Viagem a Islândia

(Mais) Aventuras pela Islândia – Parte 2

Depois de 3 dias na Islândia conhecendo Reykjavík e seus arredores, chegou a hora de uma aventura mais radical: que tal entrar no interior de um vulcão adormecido? Foi o que fizemos, depois de encontrar um casal muito legal que trekkers cariocas que nos recomendou essa aventura. Agendamos a excursão “Inside the Volcano” ao interior do vulcão Thrihnukagigur (‘Vulcão de Três Picos’) para descer os 120 metros de profundidade por onde a lava um dia (4.000 anos atrás) passou, até o interior da câmara rochosa. Ninguém sabe direito porque essa câmara existe, já que normalmente vulcões entram em colapso depois de uma erupção, deixando uma cratera no lugar. Esse é o único lugar no mundo onde a câmara vulcânica foi deixada intacta e cientistas ainda estão estudando o local para entender mais (não se preocupe, eles monitoram tudinho e não há sinais de uma nova erupção vindo por ai… 🙂 ).

Após uma caminhada de 40 minutos por um campo de lava petrificada a descida é feita por um guindaste, acompanhada de guias e o uso de capacetes, lanternas e equipamento de segurança (tudo arranjado lá mesmo), é mandatório. Uma vez lá embaixo, podemos explorar o mundo subterrâneo de paredes coloridas, antigos veios de magma e túneis aparentemente sem fim. Imperdível para quem gosta de explorar novos ambientes e conhecer um pouco mais do nosso planeta! Definitivamente uma viagem ao interior da terra…

Viagem a Islandia

Mais algumas mini-aventuras ao sair do vulcão:

Thrihnukagigur e suas crateras, Islândia
Explorar o campo ao redor do Thrihnukagigur e suas crateras secundarias, e ter a sensação de que está visitando outro planeta.
Porta dos Elfos e Raposa Ártica
Ver a “porta dos elfos” onde (segundo a lenda, levada a serio por uma quantidade bem grande de Islandeses) o ‘povo invisível’ vive – e tentar avistar uma curiosa raposa ártica que mora nas redondezas, interessada nos turistas e guias que visitam o local.

Saindo de um passeio para o próximo, vê-se como as estradas da Islândia são bem mantidas, apesar de serem 99% em mão-dupla com uma só faixa para cada lado, sem nenhum acostamento e com fazendas e campos de lava petrificada ao seu redor.

Cenários da Islandia
Cenários da Islândia …
Cavalos Islandeses
Cavalos Islandeses, pura raça…
Estradas na Islândia
Estradas bem mantidas da Islândia

Outro passeio sensacional, que serve como uma alternativa “menos spa” e “mais Discovery Channel” é a caçada às fontes termais (Hot Spring Hunt), perto do vilarejo de Hveragerði, à 1 hora ou menos de carro de Reykjavík no belíssimo vale de Reykjadalur. Nesse vale a água desce fervendo das montanhas de Hellisheiði, formando fontes fumegantes pelo caminho (NUNCA coloque a mão nas fontes termais para testar a sua temperatura!) e vai se misturando com águas naturais pelo caminho. Em alguns pontos a combinação faz com que pequenas piscinas se formem, aquecidas a 38-45 graus – perfeito em um dia frio de chuva como o que nós pegamos! Vale também levar um lanche e fazer um piquenique, comendo seu almoço dentro da ‘hot-tub’ natural e apreciando a paisagem inacreditável!

A trilha é um pouco íngreme e você tem de estar preparado para enfrentar qualquer clima (vento, chuva ou sol) para chegar lá, mas as fontes termais valem a pena – a sensação continua ser de estar explorando um outro planeta, com segredos que você vai encontrando e aproveitando pelo caminho…

Montanhas de Hellisheiði na Islândia
Montanhas de Hellisheiði
Montanhas de Hellisheiði na Islândia
Pessoal se banhando nas águas quentes da Montanhas de Hellisheiði

No próximo post: o litoral sul da ilha, visitando praias negras, entrando em geleiras e conhecendo cachoeiras com lendas e tesouros perdidos… [todos os posts da Islândia clique nesse link]

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 4

  1. Parabéns pelos posts! Fotos lindíssimas!
    Estou planejando uma viagem à Islândia em agosto e estou um pouco perdida para fechar o roteiro. Em quais cidades vocês pernoitaram? Houve reserva prévia dos passeios ou compraram tudo lá mesmo? Desde já agradeço pela ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.