A região de Cairns e Port Douglas é um dos destinos mais incríveis da Austrália. Imagine que em um só lugar você consegue visitar a maior barreira de corais do mundo e a floresta tropical mais antiga do planeta, sem contar as belezas naturais que nos enchem os olhos.
Cairns é a principal cidade para explorar as atrações, mas não podemos esquecer da queridíssima Port Douglas, que na minha opinião, é muito mais charmosa. Além dessas duas, deixo aqui também a dica de Palm Cove, meu lugar favorito da região – mando mais detalhes sobre onde se hospedar nesses três lugares mais abaixo.
Já aviso que tem muito o que fazer em Cairns e Port Douglas. Então, apesar de 3 dias ser o suficiente para ver o básico, eu recomendo pelo menos 5 dias inteiros para ver as coisas com mais calma. Na minha última visita, por exemplo, fiquei lá duas semanas!!! Deu para perceber que sou fã, não é mesmo?
Ah sim… antes de viajar para Austrália não esqueça de comprar um bom seguro viagem para embarcar tranquilo. O sistema de saúde australiano não cobre emergências para turistas, dessa forma, melhor não arriscar! [Faça uma cotação]
Quando ir para Austrália – todas as dicas!
O QUE FAZER EM AGNES WATER E 1770 – Queensland
WHITSUNDAYS, AUSTRÁLIA – UM PARAÍSO PARA CHAMAR DE SEU!
ONDE FICAR EM BRISBANE – MELHORES BAIRROS E OPÇÕES!
Dicas de Cairns e Port Douglas
Como chegar em Cairns e Port Douglas
Sendo a região de Cairns e Port Douglas um dos principais centros turísticos da Austrália, há várias maneiras de se chegar lá! Você pode dirigir, pegar ônibus ou trem, mas a maneira mais prática e rápida, sem dúvida é voando.
As principais empresas aéreas da Austrália são: Qantas, Virgin Australia e JetStar, e todas elas voam para Cairns!
Aliás, uma dica da Austrália muito importante: nunca subestime a distância entre uma cidade e outra. Veja abaixo, por exemplo, a quilometragem entre Cairns e as principais cidades do país:
- 1.700 km de Brisbane
- 2.700 km de Sydney
- 2.800 km de Darwin
- 3.100 km de Melbourne
Meios de transporte
- Avião: Cairns Airport é o principal aeroporto da região norte tropical de Queensland e o quinto mais movimentado da Austrália. Há muitos vôos domésticos, assim como vôos internacionais chegando de países como Nova Zelândia, Hong Kong, Japão e Papua Nova Guiné.
- Carro/Campervan: indicado para quem está fazendo uma road trip pela Austrália e vai passar pela belíssima costa de Queensland. Ter carro em Cairns também pode ser uma boa alternativa para conhecer as atrações sem precisar contratar tours. [Faça uma cotação de aluguel de carro aqui!]
- Ônibus: Há duas empresas que fazem o trajeto pela costa de Queensland, de Brisbane de/para Cairns, são elas Premier e Greyhound, contudo cabe ressaltar que são quase dois dias de estrada!!!
- Trem: outra maneira de se chegar a Cairns é de trem. A Queensland Rail Travel faz o trajeto de Brisbane a Cairns em um trajeto de 25h, o nome dessa jornada é “Spirit of Queensland”.
Como circular em Cairns e Port Douglas
As atrações turísticas da região de Cairns e Port Douglas são bem distantes uma das outras e ter um carro alugado a disposição facilita bastante a vida. Você precisa fazer as continhas para ver o que compensa mais para você.
Caso não alugue um carro e precise de um transfer para seu hotel em Cairns e Port Douglas, custa entre A$18 a A$103 por pessoa, dependendo da cidade que irá ficar.
Dentro de Cairns é fácil de circular, se estiver hospedado no centro, dá para fazer tudo a pé, contudo o transporte público de Cairns funciona direitinho e tem bastante acesso usando os ônibus. A dica é comprar o “Go Card” do sistema Translink que te ajuda a economizar no valor da tarifa e esse mesmo cartão pode ser usado em Brisbane, Gold Coast, Sunshine Coast e outras cidades do estado de Queensland [lista completa].
Cairns e Port Douglas também oferecem o serviço de taxi, Uber e tours.
No caso de Port Douglas, se você estiver perto do centrinho, dá para fazer tudo a pé, do contrário uma bicicleta ou carro irá ajudar bastante. As dicas aqui são bem similares com as de Cairns!
Quando ir a Cairns e Port Douglas
Apesar de Cairns e Port Douglas serem classificados como um destino para qualquer época do ano, você precisa levar algumas coisas em consideração.
Os melhores meses para viajar para Cairns vai de maio a outubro, quando não há incidência de ciclones e nem de águas-vivas na região.
A época de ciclone em Cairns acontece entre os meses de dezembro a abril, dessa forma, se viajar nesse período, esteja sempre atento ao app ou website meteorológico bom.gov.au.
>>> Você sabia? Ciclone é conhecido no hemisfério norte como furacão, só para dar uma referência!
Os meses de ciclone coincidem com o período das águas-vivas super perigosas da Austrália, são elas: Irukandji ou box jellyfish – veja o mapa das águas-vivas na Austrália. Então, para quem for nessa época (outubro a abril/maio) é altamente recomendado usar os macacões ao entrar no mar – falo mais sobre isso aqui nesse post sobre snorkel na Barreira de Corais.
E por falar em nadar no mar, lembre-se dos crocodilos. Sim meus amigos, há crocodilos de água salgada nessa região da Austrália! Não dê bobeira e leia as placas antes de se jogar na água!
Quantos dias em Cairns
Essa pergunta é complicada, mas vou tentar te ajudar.
A maioria das pessoas reservam 3 dias inteiros para conhecer a região de Cairns, sendo que as principais atrações são:
Caso tiver mais tempo (ideal!), há também outras atrações bem legais:
- Port Douglas (imperdível!)
- Palm Cove
- Mossman Gorge
- Cachoeiras: Crystal Cascade & Josephine Falls
- A própria cidade de Cairns
- Passeio de helicóptero pela Barreira de Corais
- Atherton Tablelands
- Mission Beach
Vou falar sobre algumas delas com mais detalhes abaixo, só descer a página!
Hospedagem
Quando começar a organizar sua viagem para Cairns, com certeza vai reparar que existem outros dois lugares super legais para ficar na região, são elas Port Douglas e Palm Cove.
Palm Cove é uma praia linda e aconchegante a 22 km ao norte de Cairns, enquanto Port Douglas é um pouco mais distante e um dos endereços mais exclusivos da região, fica a 67 km ao norte de Cairns
Todas as cidades tem suas vantagens e desvantagens, que vou descrevê-las um pouco mais abaixo, mas em poucas palavras, eu classificaria assim:
- Cairns é perfeita para quem está com o orçamento contado ou está viajando como mochileiro.
- Port Douglas é excelente para famílias e para quem tem um orçamento mais folgado, com certeza as hospedagens mais caras da região.
- Palm Cove é perfeita para quem prefere um lugar mais intimista, com um “que” requintado, informal e bem tranquilo (minha favorita, sem dúvida!).
Onde ficar em Cairns
Cairns é a melhor opção para quem está com o orçamento mais restrito, porém há também boas ofertas de hotéis luxuosos. Com certeza a maior cidade da região e tem uma variedade grande de bares, cafés, restaurantes e acomodações.
Uma das grandes desvantagens de Cairns é que ela não tem praia, mas por outro lado, tem uma piscina pública na Promenade que é super legal. E vale muito ressaltar que Cairns é o paraíso do viajantes mochileiros, então, dependendo do seu estilo, isso pode ser uma vantagem ou desvantagem!
Veja algumas dicas de onde ficar em Cairns, todas bem avaliadas no Booking.com:
- Shangri-La Hotel, The Marina (luxo)
- Riley, a Crystalbrook Collection Resort (luxo)
- Pullman Reef Hotel Casino (luxo)
- Jack and Newell Apartments (moderado top)
- DoubleTree by Hilton Cairns (moderado )
- Cairns Plaza Hotel (moderado )
- Travellers Oasis (hostel top)
- Bounce Hostel (hostel)
Onde ficar em Port Douglas
Se sua ideia é conhecer a barreira de corais, Daintree Forest e as atrações da região de Cairns em um ambiente mais sofisticado, com certeza Port Douglas é seu lugar.
E vai por mim, a cidade é encantadora, cheia de cafés, restaurantes e com uma vibe deliciosa. Sim, tem praia, mas também tem crocodilos, se quiser entrar, faça somente em lugares determinados pelos salva-vidas.
Um ótimo lugar para todo tipo de turista, mas desde que tenham dinheiro no bolso!
Deixo algumas dicas de onde ficar em Port Douglas, todas bem avaliadas no Booking.com:
- Sheraton Grand Mirage Resort (luxo)
- Sea Temple (luxo)
- Shantara Resort – somente adultos (luxo)
- Coconut Grove (luxo)
- Meridian (intermediário top)
- By The Sea Port Douglas (intermediário)
- Outrigger Apartments (intermediário)
- Garrick House (intermediário)
Onde ficar em Palm Cove
A vibe de Palm Cove é imbatível, especialmente para quem está buscando um cenário tropical e relax. Dito isso, preciso me adiantar e dizer que esse subúrbio de Cairns se resume há apenas alguns quarteirões, porém cheio de cafés e restaurantes todos de frente para a praia.
Não recomendo ficar em Palm Cove para o pessoal que tem o orçamento restrito, mas vale a visita. E se quiser um lugar ainda mais sossegado e prefira alugar uma casa ou apartamento, por exemplo, considere a vizinha Clifton Beach.
Uma das desvantagens de Palm Cove é que não há passeios de snorkel para Barreira de Corais saindo de lá, precisa se deslocar para Cairns ou Port Douglas.
Olha aqui algumas dicas de onde ficar em Palm Cove, todas bem avaliadas no Booking.com:
- The Reef House – MGallery by Sofitel – já fiquei (luxo e histórico)
- Alamanda Palm Cove (luxo)
- Oasis at Palm Cove (intermediário)
- Palm Cove Cottage – casa que fiquei em Agosto/2020
CAPE HILLSBOROUGH NA AUSTRÁLIA – ONDE CANGURUS TE ACORDAM MAIS CEDO!
COMIDAS TÍPICAS DA AUSTRÁLIA – INCLUINDO SOBREMESAS!
AS MELHORES VISTAS DE SYDNEY, AUSTRÁLIA (FOTOS)
O que fazer na região de Cairns e Port Douglas
Não faltam opções do que fazer em Cairns, na verdade, facilmente a gente se perde no que fazer por lá. Mas pensando em você, separei as principais atrações para incluir no seu roteiro para Cairns ou Port Douglas.
Cairns, a cidade
O coração de Cairns bate mais forte na Esplanade, uma passarela de 2.5 km para você caminhar, comer alguma coisa e interagir com locais, estudantes e muitos turistas. Sem dúvida será uma de suas melhores lembranças da cidade.
Mergulhe na lagoa artificial para se refrescar e aos sábados acontece uma feirinha de produtos artesanais chamada Esplanade Markets, de repente é uma ótima oportunidade de comprar alguns souvenirs “made in Australia”.
Para os mais “maluquinhos”, que tal curtir um Bungy Jump da famosa empresa AJ Hackett ($169).
Para quem está com crianças ou gosta da vida marinha, o aquário de Cairns ($58) é um passeio bem interessante para conhecer um pouco mais do ecossistema de Queensland.
Se gostar de cervejaria, a Hemingway’s Brewery é uma delícia para curtir um final de tarde ou qualquer hora do dia! E para turma que não resiste um bom mercado, não deixe de conhecer o Rusty’s Markets para comprar frutas, tomar um café ou achar um souvenir (provavelmente “made in China”).
Há outras coisas para fazer em Cairns como conhecer o cassino, comer frutos do mar e conhecer cachoeiras (Crystal Cascades, por exemplo), além de todas as atividades fora da cidade, que vou falar mais abaixo.
Snorkel pela Grande Barreira de Corais
Mergulho de cilindro ou snorkel são as atividades mais incríveis para se fazer na região de Cairns ou Port Douglas. Caso você só possa fazer uma atividade, na minha opinião, essas devem estar no topo da lista!
Conhecer a Grande Barreira de Corais da Austrália é impressionante! Eu já fiz alguns mergulhos por lá e sempre fiquei muito feliz! Nesse artigo do Viajoteca falo da minha experiência, inclusive esse tour da Passions of Paradise (A$260) também está muito bem avaliado.
Caso você já tenha experiência com snorkel e prefira um passeio mais intimista, recomendo muito o pessoal da ABC Snorkel, com base em Port Douglas. Eu amei o passeio, mas não levaria minha mãe e nem um amigo que estivesse indo pela primeira vez, entende?
Há uma infinidade de excursões para barreira de corais saindo de Cairns e Port Douglas, sem dúvida é um dilema escolher, mas prefira as com boas avaliações, com bons barcos e que visitem lugares menos populares.
Verifique o que cada passeio inclui (comida, equipamento, macacão, etc) e não caia da besteira de escolher somente pelo preço, pois você poderá se dar mal.
Caso não consiga nadar por muito tempo, prefira excursões com pontoon, as famosas plataformas na barreira de corais. Aliás, duas boas empresas que oferecem esse tipo de passeio são Sunlover (A$285) e Quisksilver.
Melhor época:
A melhor época para fazer esportes naúticos na Barreira de Corais vai de maio a outubro (ou junho a setembro para ser ainda mais cautelosa!), pois é nessa época que quase não há incidência das água-vivas “assassinas”: Irukandji ou box jelly fish. Todos os outros meses do ano, não entre na água sem os macacões de proteção.
PS: antes que me perguntem, eu achei Green Island muito chato! Apesar de ser bonita, eu não faria de novo.
Port Douglas
Existe uma séria possibilidade de Port Douglas se transformar na sua cidade favorita da Austrália, então, mesmo que você não se hospede por lá, vale muito a pena passar algumas horas explorando um pouquinho do seu centrinho e também de suas belezas naturais.
Uma das grandes atrações de Port Douglas é a praia Four mile Beach, que apesar do nome sugerir um tamanho de 4 milhas, sua extensão é na verdade de 4 km. Aliás, fazer uma caminhada por essa praia é delicioso.
Apesar de toda região ao norte de Queensland ser recheada de crocodilos de água salgada (os salties), há uma área protegida em Port Douglas que é vigiada por salva-vidas e com rede de proteção para você poder nadar! Mas não dê bobeira e fique esperto! #MinhaDica
Para quem gosta de trilha ou caminhada, bem fácil, não deixe de fazer a Flagstaff Hill Trail, uma trilha surpreendente que oferece paisagens lindas da costa de Port Douglas. Ela começa na Four Mile Beach e termina no Rex Smeal Park, outro lugar bem pitoresco, especialmente no pôr do sol.
Aliás, não deixe de passear pelas lojinhas e cafés da Macrossan St.
Para almoçar recomendo o Viet Pho Cafe (comida vietnamita) e para uma padoca e café, vá conferir o Grant Street Kitchen. Mas não se prenda a essas dicas, pois há muitos restaurantes e bares super legais em Port Douglas.
Sobrevoe a Barreira de Corais
Inegavelmente, um dos passeios mais incríveis e maravilhosos que já fiz na vida foi sobrevoar a Grande Barreira de Corais e ver uma das belezas naturais mais incríveis do mundo. Vale cada centavo!
Particularmente, eu acho o sobrevoo pela barreira de corais em Whitsundays mais interessante, pois existe um coral em formato de coração que parece uma escultura! Mas quem não for visitar os dois lugares, DEVE tentar encaixar esse passeio no orçamento.
Dirija pela Great Barrier Reef drive
A Great Barrier Reef Drive é uma belíssima estrada que liga Cairns a Cape Tribulation e pelo caminho, ao longo da costa, você vai passando por paisagens onde a Grande Barreira de Corais se encontra com a floresta tropical.
Sobretudo, não deixe de parar no Rex Lookout para curtir o visual. Enfim, as praias Ellis Beach e Wangetti Beach também são facilmente acessíveis da estrada e se der uma vontade louca de ver crocodilo de pertinho, um dos tours mais famosos da região é o Hartley’s Crocodile Adventures (nunca fiz! Ops!).
Kuranda
Das cidadezinhas próximas a Cairns, com certeza Kuranda é uma das mais peculiares e você precisa conhecer. Situada no alto da montanha a 20 km de Cairns, no meio da floresta tropical e com um jeitão de vila hippie, Kuranda é um dos destinos mais visitados da região.
Sim, Kuranda é muito turística e não se parece com o lugar que os hippies resolveram habitar nas décadas de 1960 e 70. Mas por outro lado, a vila é toda descolada, cheia de murais de arco-íris, muitos mercadinhos de joias feitas à mão e surpreendentemente cheia de barraquinhas de comidas deliciosas.
Para quem gosta de borboletas, lá você encontra a maior exposição de borboletas na Austrália! [compre ingresso aqui, $24]
Você consegue chegar em Kuranda de carro, de trem panorâmico mas se quiser algo bem diferente viaje com o Skyrail Rainforest Cableway, para literalmente sobrevoar a floresta tropical em uma gôndola – você também pode fazer o combo de Trem + Gôndola (A$180).
Do lado da linha do trem, não deixe de apreciar a beleza da Garganta Baron, uma cachoeira com formação muito interessante e dramática. Para ter a visão geral, faça a trilha Barron Falls Lookout Track de apenas 1 km e bem fácil.
Quem estiver de carro, ainda pode dar uma esticadinha e conhecer outras atrações da região como a charmosa cidadezinha de Yungaburra, a maravilhosa árvore “Curtain Fig Tree” e ainda as cachoeiras Millaa Millaa e Elinja.
Palm Cove
Para curtir um dia de praia, com palmeiras e bem relax, siga para Palm Cove, uma das praias ao norte de Cairns. Certamente esse é meu cantinho favorito da região.
Há vários cafés legais, incluindo o 27 Degrees e o Espresso & Co Cafe. Para restaurantes indico o descolado Vivo Palm Cove, para uma pasta gostosinha ou um drink sem compromisso siga para Portofino. Entretanto, para um jantar refinado com um dos melhores chefes da região, não pense duas vezes e reserve sua mesa no Nu Nu Restaurant.
Aliás, na beira da praia você também consegue alugar kayak e jet-ski para ir até a pequena ilhota em frente a Palm Cove.
Daintree e Cape Tribulation
Umas das coisas mais legais e assustadoras de viajar pela Austrália é estar em contato com a natureza e com o bichos malucos que moram por lá! Deste modo, um day trip pelo Parque Nacional Daintree & Cape Tribulations é uma viagem de volta a pré-história!
A Daintree é considerada a floresta tropical mais antiga do mundo e sua natureza é muito semelhante a que os dinossauros viram e viveram!!! Pra gente que é brasileiro e está acostumado com a Mata Atlântica, confesso que a paisagem não nos deixa tão perplexos, mas os gringos piram na quantidade de verde em um só lugar!!!
Você pode tirar um dia para visitar a região do Daintree. Para isso basta ter um carro alugado, atravessar a balsa e ir conhecendo os lugares, como: Cape Tribulation Beach Lookout, Jindalba Boardwalk, Mason’s Swimming Hole, Myall Beach, Daintree Ice Cream Company, Madja Botanical Walk, Cow Bay Beach e Kulki Boardwalk.
Para te ajudar, fiz um mapa das atrações do Daintree para facilitar sua vida, minha sugestão é começar pela atração mais distante e ir retornando.
Difícil não se sentir um Tarzan no meio de tanta natureza, mas durante as caminhada, por favor fiquem atentos aos crocodilos e não entrem no mar!!!
A conexão de wifi ou 4G é horrível, então baixe o mapa no celular antes da viagem. Sinceramente, não tem como se perder, mas melhor ter o mapa nas mãos para se localizar, pois a sinalização das caminhadas e praias não são muito específicas.
Caso prefira ir de excursão, há muitas empresas que fazem esse passeio saindo de Port Douglas e Cairns, como essa ou essa.
Aliás, quem estiver viajando em família, talvez tenha interesse no Daintree Discovery Centre, um parque com algumas atrações para aprender mais sobre a mata.
Mossman Gorge
Mossman Gorge é uma seção do Parque Nacional Daintree com cascatas de água cristalina e pedras de granito banhadas pelo rio Mossman. Fora que tudo isso fica no meio de florestas tropicais e dentro de uma comunidade aborígene.
Entretanto, o passeio pelo Mossman Gorge é pago e os ônibus elétricos do parque te levam até a entrada principal. Aliás, existem também passeios onde os aborígenes contam histórias locais (Dreamtime Walks) e algumas trilhas para conhecer o parque.
Prontos para viajar para Cairns e Port Douglas?
Espero que tenham curtido essas dicas sobre o que fazer em Cairns e Port Douglas, na Austrália! Certamente um lugar muito especial, repleto de atrações para todos os gostos e ainda que vale a visita!
Sendo assim, qualquer dúvida ou sugestão, estou a disposição nos comentários no final desse post! 🙂
Aliás, aproveito para pedir para usar nossos links de parceiros sempre que possível, assim a cada reserva concluída ganhamos uma micro-comissão que nos ajuda a manter o Viajoteca com dicas sempre atualizadas! Naturalmente, você não paga a mais por isso, fora que às vezes ganha descontos especiais e nos ajuda muito! Valeu!
Leia também:
IMIGRAÇÃO NA AUSTRÁLIA | COMO PASSAR NA ALFÂNDEGA AUSTRALIANA
Respostas de 2
A reportagem é muito boa. Mas fica a dica: „a x Km de distância“ e não „há x Km de distância“!!! Há com h: tempo decorrido ou existência!
Oi Priscila,
Obrigada por pontuar, já atualizei o post e acho que agora deve estar tudo certinho. 😉
Abs,