Imponente prédio do Parlamento canadense fica em Ottawa, a capital federal do Canadá. Certamente, o Parlamento é um símbolo nacional e soberano do país. O prédio do Parlamento de Ottawa foi inaugurado na metade do século XIX, no topo da colina mais alta da cidade e em estilo neo gótico.
O Parlamento canadense, além de iluminar a cidade com sua beleza, também é o palco de celebração da vida cotidiana e política da região.
>>> O prédio central do parlamento de Ottawa está passando por grandes reformas que está programada para acabar apenas em 2031 e será reaberto ao público em 2032. Sendo assim, não faremos novas atualizações nesse post.
>>Antes de viajar não esqueça de comprar um bom seguro viagem,
>> e um chip de celular internacional para chegar no Canadá conectado(a)!
Transfer em Toronto
Serviço de translado do aeroporto de Toronto para o centro com motorista que fala português!
Fale conosco para orçamento: tours@viajoteca.com ou WhatsApp. Aproveite e conheça os Tours Viajoteca.
O QUE FAZER EM OTTAWA – ATRAÇÕES E ROTEIRO
WINTERLUDE – FESTIVAL DE INVERNO DE OTTAWA
Ottawa, a capital do Canadá
Ottawa foi escolhida para ser a capital federal do Canadá pela famosa Rainha Victoria no século XIX.
Venha conhecer um pouco da história:
Em 1841, a região do “Baixo Canadá” (atual província de Quebec) e do “Alto Canadá” (hoje Ontário) se uniram e formaram a “Província do Canada”, isso ainda como parte da monarquia britânica (Reino Unido).
Já em 1857, a Rainha Victoria escolheu uma cidade provinciana, longe do território americano e localizada entre os principais centros comerciais do Canadá, Quebec e Ontário, para ser a nova capital canadense. Desde então, Ottawa brilhou! Isso é, deixou de ser um vilarejo rural, para ser o centro político do país
Uma curiosidade é que a escolha de Ottawa como capital canadense, foi uma grande surpresa. Pois nessa época, já existiam cidades estabelecidas e bem fortes politicamente como: Toronto, Kingston, Montreal e Quebec City.
Tão logo a escolha da cidade ganhou o título de sede do governo, os preparativos para erguer o parlamento canadense também entrou em vigor.
Onde ficar em Ottawa
Os dois lugares principais para ficar em Ottawa, especialmente para os visitantes de primeira viagem são: Downtown (ao redor da Sparks St) e Byward Market.
Recomendo ficar em Downtown Ottawa para famílias e para pessoas que querem fugir um pouco da muvuca. Enquanto o Byward Market, dependendo da localização do hotel, é um lugar mais agitado, sendo assim, pode ter mais barulho
Segue abaixo minhas dicas nessas duas regiões acima.
SUPERIOR / LUXO:
- Le Germain Hotel Ottawa
- Fairmont Chateau Laurier Gold Experience
- Fairmont Chateau Laurier
- Hotel Novotel Ottawa City Centre
- Lord Elgin Hotel
- Andaz Ottawa Byward Market
- The Westin
ECONÔMICO:
OUTROS BAIRROS A CONSIDERAR:
- The Glebe: boas opções para economizar
- Hull: para ficar em Quebec, do outro lado do rio (as vezes tem boas barganhas)
- Kanata: bom subúrbio de Ottawa, 20-25 minutos do centro, perto do estádio de hockey e do outlet de Ottawa.
Parlamento canadense de Ottawa
Arquitetura do Parlamento do Canadá
O parlamento canadense foi construído entre 1859 e 1866, em estilo neogótico. Um dos fatores que nos chama atenção são os telhados revestidos de cobre, que ao longo dos anos vão ganhando coloração esverdeada, mas isso pode mudar rapidamente, ou seja até uma nova limpeza ser efetuada.
O prédio do parlamento possui de três edifício em formato de “U” ao redor da sua praça central.
Como o próprio nome revela, o Canadá se rege sob um sistema parlamentarista e por isso, o prédio do governo é chamado de parlamento. O edifício central é sede da Casa dos Comuns e do Senado, com a Torre da Paz a sua frente e a belíssima biblioteca as suas costas.
Aliás, uma curiosidade. A biblioteca do parlamento de Ottawa foi o único prédio que sobreviveu intacto ao grande incêndio do inverno de 1916, o qual destrui toda a sede do governo do Canadá. Até hoje, a causa do incêndio é um mistério!
Os prédio do lado leste e oeste contêm escritórios dos ministros e senadores, assim como salas de reuniões e espaços administrativos.
Sistema do governo canadense (parlamentarista)
Para explicar melhor o sistema de governo canadense, vou usar a frase do website do Governo do Canadá: “O Canadá é uma monarquia constitucional, um estado federal e uma democracia parlamentarista.”
Basicamente, o Canadá possui um governo parlamentarista baseado em uma monarquia constitucional. Isto é, a Rainha Elizabeth II é a cabeça do estado canadense. Contudo, ela não governa, mas tem poder de veto em casos extremos.
Então, se deu nó da sua cabeça e você se perguntou: “Então a rainha da Inglaterra é rainha do Canadá?“, a resposta é sim!
Inclusive, no Canadá, ela tem um representante chamado de Governador Geral. A rainha Elizabeth II impera sob solo canadense, assim como na Inglaterra. Mas como disse anteriormente, ela não governa e nem toma decisões políticas, somente faz o “social” (espertinha, né?!).
Quando me tornei canadense, eu jurei lealdade a rainha. Acredita? Oh lord! 🙂
É bacana saber também que o Canadá possui uma legislatura biparlamentar, isto é o governo é composto pela Câmera dos Comuns (tipo nossa câmara dos deputados) e pelo Senado:
Casa dos Comuns canadense:
- 308 membros
- Todos os membros são eleitos por voto direto a cada 3 ou 4 anos nas eleições federais canadenses.
- O partido com maior número de membros aponta o Primeiro Ministro como chefe geral do estado.
- Membros podem ser reeleitos indefinidamente.
- A foto baixo está horrível, mas repara que as cores dos assentos são verde. Um simbolismo que representa grama, ou seja, o contato com o povo!
Senado canadense
- 105 membros.
- Senadores são eleitos pelo Governador Geral (representante da rainha) sob indicação do Primeiro Ministro sempre que uma nova vaga é desocupada.
- Os senadores tem cargo vitalício até 75 anos e não podem ser demitidos.
- Certamente o senado é uma instituição controversa no Canadá, sendo que muitos acreditam que é lugar cheio de privilégios e pouca ação. Vira e mexe há conversas sobre uma reforma para os senadores serem eleitos pelo povo ou simplesmente ser abolido.
- A foto abaixo que também está péssima, mas dá para ver Senado é decorado em tons de vermelho, ou seja as cores da nobreza! (Tsc Tsc Tsc)
Festival das Tulipas em Ottawa, Canadá
Arvorismo e Rafting na capital canadense
Como Visitar o Parlamento canadense
Endereço do Parlamento: 111 Wellington Street, Ottawa
(para GPS: 90 Wellington Street, Ottawa, Ontario, K1P 5L1)
Não há estacionamento público dentro do prédio do parlamento, mas vários estacionamentos que podem ser encontrado ao redor (lista de estacionamentos).
DICA: Aos finais de semana, o estacionamento coberto do prédio World Exchange Plaza [45 O’Connor Street – mapa] é gratuito ao público, entrada pelas ruas Metcalfe St e Queen St.
Visitas Guiadas e Gratuitas ao parlamento
As visitas guiadas internas ao Prédio do Parlamento de Ottawa são abertas ao público durante todo o ano gratuitamente. Contudo, desde Fevereiro/2019 está sendo feita uma reforma imensa nos prédios mais interessantes do parlamento: o centre block, a biblioteca do parlamento, casa do senado, da casa dos comuns, a torre da paz e até a praça central estarão fechados ao público por muitos anos!
Sendo assim…esteja atento a esse “detalhe” durante sua visita a Ottawa.
Mas mesmo assim, há duas visitas guiadas que estão em vigo: o prédio temporário da casa do senado e o prédio temporário da casa dos comuns.
No exterior do parlamento, onde você pode caminhar por conta própria, se destacam a Centennial Flame (Flama do Centenário), assim como as estátuas de pessoas que fizeram parte da história canadense e as vistas de Ottawa e do Gatineau.
Dica: no verão, as visitas no período vespertino costumam ser mais vazias.
Quando acontecem as visitas guiadas:
O tours acontecem todos os dias gratuitamente, e os horário variam de acordo com a época do ano. Há opção de tours em inglês ou francês e você pode fazer o agendamento de sua visita online, acessando esse website: https://rts.parl.ca/.
Todas as informações estão disponíveis no website: lop.parl.ca/sites/Visit/default/en_CA
Eventos anuais do Parlamento do Canadá em Ottawa
Troca da Guarda
Como a Rainha da Inglaterra também é Rainha do Canadá, nada mais justo que os “soldadinhos de chumbo” encantarem a terra do maple também, certo? Sendo assim, durante o verão canadense, todas as manhãs a tradicional troca da guarda acontece durante 30 minutos no gramado do prédio do parlamento. É muito bacana e aos finais de semana chegue cedo para pegar um bom lugar.
Quando ir? Apresentações acontecem durante o verão canadense, geralmente as 10h.
Sound & Light Show
Esse belíssimo show do Parlamento de Ottawa acontece durante as noites de verão canadense. Para isso, a plateia usa o gramado do parlamento como sofá e canhões de luzes usam o prédio do parlamento como tela de cinema para transmitir imagens e sons sobre a história do Canadá. Certamente, um evento Imperdível!
Cada ano o tema da apresentação é diferente.
Canada Day (01/Julho)
O Canada fica mais branco e vermelho no dia 01/Julho e Ottawa é o palco central da festa para celebrar o Dia do Canadá. Então já sabe, caso esteja por lá, se vista de “tomate” e vá curtir.
A noite sempre tem queima de fogos!!! E é lindo! Eu mesma já vi algumas vezes.
Concerto de natal – Carrilhão da Torre da Paz
Durante alguns dias de dezembro o carrilhão da Torre da Paz do Parlamento canadense é tocado por algum/a virtuoso/a por 20 ou 30 minutos no horário do almoço.
Yoga no parlamento
Isso mesmo, até 2019, o gramado central do parlamento de Ottawa se transformava em uma gigante sessão de yoga para todos visitantes e locais que quisessem participar! Muito legal.
Todavia, devido ao covid e as reformas, elas estão suspensas.
Quando ir? Acontecia todas as quartas das 12h as 13h entre maio e agosto.
Gostaram de Ottawa? Sabia que eu morei em Ottawa por quase 5 anos? Eu adoro essa cidade e sempre vou visitar!
CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM PARA OTTAWA:
– Índice com todos os posts de Ottawa no Viajoteca
– Índice com todos os posts do Canadá no Viajoteca
Respostas de 7
Desculpe… o Rideau Hall é a residência oficial do governador geral, não do primeiro ministro.
Só faltou mencionar o palácio suntuoso que serve de residência ao primeiro ministro, o Rideau Hall, em Ottawa, equivalente canadense da Casa Branca.
O Rideau Hall é a residência do Governador Geral, o/a representante da Rainha do Reino Unido no Canadá. Inclusive, o Rideau Hall não fica na região do Parlamento de Ottawa.
O Rideau Cottage que é a residência oficial do Primeiro Ministro do Canada e fica na 24 Sussex Drive, mais próximo do Parlamento, mas não no mesmo lugar.
ola Mirella gostaria d conhecer o parlamento, mas precisamente o parlamentar Andrew Leslie acompanho o trabalho social intenso dele achei interessante…
Oi Conceição,
Eu não sei qual a possibilidade de conhecer um parlamentar … nunca tentei.
Se der certo, depois me avisa como foi.
Abs
Mirella, Pessoal do Viajoteca,
Olá, parabéns pelo site, adorei a completeza das informações e a variedade de dicas. Cheguei até vocês pesquisando sobre meu próximo destino, e gostaria de uma opinião sobre o Canadá em jan/ 18. Não curto estações de esqui e gostaria mesmo de conhecer as cidades, mas consigo conhecer no inverno?
Pensei em:
Dois dias em Montreal (31/12/17 a 02/01/18);
Quebec (02/01/18 a 04/01/18);
Ottawa (04/01/18 a 06/01/18) e
Toronto (06/01/18 a 08/01/18).
Ainda, esses períodos são adequados? Vocês fariam alguma alteração?
Obrigada e um gde abraço.
Renata Borrego
Oi Renata, Tudo bem?
Eu gostei desse roteiro sim, você minha sugestão de 14 dias por essas cidades? https://www.viajoteca.com/roteiro-14-dias-pelo-leste-do-canada/
No inverno eu sempre falo para te dar mais flexibilidade no caso de frio extremo ou tempestade de inverno, entende?
Se for alugar carro dirija com cuidado em caso de neve ou chuva…
Eu tentaria incluir Mt. Tremblant e Parc Omega, mesmo não gostando de esquiar 🙂
beijos