
Lunenburg em Nova Scotia

O colorido de Lunenburg, Nova Scotia

Halifax: Museu Canadense da Imigração no Pier 21


Jardim de Lavandas e Vinícola em Nova Scotia

Um pedacinho de Provence, na França, pode ser encontrado na região de norte de Nova Scotia. Sendo assim, se você gosta de lavanda, não deixe de visitar a cidadezinha Northumberland Strait.

Durante os meses de junho e setembro, das 10h às 17h, o jardim Seafoam Lavender Gardens abre suas portas para os visitantes poderem ver a florada de lavandas.

Além da oportunidade de tirar fotos incríveis, vale também conferir a lojinha de souvernirs. E se tiver tempo sobrando, recomento levar uma cesta de picnic para aproveitar o ambiente.

Nessa região, tem também uma vinícola chamada Jost Vineyards, que é uma ótima oportunidade para almoço e para degustar vinhos de graça!

Lavanda em Nova Scotia, Canada

Cabot Trail & Cape Breton Highlands National Park

Cabot Trail é uma das estradas mais bonitas e famosas do Canadá. Ela se localiza na bela ilha de Cape Breton, em Nova Scotia.

Conhecer essa região, incluindo o parque Cape Breton Highlands, não significa somente percorrer muitos quilômetros de beleza natural, mas também se deparar com a forte cultura celta (Gàidheil) dos imigrantes irlandeses e escoceses que imigraram para o Canadá entre final do século XVII e XIX.

Nos dias que passei na região de Cabot Trail, escolhemos a pousadinha Cajun Cedar Log Cottages para fica. Gostamos, e se não fosse o colchão mole, eu teria dado 5 estrelas; simples, mas tinha tudo o que a gente precisava e combinava muito com a região.

Foi lá também que o inventor do telefone, Alexander Graham Bell viveu. Aliás, ele foi um desses imigrantes escoceses que chegaram no Canadá e revolucionaram o mundo com suas invenções. Inclusive tem um parque nacional, Parks Canada’s Alexander Graham Bell National Historic Site, em sua homenagem, além de uma das maiores empresas telefonônicas do Canadá chamar: Bell.

E por falar emAlexander Graham Bell, não viaje sem um chip de celular, recomendamos O Meu Chip para sua viagem para o Canadá ou qualquer lugar do mundo, use nosso link e ganhe desconto!.

Cabot Trail em Nova Scotia
Cabot Trail em Nova Scotia

Documentos para entrar no Canadá

Moeda do Canadá, qual dólar levar na viagem?


Lagosta em Nova Scotia!!! Delícia!.

Para os fãs de lagosta se preparem, certamente Nova Scotia é o paraíso!!! Para comê-las fresquinhas, tente visitar a província entre maio e junho.

Além das lagostas, Nova Scotia também é famosa pelas ostras e especialmente pelas vieiras de Digby.

Não é atoa que a culinária da província é muito rica em frutos do mar e tem forte influência francesa e celta! Uma delícia atrás da outra, então se prepare para ganhar uns quilinhos!!!

PS: Se você não souber “quebrar” lagosta, minha dica é pedir ajuda ao garçon, geralmente eles são muito solícitos e podem te ensinar como fazer. Aliás, preciso mencionar que o povo de Nova Scotia é muito querido!.

Lagosta em Nova Scotia

Niagara com motorista que fala português

Roteiro: 1 dia em Niágara (cataratas e arredores)


Cerveja Artesanal de Nova Scotia

Nova Scotia vem se transformando em um dos lugares mais especiais do Canadá para degustar uma boa cerveja, seja ela artesanal ou de produção em massa.

Só em Halifax existem 14 cervejarias e na província são mais de 41. Isto é, se você precisava de uma desculpa para visitar Nova Scotia, agora não precisa mais!

Para se ter uma ideia, até existe um ditado que diz que ninguém está a mais de 30 minutos de carro de uma cervejaria em Nova Scotia. Viu? Eu disse que você iria se surpreender, não foi?

Conclusão

Eu poderia ficar aqui dando muitas outras dicas sobre o que fazer em Nova Scotia. Entre elas, o o passeio de kayak em Bay of Fundy, a cidade histórica de Annapolis, os passeios de barco, alugueis de cottages (chácaras) para relaxar, sua história com o Titanic e tantas outras coisas. Todavia, acredito que já deu para dar uma idéia do quanto essa província canadense, ainda pouco conhecida entre os brasileiros, merece uma visitinha, não é mesmo?

Depois me conta o que achou e se pretende incluir Nova Scotia nos seus planos de viagem!

Continue viajando no Viajoteca:

Motivos para visitar o Canadá no Outono

O que fazer em Bay of Fundy em New Brunswick

.

21 respostas

  1. acabei de ver no filme , ” O que de verdade importa ” , sobre este lugar e vim pesquisar sobre encantador e muito bom conteúdo , também nunca avia ouvido falar sobre essa província, parabéns pelo trabalho.

  2. primeira vez que vejo um roteiro com Nova Scotia! Sabe de onde eu conheço esse lugar? da série Trailer Park Boys, eu morro de rir assistindo ahuehaue muita besteira meodeos, acho que ai é bem famosa né?

  3. As cidades mais pequenas e menos turísticas tendem a trazer surpresas maiores. E é tão bom quando a realidade supera as nossas expectativas. Lindas imagens!
    Abraço desde Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.