Se você vai viajar por Portugal, não deixe de conhecer Guimarães. Eu fiz uma viagem do Porto até Lisboa de carro, e no meio do percurso, passamos um dia em Guimarães. Guimarães é uma cidade portuguesa excepcionalmente preservada e historicamente significativa. Muitas vezes referida como o local de nascimento de Portugal, este destino imperdível permite aos turistas explorar o passado do país e maravilhar-se com as origens da sua arquitetura. Certamente, sua extensa história reflete na variedade de monumentos nacionais e edifícios históricos que você vai encontrar na cidade.
Guimarães fica a 55 km a nordeste do Porto e é ligada a cidade por uma linha frequente de trens. Deste modo, Guimarães é uma perfeita viagem de um dia desde o Porto. Aliás, Guimarães é um destino muito bonito e é um grande exemplo de uma cidade tradicional do norte de Portugal. Como um destino turístico, há muito para ver e fazer em Guimarães. Então, ir passar um dia em Guimarães é um programão.
ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.
Um dia em Guimarães – Portugal
Apesar de Guimarães ser uma cidade tranquila, seu centro histórico é repleto de museus, monumentos e igrejas. Inclusive, a maioria foi construídos antes da independência portuguesa. Devido as atividades culturais durante o século XIII, esta cidade está intimamente ligada à criação da identidade, língua e arquitetura nacional portuguesa.
Leia também:
+ ROTEIRO PORTUGAL: LISBOA E ARREDORES
+ RAZÕES PARA VISITAR LISBOA | 14 MOTIVOS PARA SE APAIXONAR POR LISBOA
+ MOSTEIRO DE BATALHA – UMA JOIA ARQUITETÔNICA PORTUGUESA
+ MOSTEIRO DE ALCOBAÇA – UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE AMOR
Conhecendo Guimarães em Portugal
Nosso passeio pela cidade foi muito bacana e vou contar abaixo e tentar inspirar vocês a conhecerem esta cidade tão importante.
Assim que chegamos em Guimarães, fomos direto para o castelo. Deste modo, estacionamos o carro lá, e após a visita a ele, fomos até o centro histórico a pé. Afinal, Guimarães, além de pequena, é um verdadeiro charme. Então, caminhar por ela é um enorme prazer e a gente faz com alegria, sem se cansar.
Castelo de Guimarães
Este castelo foi construído no século X, com a finalidade de proteger um mosteiro dos mouros e dos vikings escandinavos. Atualmente, é uma estrutura icônica para Guimarães e importante para todo o país. Afinal, o Castelo de Guimarães é o local de nascimento de D. Afonso Henriques (1111), o primeiro rei de Portugal. Então, já dá para imaginar o quanto de história suas paredes já viram.
Entretanto, sua última grande renovação e extensão ocorreu no início do século 14. Nestes três séculos, ele foi residência de vários nobres.
Nós estacionamos o carro no grande estacionamento ao lado do castelo. Inclusive, eu recomendo que você estacione lá, pois será o lugar mais eficiente para a sua visita. O castelo não tem muito a oferecer e a única coisa a fazer é ver as ruínas do pátio interior e caminhar sobre elas. Foi legal andar por ela, mas não espere muitos momentos wow. O valor histórico é o mais importante.
Já a vista que a gente tem do alto de suas muralhas é maravilhosa. Não esquecendo que era Outono, o que deixou a paisagem ainda mais linda ♥
Pequena Capela
Entre o Castelo e o Palácio dos Duques de Bragança, você pode dar uma olhada dentro de uma pequena capela. Afinal, ela tem sua importância histórica! Os portugueses consideram Guimarães o berço de Portugal, pois foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal (Afonso Henriques). E, Afonso foi batizado na antiga Igreja de São Miguel do Castelo, a pequena igreja situada em frente ao castelo.
Leia também:
>> ÓBIDOS – UM DOS TESOUROS ESCONDIDOS DE PORTUGAL
>> NAZARÉ EM PORTUGAL – MUITO MAIS QUE UMA ONDA GIGANTE
>> 11 RAZÕES PARA VISITAR O DOURO EM PORTUGAL
Palácio dos Duques em Guimarães
O Palácio dos Duques de Bragança é uma visita bem interessante. Por certo, na sua visita, você encontrará muitas Artes Decorativas dos séculos 17 e 18. Além disso, verá armaduras e armas, tapeçaria e porcelana da Companhia Portuguesa das Índias Orientais. Entretanto, o que me impressionou neste palácio foi o fato de ter sido construído por volta de 1420. O palácio também foi usado como um edifício militar durante as Invasões de Napoleão. Posteriormente, foi a residência oficial do ditador português Salazar. Então, isso é apenas um breve vislumbre do que você pode descobrir lá dentro.
A construção do Palácio dos Duques de Bragança começou no início do século 15. Mas nunca foi realmente terminado até que foi renovado no século 20. Inclusive, o palácio foi usado como uma pedreira e suas pedras usadas para outros edifícios. Mas no início do século 19, o exército começou a usar o palácio como quartel. Com isto, parte dele ficou em ruínas. Então, no final do século 19, finalmente seu significado histórico foi reconhecido. Uma grande renovação ocorreu e o palácio abriu suas portas novamente meio século atrás.
Hoje em dia, o Palácio dos Duques funciona principalmente como um museu de artefatos portugueses medievais. Há também exposições temporárias. Uma parte do edifício ainda é usada como a residência oficial do presidente nas suas deslocações ao Norte de Portugal.
Quando entramos pela porta principal, tive a sensação de que entrei num claustro, e não num palácio. Afinal, as diferentes salas estão estruturadas em torno do pátio principal interno, que é rodeado por arcos góticos. Estes arcos góticos formam um corredor acima do corredor no segundo andar.
Transfer em Lisboa e Região
Você está planejando uma viagem para Portugal e precisa de um serviço de transfer em Lisboa? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, fechamos em parceria com motoristas em Lisboa, super recomendamos, que podem te ajudar. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Lisboa e passeios por toda região!
Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá) e Barcelona (Espanha).
Os motoristas brasileiros em Lisboa garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Portugal. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.
Peça sua cotação sem compromisso: por email ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!
O que visitar no Palácio dos Duques em Guimarães
Capela
Em frente à entrada principal fica a capela, que é bem fofa. Bem aconchegante, já que ela é decorada com belas esculturas de madeira e vitrais. Inclusive, quando a luz do sol bate ali, ela ilumina a capela através das janelas em muitas cores diferentes. A visão é linda. Sem falar que a madeira dá um charme ao ambiente.
Salas
As várias salas exibem uma vasta quantidade de ítens que vão desde tapeçarias, móveis, passando por cerâmicas, esculturas, armas e além de outros pequenos objetos. Eu amei o enorme salão de banquetes com o seu belo telhado de madeira e enorme tapeçaria na parede. Afinal, é bem interessante ver como as pessoas viviam no palácio durante o curto período de tempo em que foi habitado.
Centro Histórico de Guimarães
Do Palácio dos Duques continuamos o passeio até o centro histórico. Já que ele é classificado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, a visita ali é imperdível.
Além disso, o caminho do Palácio até o centro histórico é encantador. Ele passa por edifícios históricos, ruas estreitas de paralelepípedos, onde podemos ver belíssimos azulejos e igrejas. Você sentirá que está de volta aos tempos medievais.
Sem dúvida, o Centro Histórico é encantador e conta com edifícios góticos, casas tradicionais e praças encantadoras. Já que a maioria das atrações está nos arredores do Largo da Oliveira, no Largo República do Brasil e no Largo do Toural, a maioria dos visitantes começa nesta parte da cidade. Ao mesmo tempo que esta área fica mais perto da estação de trem, também é a melhor localização para o almoço.
A região é uma série de praças pitorescas, alinhadas com casas tradicionais, edifícios religiosos antigos. Certamente, este é um lugar perfeito para ser apreciado sem pressa.
Largo da Oliveira
O Largo da Oliveira é a melhor atração turística de Guimarães. Afinal, esta maravilhosa praça contém algumas das arquiteturas góticas mais bem preservadas da cidade. Deste mod, ali você vai ver a antiga Câmara Municipal, a Igreja da Colegiada e o Monumento à Batalha do Salado. Ainda, a pequena praça é cercada por casas pintadas tradicionais e está cheia de cafés ao ar livre. Então, devido aos seus assentos sombreados pela oliveira a praça recebeu este nome.
Para aqueles com um orçamento limitado, pode valer a pena ir ao moderno centro da cidade, que fica a oeste da área histórica. Esta região oferece muitos restaurantes com cardápios bem acessíveis.
Onde se hospedar em Guimarães:
Guimarães é uma cidade pequena e o que não faltam são boas opções de hospedagem. Geralmente a cidade é usada para somente um bate e volta. Mas nada impede que você passe uma ou mais noites na cidade. Inclsuive, eu recomendo bastante! Aqui estão alguns hotéis e apartamentos que eu recomendo.
Próximo ao Castelo de Guimarães: Santa Luzia ArtHotel | Guimarães Living – Hostel & Adventure |
Centro Histórico: Hotel da Oliveira | Casa do Juncal | Casa do Benjamin | Santiago 31 Hostel | Guimyguest
Largo do Toural: Hostel Prime Guimarães | HI – Guimarães Youth Hostel | EMAJ Boutique Hotel | Hotel Toural | Hotel São Mamede
Guimarães tem muitas outras opções de hospedagem. Aqui você encontra todas as opções de hospedagem em Guimarães.
Aproveite a cidade e seus encantos!!
Vale a pena comprar antecipadamente: