Como passar pela imigração na Australia

Documentos para entrar na Austrália | Viagem e Imigração 2024

Pensando em você, elaboramos esse post com dicas sobre os documentos para entrar na Austrália, inclusive procedimentos para passar a imigração e alfândega ao aterrizar no país.

A imigração na Austrália pode ser chatinha e em alguns casos demorada. Os oficiais de forma geral são solícitos, mas existe um receio enorme dos tipos de produtos que os visitantes trazem na mala. Assim sendo, qualquer passo em falso pode resultar em uma multa gigante ou até o impedimento de entrar no país.

Dessa forma, além dos cuidados gerais de qualquer alfândega para evitar entrada de drogas e material ilícito, na realidade, o principal receio do governo australiano é em relação aos produtos que possam causar danos a agricultura, fauna ou flora do país. Logo, eles recomendam declarar tudo para evitar surpresas desagradáveis.

Então, venha comigo e saiba como sobreviver a imigração na Australia! Mas antes de viajar, não esqueça de comprar um bom seguro viagem, clique aqui para fazer sua cotação e receber no mínimo 5% de desconto.

Como passar pela imigração na Australia
Corredor de chegada do aeroporto em Brisbane, QLD.

ROAD TRIP PELA AUSTRÁLIA – DICAS

12 CIDADES PARA CONHECER EM 2023


Documentos para entrar na Austrália

Independente da conexão que fizer para chegar na Australia, primeiramente você precisará passar por um oficial de imigração, pois ele vai verificar os documentos para liberar a entrada ao país. Depois você pegará sua bagagem e finalmente passará pela alfândega australiana.

Esses são procedimentos similares a imigração de qualquer outro país, mas com umas “cositas mas“.

Para passar por todo esse processo sem dramas, siga as dicas abaixo.

Antes de passar a imigração na Austrália

Documentos para entrar na Austrália

Passaporte válido

Não há requerimento de validade mínima de passaporte para entrar na Austrália, considerando a data que escrevo esse post, dia 12 de dezembro de 2023. Os visitantes precisam apenas de um passaporte e um visto válido ao embarcarem. No entanto, como regra geral, a indústria de turismo recomenda que seu passaporte seja válido por pelo menos 6 meses. Até porque algumas companhias aéreas e alguns países têm a regra de 6 meses mínimos.

Recomendo também que você verifique as exigências da sua companhia aérea e dos países que for fazer conexão ou trânsito no caminho para a Austrália. Pois apesar do seu destino final ser a Australia, os países por onde irá passar podem ter regra diferentes. Inclusive, pode ter até exigência de visto.

Visto válido

Brasileiros precisam de visto para visitar ou estudar na Austrália. Então, antes da viagem é necessário providenciar a documentação necessária. Clique aqui para abrir a página, em português, do departamento de Vistos e Imigração da Australia. Minha dica é que providencie o visto australiano o quanto antes, pois pode haver atrasos no processo.

Se seu visto for eletrônico, não se preocupe, pois o oficial de imigração terá acesso a essas informações diante da apresentação do passaporte.

As regras do visto de turismo australiano diz que você pode permanecer na Australia por até 12 semanas. Sendo que em alguns casos o oficial de imigração pode conceder até 12 meses de estadia.

Caso seu visto estiver em outro passaporte, você precisa ter ele em mãos também.

Certificado da vacinação da febre amarela

Se você ou seu acompanhante tem mais que um ano de idade e esteve na América do Sul, América Central, Africa ou Caribe nos últimos 6 dias que antecederam a viagem para Austrália, por certo o oficial de imigração vai pedir sua carteira de vacinação e certificado internacional de febre amarela.

Tenha a carteirinha em dia para evitar problemas ou uma eventual quarentena. Consulte sempre o website da Australia Border Force, para mais detalhes: health.gov.au/diseases/yellow-fever

Obviamente, como já falei anteriormente, compre um bom seguro viagem!

Cartão de Entrada de Passageiros (IPC)

Durante seu voo para Austrália, antes de pousar, passará um vídeo ilustrando a importância de declarar tudo que está trazendo na mala de mão ou nas malas despachadas. Por favor, leve isso a sério e declare TUDO no documento para entrar na Austrália “Cartão de Entrada de Passageiros” (IPC).

O Cartão de Entrada de Passageiros, em inglês Incoming Passenger Card (IPC), é um documento que lhe será entregue durante o vôo e deverá ser preenchido. Ele tem duas partes (frente e verso), sendo que nele se declara todos os dados pessoais, condição atual de saúde e o que está trazendo.

O documento deve ser preenchido em inglês e caso tenha dúvida, use a tradução fornecida nesse link.

Documentos para entrar na Austrália

DECLARE TUDO QUE ESTÁ TRAZENDO PARA A AUSTRÁLIA

Certamente, essa é minha dica para evitar problemas na alfândega australiana ou multa desnecessária. Vai por mim, melhor gastar mais tempo nesse processo abrindo mala e mostrando tudo o que trouxe, do que eles descobrirem por conta e você tomar prejuízo.

Lembre-se de não trazer nada que esteja aberto. Inclusive as coisas que te deram no avião, especialmente comida!

Documentos para entrar na Austrália
Exemplos do que não trazer (don’t bring) e o que declarar (declare it) – mais detalhes

Leia também:

Sugestão de roteiro: Um dia em Brisbane

Onde ficar em Brisbane (melhores bairros)



Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.


Documentos para entrar na Austrália (auxiliares)

Os documentos para entrar na Austrália que descrevo abaixo nem sempre são pedidos. Todavia, recomendo ter TODOS em mãos ou em uma pasta. Inclusive, tenha também digital. Pois talvez você tenha de apresentar ao oficial de imigração caso ele faça a requisição.

Carta da escola (COE) (para estudantes)

Se for estudar na Austrália, certamente é preciso do COE e do LOA, pois estes são os documentos que comprovam sua matrícula e curso. Você recebe essas cartas da agência de intercâmbio ou da escola que escolheu.

Se você não for estudar, desconsidere esse item.

Comprovante de hospedagem

Tenha em mãos as reservas das acomodações de onde irá ficar durante sua temporada na Austrália. Aliás, não esqueça de usar nosso link do Booking para suas reservas. Pois você não paga a mais por isso, mas nos ajuda a manter o blog que fazemos com tanto carinho!

Se for se hospedar na casa de algum amigo ou parente, tenha os dados dessa pessoa. Incluindo endereço, número de telefone e celular etc.

Passagem de retorno

Cidadãos brasileiros que viajam a turismo para Austrália podem permanecer até 12 semanas no país. Caso tenha um visto com múltiplas entradas, você poderá sair e reentrar no país com o mesmo visto durante a validade do mesmo.

A passagem de retorno é importante para comprovar que você tem a intenção de deixar o país após sua visita.

Apólice de seguro viagem

Apesar do seguro viagem não ser um documento obrigatório para turistas que visitam a Austrália, certamente eu não recomendo viajar sem ele. TODOS os custos que eventualmente você tiver em hospitais serão de SUA responsabilidade e isso custa muito caro. Na minha opinião, é um dos documentos para entrar na Austrália mais importantes.

Aproveite nossa promoção de afiliado e receba no mínimo 5% de desconto no seu seguro viagem! Olha que dica sensacional!

Dinheiro (em espécie)

Você pode trazer até 10.000 dolares australianos em espécie sem precisar declarar. Dessa forma, qualquer quantia acima disso, declare!

Imigração e Alfândega: Documentos para entrar na Austrália

Dentro do aeroporto na Austrália

Ao desembarcar do avião, siga para o lobby de imigração na Austrália. Ali você apresentará sua documentação para entrar na Austrália para um oficial do Australia Border Force (ABF).

Independente do destino final, todo mundo passa pela imigração e alfândega australiana. Então, depois dessa parte, que se segue para o próximo destino.

Documentos para entrar na Austrália
Antes de chegar na imigração, há lixos para jogar qualquer produto que você tenha esquecido de deixar no avião.

DICA:

Se surgir a dúvida para onde ir ao desembarcar do avião, procure por “baggage claim (coleta de bagagem) nas placas de sinalização, eventualmente você vai parar no lugar certo. 

Documentos para entrar na Austrália
Entrada do Duty Free em Brisbane

Passando a imigração na Austrália

Ao chegar na imigração australiana, primeiramente pegue a fila correta, brasileiros devem se dirigir a fila do “all passports“.

Passageiros de algumas nacionalidades (acima de 16 anos) podem se usufruir do “SmartGate“. Dessa forma, eles podem passar a imigração eletronicamente e bem rapidinho, mas ainda não é o nosso caso.

Veja o exemplo abaixo e saiba para onde ir:

Documentos para entrar na Austrália

Confesso que dependendo do horário que seu voo chegar e do aeroporto, pode existir uma fila gigantesca, demorada e frustrante. Anote isto, como a experiência do pessoal do Viga Cigana e do iPartiu! Então, vá com fé e espírito positivo!

Ao chegar no guichê do oficial de imigração australiana siga as dicas abaixo:

Documentos obrigatórios

Apresente esses documentos ao chegar no guichê do oficial de imigração:

  • Passaporte (válido)
  • Visto válido australiano

Documentos suplementares – mostre esses documentos somente se o oficial pedir:

  • Endereço do local que estará hospedado
  • Seguro Saúde (recomendável para visitantes e obrigatório para estudantes)
  • COE (Carta de Aceitação – somente para estudantes) ­
  • Bilhete aéreo com data de retorno
  • Comprovantes do valor que você terá para ficar durante sua permanência na Australia, assim como: saldo bancário, traveller cheques, saldo do cartão de crédito, saldo do Visa Travel Money e/ ou dinheiro em espécie.
  • Certificado internacional de Febre Amarela

Exemplo das perguntas que o oficial de imigração da Austrália pode fazer:

Além dos documentos para entrar na Austrália, o oficial de imigração pode fazer perguntas para confirmar suas declarações ou para suprir alguma dúvida.

  • O que está vindo fazer na Austrália? (Turismo, estudo, visitar familiares…)
  • Quanto tempo irá ficar no Austrália?
  • Está trazendo mais de Aus$10,000 em espécie ou qualquer produto acima da cota pré-estabelecida?
  • Está trazendo álcool ou tabaco? Quanto?
  • Está trazendo presentes para alguém que mora na Austrália? O que? Qual o valor?
  • Está trazendo produtos alimentícios não embalados?

Nesse website você encontra os limites de bebida alcóolica (2.25l), tabaco (25gr), duty free e afins são estabelecidos. Pessoas acima de 18 anos pode trazer até $900 em produtos e menores de 18 anos até $450.

Essa parte das perguntas e a maneira como o oficial de imigração poderá te tratar as vezes é chatinho. Inclusive, pode parecer até preconceituoso. Mas lembre-se que eles tem um receio gigante de você estar trazendo alguma coisa que pode afetar a ilha. Dessa forma, tenha paciência, não se apavore e responda de maneira fiel todas as perguntas.

Alfândega Australiana

Ao passar a parte da imigração, guarde todos os documentos e deixe em mãos somente o Incoming Passenger Card (IPC), onde certamente o oficial de imigração escreveu alguma coisa.

Siga para a esteira de bagagem, pegue as malas e vá para alfândega.

Dica: não se assuste se cachorros passarem cheirando sua bagagem enquanto estiver aguardando a chegada da mala ou mesmo depois que entrar na alfândega! Esse é um procedimento normal e corriqueiro nos aeroportos da Austrália.

Na alfândega australiana haverá uma fila única que você apresentará o Incoming Passenger Card (IPC). Então o oficial te direcionará a outras filas para finalizar o processo de alfandega. Geralmente são 3 filas de alfândega: a fila livre, a fila da checagem do cachorro e a fila para checagem detalhada.

Essa parte pode ser rapidinha ou não. Obviamente essa parte depende da fila que pegar, da sua declaração e do bom humor do oficial. Eu já cai em todas essas filas acima. Mas nunca tive problema, segui as instruções de cada uma delas e beleza!

Welcome to Australia!!!!

Coalas e Cangurus na Australia

Conclusão sobre Imigração na Austrália e Alfândega australiana

Minha dica é sempre seguir com sorriso no rosto, mesmo depois de um voo longo, e ir seguindo o fluxo! Sendo assim, não fique irritado se você for premiado para ter uma revista completa. Afinal, acontece com muita gente! Como disse, a imigração na Austrália é chatinha, mas depois dessa parte, tenho certeza que irá se apaixonar pelo país!

Então, espero que tenha gostado dessas dicas sobre os documentos para entrar na Austrália e que seja útil!

Boa viagem e cuidado para não se apaixonar, a Austrália é um país incrível!


Mais dicas da Austrália:

As Melhores vistas de Sydney na Austrália

Sydney: Caminhada de Bondi Beach a Coogee

Todas as dicas da Austrália aqui no Viajoteca


Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 30

  1. Olá amiga amei sua dicas sou marinheiro de 1 viagem, kkk e estou morrendo de medo, estou pensando em ir fevereiro 2024 a convite de um amigo, ele vai me custear tudo, eu tenho que ter carta convite tambem.

  2. Olá. Estarei indo para a Austrália no inicio de setembro/2023 e estou com uma dúvida, pois já vi alguns artigos contraditórios. Uns dizem que primeiro pega as malas e depois passa pela imigração e outros dizem o contrário. Afinal, qual é a informação correta.

  3. Pretendo visitar minha filha que mora em Adelaide, não falo inglês, tem algum problema ? Quantos meses o visto de turista vale ?
    Outra pergunta, visto americano vale para a Austrália?
    Obrigada por suas informações!

    1. Oi Jane,
      Que legal que está indo visitar sua filha.
      Você não precisa falar inglês para visitar a Australia, tudo certo quando a isso.
      Geralmente o visto de turista vale por 3 meses com possivel renovação, mas não sou especialista nessa parte, melhor se informar com o governo australiano.
      Visto americano não tem nada a ver com visto australiano, você precisa se um visto para cada país.
      Boa viagem!

      1. Obrigada Mirella. Vou me informar melhor quanto ao tempo de validade do visto. Eu tinha receio por que não sei inglês, mas valeu pela dica. Abraços!

  4. Olá, obrigada pelas dicas!
    Tenho uma dúvida… Nunca viajei para fora do Brasil e ano que vem estou me programando para ir a Melbourne, visitar um amigo australiano.
    Será q nunca ter viajado para fora antes, seria um empecilho para conseguir o visto de turista e posteriormente passar pela imigração australiana?

    1. Oi Fabiana,
      O fato de você nunca ter viajado para o exterior pode vir a ser um problema se você não tiver como comprovar renda e vínculos com o Brasil. Essas são as partes mais importantes para a aprovação de um visto.
      Boa sorte e espero que você aproveite bastante Melbourne.
      Abs

  5. Olá , dicas ótimas, estou indo em junho e vou ficar uma mês e 11 dias, visitar meu filho, não sei falar inglês , vou ficar perdida na Imigração, também não sei se tenho que levar receitas traduzidas de todos os medicamentos, não sei nem como declaro caso queira levar uma cachaça, mas meu filho pediu paçoca,não sei se tem que declarar paçoca, nem sei como declara , vou fazer seguro viagem , a imigração pede para ver dinheiro? Pq a agência disse que não pq já está tudo no visto de turista que tirei, enfim muito confusa…..
    Tenho que fazer teste de vacina mesmo tendo tomado todas?

    1. Oi Sue,
      PEça para seu filho fazer uma carta em inglês como esse modelo que faço para minha mãe quando ela vem me visita:
      https://www.mikix.com/carta-para-imigracao/

      Você pode levar 1l de cachaça, pode levar paçoca (desde que seja industrializada), a imigração pode pedir para ver o quanto está levando em dinheiro (vivo ou cartão, mas não é comum).

      Não precisa mais fazer teste e nem mostrar confirmação da vacina.

      Espero que ajude.

  6. Oi Mirella..passei 2 meses na australia recentemente com o visto d turista…vou voltar agora março 2023 ficar 1 mes, porem preciso voltar pro brasil em abril..mas quero voltar em julho e ficar 3 meses (quero conhecer toda a costa)…tudo isso com visto d turista.Acha q posso ter problemas com a imigraçao por tantas entradas seguidas no pais?

  7. Sua matéria está desatualizada, você NÃO PRECISA MAIS ESTAR VACINADO para entrar na Austrália, basta uma PCR de 24h a 72h, sei disso por que estou indo agora em dezembro e a minha agência de viagem informou, seria bom atualizar essa informação, quem estava cobrando é a empresa Emirates, mas existem outras empresas aéreas que não cobram.

    1. Oi Laveli,
      A ultima atualização desse post foi dia 08/Junho/2022, como é possível ver logo abaixo do título. Mudanças em protocolos de entrada estão mudando bastante e por isso que eu falo no texto que a melhor fonte de pesquisa continua sendo o website do governo australiano. Até sua viagem em dezembro, outras mudanças podem acontecer.
      Obrigada pelo comentário, quando for possível atualizaremos esse post em específico.
      Boa viagem e aproveite a Australia é uma delícia.

  8. Olá.muito obrigada pelas informações gostaríamos de ir na Austrália em Dezembro para tourisme.poderia falar para nós das taxas ?comprovaçao financeira faz favor?somos uma família de 5.(pai ,mãe e 3 crianças todos têm menos de 10 anos)

    1. Oi Wandi,
      Infelizmente não temos informações detalhadas sobre o processo do visto australiano, melhor usar o website do governo australia para isso. Quando apliquei para minha mãe foi relativamente simples.
      Atenciosamente,

  9. Parabéns Mirella! Foi o melhor site que encontrei na Net sobre viajar para a Austrália. Já estive lá em julho de 2019 e devido a Covid notei que aumentaram as exigências para entrar naquele País. Pretendo voltar lá esse ano com a minha esposa para visitar o meu filho. Muito importantes as suas informações. Parabéns!

  10. Adorei o post, mesmo depois de um tempo que fez ainda é muito útil, tenho um medinho de fazer essa viajem por não saber inglês, mas suas dicas são valiosas. Obrigada!

    1. Oi Vanessa, Tudo bem?
      Que bom que gostou das dicas, eu acredito que muita coisa que escrevi no início do ano continuam valendo.
      Mas fica tranquila que vai dar tudo certo com sua imigração, o pessoal da Austrália é bacana, basta seguir os protocolos, evitar ter comida em qualquer lugar e beleza.
      Boa viagem e aproveite.

  11. Boa tarde!!!

    Adorei suas dicas.
    Preciso traduzir documentos? Por exemplo, fiz reserva óleo booking nos hotéis e está tudo em português, tem problema?

    Obrigada!

    1. Oi Aline, Tudo bem?
      Não precisa traduzir reservas de hoteis não, mas em todo caso, se tiver perfil no booking, basta trocar a língua que já saiu tudo em inglês, vocês faz isso clicando na bandeirinha no topo da página do booking.
      E lembra da próxima vez, reservar no booking com nosso link, a gente ganha uma mini-comissão, vocie não paga a mais por isso e nos ajuda a manter o blog e as dicas.
      Olha aqui nosso link para você favoritar: https://www.booking.com/?aid=395043;label=comment

      Ajudei?
      Abs

  12. Olá! Tudo bem? Tenho uma dúvida, a mala despachada eu pego antes ou depois de passar pela imigração? Posso levar perfume, shampoo? Muito obrigada pela atenção!!!

    1. Oi Luiza,
      As malas despachadas você pega só depois de passar a imigração. Então deixe todos os documentos importantes com você na mala de mão.
      Perfume , shampoo e afins pode levar, recomendo levar na mala despachada, pois assim não fica na dependência daqueles 100ml por potinho.
      Ajudei?
      Boa viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.