Saber sobre a previsão do tempo e temperatura no Canadá é fundamental para se ter uma viagem mais feliz e sem surpresas. Sendo assim, minha dica é sempre estar atento(a) a esse tema, especialmente no inverno.
Já fiz um post explicando os detalhes de como pesquisar sobre a previsão do Canadá, incluindo o melhor app para você baixar no seu celular e canal de televisão para assistir. Também já publiquei um artigo completinho sobre quando visitar o Canadá. Mas para programar a viagem e pensar na mala, nada melhor que saber a média de temperatura, não é mesmo?
E como sou uma anja (risos), resolvi fazer esse post mastigadinho com a temperatura no Canadá das principais cidades, tudo dividido por região, de acordo com o mapa abaixo:
Temperatura no Canadá
A média de temperatura do Canadá apresentadas abaixo foram baseadas nas estatísticas históricas segundo o The Weather Networks. Mas obviamente, no dia a dia, tudo pode mudar. Aliás, o clima no Canadá é maluquinho! Sendo assim, sempre leve em consideração que há dias que a variação climática pode mudar em mais 20 graus!!! Não é mole não… 🙂
Esse guia tem a intenção de te dar uma ideia do que esperar na sua viagem, mas o ideal é fazer como os canadenses e verificar a previsão do tempo diariamente antes de sair da sua hospedagem! Eu recomendo sempre usar as informações diárias do app ou website do The Weather Networks. A propósito, essa mesma empresa, tem um canal de TV dedicado 24 horas a falar sobre o clima no Canadá. O número do canal muda de cidade para cidade, então basta perguntar na recepção do hotel qual o número do canal “The Weather Networks” e todos saberão te responder.
Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?
Visto canadense e eTA – qual o visto certo para você?
Como passar a imigração no Canadá
Clima no Canadá – mês a mês / por região
Para ficar mais fácil de pesquisar, separei as cidades pelas principais regiões do Canadá.
Ah… quando falo sobre frio, fresco ou quente nas descrições de temperatura no Canadá de cada região, por favor, considere o clima canadense e não do Brasil. 🙂
Atlantic: St. John’s, Halifax e Moncton
A região da “Maritimes” ou Atlantic é composta por quatro províncias: New Brunswick, Nova Scotia, Prince Edward Island (PEI) e Newfoundland and Labrador (NFL). Elas ficam no extremo leste do Canadá, sendo assim, do lado do Oceano Atlântico.
O Canadá Atlântico foi onde a história dos europeus começou a se misturar com as primeiras nações canadenses. Aliás, há evidências que até os Vikings já tentaram se estabelecer por ali. A região tem uma indústria forte de pesca, agricultura, silvicultura e mineração.
As marítimas canadenses tem um clima de inverno fresco e verão úmido e ameno.
Principais cidade: Halifax (Nova Scotia), St. John’s (NFL) e Moncton (New Brunswick).
- O que fazer em Halifax (roteiro de um dia)
- Conheça com a gente o mais famoso farol do Canadá, Peggy’s Cove
- Reserve seu hotel em Halifax
- Reserve seu hotel em Moncton
Central Canada: Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec
A região central do Canadá é composta pelas famosas províncias de Ontário e Quebec.
Elas também são chamadas de “Eastern Provinces” (províncias do leste), dependendo de como se analisa. No Brasil, por exemplo, a maioria dos roteiros turístico chamam essa região de “Leste do Canadá“, esquecendo das províncias marítimas que destaquei acima.
É interessante notar que mais da metade da população canadense vive entre Ontário e Quebec. Sem dúvida, são as províncias mais ricas do país e são consideradas o coração industrial e de manufatura do país.
Os invernos são frios e verões quentes e úmidos.
Na tabela baixo, destaco a média de temperatura em suas principais cidade: Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec City.
Ps: Niagara Falls (Cataratas do Niágara) também faz parte dessa região, dessa forma, considere o clima de Toronto para ela.
- Onde se hospedar em Toronto – melhores bairros e hotéis
- Como ir do aeroporto ao centro de Toronto
- Tour para Cataratas do Niágara em português
- O que fazer em Toronto
Pradarias: Winnipeg, Saskatoon, Calgary e Edmonton
As províncias que fazem parte das pradarias do Canadá são: Manitoba, Saskatchewan e Alberta. E as principais cidades dessa região são: Winnipeg, Saskatoon, Calgary e Edmonton. Essa região é muito rica em recursos energéticos e possui terras agrícolas muito férteis. Alberta também é famosa pelos rodeios e pela região das Rochosas Canadenses, onde se encontra as regiões de Banff e Jasper.
A região das pradarias é quase sempre seca, com invernos frios e verões quentes.
- O que fazer nas Montanhas Rochosas do Canadá (melhor época de visitar)
- Reserve seu hotel em Banff (o coração das Rochosas)
- Onde ver aurora boreal no Canadá
+ Temperatura no Canadá
West Coast: Vancouver, Whistler e Victoria
A província de Columbia Britânica ou British Columbia (BC) é o que chamamos no Canadá de West Coast, ou Costa Oeste, na minha opinião, uma das regiões mais lindas do país. Columbia Britânica é conhecida por suas montanhas majestosas e também por ser a porta de entrada do Oceano Pacífico no Canadá. O porto de Vancouver é o maior e mais movimentado do país.
Devido as correntes de ar quente do Oceano Pacífico, BC tem um clima temperado e mais ameno, tanto no inverno quanto no verão do Canadá.
- O que fazer em Vancouver – roteiro 5 dias
- Reserve seu hotel em Vancouver
- Natal em Vancouver – o que fazer em dezembro!
Territórios: Whitehorse, Yellowknife e Iqaluit
O Canadá é composto por 10 províncias e 3 territórios, sendo que todos os territórios se encontram na parte norte do país. Por certo, os território possuem uma extensão gigantesca de terra, mas com pouquíssimos habitantes. Ou seja, são somente cerca de 120.000 pessoas. Naturalmente, viver no pólo norte realmente não é tarefa fácil!
Os três territórios do Canadá são Nunavut, Northwest Territories e Yukon. Assim como as principais cidades e capitais, respectivamente são: Iqaluit, Yellowknife e Whitehorse. O norte costuma ser chamado de “terra do sol da meia-noite”, porque no auge do verão, a luz do dia pode durar até 24 horas. Já no inverno, o sol desaparece e a escuridão permanece por três meses.
Os territórios possuem invernos longos e rigorosos, e verões curtos e frios. Com isso, grande parte do norte é composta de tundra, a vasta planície rochosa do Ártico.
Os territórios canadenses vivem da indústria do minério e também da arte inuit, nativa, que é vendida em todo o Canadá. Aos poucos o turismo vem ganhando espaço, mas ainda é pouco explorado devido ao clima e dificuldade de acesso.
- 4 Lugares que você (talvez) não saiba que existe no Canadá!
- Roteiro Canadá – 5 idéias de viagem para conhecer o país!
Conclusão sobre a Temperatura no Canadá
Como vocês puderam ver nas imagens das médias de Temperatura no Canadá acima, o clima no Canadá é assunto muito sério. Inclusive, ele sempre é um dos principais assuntos para se discutir em qualquer situação! Dessa forma, espero que este post tenha te ajudado. Caso você precise de dicas para arrumar uma mala de inverno bem light, clique aí no link!
Como moro no Canadá há muitos anos, também estou a disposição nos comentários no final deste post. Sem dúvida, o Canadá é um dos meus assuntos favoritos!!!
De resto, não esqueça de usar nossos links para fazer suas reservas, pois a gente precisa muito desse seu apoio para pagar as contas do blog e mantê-lo sempre atualizado! Valeu!
Respostas de 14
Olá meninas tudo bem? Venho seguindo suas dicas e informações sobre o canadá, pois estou indo agora em agosto fazer um intercambio de 4 semana em Montreal. e terei 1 semana livre antes de voltar p o Brasil. Podem me ajudar qual a melhor forma e preço acessível p eu conhecer a região de Banff e Jasper com seus lindos lagos?
Oi Luciana,
Tudo bem?
A região das rochosas no verão, nunca é um destino barato. Sendo assim, aqui nesse post tem bastante dicas para organizar seu roteiro: https://www.viajoteca.com/montanhas-rochosas-canada/
Caso fro para Vancouver, tem essa excursão… não é barata, mas achei bem completa.
Espero que ajude.
Abs
Oi meninas!
Estou planejando um intercâmbio para o Canada, talvez Toronto.
O que acham das duas últimas semanas de setembro e duas primeiras de outubro? Esperava não passar muito frio por aí.
OI Marina,
Acho um período muito bom, diria que um dos melhores.
Se precisar de cotação de cursos de inglês, eu trabalho com isso.
Abs,
Oi poderia me contatar quero fazer cotação de curso de inglês por favor
Vou te mandar email. 🙂
Aí tu lê: “A região das pradarias é quase sempre seca, com invernos frios e verões quentes.” e vai toda empolgada olhar as temperaturas e percebe que no auge do verão elas não passam de 20 graus hahahahahahahah OMG
Sentiu o drama que é viver no Canadá, né? rs rs rs
Beijos e obrigada pela visita
Oi Mirella, obrigada pelo retorno.
Basicamente minha mala será a mesma que fiz pro leste, pois como sou “friorenta” blusinha de manga vai passar longe rs.
Ainda não fechei o curso, só comprei as passagens, quero fechar com a Sprachcaffe, eles tem um curso super intensivo com 40 aulas semanais que eu gostei muito, preciso conseguir me comunicar, sofri na viagem anterior 🙁
O que você me sugere?
Minha viagem pelo leste de trem te envio por email, quem sabe na escala de 9h em Vancouver né? rs
🙂
Legal Fernanda,
Quando você diz se comunicar, você está falando do chip?
Para o Canadá eu sempre dou 2 opções para meus estudantes:
1- Já sair com o chip do Brasil com a EasySim4U, tenta usar nosso link (please): easysim4u.com/?sourceCode=viajoteca. Amanhã, dia 17/Março vai ter desconto de 20% usando nosso link, você acessa amanhã e no momento do pagamento (quase a ultima pagina) digite a palavra TREVO, é o código do desconto amanhã.
2- Querendo comprar o chip no Canadá, eu gosto da Chart.
Te mandei meus valores de intercâmbio, né? Considere a OHC também, gosto muito deles 😉
Bjks.
Mi
Oi Mirella!
Fiquei o dia todo tentando responder seu e-mail e não consegui, muito trabalho 🙁
Quando disse comunicar, me referia a falar mesmo inglês, sei que meu tempo será pouco mas já vai ser alguma coisa. Quando fui ao leste canadense vi que todo meu curso de inglês aqui foi em vão, não consegui conversar, entendia o que falavam comigo mas não conseguia responder (viva Google translate rs).
Mas obrigada pela dica do chip, vi isso essa semana mas ainda não havia comprado, vou aproveitar seu link. Farei só o plano de dados.
Vou pesquisar depois a outra escola.
Obrigada por toda a ajuda 😀
OI Fernanda,
Eu acho que uma imersão em um país que fala a lingua que quer aprender, ajuda muito.
Claro que 5 semanas não vai te deixar fluente, mas na minha opinião, deixa a maioria das pessoas desinibidas e é que a coisa começa a mudar.
A gente fica muito preocupados em falar certinho, mas o importante mesmo é a comunicação, depois a gente vai arrumando os erros da fala (risos).
Espero que tenha dado certo o chip e obrigada por usar o link, você colocou que está vindo para o Canadá, né? Tem uma taxinha a mais.
Qualquer coisa estou por aqui 🙂
Beijos
Mirella, boa tarde.
Em maio farei um intercâmbio de 5 semanas (30/4 a 01/06) em Calgary e estou assustada com essa temperatura, pensei que fosse meio da primavera aí rs
Me ajuda a organizar minha mala? Não tenho ideia do que levar, pensei que fosse ser um pouco mais quente do que o outono quando fui pra sua rota “14 dias pelo leste do Canadá” (estou te devendo minha história com esse roteiro, pois fiz ele de trem e acho interessante contar a experiência, mas sempre esqueço rs).
Mas agora preciso fazer minha mala para Calgary, help me please.
Oi Fernanda, Tudo bem?
Estou rindo aqui do seu comentário ahaha …
Então, Calgary é uma caixinha de surpresa, tudo pode acontecer!!!
Eu levaria um pouco de tudo.
Um casaco forte, se tiver aqueles trifásicos, é a melhor opção, pois eles serves para tudo e você pode usar em diferentes situações.
Depois um ou dois cachecois, luvas, uma calça térmica (caso faça muito frio), meia quentinha e um sapato a prova d’agua e insulated (não sei como escreve isso em português).
E depois roupa de frio e meia estação do Brasil… eu gosto muito de gola rolê, pois morro de frio no pescoço.
Mas não esqueça uma bermuda e uma blusinhas de manga curta, pois existe a possibilidade do tempo mudar!
Eu disse, Calgary é uma doidera. Mas não exagera, pois você sempre pode comprar alguma coisa lá e ficar levando muita coisa é uma chatice.
Pena que não falou comigo sobre o intercâmbio, eu trabalho com isso 🙂 🙂 🙂 . Fica para próxima, né?
E depois em conta da sua viagem de trem… super quero saber e se escrever com detalhes e dicas, eu consigo publicar aqui no blog! Ia super ajudar muita gente.
Bjos